sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cinema: Donkey Xote

Depois que Pixar, Disney e DreamWorks provaram ao planeta que o segmento de longa metragens em animação pode ser extremamente lucrativo, todo mundo saiu a campo para tentar tirar sua casquinha. É o caso, por exemplo, da produtora italiana Lumiq e das espanholas Bren e Filmax, que uniram suas forças para realizar Donkey Xote, uma sátira ao clássico Don Quixote, de Miguel de Cervantes.

Aqui, a história é contada sob o ponto de vista de Rucio, o burrico de Sancho Pança. Ele, ao lado do “colega” Rocinante (o cavalo de Don Quixote) e seus respectivos donos, acabam se metendo em novas aventuras, depois que o sempre obsessivo Don Quixote resolve novamente ir à procura de sua misteriosa amada Dulcinéia. A ação se passa num momento em que Quixote já está praticamente aposentado e que – por causa de sua fama difundida nos livros de Cervantes – todos os cavaleiros querem ser igual a ele.

O grande problema – como quase sempre acontece nas novas animações - é o roteiro. Ou a falta dele. Com a crescente queda nos preços de hardwares e softwares, atualmente não é mais nenhum bicho-de-sete-cabeças realizar uma animação de boa qualidade técnica. E, neste aspecto, Doneky Xote é bastante satisfatório, com belos traços, personagens carismáticos e boa movimentação. Há até cenários inspirados no grande pintor espanhol Francisco de Goya.

Mas se a técnica anda cada vez mais apurada, não há dinheiro que compre um roteiro genial, coisa que ultimamente parece ser prerrogativa “exclusiva” da Pixar. Sonolenta, a trama do animado é confusa, sem emoção e, pior, não faz rir. Nem adultos nem crianças. Falta a grande idéia, a jogada genial, o inusitado. Diante de uma história tão desinteressante, fica até menor o fato do personagem principal ser quase uma cópia deslavada do Burro da DreamWorks, o amigo do Shrek. E de haver um leão que é quase igualzinho a Scar, o tio do Rei Leão, da Disney... Se pelo menos o roteiro de Donkey Xote “imitasse” um pouquinho também as belíssimas tramas da Pixar, tais pecados seriam melhor perdoados.

(celso sabadin*)

* o multimídia e querido amigo celso sabadin é autor do livro autor do livro vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do cinema mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. atualmente, dirige o planeta tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV gazeta e da rádio bandeirantes.

Cinema: Heróis

A primeira coisa que penso ao ver Heróis é que o diretor, Paul McGuigan (de Xeque-Mate), é estiloso, mas certamente foi influenciado por filmes de ação orientais, como o japonês Ichi - O Assassino ou Conflitos Internos, filmado em Hong Kong, em 2002. Não à toa, a maior parte de ação desta aventura juvenil se passa exatamente em Hong Kong e, por isso, empresta essa estética colorida, em ambientações bagunçadas, ao novo trabalho de McGuigan.

A história tem um quê de X-Men, mas tem mais a cara da série Heroes. Tudo gira em torno de Nick Grant (Chris Evans), jovem dotado de poderes de telecinese que, na infância, fora separado do pai, assassinado por um grupo de agentes do governo norte-americano. Aproximadamente 15 anos depois, ele vive escondido em Hong Kong, até que é encontrado por Cassie (Dakota Fanning), uma menina capaz de prever o futuro.

Ambos são filhos de pessoas com fortes poderes que chegaram a trabalhar à agência secreta que atualmente os persegue, interessadas no paradeiro de Kira (Camilla Belle), considerada peça-chave nas pesquisas para o aprimoramento das pessoas com poderes especiais - que, mais tarde, serão utilizadas para interesses nada louváveis. Cassie e Nick se unem também a fim de evitar a previsão da menina: a de que acabarão mortos. Enquanto isso, eles também fogem de uma gangue de jovens com superpoderes que também querem colocar as mãos na fórmula desenvolvida pelo governo norte-americano.

O que temos a partir desta premissa é uma série de cenas de perseguição envolvendo jovens dotados de superpoderes, seja da telecinese, da premonição ou mesmo a capacidade de explodir coisas com um grito. Nada de novo, no caso. Interessante são os ângulos que McGuigan escolhe para seus enquadramentos: a fim de retratar fielmente a bagunça nas ruas de Hong Kong, o diretor resolveu captar a imagens por meio de câmeras escondias em vans e pequenos buracos, enquanto os atores atuavam nas próprias ruas.

O resultado estético é interessante, também quando observamos a forma como a fotografia valoriza os ambientes comuns das ruas de Hong Kong. Mas a trama é fraca, batida e as atuações não chegam a ser um verdadeiro deleite. Camilla Belle está particularmente restrita, digamos. Não que ela seja um primor na interpretação, mas em Heróis ela mostra ser somente um rosto bonito. Dakota Fanning, uma verdadeira estrela infantil, aparece em papel adolescente, representando situações com as quais os espectadores estão pouco habituados em se tratando à atriz de Guerra dos Mundos e A Menina e o Porquinho.

Mas a menina tem talento e sabe como se comunicar com a câmera, então não chega a decepcionar. O elenco de Heróis é relativamente forte; além dos protagonistas, também conta com Djimon Hounsou (de Diamante de Sangue) - um vilão sem muito destaque - e Cliff Curtis (de Sunshine - Alerta Solar). Embora bem intencionado e com cenas de ação orquestradas de forma criativas, o longa traz uma trama batida, com desfechos previsíveis, não tão atraentes quanto a direção em si.

(angélica bito*)

* a amiga jornalista angélica bito - de quem aprecio muito o trabalho - escreve para o site cineclick (um endereço bacana que traz críticas e informações sobre o universo cinematográfico)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Especial natalino

A emissora americana ABC já escolheu o animado que vai exibir no final do ano. Trata-se de Prep and Landing, um especial de natal com meia hora de duração feito pela Disney. Originalmente, o animado seria apenas um simples curta-metragem, mas os produtores da ABC perceberam que ele tinha potencial para se tornar um grande especial de fim de ano para a televisão.

Baseado em personagens criados por Chris Williams (de Bolt - Supercão), o animado gira em torno de Wayne e Lanny, dois elfos que, na noite de natal, recebem a missão de preparar os lares das crianças ao redor do mundo para a chegada do Papai Noel. A direção é de Kevin Deters e Stevie Wermers-Skelton (responsáveis pelo curta Como Instalar seu Home Theather - aquele com o Pateta... confira aqui) e a produção executiva leva a assinatura de John Lasseter. Já o elenco conta com vozes de Dave Foley (de O Dia Perfeito), Derek Richardson (de O Albergue) e Sarah Chalke (da série Scrubs). Por aqui, ainda não há previsão de estreia.

(shirley paradizo)

Para anotar na agenda

Por esses dias, a Dreamworks anunciou seus novos projetos animados até 2012. O estúdio pretende inovar lançando até três filmes de animações por ano. “Agora nós temos três franquias de grande sucesso, mas também queremos contar novas histórias. Por isso, além de uma ou duas sequências por ano, teremos ainda um filme totalmente novo”, explica o produtor Bill Damaschke.

“Algumas pessoas ficam imaginando se o mercado será capaz de receber três filmes animados da Dreamworks, mas eu sinto que ainda há espaço para grandes filmes para a família. Agora que as pessoas estão mais acostumadas com a animação, há um público adulto para esses filmes.” E eu concordo plenamente. Confira abaixo os próximos lançamentos, de acordo com informações do site Animatoons.

How to Train your Dragon - baseado em livro de Cressida Crowell, o animado tem direção e roteiro de Chris Sanders e Dean DeBlois e produção de Bonnie Arnold (de Tarzan). O filme é ambientado em um mundo habitado por vikings e dragões. Lá, um garoto decide treinar seu esquelético, desdentado e desajeitado dragão para se tornar um herói. No elenco, estão os atores Gerard Butler (de 300), Jonah Hill (de A Volta do Todo Poderoso), Jay Baruchel (de Trovão Tropical) e America Ferrera (da série televisiva Ugly Betty). A previsão de estreia nos cinemas americanos é para o dia 26 de março de 2010.

Shrek Foverer After - antes batizado de Shrek Goes Fourth, a quarta animação protagonizada pelo ogro verde tem direção de Mike Mitchell e produção de Teresa Cheng e Gina Shay. Cameron Diaz, Eddie Murphy, Mike Meyrs e Antonio Banderas repetem seus papéis, respectivamente, como Princesa Fiona, Burro, Shrek e Gato de Botas. Estreia em 21 de maio de 2010 nos EUA.

Oobermind - com as vozes de Robert Downey Jr. e Tina Fey, conta a história de um supervilão que perde a razão de viver depois que finalmente consegue destruir seu arquiinimigo, o herói Metro Man. O filme tem previsão de estreia nos cinemas americanos dia 5 de novembro de 2010.

Kung Fu Panda: The Kaboom of Doom - a continuação do animado de sucesso estrelado pelo Panda Po será dirigida pela estreante Jennifer Yuh Nelson e produzida por Melissa Cobb. Os nomes de Jack Black e Dustin Hoffman já estão confirmados no elenco. Estreia em 3 de junho de 2011 nos EUA.

The Guardians - baseado no primeiro de uma série de livros ainda inéditos de William Joyce, o animado está previsto para chegar aos cinemas em 4 de novembro de 2011. Alguns famosos personagens do universo infantil (como Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada dos Dentes, Jack Frost e Sandman) se unem para enfrentar um terrível vilão. O fime é dirigido por Jeff Lynch e produzido por Christina Steinberg e Nancy Bernstein.

Gato de Botas - o spin-off (filme derivado) conta toda a história do Gato de Botas antes dos eventos mostrados em Shrek. Além do bichano interpretado por Antonio Banderas, o filme ainda traz diversos personagens novos, entre eles um par romântico para o Gato, que terá a voz de Salma Hayek. Com direção de Chris Miller e produção de Joe Aguilar e Michelle Raimo, deve estrear em 30 de março de 2012 nos EUA.

Madagascar 3 - a turma de animais do zoológico de Nova York deixa a África e vai à Europa com um circo viajante. Dirigido por Eric Darnell, tem previsão de estreia nas salas americanas para o dia 27 de maio de 2012.

Terceiro filme de 2012 - o estúdio ainda não definiu qual será o animado com estreia marcada para 12 de novembro. A dúvida está entre três projetos: The Croods, uma comédia dirigida por Chris Sanders e Chris DeMicco; Truckers, de Simon Beaufoy; e Super Secret Ghost Projects, que mostra o que os fantasmas pensam sobre os humanos.

(shirley paradizo)

Roedores secretos!

O produtor Jerry Bruckheimer apresentou um trecho da nova animação G-Force (Força-G), protagonizado por uma equipe especial de cobaias, que terão as vozes de Penélope Cruz e Nicolas Cage, entre outros, e que devem salvar o mundo. A produção é uma aventura, mistura de ação real e animação, sobre um programa governamental secreto que treina animais para tarefas de espionagem.

Esses bichos, cobaias armadas com tecnologia de ponta, descobrem que um vilão multimilionário ("ao estilo de Bill Gates", brincou Hoyt Yeatman, diretor e roteirista do filme) quer conquistar o mundo. A ideia para a história surgiu por causa de um comentário do filho de Yeatman, que, com 5 anos, disse ao pai que adoraria ver ratos formando uma força especial de combate.

As vozes dos protagonistas são de Sam Rockwell (Darwin, o líder do grupo), Tracy Morgan (Blaster, um especialista em armas), Penélope Cruz (Juárez, uma profissional sexy das artes marciais) e Nicolas Cage (Speckles, o especialista informático). Embora a ideia original fosse rodar o filme em duas dimensões, Bruckheimer sugeriu lançar a animação em 3D. "Em menos de três anos todo o mundo terá 3D em casa, podem apostar nisso", comentou Rob Engle, supervisor dos efeitos digitais do filme.

G-Force está previsto para estrear nos cinemas nacionais no dia 14 de agosto. O trailer ainda não está disponível, mas novas imagens do filme foram divulgadas. Confira abaixo.


(shirley paradizo*)

* com fonte da folha online

Seu filho vê: Peixonauta

A luta de um peixe e seus amigos para manter o meio ambiente em ordem se transformou em um grande sucesso entre as crianças. Peixonauta foi o programa mais visto por crianças de 4 a 11 anos na TV paga, em seu horário de exibição (das 19h30 às 20h), na semana em que estreou (20 a 24 de abril). A faceta tem uma explicação.

Dividida em 52 episódios de 11 minutos apresentados em 26 blocos, a série animada explora os temas cidadania, ecologia e sustentabilidade ambiental de maneira acessível, divertida e interativa, que permite à criança refletir sobre a importância do ambiente para o futuro do planeta. Ou seja, é repleta de boas intenções. Além disso, e o mais importante, fala a língua da garotada.

Peixonauta é uma animação 100% nacional, realizada em uma parceria entre a excelente TV PinGuim e o Discovery Kids. Até a trilha sonora leva a assinatura de um artista tupiniquim. As canções são de responsabilidade de Paulo Tatit, do Palavra Cantada, e trabalha elementos e instrumentos tipicamente brasileiros. "Nós tivemos a preocupação de desenvolver um produto essencialmente brasileiro sem que fosse marcado por isso", afirmou Kiko Mistrorigo, idealizador da série ao lado de Célia Catunda.

Como não bastasse, o desenho tem um roteiro para lá de interessante e muito bem escrito e desenvolvido. Na trama, o peixe que dá nome ao título do animado trabalha como agente da O.S.T.R.A. (Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental) e tem como missão buscar soluções para proteger o meio ambiente. Nessa busca, ele conta com a ajuda da menina Marina e do macaco Zico. Mas nem tudo acontece embaixo d'água. Para desvendar os mistérios e encontrar soluções para proteger o meio ambiente, ele usa um escafandro cheio d’água (o Bublex), que permite ao peixinho viver entre o “mundo molhado” e o “mundo seco”.

Ele e seus amigos recebem dicas de como solucionar cada problema por meio da POP, uma bola mágica que traz dentro de si pistas para que os personagens resolvam os mistérios. A bola só se abre quando todos repetem uma sequência de movimentos de percussão corporal que muda a cada episódio. Nessa hora, eles pedem a a ajuda de seus amiguinhos do outro lado tela, levando as crianças a interagir com o desenho.

Temas complexos como diversidade da fauna, reciclagem, compostagem, contaminação da água e metamorfose são apresentados às crianças em idade pré-escolar por meio de uma linguagem dinâmica e lúdica, sem nunca deixar de lado a fantasia.

Essa popular turminha, em breve, também poderá ser vista nas salas de cinema. Peixonauta já tem previsto um longa-metragem a ser lançado em 2010. Enquanto isso não acontece, vale curtir essa primorosa produção na TV.

Exibição: segunda a sexta-feira, 11h30 e 19h30, Discovery Kids

Indicação: todas as idades

(shirley paradizo)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Nova série animada à vista

A nova série do criador de Beavis & Butthead, Mike Judge, estreia hoje, dia 27, na rede de televisão americana ABC. The Goode Family é mais um ataque de Judge à obsessão pelo modo de vida politicamente correto nos Estados Unidos. O desenho animado conta a história de uma família, os Goode, que está sempre tentando fazer o bem pelo planeta. Eles reciclam o lixo, não utilizam sacolas plásticas ou de papel, abastacem o carro com combustível híbrido e adotam uma dieta "vegan" - que recusa o consumo de qualquer alimento de origem animal.

Gerald - dublado pelo próprio Judge - e Helen Goode também adotaram um filho na África. O detalhe é que Ubuntu, o garoto, é loiro, descendentes de europeus que migraram para a África do Sul. Ainda assim, os pais politicamente corretos registraram o menino como afro-americano e o vestem com roupas típicas dos povos negros africanos. Os Goode têm ainda uma filha biológica, a adolescente Bliss, e um cachorro batizado de Che, que também é proibido de comer carne.

Ainda sem previsão de estreia no Brasil, The Goode Family surge como substituta natural de O Rei do Pedaço, série lançada por Judge em 1997 e que foi cancelada em 2008 após 13 temporadas.

* texto publicado originalmente no portal G1

Esquilos cantores de volta ao cinema

Já está circulando na rede o primeiro teaser trailer oficial da sequencia Alvin e os Esquilos. O vídeo é bem curtinho e traz o clássico logo da distribuidora Fox com a canção de fundo interpretada pelos famosos esquilos cantores, que aparecem apenas no fim da apresentação. O trailer ainda confirma qual será o título da nova aventura: Alvin and the Chipmunks: The Squeakuel.

No ano passado, o ator Justin Long (de Separados Pelo Casamento) já havia confirmado a produção da continuação ao revelar que daria voz novamente ao seu personagem, Alvin. O ator também contou que Jesse McCartney e Matthew Gray Bugler voltariam a dublar Theodoro e Simon, respectivamente. Betty Thomas (de Todas Contra John) substitui Tim Hill na direção deste longa, Jason Lee (de A Casa Monstro) volta a viver Dave Seville e Zachary Levi, o divertido protagonista da série televisiva Chuck, também estará no elenco.

Novamente o filme acompanha os três esquilos, chamados Alvin, Simon e Theodore, e Dave Seville, e o agente e pai do trio, que toma conta deles. Serão introduzidas também as companheiras da mesma espécie dos protagonistas.

Inspirado no desenho animado Os Pestinhas, da década de 1980, o primeiro longa-metragem de Alvin e os Esquilos (2006) foi um grande sucessso nas bilheterias americanas, alcançando a marca de mais de US$ 200 milhões. Os personagens, na verdade, foram criados nos anos 50 por Ross Bagdasarian, que os lançou como "intérpretes" das canções Witch Doctor e Chipmunk Song.

Alvin and the Chipmunks: The Squeakuel está agendado para estrear nos cinemas dos Estados Unidos no dia 25 de dezembro deste ano. No Brasil, a estreia deve acontecer apenas no dia 10 de janeiro de 2010. Confira o trailer abaixo.



(shirley paradizo)

Nos tempos dos dinossauros

Novas imagens de A Era do Gelo 3 (Ice Age 3: Dawn of the Dinosaurs) estão circulando na internet. Em uma delas, pode-se ver o esquilo Scrat ao lado da esquilinha Scratte, sua nova amada, numa disputa pela noz. Em outra, um gigantesco dinossauro persegue Sid, mas este nem se dá conta! Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (que co-dirigiu o primeiro filme e dirigiu o segundo) e com roteiro de Michael Berg e Peter Ackerman (de A Era do Gelo 1 e 2), o animado traz de volta à ação o bicho preguiça Sid e seus amigos, os mamutes Manny e Ellie e o tigre Diego.

Nesta terceira aventura, Scrat continua tentando agarrar a noz fujona e, no meio do caminho, encontra seu grande amor. Enquanto isso, Manny e Ellie aguardam o nascimento de seu filhote, Diego começa a se questionar se a convivência com os amigos não o está deixando molenga demais e Sid também decide criar sua própria família, roubando alguns ovos de dinossauro - o que o coloca em grande apuros.

Em uma missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura por um misterioso mundo subterrâneo, onde deparam com dinossauros, lutam contra estranhas plantas assassinas e conhecem Buck, uma agitada doninha de um olho só, caçadora de dinossauros.

Realizado em tecnologia 3D (para ver com os óculos especiais), A Era do Gelo 3 tem estreia marcada para o dia 1º de julho no Brasil. Confira as imagens abaixo e aproveita para conhecer o site nacional do animado, que traz fotos, trailers e downloads de papeis de parede.


(shirley paradizo)

Criança & TV: Televisão engorda?

Reduzir o número de crianças com sobrepeso e doenças metabólicas causadas pela obesidade têm pedido cada vez mais atenção de pais e autoridades não só no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo National Bureau of Economic Research, nos Estados Unidos, sugere que o fim das propagandas na TV de fast-food poderia reduzir em torno de 18% o excesso de peso infantil.

Segundo Heloisa Chiatone, psicóloga do Hospital São Luiz (SP), além do excesso de publicidade, que influencia os desejos das crianças, o estilo de vida delas é o que faz com a propaganda ganhe força. “No Brasil, assim como em outros países, as crianças passam um tempo enorme em frente à TV. Isso não só estimula o consumo desencadeado pela propaganda como traz outros problemas de comportamento”, diz. Para os pais que resolvem ser totalmente contra os fast-food não é fácil lidar com a situação. “Hoje, esse tipo de restaurante virou um ponto de encontro de muitas crianças”, constata Heloisa.

Para isso, é importante que as famílias estimulem novos hábitos no dia-a-dia da criança, como proporcionar mais atividades ao ar livre, longe da tela da TV. A conversa e o exemplo dentro de casa, com uma alimentação mais saudável, são fundamentais para frear os ponteiros da balança.

* texto da queriada amiga ana paula pontes, publicado originalmente no site da revista crescer

terça-feira, 26 de maio de 2009

Uma história de gato

O felino laranja que conquistou o mundo todo vai ganhar as telas de cinema em breve. Não, não estou falando de Garfield, mas do protagonista do best seller inspirado em fatos reais Dewey - Um Gato entre Livros, de Vicki Myron. Previsto para estrear em 2011, o filme vai contar com Meryl Streep no elenco.

Ela vai viver a Vicki, diretora de uma biblioteca e mãe solteira que sobreviveu à perda da fazenda de sua família, a um câncer de mama e a um marido alcoólatra. Certo dia, ela encontra na caixa de devolução de livros um gatinho machucado e faminto e decide acolhê-lo.

Não demora para o bichano conquistar o seu coração e o carinho de toda a equipe, transformando-se no mascote do local. Ninguém poderia imaginar o impacto que Dewey causaria em todos os moradores da cidade e frequentadores da biblioteca. Nos 19 anos seguintes, ele comoveu a todos com sua simpatia e seu sexto sentido para identificar quem mais precisava dele.

Dewey faleceu em 2006, vítima de câncer, mas deixou uma bela lição para muita gente. Eu li o livro e amei da primeira à última página. Uma adaptação, que não é animada, mas que vou aguardar ansiosamente!

(shirley paradizo)

Avatar nos cinemas

O novo filme do diretor M. Night Shyamalan (de Fim dos Tempos e o Sexto Sentido) ganhou as primeiras imagens. Trata-se da adaptação cinematográfica em live action do desenho Avatar: A Lenda de Aang (Avatar: The Last Airbender), no qual o cineasta trabalha há dois anos para tirar do papel. Em uma das imagens, podemos conferir o protagonista Aang (Noah Ringer) em ação. Na outra, quem dá as caras é o vilão Zuko (Dev Patel).

Na trama, um garoto de 12 anos, chamado Aang, precisa dominar seus poderes para trazer a paz ao mundo. Em uma era perdida, a humanidade se dividiu em quatro nações: a Tribo das Águas, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar, que estão em guerra.

Dentro de cada nação, há uma ordem de homens e mulheres especiais. Conhecidos como Dobradores, eles são capazes de manipular seus elementos nativos em um tipo de luta, o Bending, que combina artes marciais e mágicas. Para manter o equilíbrio entre as nações, a cada geração nasce um Avatar, um dobrador que é capaz de controlar todos os quatro elementos, um escolhido que manifesta o espírito de todo o mundo em forma humana.

Além de Noah Ringer e Dev Patel, o filme traz no elenco Jackson Rathbone (Sokka), Nicola Peltz (Katara) e Jessica Jade Andres (Suki).

Avatar tem previsão de estreia nos cinemas americanos no dia 2 de julho de 2010. Confira as imagens abaixo.


(shirley paradizo)

Estante: Wallace & Gromit em 3 aventuras explosivas

As primeiras aventuras dos personagens de animação em stop-motion de massinha mais famosos do cinema agora estão disponíveis em DVD. Wallace & Gromit em 3 Aventuras Explosivas traz os curtas animados protagonizados pelo inventor maluco e seu fiel cachorro que abriram o caminho para a consagração do ganhador do Oscar Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005).

Realizados pela produtora britânica Aardman e pelo diretor, roteirista e brilhante animador Nick Park, as histórias são muito bem boladas e engraçadas, sempre com toques de humor inesperados e muitas referências a filmes e à cultura pop. O divertimento também fica por conta das fantásticas expressões dos personagens. Em especial a do cão Gromit que, mesmo mudo, consegue, com apenas um olhar ou levantar de sobrancelhas, transmitir, por assim dizer, toda a sua indignação aos comentários e às trapalhadas de seu dono Wallace.

A dupla foi apresentada pela primeira vez pelo britânico Nick Park em seu projeto de formatura na escola de cinema, em 1982. Em 1985, ao lado do estúdio Aardman, Park passou a desenvolver ainda mais a técnica de animação stop motion, que utiliza modelos reais criados com plasticina (tipo de massa de modelar). Depois de sete anos em cima desse trabalho, o curta Dia de Folga foi concluído e exibido com sucesso na TV inglesa.

O trabalho seguinte, As Calças Erradas, foi ainda mais elaborado, com sequências de ação e um pinguim como vilão. Lançado nos cinemas em 1993, ganhou o Oscar de melhor curta de animação, feito que se repetiria com Tosa Completa.

Inéditos em DVD no Brasil, os três históricos curtas da dupla são uma excelente introdução aos personagens de Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais (2005) - chamado pelo diretor de "o primeiro filme de horror vegetariano". Confira abaixo as sinopses dos desenhos.

Dia de Folga (1990) - todo ano Wallace e Gromit fazem um piquenique num lugar bacana. Enquanto planejam o passeio, Wallace descobre que estão sem queijo e decidem ir à Lua para saber pegar mais. Recebeu uma indicação ao Oscar, mas perdeu para A Opinião dos Animais.

As Calças Erradas (1993) - no curta animado vencedor do Oscar, É aniversário de Gromit faz aniversário e Wallace lhe compra um presente muito especial: uma moderníssima calça mecânica. Mas ele fica sem dinheiro e precisa alugar um quarto a um pinguim muito suspeito.

Tosa Completa (1994) - neste segundo curta de Wallace e Gromit a ganhar um Oscar, Gromit é considerado culpado pelo sequestro de um grupo de ovelhas. Então, Wallace e sua amiga Wendolene (pela qual Wallace é apaixonado) tentam capturar o criminoso para provar a inocência do cachorro antes seja tarde demais.

(shirley paradizo)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

No país das maravilhas

O site /Film divulgou mais imagens de arte conceitual da nova versão do clássico Alice no País das Maravilhas. Nelas, pode-se ver uma pequena amostra do que deverá ser o universo mágico criado nas páginas do livro de Lewis Carroll. Dirigido por Tim Burton (de A Fantástica Fábrica de Chocolate), o longa está sendo concebido em captura de performance 3D - a mesma técnica que Robert Zemeckis aperfeiçoou em A Lenda de Beowulf - e tem roteiro assinado por Linda Woolverton (de O Rei Leão e A Bela e a Fera).

No elenco, Johnny Depp (da franquia Piratas do Caribe), Helena Bonham Carter (de Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet), Anne Hathaway (de O Diabo Veste Prada), Crispin Glover (de Deu a Louca em Hollywood), Christopher Lee (de A Bússola de Ouro e O Senhor dos Anéis) e Alan Rickman (de Harry Potter e a Ordem de Fênix).

Alice no País das Maravilhas tem previsão de estreia nos cinemas dos Estados Unidos dia 5 de março de 2010, nas salas IMAX 3D e convencionais. Confira as imagens abaixo.


(shirley paradizo)

Dos mangás para a telona

Depois de Dragon Ball Evolution, Paradise Kiss é a mais nova aposta da Fox, se tratando de live-actions feitos a partir de obras originárias do Japão. A história é bem semelhante aos filmes americanos, onde uma estudante chamada Yukari, na qual foi convidada a desfilar para a grife de um pessoa que faz faculdade de moda. Ela começa a se interessar pela carreira e se apaixona pelo dono da grife.

Paradise Kiss é uma criação de Ai Yazawa (autora de Nana). Seu mangá possui cinco volumes e - publicados no Brasil pela Editora Conrad - e já venderam cerca de 30 milhões no mundo todo. Já a versão anime, produzida pelo estúdio Madhouse, apresenta 12 episódios e foi exibido no Japão em 2005.

(shirley paradizo)

Literatura: Fábulas

Mais um livro do escritor brasileiro Monteiro Lobato ganha nova edição e para lá de primorosa. Trata-se de Fábulas (editora Globo), publicado originalmente em 1922 e que agora chega com ilustrações de Alcy Linares, um dos ilustradores de livros infatis mais premiado no Brasil. Como o próprio nome diz, o livro traz belíssimas fábulas - algumas delas de Esopo e La Fontaine são reescritas pelo autor e outras levam sua assinatura - narradas por Dona Benta e sempre estão acompanhadas de perguntas e críticas inteligentes da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo. Inclusive da Emília, que chega a ponto de "querer linchar" uma delas, cuja lição de moral pareceu-lhe muito cruel. A bonequinha também se inspira em das narrativas para, um dia, reformar a natureza.

Mas são os bichos os personagens principais dessas histórias. Eles falam, pensam e interagem com os homens. Carneiros unidos contra uma raposa, um burro metido a juiz, um macaco que passa a perna no gato e muitos outros animais povoam as páginas desta obra.

Após o término de cada conto, as discussões entre a turma sobre o que ouviram facilita o entendimento da história. A obra toda de Monteiro Lobato é muito rica em ensinamentos educativos para as crianças e também para os adultos. Não há quem não se encante com os livros do fascinante Lobato, um gênio entre os fabulistas.

(shirley paradizo)

Destaques da semana (de 26.05 a 1.06)

(legenda: Ben 10)

A Vida dos Outros (dia 26, terça, 22h, Cinemax) - na extinta Alemanha Oriental, Gerd Wiesler, oficial da Stasi (polícia secreta comunista), deve vigiar um prestigiado dramaturgo e sua namorada, uma famosa atriz de teatro. Wiesler jamais imaginaria o quanto essa missão iria influenciar sua vida.

Frank Riva (dia 27, quarta, 21h. Eurochannel) - último episódio da temporada da série francesa estrelada por Alain Delon. Em 12 episódios, a série conta a história de Frank Riva (Delon), um ex-policial disfarçado. Duas décadas após desmantelar uma organização criminosa liderada pelos irmãos Loggia, ele se vê obrigado a voltar à ativa para investigar a suspeita morte do superintendente da polícia. O veterano descobre a ligação de seus antigos inimigos, que o leva a confrontar um passado que ele pensava ter enterrado. Ainda no elenco, Jacques Perrin, duas vezes indicado ao Oscar, e Mireille Darc.

O Aprendiz: Celebridades (dia 27, quarta, 21h, People+Arts, inédito) - canal apresenta o episódio final da sétima temporada do reality show, que dará ao vencedor um emprego nas empresas de Trump e 250 mil dólares entregues à causa particular com a qual é comprometido.

Sem Medo de Morrer (dia 27, quarta, 22h, Telecine Premium, estreia) - Diana (Uma Thurman) é esposa e mãe dedicada que começa a questionar a aparente perfeição de sua vida e também sua sanidade. No 15º aniversário de morte de sua melhor amiga, que foi assassinada no colégio onde estudavam, ela começa a se lembrar daquela época, quando era uma vibrante adolescente.

Will Ferrel Dá Adeus A George W.Bush (dia 27, quarta, 22h30, HBO Plus) - diretamente de seu show na Broadway, o ator e comediante Will Ferrell apresenta um programa especial com um de seus personagens políticos favoritos, George W. Bush.

O Reino das Mulheres (dia 28, quinta, 21h, GNT, estreia) - o documentário conta a história da minoria étnica chinesa que é uma das últimas sociedades matriarcais do mundo - os Mosuos. No país, cuja preferência por homens é notória e onde só é permitido um filho por casal, a liberdade das Musuos impressiona.

Zoombido: A Canção Não Pode Parar (dia 28, quinta, 21h30, Canal Brasil, inédito) - Moska continua a viagem pelos caminhos da inspiração na quarta temporada do programa. Toda semana, o cantor e compositor recebe a visita de personalidades da música brasileira para mostrar o misterioso universo da criação musical.

Meu Pé Esquerdo (dia 28, quinta, 22h, Film & Arts) - baseado num caso real, este famoso filme narra a pessoal, heróica e paciente batalha de Christy Brown (Daniel Day Lewis) para vencer suas limitações físicas. Ele nasceu com paralisia cerebral, desde pequeno demonstrou aptidões artísticas e com seu pé esquerdo começa a desenhar e pintar, e, logo, a escrever textos que o consagram internacionalmente. Indicado a cinco Prêmios Oscar, dos quais recebeu dois: Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Brenda Fricker).

Ogre (dia 28, quinta, 22h, Sci-Fi, estreia) - em uma aldeia distante o tempo parece não passar e seus habitantes não envelhecem nem adoecem há anos. Um grupo de adolescentes chega no local em uma excursão e descobre a verdade sobre o estranho segredo desse povo.

A Estrela Perdida (dia 28, quinta, 22h10, TV Cultura) - o documentário fala sobre a imigração da população do Sul dos Estados Unidos após a Guerra Civil e mostra como a presença dos confederados foi essencial para o desenvolvimento da região situada em torno da cidade de Santa Bárbara D'Oeste e como o trabalho feito por eles nesta localidade influenciou a expansão dessa colônia para diversos outros cantos do Brasil.

House (dia 28, quinta, 23h, Universal Channel, inédito) - o vigésimo segundo episódio da quinta da série protagonizada por Hugh Laurie conta com as participações especiais de Clare Carey (de A Última Cartada). Nele, Seth Miller (Ryan Lane), um lutador de apenas 14 anos, que havia perdido a audição aos 4 anos devido à meningite, de repente "escuta” barulho de explosões enquanto está no ringue. Cabe à equipe do Dr. House desvendar mais esse mistério.

Nem que a Vaca Tussa (dia 29, sexta, 20h, Disney Channel) - a fazenda Caminho do Paraíso está em pânico, pois uma ação de despejo ameaça acabar colocar todos na rua. Temendo ir para o matadouro, os animais da fazenda decidem ajudar a dona a conseguir dinheiro para pagar a hipoteca. Assim, eles saem em busca do perigoso bandido Alameda Slim a fim de capturá-lo e receber a recompensa.

I Want It (dia 29, sexta, 22h, Fashion TV) - um programa inteiro dedicado ao luxo, com apresentação de Paola de Orleans e Bragança, tataraneta da Princesa Isabel, designer de jóias e modelo. Na primeira edição, chocólatras vão conhecer a linha de bombons lançada pela joalheria Bulgari, seguido por um passeio na bicicleta mais cara do mundo, banhada a ouro e decorada com cristais Swarovski, e uma olhadinha no Quattroporte, o lançamento mais recente da Maserati. Traduzindo, aqui não é o dia e a hora de discutir os problemas do mundo ou o fato de que uma bicicleta de ouro é o cúmulo do "kitsch".

Coleção Molière – Don Juan (dia 29, sexta, 22h, Eurochannel, inédito) - Don Juan conquista as mulheres facilmente, de uma forma que o resto da humanidade jamais entenderá. Primeiro, ele encanta. Depois, ilude. Faz juras de amor e quando tem a presa aos seus pés ele simplesmente a abandona à própria sorte. Recentemente, Don Juan iludiu a bela Elvire, que deixou o convento para acreditar em suas palavras e imaginar que poderia se casar com o falsário. Agora, ele parte para um novo objeto de desejo, a noiva de um amigo.

O Ataque das Formigas (dia 29, sexta, 22h, Sci-Fi) - os moradores de uma ilha sofrem um ataque contínuo de uma enorme colônia de formigas. Nada nem ninguém fica a salvo da voracidade destes insetos que estão dispostos a destruir a comunidade.

Blade Runner: O Caçador de Andróides (dia 30, sábado, 17h15, Megapix) - no século 21, um policial (Harrison Ford) é designado para exterminar andróides, conhecidos como Replicantes, que se revoltaram contra o sistema e se misturaram aos seres humanos. Inspirado em uma novela de Phillip K. Dick, o filme é um cult dos anos 80. Com ação e estilo noir, desenha um futuro escuro e multicultural, cheio de poluição visual, prédios enormes e grandes diferenças sociais.

Festival Tarzan, o Rei das Selvas (dia 30, sábado, a partir das 16h, TCM) - o canal exibe uma maratona de cinco filmes protagonizados pelo personagem criado por Edgar Rice Burroughs, em 1914, entre eles Tarzan e sua Companheira (1934) e Greystoke (1984).

Projeto Terra (dia 30, sábado, 18h, People+Arts) - na série de 10 episódios, o roqueiro Tommy Lee e o rapper e o ator Ludacris reúnem amigos e fãs em tarefas que tratam de assuntos ambientais como poluição, reciclagem, reflorestamento e combustíveis renováveis, resgaste de animais selvagens.

A Lenda do Tesouro Perdido: O Livro dos Segredos (dia 30, sábado, 21h, HBO, estreia) - quando uma página perdida do diário de John Wilkes Booth (Christian Camargo) reaparece, o bisavô de Ben Gates (Nicolas Cage) torna-se o principal conspirador do assassinato de Abraham Lincoln. Para provar a sua inocência, Ben reúne mais uma vez sua equipe a fim de encontrar pistas que revelem a verdade sobre o fato.

Homem de Ferro (dia 30, sábado, 22h, Telecine Premium, estreia) - após ser sequestrado, o bilionário inventor Tony Stark (Robert Downey Jr.) promete a seus captores construir para eles uma arma devastadora. Em vez disso, ele faz uma armadura de alta tecnologia que lhe permite escapar de seu cativeiro. A partir daí, ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.

VH1 Acústico (dia 30, sábado, 22h, VH1) - a série apresenta um show com uma das bandas pop mais elogiadas dos últimos tempos: Maroon 5. O grupo apresenta os sucessos do último álbum It Won't be Long Before Soon (2007).

La Maldición de la Tumba (dia 30, sábado, e dia 31, domingo, 22h, Sci-Fi) - a minissérie conta a história do arqueólogo Danny Freemont e do egiptólogo Bakarat, que acreditam na existência da tábua de Tutankamón, um artefato que contém o poder para controlar o mundo. O problema surge quando Morgan Sinclaire fica sabendo sobre a tábua e a partir daí se dispõe a fazer o impossível para tê-la em suas mãos.

Aranhas Assassinas (dia 30, 22h, sábado, Sci-Fi) - durante uma viagem à Índia, um mochileiro é picado por uma aranha venenosa e seus amigos recorrem a um médico americano. A partir daí, eles precisam descobrir o segredo que o médico esconde.

Máquinas Mortais (dia 31, domingo, 19h, Discovery Channel) - equipamentos modernos exploram a engenharia sofisticada de máquinas mortais usadas desde a Revolução Francesa até hoje, incluindo a guilhotina, a cadeira elétrica e o garrote.

A História de Jimmy Hendrix (dia 31, domingo, 22h, VH1) - o filme refaz a trajetória de sucesso de Jimmy Hendrix – por muitos, considerado como o melhor guitarrista de todos os tempos –, desde o início de sua carreira, sua briga com Little Richard, até o seu trágico fim.

Stop-Loss: A Lei da Guerra (dia 31, domingo, 22h, Telecine Premium, estreia) - Um soldado retorna do Iraque e tenta retomar a vida que deixou para trás. Ao ser chamado para servir de novo na guerra, ele reavalia sua relação com a família e amigos e decide não retornar ao campo de batalha mesmo sob ordens expressas do governo estadunidense.

Sonny entre Estrelas (dia 31, domingo, 22h, Disney Channel, pré-estreia) - a atriz Demi Lovato (que interpretou a cantora Mitchie Torres, de Camp Rock) protagoniza nova série que mostra a vida de uma jovem estrela nos bastidores de um programa de TV.

Ben 10: Maratona (dia 01, segunda, 15h30, Cartoon Network) - o garoto que pode transformar em diversos alienígenas diferentes para combater o mal encara uma maratona daquelas. E nos intervalos da programação, serão mostrados pela primeira vez na TV os chamados mobisodes, episódios criados especialmente para assistir na telinha do celular.

O Cérebro (dia 01, segunda 21h, The History Channel, inédito) - somente agora os cientistas estão começando a entender a máquina mais complexa já conhecida no universo: o cérebro. Acompanhe uma jornada de descobertas através da evolução de nossa última fronteira biológica. Desde as tentativas da neurocirurgia de antigas civilizações até a atual cirurgia a laser por robôs, os segredos do cérebro serão revelados.

(shirley paradizo)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Simpsons atacam novamente

A escocesa Susan Boyle, transformada em fenômeno na internet após participar de um programa de calouros na Grã-Bretanha, inspirou um episódio de Os Simpsons. Em Springfield´s Got Talent, o personagem Homer Simpson se apresenta diante da versão animada do jurado Simon Cowell e diz: "Meu nome é Homer Simpson, tenho 39 anos e, bem, nunca fui beijado".

A frase é uma alusão à apresentação de Susan Boyle, de 48 anos, que alcançou fama mundial depois de cantar no programa Britain´s Got Talent, comandado por Cowell, em abril. Em sua apresentação, Homer Simpson diz ainda: "Meu sonho é ser um grande cantor, como Susan Boyle". O vídeo de Susan interpretando a canção I Dreamed a Dream, do musical Les Misérables, no programa de calouros foi colocado no site YouTube e a transformou em celebridade.

Esta não é a primeira vez que Boyle é citada em um desenho animado. Sua apresentação na TV já havia sido mencionada em também South Park. Confira abaixo uma pontinha do capítulo, que ainda não tem previsão de estreia por aqui.



(shirley paradizo*)

* com fonte da bbc

Celular animado

Os assinantes do serviço Minha TV, da operadora de celular Claro, poderão assistir agora a programas da TV Cultura e do canal a cabo infantil TV Rá Tim Bum, pelo telefone móvel. Baseado em vídeo streaming, a transmissão do conteúdo é feita em uma sessão temporária, sem a necessidade de ocupar espaço na memória no celular do usuário. Ou seja, sem que seja necessário se fazer download do conteúdo. A nova tecnologia permite que assista a esses vídeos no momento em que se desejar, podendo acessá-los tanto no celular quanto no computador.
No site Claro Ideias, o assinante tem acesso a dois canais com programas da TV Cultura no Minha TV. Na programação inicial de Telinha Rá Tim Bum, você pode ver dois episódios da série Cocoricó, três edições do cachorrinho Simão, dois títulos da animação O que Eu Quero Ser Quando Crescer e e um do desenho Os Reciclados.

No canal Com Pé na Rede, voltado para o público os adolescentes, a programação será bastante diversificada. O Net Quetas (explica como o jovem deve se comportar quando navega pela internet), O Pé na Rua (apresenta o que há de melhor no teatro, cinema, música, literatura, espetáculos e eventos na cidade de São Paulo), Zoom (exibe matérias sobre filmes, documentários, animações e trabalhos experimentais realizados por diretores brasileiros) e Conquista (que aborda o universo dos esportes radicais).

O Minha TV está disponível por R$ 10 por mês para clientes pós-pagos, Claro Conta, GSM, Controle, Cartão, 3G e Empresas.

(shirley paradizo)

Bruxos à solta

E a divulgação do sexto filme inspirado na série literária de J.K. Howling continua a todo vapor. Um novo pôster promocional de Harry Potter e o Enigma do Príncipe (imagem ao lado) já está circulando na rede. Nele, pode-se ver Potter (Daniel Radcliffe) em primeiro plano, acompanhado por Dumbledore (Michael Gambon) e seus inseparáveis amigos Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint).

Na trama, o Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) ameaça tanto o mundo dos trouxas quanto o dos bruxos e Hogwarts já não é mais um local seguro de sempre. Harry suspeita que o perigo esteja dentro do castelo, mas Dumbledore está mais preocupado em preparar o jovem para a batalha final que se aproxima rapidamente.

Juntos, eles tentam superar as defesas de Voldemort e, para isso, Dumbledore recruta o velho amigo e colega Horácio Slughorn (Jim Broadbent). Enquanto isso, os estudantes estão sob ataque de diversas forças de inimigos, já que os hormônios adolescentes se espalham pela escola de magia. Sim, o amor está no ar em Hogwarts, mas a tragédia não vai demorar para chegar.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe está previsto para estrear nos cinemas brasileiros no dia 17 de julho.

(shirley paradizo)

Burton e os bonecos de pano

Por esses dias, foi divulgado um novo trailer de 9, animação produzida por Tim Burton (de Coraline e o Mundo Secreto e A Fantástica Fábrica de Chocolate) e Timur Bekmambetov (de O Procurado) baseada em um curta de Shane Acker -artista da WETA Digital e que assumiu a direção do animado. A história se passa em um mundo paralelo, onde reina um futuro pós-apocalíptico. Nele, o protagonista e outros bonecos de pano arriscam a vida para derrotar um monstro que ameaça seu povo.

Criado em CGI, o projeto tem uma qualidade próxima ao estilo stop-motion (aqueles feitos com massinha), traz sonora de Danny Elfman (de Os Simpsons - O Filme e Homem Aranha). No elenco de vozes, Elijah Wood (o Frodo, da trilogia O Senhor dos Anéis), Christopher Plummer (de A Casa do Lago), Martin Landau (de Divisão de Homicídios e Cine Majestic), John C. Reilly (de Quase Irmãos) e a atriz Jennifer Connelly (de Coração de Tinta - O Livro Mágico).

O desenho tem estreia marcada nas salas de cinema americanas para o dia 9 de setembro (9.9.09). No Brasil, a previsão é para 11 de setembro.




(shirley paradizo)

Da minha coleção...


A divertida história de um átomo (isso mesmo!) em busca de amizade é contada em Oxygen (Oxigênio). O curta assinado por Christopher Hendryx foi produzido na Ringling College of Art & Design, como trabalho de conclusão do curso de Computer Animation deste aspirante - e muito bom - a diretor. Vale conferir, ele tem muito talento!

(shirley paradizo)

Cinema: Uma Noite Museu 2

Aquela velha teoria de que a continuação é sempre pior que o filme original parece estar caindo por terra. Depois de O Cavaleiro das Trevas, Anjos e Demônios e do novo Star Trek, agora é a vez de Uma Noite no Museu 2 mostrar que uma sequência pode, sim, ser mais interessante que o filme que a originou. A continuação mantém os mesmos roteiristas, o mesmo diretor e – claro – o mesmo Ben Stiller do primeiro filme para contar uma história nova e mais bem amarrada que a da produção original.

Agora, os personagens que aprendemos a curtir em Uma Noite no Museu estão sendo “despejados”, por serem apenas obsoletos bonecos de cera. Os novos tempos pedem tecnologia virtual e interatividade. Desta forma, Larry Daley (Stiller), que deixou de ser guarda do museu para se transformar em um rico empresário, corre para socorrer seu velhos amigos e acaba se envolvendo em uma confusão de proporções gigantescas no não menos gigantesco Museu Smithsonian, de Washington.

Com excelente ritmo de aventura e ótimas tiradas cômicas, o longa traz, entre seus acertos, a soma dos velhos e conhecidos personagens (o cowboy, o general romano, Ted Roosevelt...) com novas “peças de museu” que se integrarão à nova trama. E com um capricho todo especial dedicado tanto ao casting quanto ao desenvolvimento destes coadjuvantes. Principalmente Amy Adams (vivendo a pioneira da aviação Amelia Earhart), Hank Azaria (no papel de um divertido faraó do mal), e do ator cômico francês Alain Chabat (como Napoleão Bonaparte).

O eficiente roteiro, repleto de alternativas, não deixa que Uma Noite no Museu 2 caia no mesmo erro de seu original, ou seja, o de ser um filme de uma piada só. Apoiado por excelentes efeitos especiais e uma exuberante direção de arte, o filme é diversão garantida para toda a família, sem constrangimentos.

Em cartaz: dia 22, sexta, nos cinemas nacionais

Classificação: livre

(celso sabadin*)

* o multimídia e querido amigo celso sabadin é autor do livro autor do livro vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do cinema mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o planeta tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV gazeta e da rádio bandeirantes.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Monstros agora na telinha?

Depois de Os Pinguins de Madagascar e Kung Fu Panda, agora é a vez do longa animado Monstros vs. Aliens ganhar uma versão para a telinha. De acordo com o site Hollywood Reporter, o canal americano Nickelodeon acaba de encomendar um episódio piloto para uma série protagonizada por Susan Murphy e seus estranhos amigos. O anúncio foi feito por nada mais que Jeffrey Katzenberg, CEO da DreamWorks, que afirmou ainda que em 2010 devem surgir novos especiais de TV de Shrek (oba!!) Kung Fu Panda.

(shirley paradizo)

In memoriam: Wayne Allwine

Morreu na última segunda-feira, dia 18, o ator e especialista em efeitos sonoros Wayne Allwine, que emprestou sua voz ao famoso camundongo Mickey Mouse durante os últimos 32 anos. por mais de 30 anos. A morte ocorreu devido a complicações de diabetes. Ele tinha 62 anos. Wayne foi a voz do personagem de Walt Disney por mais de três décadas, e sua viúva, Russi Taylor, dublou a Minnie, a namorada do ratinho, desde 1986. Em entrevista ao jornal Los Angeles Times, a viúva Taylor Russi, que dublou a Minnie desde 1986, revelou que "Wayne era o meu herói. Ele realmente amava interpretar Mickey Mouse e tinha muito orgulho de ter feito isso por 32 anos”.

Allwine começou a trabalhar na Disney em 1966, mas só começou a dar dublar o camundongo apenas em 1977, no programa Clube do Mickey. Ele foi o terceiro emprestar sua voz ao personagem mais famoso do estúdio. O próprio Walt Disney começou a dublar a voz do Mickey Mouse em 1928, quando ele fez sua estreia em Steamboat Willie. Jimmy Macdonald assumiu o cargo em 1947 até entregar as rédeas ao seu protegido Allwine.


Depois disso, Allwine continuou dando vida ao ratinho em diversos filmes, entre eles estão Um Conto de Natal do Mickey (1983), Who Framed Roger Rabbit (1988), e O Príncipe e o Plebeu (1990). Ele também deu vida ao Mickey nos parques temáticos, na televisão, rádio e eventos de palco ao vivo. "Wayne dedicou toda a sua carreira profissional à Disney, e durante os últimos 32 anos, ofereceu muita alegria, felicidade e conforto a muitos ao redor do mundo, cedendo sua voz ao personagem mais amado e simbólico, Mickey Mouse", disse Robert Iger, chefe-executivo da Disney.

Além de Mickey, Allwine também interpretou outros personagens em filmes como O Caldeirão Mágico (1985) e O Ratinho Detetive (1986). Ele, que venceu um Emmy por seu trabalho de edição de efeitos sonoros no longa Amazing Stories, trabalhou junto com o especialista de efeitos sonoros Jimmy Macdonald por sete anos e meio, editando filmes como Splash (1984) e Three Man and a Baby (1987). "O Mickey é a verdadeira estrela", disse Allwine uma vez sobre seu trabalho.

(shirley paradizo)

* com fonte do portal G1

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Marteladas no cinema

A procura pelo protagonista de Thor finalmente chegou ao fim. O australiano Chris Hemsworth ficou com o papel principal da adaptação para as telas do personagem da Marvel Comics. O ator está atualmente nas telonas como George Kirk, o heróico pai de James T. Kirk em Star Trek. Hemsworth vai interpretar o Deus do Trovão também no longa The Avengers.

Thor é um personagem inspirado na mitologia nórdica e levado aos quadrinhos por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby. Sua primeira aparição foi em Journey into Mystery #83, de agosto de 1962. Filho de Odin e de Gaia, a deusa da Terra, o Deus do Trovão vive entre os mortais após ter sido banido de seu mundo. Ele possui uma das armas mais poderosas do Universo Marvel, o martelo Mjolnir. O herói também foi um dos fundadores da equipe dos Vingadores ao lado de Homem de Ferro, Homem Formiga, Vespa e Hulk.

As filmagens, dirigidas por Kenneth Branagh, começam em janeiro do ano que vem e o lançamento nos cinemas está previsto para 20 de maio de 2011.

(shirley paradizo)

Jetix se despede em breve

O Jetix vai deixar de existir. A Disney Brasil e a Walt Disney Company Latin America já estão anunciando que o canal, em breve, vai se transformar em Disney XD, como aconteceu em fevereiro deste ano nos Estados Unidos. A mudança irá acorrer em toda a América Latina e, com ela, a Disney apresentará uma nova programação com entretenimento focado especialmente nos meninos entre 06 a 14 anos - o que o Jetix já vinha fazendo há séculos.

De acordo com comunicado oficial, a programação do Disney XD irá refletir os interesses fundamentais dos meninos desta faixa etária como as conquistas, a aprendizagem, os descobrimentos e o crescimento e se diferenciará ao exibir filmes de ação ao vivo que levam a marca Disney, novas séries animadas e aquisições locais. Os detalhes da programação ainda não foram revelados.

"Há muitos anos o Disney Channel é a opção preferida das crianças e das famílias da América Latina. Estamos muito contentes de agora chegar ao nosso público de meninos com um canal criado especificamente para eles. Disney XD atuará como uma janela de experiências para todo o seu público, apresentando novas histórias e os personagens mais cheios de energia e divertidos", comentou Carolina Guevara Lightcap, Chief Marketing Officer da The Walt Disney Company Latin America e vice-presidente Sênior de Programacão e Assuntos Criativos da The Walt Disney Company Latin America – Media Networks. Bem, só nos resta torcer para que esta mudança seja para melhor!

(shirley paradizo)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Heróis nada convencionais

O Cartoon americano anuncio que o bloco Adult Swim vai ganhar, em breve uma nova comédia animada. Criada por Tom Root e Matthew Senreich, produtores e roteiristas de Frango Robô (imagem acima), Titan Maximum será feita em animação stop-motion para dar uma atmosfera dos anos 80 ao desenho.

A história se passa 100 anos no futuro, quando Titã, a lua de Saturno, é defendida pelo Titan Force Five, um esquadrão de elite que reúne jovens pilotos cujas naves podem ser unidas para formar o robô gigante Titan Maximum.

A princípio, o tal esquadrão está desfeito devido a cortes no orçamento, mas reúne novamente quando um ex-membro do grupo tenta conquistar o sistema solar com um ataque de monstros gigantes. Agora o destino da humanidade está nas mãos dessa equipe de desajustados no comando de um robô enferrujado.

O ator Seth Green, outro criador de Frango Robô, vai dublar o vilão da série. As outras vozes serão de Breckin Meyer, Rachael Leigh Cook, Dan Milano e Eden Espinosa. A série tem estreia prevista para setembro nos Estados Unidos. Por aqui, ainda não há informações sobre o lançamento.

(shirley paradizo)

* com fonte do site omelete

Os fantasmas natalinos

Foi divulgado uma imagem oficial do longa A Christamas Carol, nal qual pode-se ver o comediante Jim Carrey na pele do assustador Ebenezer Scrooge. A nova versão do clássico dirigido por Robert Zemeckis foi realizado na tecnologia de captura de movimentos - a mesma que o diretor usou em O Expresso Polar e A Lenda de Beowulf - é baseado em conto de Charles Dickens. Em 1983, a Disney adaptou a história pela primeira vez, com Mickey e sua turma.

Além do protagonista, Carrey vai encarnar outros papéis coadjuvantes como os fantasmas do natal Presente, Passado e Futuro. Já Gary Oldman (de Batman: O Cavaleiro das Trevas) vive três personagens, sendo visto como Jacob Marley (falecido sócio do avarento Ebenezer Scrooge), Bob Cratchit (pobre secretário do protagonista) e Tim (um garoto com problema nas pernas e um dos quatro filhos de Cratchit).

A Christmas Carol conta a história do velho e rabugento Ebenezer Scrooge, que durante a noite de Natal, recebe a vista inesperada de três fantasmas que irão lhe mostrar como ele está desperdiçando sua vida e que ainda há tempo para mudar.

O filme está previsto para estrear no dia 6 de novembro. Confira um clipe de 20 segundos do filme abaixo.



(shirley paradizo)

Estreia: The Boondocks

Exibido já há algum tempo na programação do canal Sony, a animação adulta The Boondocks está de volta para uma segunda temporada. Inspirada nas tirinhas de Aaron McGruder, a série narra a vida de duas crianças afro-americanas, Huey e Riley Freeman, que saem de Chicago para morar com o avô Robert Granddad, no subúrbio da fictícia Woodcrest, local habitado por maioria branca.

Granddad queria apenas criar seus netos e desfrutar com tranquilidade a tão aguardada aposentadoria. Mas os meninos não se empolgam com a mudança, brigam e provocam a vizinhança e não se entendem com o seu novo tutor. A irreverência de Huey e Riley é o que permeia e conduz a trama que trata da dinâmica da convivência entre negros e brancos nos dias de hoje.

Neste novo ano, a comédia animada promete continuar explorando os problemas das relações raciais e políticas, as dificuldades de assimilação dos negros à cultura branca e também o preconceito ainda evidente contra afro-americanos.

Exibição: dia 19, terça, 00h30, Sony

Indicação: animação adulta

(shirley paradizo)

Estante: Bolt - Supercão

Os fãs do herói canino Bolt: Supercão podem comemorar. O longa de animação da Disney, indicado ao Oscar, chegou às prateleiras da lojas em DVD e Blu-Ray. Na história, um pastor alemão que é astro de um programa de TV acredita ser capaz de realizar todas as incríveis façanhas também longe das câmeras.

Até que um dia ele sai de seu estúdio e, acidentalmente, vai parar na cidade de Nova York, onde percebe que seus superpoderes não funcionam ali. Bolt, então, se vê forçado a encarar a maior de todas aventuras - o mundo real.

Com a ajuda de uma gata abandonada chamada Mittens e um hamster obcecado por TV chamado Rhino, o cão irá descobrir que ele não precisa de super-poderes para se tornar um herói. A partir daí, eles iniciam uma jornada para levar seu amigo de voltar para casa. A aventura foi um sucesso de bilheteria e conquistou crianças e adultos.

Em entrevista para a Gazetinha, o supervisor de animação da fita, Doug Bennett, afirmou ter se surpreendido com os resultados do filme. “Quando a gente terminou o Bolt, todo mundo ficou satisfeito como que viu, mas acho que ninguém esperava essa recepção tão grande do público. Acredito que o que agradou, além do fato de ser um filme para toda a família, foi a mensagem da história – que fala da diferença entre o real e o fantasioso, o falso. Isso sem contar que a história tem como protagonista um cachorro que tem reações humanas, o que é muito legal”, afirma Doug.

Apesar de tanta fama, não há ainda a ideia de se fazer uma continuação do animado, pelo menos por enquanto. “Eu realmente não sei se há essa possibilidade. Mas, por enquanto, o pessoal pode curtir o videogame e o DVD”, sugere.

Extras
O filme chega às lojas com extras bacanas, que incluem o curta-metragem inédito Super Rhino (com as aventuras do hamster hiperativo que fez grande sucesso nas telas); Cenas Inéditas (com algumas sequências que não entraram no filme); Por Trás das Câmeras (com os bastidores da produção); e um videoclipe da canção I Thought I Lost You (interpretada por Miley Cyrus e John Travolta).

Além de todos os extras, o Blu-Ray (R$ 119,90) ainda conta com jogo interativo, storyboards do filme e concepção dos personagens. A Walt Disney Studios preparou três pacotes especiais de venda: DVD (R$ 44,90), DVD e CD da trilha sonora (R$ 49,90) ou DVD e camiseta do filme (R$ 54,90).

(shirley paradizo)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

De volta à Terra

De acordo com o tabloide National Enquirer, o cineasta Steven Spielberg (de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) e atriz Drew Barrymore (de As Panteras) estão em negociações com os estúdios para a sequência do clássico E.T. - O ExtraTerrestre, após 27 anos do lançamento nos cinemas. "Tanto Spielberg quanto Barrymore têm sido bastante discretos quanto a isso. Mas eles querem fazer esse projeto e trabalhar juntos novamente. Steven tem uma história incrível para a continuação que vai trazer o E.T. de volta para a Terra", contou uma fonte à publicação.

O longa original conta a história de Elliott (Henry Thomas), um garoto que vive com a mãe (Dee Wallace), o irmão mais velho (Robert MacNaughton) e a irmã pequena (Drew Barrymore). Uma noite, o menino ouve barulhos estranhos e decide investigar, dando de cara com um extraterrestre. Depois do susto, o garoto e o alienígena acabam se tornando amigos.

Agora, Elliott e seus irmãos terão como desafio fazer com que E.T. volte para seu planeta natal. Mas as coisas complicam quando agentes federais cruzam o caminho dos garotos e de seu novo amigo.

(shirley paradizo*)

* com fonte do site cineclick