sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Deuses em guerra

A Fox divulgou novo cartaz de Percy Jackson: O Ladrão de Raios (Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief), inspirado em livro homônimo de Rick Riordan. Percy é um garoto de 12 anos que, depois de ser expulsos de várias escolas, descobre ser um semi-deus, filho do deus do Olimpo Poseidon com uma mortal, como na mitologia grega.

Nesta primeira aventura, que abre a potencial franquia no cinema, coloca o menino em uma missão para resgatar sua mãe e devolver a Zeus os seus poderosos raios, que foram roubados. Só assim ele será capaz de impedir uma guerra entre os deuses e, com isso, o caos no mundo dos humanos. Porém, cumprir seu objetivo não vai ser nada fácil.

Dirigido por Chris Columbus (de Harry Potter e a Câmera Secreta), o filme tem no elenco Logan Lerman (Percy), Sean Bean (Zeus), Kevin McKidd (Poseidon), Steve Coogan (Hades), Catherine Keener (Sally Jackson), Pierce Brosnan (Chiron), Uma Thurman (Medusa), Rosario Dawson (Perséfone), entre outros.

Percy Jackson: O Ladrão de Raios tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em dia 12 de fevereiro de 2010.

(shirley paradizo)

Direto do além!

Para comemorar o Dia das Bruxas, os canais preparam uma programação para lá de assustadora. Confira alguns dos desenhos de arrepiar que vão ocupar as grades dos canais no dia 31 de outubro, sábado.

A Lenda da Caverna Adormecida (11h, Disney Channel) - é um divertido filme de animação protagonizado por Icabod, um pr ofessor que se muda para um povoado perdido a fim de decifrar um mistério que preocupa todos os habitantes. Segundo a lenda, um cavaleiro levanta de seu túmulo para cortar cabeças durante a noite. A missão de Icabod será recuperar a cabeça do cavaleiro para que os habitantes da Caverna Adormecida possam dormir tranquilos.

Abracadabra (22h, Disney Channel) - Três bruxas extravagantes fazem uma viagem no tempo, saindo do século 18 e chegando à atualidade depois de serem vítimas do feitiço de um grupo de brincalhões. Quando o travesso trio de 300 anos se propõe enfeitiçar o povo e exigir sua juventude de volta, terão que enganar três meninos e um gato falante. O resultado? Uma noite caoticamente divertida.

Monstros S.A. (9h, Disney XD) - Os criadores de Toy Story, ganhadores do prêmio da Academia, apresentam esta extraordinária obra prima de animação em computação gráfica, que combina efeitos visuais impecáveis e uma divertida história de terror, humor e ternura. O filme narra as aventuras de Sulley e Mike, dois simpáticos monstros que trabalham para a Monstros S.A., a maior indústria de processamento de gritos humanos de Monstrópolis (leia mais aqui).

O Estranho Mundo de Jack (15h30, Disney XD) - Todos os anos, Jack Skellington, o popular Rei Abóbora da Cidade de Halloween, supervisiona as delícias e surpresas que são enviadas às crianças para festejar o Dia das Bruxas. Mas a rotina o deixa infeliz e ele decide começar a comandar o Natal, para variar. Para concretizar seu plano, ele pretende se tornar o Papai Noel. Porém, logo descobre que a tarefa não é tão fácil como ele imaginava (leia mais aqui).

A Casa Monstro (17h, Disney XD) - O jovem DJ sempre achou que tinha algo muito estranho na velha casa dos Nebbercracker do outro lado da rua. Quando a casa literalmente se transforma em um monstro vivo, DJ convoca seus amigos Chowder e Jenny para descobrir o segredo que mantém a casa viva. De repente, eles percebem que estão envolvidos em uma terrível batalha contra um inimigo imbatível e devem salvar o bairro de uma devastação total. Robert Zemeckis (de O Expresso Polar) e Steven Spielberg (de E.T. – O Extra-Terrestre) apresentam assumem a batuta do animado.

O Doente Imaginário (13h15, TV Cultura) - o Teatro Rá Tim Bum apresenta o Doente Imaginário, adaptação infantil do clássico escrito no século 17 pelo dramaturgo Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Moliére. Argan, um homem rico que tem mania de doenças, acredita estar muito mal de saúde e obriga sua filha mais velha, Angélique, a se casar com o filho de seu médico, garantindo assim, um doutor na família. O rapaz, Thomaz Diaforus, apesar de ser tido como idiota, vai herdar o dinheiro do pai e está de olho na fortuna do abastado Argan. A moça, por sua vez, ama um jovem chamado Cleanto e teme que esse casamento arranjado aconteça. Com a ajuda de seu tio, Béralde, que arma um plano para salvar a sobrinha, Angélique consegue mudar a opinião de seu severo e hipocondríaco pai. Com direção de Bete Rodrigues, o elenco é formado por Marcelo Gadino (Argan), Rafael Presto (Thomaz Diaforus), Velson Souza (Cleante), Greta Antoine (Angelique), Nívio Diegues (Beralde), Veridiana Toledo, Daniela Cury e Maurício Moraes.

Os Simpsons (18h, Fox) - canal exibe oito episódios consecutivos e arrepiantes protagonizados pela família mais hilária de Springfield e do mundo.

Episódios especiais (a partir das 13h3o, Nickelodeon) - a Nick fez uma seleção com os episódios mais assustadores de suas séries para celebrar o Dia das Bruxas. Nos episódios escolhidos, Bob Esponja é o personagem que mais se assunta na Fenda do Bikini, e Zoey passa maus bocados presa em um lugar assombrado de sua escola, na série Zoey 101. Enquanto isso, Carly, Sam e Freddy da série iCarly, celebram o Halloween fazendo um webcast especial.

Roxy Hunter Halloween Horripilante (19h30, Nickelodeon) - neste quarto filme da série Roxy Hunter, a detetive mirim sai em busca de um verdadeiro vampiro da Transilvânia que está assustando os moradores da pequena cidade de Serenity Falls. Só que ela descobre que a verdade sobre o vampiro é bem diferente do que ela imaginava.

(shirley paradizo)

Da minha coleção...



O vídeo que escolhi para esta sexta de sol (pelo menos em São Paulo) apresenta os créditos finais de Tá Chovendo Hambúguer (leia sobre o animado aqui). Criado em 2D pelo estúdio Yellowshed mostra um mundo de comida e doces tão coloridos que dá água na boca! O filmete não contém spolier, por isso, se você ainda não assistiu ao filme, não precisa se preocupar que nada da história é revelado. Se quiser saber sobre o processo de produção e design do vídeo, dê uma passada no site Art Of The Title, Todd Hemker, que é co-diretor da Yellowshed. Divirta-se!

(shirley paradizo)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

De volta ao país das maravilhas

A Disney acaba de divulgar o teaser-trailer extendido de Alice no País das Maravilhas, que traz algumas cenas inéditas. A nova versão do diretor Tim Burton (de A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva-Cadáver) para o clássico conto de Lewis Carroll é, na verdade, uma "sequência" e não uma refilmagem da história original. Alice agora tem 17 anos e é convidada para uma festa da alta sociedade vitoriana, onde descobre que está prestes a ser pedida em casamento na frente de centenas de membros da aristocracia.

Contrariada com a situação, ela foge. Durante a escapada, encontra o Coelho Branco e decide segui-lo até à sua toca, caindo no País das Maravilhas, um local que ela visitou há dez anos mas não se lembrava. Lá ela conhece personagens como os irmãos gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre Maluca e o Chapeleiro Louco e participa de um jogo de cricket com a Rainha de Copas. O universo mágico é governado pela Rainha Vermelha. Para voltar a seu mundo, Alice terá de superar muitos obstáculos.

No elenco estão Johnny Depp (Chapeleiro Maluco), Helena Bonham Carter (Rainha de Copas), Anne Hathaway (Rainha Branca) e Mia Wasikowska (Alice). Alice no País das Maravilhas tem estreia prevista para 16 de abril de 2010 nas salas de cinemas brasileiras. Confira abaixo o vídeo.




(shirley paradizo)

Nos tempos do jazz

Uma das grandes estreias animadas do ano, A Princesa e o Sapo tem contado com bons investimentos da Disney em sua divulgação. Agora, o estúdio revelou mais um trailer do animado e acrescentou por esses dias novas informações no site oficial do desenho. Ambientado na lendária cidade de Nova Orleans, o berço do jazz, a animação gira em torno da princesa Tiana, uma jovem afro-americana que vive no encantador bairro francês ao lado de pais. De família pobre, a menina trabalha duro como garçonete para um dia abrir seu próprio restaurante.

Enquanto isso, o príncipe Naveen está chegando à cidade em busca de diversão. Devido a um feitiço, ele acaba sendo transformado em um sapo. A partir daí, muita confusão acontece, com Tiana virando uma rã e os dois se embrenhando pelo pântano a fim de encontrar uma velha feiticeira para que tudo volte ao normal.

Baseado em uma história original escrita pelos aclamados cineastas John Musker e Ron Clements (de A Pequena Sereia, Aladdin e Hércules), que também assinam a direção do filme, o animado marca o retorno das produções Disney utilizando a técnica clássica de animação em tradicional, em 2D. O conto de fadas ainda apresenta a primeira princesa negra do estúdio. O vencedor do Oscar Randy Newman (de Toy Story, Vida de Inseto, Monstros S.A. e Carros) está a cargo da trilha sonora.A Princesa e o Sapo será lançado nos cinemas nacionais em dezembro de 2009. Confira o vídeo abaixo.


(shirley paradizo)

TV Cultura comemora o DIA

Como já havia comentado em um post anterior, na semana passada, hoje o mundo comemora o Dia Internacional da Animação. E o Brasil não ficou de fora. 400 cidades tupiniquins fazem sua homenagem ao DIA com programações especiais, com palestras e exibições de curtas animados nacionais e estrangeiros (confira aqui se sua cidade está participando e os horários dos eventos). Para comemorar, a TV Cultura exibe um dia inteiro de animação com clássicos do gênero durante sua programação. Entre um programa e outro, por 24 horas, serão exibidos, os curtas Caquinhas Asfalto (imagem acima), Kone e Dorfe no Mundo das Alcachofras, E o Vento me Levou!, Seu Dente e meu Bico, Poeminho do Contra, Caquinhas (Ninja), O Sapo e a Mosca e Maria Flor.

No Brasil, o DIA é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e o projeto já está em sua 6ª edição. Em São Paulo, a mostra oficial será realizada na Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37), das 10h às 17h. Comemore você também!

(shirley paradizo)

Criança & TV: Atitude correta?

Pais que compraram DVDs Baby Einstein serão reembolsados pela Disney. Essa resolução, que vale apenas para os Estados Unidos, foi anunciada pela CCFC, organização que combate o consumismo infantil no país. A devolução será feita para os consumidores que adquiriram o produto nos últimos 5 anos, sendo que os pedidos de reembolso serão aceitos até 4 de março de 2010. “Não existe comprovação de que as mídias eletrônicas contribuam para a educação de crianças. Esperamos que outras companhias que também tenham produtos para bebês sigam o exemplo da Disney’, afirma em comunicado oficial a psicóloga Susan Linn, uma das fundadoras do CCFC e autora do livro Crianças do Consumo (publicado no Brasil pelo Instituto Alana).

A campanha de divulgação do Baby Einstein foi baseada nos supostos benefícios de programas televisivos voltados para bebês. Em 2006, a Federal Trade Comission, órgão do governo americano de defesa do consumidor, proibiu a Disney de continuar divulgando o produto como educativo. Uma das justificativas está no fato de que a Associação Americana de Pediatria não recomenda que crianças de até 2 anos de idade sejam expostas a programas de televisão.

Em comunicado oficial, o projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, declarou que apesar do reembolso acontecer apenas nos Estados Unidos, a medida aponta para um avanço mundial na proteção dos direitos da criança. No Brasil, os DVDs ainda são comercializados pela Disney. Mais informações sobre a resolução da CCFC (em inglês) no site.

* texto de simone tinti, publicado originalmente no site da revista crescer

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ao infinito e além!

Há algumas semanas está correndo na internet o novo trailer do aguardado Toy Story 3, a nova animação da Disney em parceira com a Pixar, foi divulgado. Na história, Andy está crescido e vai sair de casa para cursar a faculdade. Antes de seguir seu caminho, ele decide doar seus antigos brinquedos para uma creche, onde Woody e cia., terão de aguentar os novos donos e experiências atípicas. Claro que a situação vai gerar muita confusão.

O animado tem como diretor Lee Unkrich, que co-dirigiu filmes anteriores da Pixar como Procurando Nemo, Monstros S.A. e o próprio Toy Story 2. O roteiro é de Michael Arndt (de Pequena Miss Sunshine). No elenco de dubladores, estão Tom Hanks (de O Expresso Polar), Tim Allen (de Carros), Joan Cusack (de O Galinho Chicken Little), Michael Keaton (de Vozes do Além), entre outros

Toy Story 3 está agendada para chegar aos cinemas americanos em 18 de junho de 2010. Por aqui, a estreia acontece na semana seguinte, em 25 de junho. Confira o vídeo abaixo.



(shirley paradizo)

Um conto natalino

A Disney divulgou novas imagens de Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol), animação inspirada em conto clássico de Charles Dickens. Dirigido por cineasta vencedor do Oscar Robert Zemeckis, o filme foi realizado na tecnologia captura de movimentos - a mesma que o diretor usou em O Expresso Polar e A Lenda de Beowulf.

Na história, o velho e rabugento Ebenezer Scrooge (Jim Carrey, de Sim, Senhor!) começa as férias natalinas como de costume: mesquinho e de mau-humor, berrando com seu fiel assistente (Gary Oldman, de Batman - O Cavaleiro das Trevas) e com seu alegre sobrinho (Colin Firth, de Mamma Mia!).

Mas quando os fantasmas dos Natais Passado, Presente e Futuro o levam em uma surpreendente jornada e lhes mostram que ele está desperdiçando sua vida, Scrooge reluta em encarar os fatos. Mas ainda há tempo para mudar. Para isso, ele deve abrir seu coração e desfazer anos de maldades antes que seja tarde demais.

Além de interpretar o protagonista, o comediante Jim Carrey encarna outros papéis coadjuvantes como os fantasmas do Natal Presente, Passado e Futuro. Gary Oldman também interpreta outros personagens da trama, sendo visto como Jacob Marley (falecido sócio do avarento Ebenezer Scrooge), Bob Cratchit (o secretário do protagonista) e Tim (um garoto com problema nas pernas e um dos quatro filhos de Cratchit). No elenco estão ainda Bob Hoskins (de Hollywoodland - Os Bastidores da Fama), Cary Elwes (de Edison - Poder e Corrupção) e Robin Virginia Gayle Wright (de Intrigas de Estado).

Vale lembrar que essa história já foi diversas vezes contada em filmes, desenhos e até em novelas. A própria Disney já adaptou a obra em 1983, em um curta-metragem de animação protagonizado por Mickey Mouse e seus amigos.

Os Fantasmas de Scrooge está agendado para chegar nos cinemas de todo o Brasil no dia 06 de novembro de 2009, com cópias em Disney Digital 3D e Imax. Confira as imagens abaixo.


(shirley paradizo)

Estante: Diversos

Os Simpsons: 12ª temporada (R$ 139, Fox) - a família de pele amarela retorna ao DVD para mais uma rodada de humor e sátiras impagáveis. A temporada chega tardia - cerca de oito anos após sua exibição na TV -, mas não perde o encanto. Ou melhor, a piada. Além de referências à internet, aos ataques terroristas de 11 de Setembro e uma participação de Justin Timberlake na época do NSync, o disco traz episódios célebres, como aquele em que Bart, Milhouse, Nelson e Ralph formam uma boy band e outro dedicado ao Comic Book Guy (o cara que estampa o boxe). A ternura também ganha seu espaço em Springfield quando Homer fica inteligente, para a alegria de Lisa. E, como de praxe, a caixa conta com o especial de Halloween, com três histórias curtas e hilárias (leia mais sobre Os Simpsons aqui).

O Pequeno Príncipe (R$ 19,90, Paramount) - quem era criança nas décadas de 1970 e 1980, com certeza já teve ter parado na frente da TV para assistir ao adorável clássico lançado originalmente em 1974. O roteiro leva a assinatura de Alan Jay Lerner e foi inspirado em livro homônimo escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry um ano antes de sua morte, em 1944. Piloto de avião durante a Segunda Guerra, o autor assume a narrativa da história sobre um garotinho (Steven Warner) que abandona sua querida rosa em seu planeta para viver aventuras na Terra, onde conhece personagens para lá de inesquecíveis. Entre eles a enigmática Raposa, interpretada magistralmente pelo comediante Gene Wilder, e uma esperta Serpente, que ganha graça e malícia pela dança do ex-bailarino da Broadway Bob Fosse. Já as canções de Jay Lerner e Frederid Loewe dão um toque ainda mais mágico a cada cena, tanto que conseguiram uma indicação ao Oscar com Little Prince. O pequeno explorador também pode ser visto em exposição no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Deu a Louca na Branca de Neve (R$ 24,90, Focus) - nesta paródia muito bem humorada do clássico conto de fadas, a princesa Branca de Neve é uma adolescente que prefere se divertir com os amigos do que ajudar os camponeses. Quando seu pai se encanta por Lady Vain, a bruxa que pretende governar o reino, a jovem se torna uma ameaça para a malvada. Não demora para a vilã começar a espalhar boatos aos habitantes da cidade, forçando Branca de Neve a fugir. Agora, além de ajduar os Três Porquinhos e os Sete Anões, ela precisa evitar que seu pai cai nas garras de Lady Vain. Para provar que ela pode ser uma boa governante de suas terras e desmascar a bruxa, ela conta com o apoio de Munk e Mambo.

(shirley paradizo)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Destaques da semana (de 27.10 a 02.11)

Two and a Half Men (dia 27, terças, 21h, Warner, estreia) - chega ao canal a sétima temporada da série que acompanha as aventuras e desventuras de dois solteirões e seu sobrinho na badalada cidade de Malibu.

The Big Bang Theory (dia 27, terças, 21h30, Warner, estreia) - o canal apresenta a terceira temporada da série protagonizada por dois nerds gênios em física quântica, mas que têm grandes dificuldades quando precisam lidar com a vida diária na Terra, principalmente em se tratando do universo feminino.

Smallville (dia 27, terça, 22h, Warner, estreia) - nesta nona temporada, o jovem Super-Homem enfrenta novos desafios e vilões. Além disso, Clark Kent começa a usar um uniforme e se depara com uma dupla inusitada: Zan e Jayna - os Supergêmeos. Os heróis nascidos na série animada Superamigos serão interpretados por David Gallagher (de 7th Heaven) e Allison Scagliotti (de One Tree Hill).

Fringe (dia 27, terças, 23h, Warner, estreia) - a agente do FBI Olivia Dunham e seus parceiros Walter e Peter Bishop continuam suas investigações para desvendar misteriosos acontecimeentos ligados à tecnologia, manipulação genética e outras bizarrices do mundo científico.

Click (dia 28, quarta, 21h, Universal) - com Adam Sandler (de Como se Fosse a Primeira Vez), Kate Beckinsale (de Anjos da Noite - Underworld) e Christopher Walken (de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça), a comédia conta a história de Michael Newman, um viciado em trabalho que não tem tempo para a família até adquirir de um estranho vendedor um controle remoto de TV capaz de controlar acontecimentos reais, como diminuir o som do latido de seu cachorro ou adiantar os fatos da sua própria vida.

ER (dia 28, quarta, 20h, Warner) - canal exibe último episódio da série, fechando um ciclo que durou 15 anos. Com duas horas de duração, o capítulo final conta com a participação especial de Alexis Bledel (de Gilmore Girls) e Ernest Borrgnine (de A Um Passo da Eternidade) e a volta de alguns veteranos, como Noah Wyle e George Clooney.

Especial Dia Internacional da Animação (dia 28, quarta, diversos, TV Cultura) - para comemorar o DIA, o canal exibe curtas premiados entre um programa e outro, sem ordem anunciada. Por 24 horas, é possível assistir a pérolas como Caquinhas Asfalto, Kone e Dorfe no Mundo das Alcachofras, E o Vento me Levou!, Seu Dente e meu Bico, Poeminho do Contra, Caquinhas (Ninja), O Sapo e a Mosca e Maria Flor.

House (dia 29, quinta, 23h, Universal, inédito) - no segundo episódio da sexta temporada, House volta ao trabalho procurando ter um novo estilo de vida. Enquanto isso, a equipe tenta resolver o caso de um paciente que pesquisa sobre sua doença na internet. O capítulo conta com participação especial de Rick D. Wasserman (de 10 Minutos para Morrer).

Prêmio Bravo 2009 (dia 29, quinta, 23h10, TV Cultura, inédito) - canal exibe a festa de premiação da 4ª edição do Prêmio Bravo! Prime de Cultura, realizada em parceria com o Bradesco Prime e com o apoio da CPFL. Na cerimônia, serão homenageados os artistas que mais se destacaram entre agosto de 2007 e julho de 2008 nas categorias artes plásticas, cinema, teatro, dança, literatura, música popular e erudita. O evento acontece no dia 26 de outubro na Sala São Paulo.

Animania (dia 30, sexta, 19h30, TV Cultura, inédito) - enquanto Zeca 2D quer fazer animações usando um material inusitado, Seth só pensa em animar seu estômago. Nesse momento, o animador Daniel Erthal aparece e fala de suas experiências animadas Casa-Museu, Museu-Casa e Genoveve de Souza 1687, além de dar dicas de como animar com madeira, mostrando seu primeiro filme, Casa de Máquinas. Ainda nesta edição o programa exibe uma obra-prima de Wiliam Salvador, que com todo seu talento e boa dose de stop-motion provou que absolutamente tudo pode ser animado. Em Lúmem, sensacional curta do animador, o personagem principal, mesmo feito de metal, segue essa estética tão complexa. E diretamente do Mini Mundo em Gramado, a animadora Vanessa Reimond explica como animou com feltro a história de seu filme Sigmund (leia mais aqui).

Especial 35 anos de O Massacre da Serra Elétrica (dia 30, sexta, 20h, E! Entertainment Television) - o canal exibe um especial em homenagem ao filme de 1974 dirigido por Tobe Hooper, que inclui ainda entrevistas com integrantes do elenco original e o diretor Tobe Hooper.

Pela Estrada Afora (dia 31, sábado, 11h30, TV Cultura, inédito) - no episódio da semana, Cris, Júlia, Rafa e Pedro combinam um passeio de bicicleta nesta divertida história escrita por Lobato. No caminho, Pedro e Rafa se encontram com o Príncipe Encantado, que atravessou o portal mágico enquanto procurava pela Bela Adormecida. Todos o ajudam a buscar o caminho de volta para o mundo encantado, mas, antes o príncipe pede para aprender a andar de bicicleta (leia mais aqui).

Teatro Rá Tim Bum (dia 31, sábado, 13h15, TV Cultura) - o programa apresenta para as crianças o gênio da comédia francesa, Molière. A peça infantil O Doente Imaginário, adaptada especialmente para a televisão, reúne intrigas e amor na mesma trama. Argan é rico e tem mania de doenças. Mas, para economizar, o hipocondríaco quer que sua filha Angélique se case com um médico, pois desta forma poderia se consultar gratuitamente, sem ao menos precisar sair de casa. Mas Angélique apaixona-se por Cleanto e tenta mudar a opinião de seu severo pai.

Especial Dias da Bruxas (dia 31, sábado, a partir das 18h, Fox) - o canal comemora o Halloween com a exibição de oito episódios consecutivos e arrepiantes de Os Simpsons, a família mais famosa de Springfield. Na sequência, às 22h, em CineFox, os telespectadores conferem A Casa Monstro, uma produção de Steven Spielberg e Robert Zemeckis (de O Expresso Polar). Três garotos descobrem que uma casa assustadora em seu bairro tem vida própria e ataca todos que a vistam. O que eles não sabem é que sobre ela pesa uma terrível maldição que coloca em perigo suas próprias vidas.

Os Falsários (dia 31, sábado, 21h05, HBO, estreia) - durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas conduziram um projeto para inundar os Estados Unidos com dólares falsos. Na produção destas notas, estavam prisioneiros que trocavam seu talento de falsificador pela possibilidade de ficar vivo. O filme mostra o envolvimento de Salomon, um falsário que escolhe ajudar para ficar fora da cadeia, o que divide a posição de seus colegas.

Hellboy II - O Exército Dourado (dia 31, sábado, 22h, Telecine Premium, estreia) - o monstro vermelho retorna para mais um trabalho para o FBI, agora contra uma criautra fantástica que quer dominar o mundo dos humanos.

Scream Awards 2009 (dia 31, sábado, a partir das 0h25, TNT) - canal exibe com exclusividade a cerimônia de entrega dos prêmios aos melhores do ano nos campos do terror, da fantasia, da ficção científica e das histórias em quadrinhos. Este ano, o homenageado da noite é Stan Lee, que recebe o prêmio Comic-Con Icon pelo conjunto de sua obra. Criador de centenas de personagens da Marvel Comics (entre eles X-Men, Incrível Hulk, Homem de Ferro e Quarteto Fantástico), ele receberá a estatueta das mãos do ator Tobey Maguire – não por acaso, intérprete cinematográfico do Homem-Aranha, principal criação da trajetória de Lee. O mestre dos filmes de zumbis, George A. Romero (de A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos), também será homenageado com uma premiação especial Scream Mastermind Award.

Isa TKM (dia 02, segunda a sexta, 13h, Nickelodeon) - assista as aventuras de Isa e seus amigos desde o primeiro episódio. Na trama, a doce Isa Pasquali está perdidamente apaixonada por Alex. O problema é que além de ele ser o mais bonito do colégio, Alex tem uma ex-namorada chata e mimada que ainda é apaixonada por ele. Junto com sua melhor amiga Linda (Gordinha), Isa fará de tudo para conquistar seu amor e ensinar uma bela lição em sua rival. Além de conquistar o coração do amado, Isa tem outro grande sonho – ser uma estrela da música pop.

American Dreams (dia 02, segundas, 20h, Animax, estreia) - vencedora de dois Emmy, a série é um drama ambientado nos anos 60, que mostra as diferenças culturais, a revolução musical e a Guerra do Vietnã ao acompanhar a vida dos Pryor, uma família da Filadélfia.

L’Amour Fou (dia 02, segundas e terças, 22h, TCM, estreia) - Todas as segundas e terças do mês o canal exibe dois filmes franceses que tratam de atrações letais e estranhas obsessões de amor. No dia 02, os escolhidos são Morte em Veneza (1971) e Lolita (1962).

Live from Abbey Road (dia 02, segundas, 23h, Animax, estreia) - canal traz a terceira temporada da série que leva artistas consagrados ao Abbey Road, estúdio mais famoso da história da música, imortalizado pelos Beatles e cenário de gravações dos mais importantes discos de bandas como Radiohead e Coldplay.

(shirley paradizo)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Exposição: O Pequeno Príncipe

“Tu te tornas responsável por aquilo que cativas”. “Toda pessoa grande já foi criança um dia”. Quem nunca leu O Pequeno Príncipe na infância? Personagem criado pelo francês Antoine de Saint-Exupéry na década de 1940, o solitário príncipe, que vivia em um asteróide na companhia de sua rosa, conquistou o mundo todo. Hoje é considerado o livro mais traduzido do mundo depois da Bíblia e do Alcorão e não por acaso acaba de ganhar uma exposição na Oca, no parque Ibirapuera, em São Paulo.

Dedicada especialmente às crianças, a exposição, que faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil, recria o universo do Pequeno Príncipe e das viagens de avião de seu autor, que também era piloto. “A sensação é de entrar no livro. Também aproveitamos os andares e espaços livres da Oca para transmitir a ideia de um sobrevôo”, conta Felipe Tassara, cenógrafo responsável pela ambientação da exposição junto com Daniela Thomas.

Ao chegar à mostra, os visitantes são recepcionados pelo cenário de uma Paris no início do século 20, com direito até a uma pequena réplica da Torre Eiffel. Também fazem parte do cenário o avião de Saint-Exupéry, o acampamento dele no deserto, a montanha onde o Pequeno Príncipe passava horas refletindo, desenhos originais do autor, livros traduzidos em diferentes idiomas.

O espaço também conta com salas que representam trechos do livro, como o desenho da cobra que engoliu um elefante e os planetas que o personagem visitou em sua peregrinação pelo espaço, por exemplo. Especialmente para os pequenos, há uma instalação que remete ao asteróide B612 (onde vivia o personagem vivia) e que poderá ser escalada. Por fim, as crianças ainda podem desenhar um carneiro (assim como o personagem pede para o aviador na obra) e participar de contações de histórias.

Para a curadora da exposição, Sheila Dryzun, a importância do personagem está na transmissão de valores humanistas. “É uma obra supermoderna, repleta de valores como amizade e cuidado com o planeta”, diz a curadora. Com o objetivo de divulgar esses princípios, as crianças serão convidadas, no fim da visita, a escrever mensagens que gostariam de enviar a outros países do mundo.


Depois, os papéis em formato de estrelas serão “plantados” em uma árvore e farão parte do programa Passaporte do Cidadão Global. “Somos habitantes de um planeta só. E as crianças são as que têm mais noção do que é ser um cidadão do mundo; daí a ideia de fazer com que elas sejam as transmissoras de princípios de paz”, afirma Mônica Serra, fundadora da ONG Arte Sem Fronteiras, idealizadora do Passaporte. “Eu li O Pequeno Príncipe quando foi lançado, em 1946, de uma tacada só, mas continuo lendo essa obra até hoje”, diz François d´Agay, 84 anos, sobrinho do escritor e presidente da Sucession Antoine de Saint-Exupéry, associação que cuida do legado do autor.

“Convivi com meu tio até os 15 anos e sempre me lembro de como ele era imenso, mas tão doce com as crianças, além de um bom contador de histórias”, afirma d´Agay. Ele veio ao Brasil para a abertura da exposição junto com seu sobrinho, Olivier d´Agay, diretor da Sucession. “A exposição é um presente. Saint-Exupéry estaria muito feliz com o que o personagem se tornou”, afirma Olivier.

O Pequeno Príncipe

Onde: Oca - Parque do Ibirapuera, São Paulo (SP), Pavilhão Lucas Nogueira Garcez Parque - portão 3

Quando: de 22 de outubro a 20 de dezembro, de terça a sexta, das 9 às 19 horas, finais de semana e feriados, das 10 às 20 horas. A bilheteria fecha diariamente com uma hora de antecedência do término da visitação. Não abre às segundas-feiras.

Ingresso: R$ 18 e R$ 9 (meia entrada para estudantes e professores com identificação da instituição). Entrada franca para menores de 3 anos, maiores de 60 anos, público especial e grupos de escolas públicas agendados.

Telefone para informações: (11) 3034-6424 ou pelo site
www.opequenoprincipe.com

Visitas monitoradas e agendamento escolar: (11) 3883-9090 ou pelo e-mail atendimento@divertecultural.com.br

* texto de simone tinti, publicado originalmente no site da revista crescer

Reprise: A Pequena Sereia - A História de Ariel

A sereia mais famosa dos sete mares retorna para mais uma aventura. A Pequena Sereia - A História de Ariel, na verdade, é uma prequel do clássico de 1989 vencedor de dois Oscar (trilha sonora e canção original para Under the Sea), sendo ambientado antes do animado original. Ou seja, bem antes de Ariel sonhar em ter pernas e conhecer príncipe Eric. Após a morte de sua mãe,a rainha Athena, o rei Tritão, ressentido e triste, cria uma lei que proibe a música no reino de Atlântica. A jovem Ariel, porém, descobre sua paixão pelas canções em uma danceteria secreta.

Agora, ela se vê em um grande dilema: respeitar as leis do pai ou seguir seus sonhos. Com a ajuda dos amigos Sebastião e Linguado e suas seis divertidas irmãs, ela luta para convencer o pai de que ele está errado e, assim, trazer a música de volta ao reino.

Exibição: dia 23, sexta, 20h, Disney Channel

(shirley paradizo)

Estreia: Volta ao Mundo

O canal Discovery Kids lança, oficialmente, hoje sua nova campanha que tem como objetivo incentivar o espírito de exploração e inspirar as crianças a descobrirem cada vez mais sobre o planeta em que vivem. No ar até 31 de dezembro, Volta ao Mundo conta uma programação especial que inclui lançamento de séries, especiais, vinhetas e videoclipes musicais que levarão os pequenos a aprender sobre as diversidades culturais, as habilidades sociais e a importância do trabalho em equipe, enquanto curtem uma viagem cheia de novas experiências e muita diversão.

Para dar abertura à campanh, o canal exibe, durante uma semana, os episódios favoritos do público que envolvem viagens feitas pelos personagens das séries animadas Backyardigans, Hi-5 e Wow! Wow! Wubbzy!, entre outros. Este bloco será fechado com chave de ouro com a apresentação de dois especiais para lá de animados. No primeiro, Barney, Comemorando ao Redor do Mundo, o dinossauro roxo e seus amigos visitam o Brasil, o Quênia, o Japão, a Índia e a Irlanda, e têm a oportunidade de aprender sobre os costumes e a cultura desses países. Já em George, o Curioso – Sigam Aquele Macaco, o macaquinho começa sua jornada por Nova York e, depois de atravessar todo o território americano, decide integrar um elefante à sua família na Califórnia.

Volta ao Mundo também ganhou na página oficial do canal um espaço com jogos e atividades para as crianças, curiosidades, vídeos e vinhetas.

Estreia: 23, sexta, 8h e 19h, Discovery Kids

(shirley paradizo)

Da minha coleção...

Criado, escrito, dirigido e animado por David Scharf, o filmete The Forest traz uma história densa e muito bem desenvolvida, além de um visual espetacular e uma direção de arte impecável. Na história, uma menina de 12 anos vive imaginando como seria sua vida se ela pudesse morar em uma floreta mágica a fim de ficar longe de seus problemas do mundo real. Preoupado com essa situação, o pai da garota decide levá-la a um analista. Não contente com as respostas, ela acaba tomando medidas drásticas. O curta pode ser assistido com legendas em português no site oficial de seu criador.

(shirley paradizo)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sapos, príncipes e princesas

A Disney divulgou mais um belíssimo pôster de seu recente contos de fadas A Princesa e o Sapo. Dirigido pelos veteranos Ron Clements e John Musker (de A Pequena Sereia e Aladdin), o animado se passa na lendária cidade de Nova Orleans, o berço do jazz. O animado acompanha a princesa Tiana, uma jovem afro-americana que vive no encantador bairro francês ao lado de pais. De família pobre, a menina trabalha como garçonete e sonha em abrir seu próprio restaurante.

Enquanto isso, o príncipe Naveen está chegando à cidade em busca de diversão, mas acaba sendo transformado em um sapo. Tiana e o "animal" acabam se encontrando e muita confusão acontece, com a jovem virando uma rã e os dois se embrenhando pelo pântano a fim de encontrar uma velha feiticeira para que tudo volte ao normal.

Baseado em história original escrita pelos próprios Musker e Clements, o animado marca o retorno das produções Disney utilizando a técnica clássica de animação em tradicional, em 2D. O conto de fadas ainda apresenta a primeira princesa negra do estúdio. O vencedor do Oscar Randy Newman (de Toy Story, Vida de Inseto, Monstros S.A. e Carros) está a cargo da trilha sonora.

A Princesa e o Sapo será lançado nos cinemas nacionais em dezembro de 2009.

(shirley paradizo)

Novas temporadas a caminho

O canal Discovery Kids anunciou por esses dias a aquisição de novos episódios das séries animadas Peixonauta - cuja primeira temporada é exibida atualmente de segunda a sexta-feira, às 11h30 e 19h30 - e Princesas do Mar (imagem acima) - que tem sua primeira temporada exibida de segunda a sexta, às 12h30 e 18h, e sábados e domingos, às 11h. As novas temporadas dos desenhos têm previsão de estreia durante o ano de 2010.

Peixonauta conta as aventuras de um peixe que, com a ajuda de um escafandro cheio d’água, vive entre o “mundo molhado” e o “mundo seco”, revelando mistérios e buscando soluções para proteger o meio ambiente. De maneira lúdica, cada episódio trata de conceitos ligados a ecologia e sustentabilidade. O protagonista é um agente da OSTRA (Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental) e conta com a ajuda da menina Marina e do macaco Zico para solucionar mistérios e cumprir as missões a ele incumbidas.

Baseada nos livros infantis escritos pelo brasileiro Fábio Yabu, Princesas do Mar narra as aventuras de três heroínas que enfrentam todo tipo de perigo para manter o bem-estar de seus amigos marinhos e preservar o equilíbrio do meio ambiente. Na segunda temporada - que será composta por 52 episódios, com duração de 12 minutos cada -, as jovens Polvina (Reino dos Polvos), Ester (Reino das Estrelas-do-mar) e Tubarina (Reino dos Tubarões) continuarão com a missão de zelar por todas as formas de vida existentes no mar. As histórias leves e divertidas trazem lições de cidadania, sustentabilidade e ética, além de abordarem temas como a preservação dos oceanos e do planeta.

(shirley paradizo)

In memoriam: Vic Mizzy

O músico Vic Mizzy, famoso por compor a música-tema do seriado A Família Addams, na década de 1960, faleceu no último sábado, dia 17, em Los Angeles, aos 93 anos. O empresário do compositor, Jonathan Wolfson, não divulgou a causa da morte e informou apenas que Mizzy estava em sua própria residência, localizada em Bel Air, quando morreu. Natural do Brooklyn, Nova York, o pianista iniciou a carreira profissional aos 14 anos.

Nas décadas de 40 e 50, compôs músicas interpretadas por Doris Day (My Dreams Are Getting Better All the Time), Dean Martin (Choo n' Gum), e diversos outros cantores, como Perry Como e Billie Holiday. Ainda jovem, Mizzy conheceu Irving Taylor e, juntos, começaram a compor e a escrever esquetes para shows de variedades. Enquanto servia na marinaha norte-americana na Segundo Guerra Mundial, os dois escreveram várias canções de sucesso, incluindo Three Little Sisters (inserida na trilha sonora do filme Memórias de uma Gueixa, de 2005) e Take It Easy.

Mas seu trabalho mais famoso foi o tema de abertura da série de TV que acompanhava o clãs Addams. A canção, composta em 1964, consagrou-se como um dos temas mais famosos do cinema e da televisão. Mizzy não só a compôs com também cantou a música ele mesmo, e regravou três vezes, para dar a impressão de haver vários vocalistas. Foi ele ainda que dirigiu a abertura do seriado e, inclusive deu a ideia aos atores para que estalassem os dedos como se estivessem entediados. Na mesma época dos Addams, o compositor assumiu também o tema da série Green Acres, com Eva Gabor e Eddie Albert, exibida somente nos Estados Unidos.

Ainda na década de 1960, ele começou a compor músicas para filmes, tendo se destacado com Ghost and Mr. Chicken (1966) e The Reluctant Astronaut (1967), ambos do diretor Don Knotts. Entre as criações mais recentes de Mizzy, está uma música para o filme Homem-Aranha 2, incluída somente na versão em DVD do longa. Confira o vídeo de abertura da série abaixo e outras as composições de Vic Mizzy no site do músico.



(shirley paradizo)

Animação em pauta: DIA

Na semana que vem, mais precisamente no dia 28 de outubro, o planeta comemora o Dia Internacional da Animação (DIA). Nessa data, cerca de 400 cidades brasileiras participam das homenagens organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O DIA também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Em 2009, foram inscritos 126 curtas-metragens animados de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como História Trágica com um Final Feliz (português), Global Warning (australiano) e Selva (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral, O Jumento Santo e a Cidade que Acabou Antes de Começar, de William Paiva e Leo D.

A mostra foi criada em 2002 pela ASIFA em homenagem ao primeira projeção de uma animação. No dia 28 de outubro de 1982, Émile Reynaud ( (três anos antes da primeira projeção do cinematógrafo dos irmãos Lumière) fez a primeira exibição de um animado do seu teatro óptico no Museu de Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

O Brasil participa do evento desde 2004 e é organizado pela ABCA. A cada ano mais e mais cidades brasileiras aderem às comemorações. Em 2008, 150 cidades promoveram a Mostra Oficial do DIA. Em 2009, cerca de 400 municípios vão realizar o evento graças à iniciativa voluntária dos organizadores locais e dos patrocínios de entidades, empresas e programas públicos. O projeto é patrocinado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e pela Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Cultural com incentivo da Lei Rouanet. E também conta com parceria da ASIFA, que faz com que filmes os brasileiros também sejam apresentados em outros países que comemoram o DIA.

O estado de São Paulo é o recordista de cidades participantes no Brasil. Das cerca de 400 localidades brasileiras, mais de 100 são paulistas. Deste total, 66 municípios do estado vão receber o Dia Internacional da Animação pela primeira vez. Confira a programação completa no site oficial do evento, que traz informações sobre a data e as cidades e locais de todo o páis onde aconterão as mostras. Confira abaixo vídeo da animação de Émile Reynaud.


(shirley paradizo)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Amigos das palavras

O canal Discovery Kids revelou que assinou acordo para a exibição, em toda América Latina, a partir de julho de 2010, da série animada WordWorld, uma produção da CGI Multimedia e vencedora do prêmio Emmy. Com personagens e enredo lúdicos, cada episódio da animação apresenta uma história sobre o grupo maluco de WordFriends (amigos das palavras): Dog, Duck, Ant, Bear, Frog, Sheep e Pig. Juntos, eles solucionam desafios usando o poder das palavras e convidam as crianças em idade pré-escolar a se juntarem a eles em suas aventuras. As palavras são cruciais no desenrolar das tramas e fazem com que os pequenos se familiarizem com os novos sons e o vocabulário de forma divertida.

WordWorld foi lançado pelo PBS Kids em setembro de 2007. O programa hoje é transmitido para 22 países, alcançando mais de nove milhões de espectadores em todo o mundo. A atração também já foi adaptado para três línguas (inglês, francês e cantonês).


(shirley paradizo)

Os esquilos cantores

Foi divulgado novo trailer de Alvin e os Esquilos 2 (Alvin and the Chipmunks: The Squeakuel), com várias cenas inéditas. Novamente o filme acompanha os três esquilos cantores Alvin, Simon e Theodore, e Dave Seville, o agente e pai do trio. Nesta sequência, novos personagem vão dar as caras como um trio de comapanheiras para os protagonistas. As "meninas" serão dublados por dubladas por Anna Faris (de A Casa das Coelinhas), Christina Applegate (de Sobrevivendo ao Natal) e Amy Poehler (de Monstros vs. Alienígenas).

Inspirado no desenho animado Os Pestinhas, da década de 1980, o primeiro longa-metragem de Alvin e os Esquilos (2006) foi um grande sucessso nas bilheterias americanas, alcançando a marca de mais de US$ 200 milhões. Os personagens, na verdade, foram criados nos anos 50 por Ross Bagdasarian, que os lançou como "intérpretes" das canções Witch Doctor e Chipmunk Song.

Todo o elenco original volta para a continuação, incluindo o elenco de vozes dos esquilos. Jason Lee (de A Casa Monstro) volta a viver Dave Seville e Zachary Levi, o divertido protagonista da série de TV Chuck, também está no elenco. Betty Thomas (de Todas contra John) substitui Tim Hill na direção do longa.

Alvin e os Esquilos 2 está previsto para estrear nas salas brasileiras em 8 de janeiro de 2010. Confira o trailer abaixo.




(shirley paradizo)

Novas animações a caminho

A Blue Sky, responsável pelas animações A Era do Gelo, anunciou recentemente que vai se unir à Electronic Arts para transformar o jogo Spore (imagem acima) em um longa-metragem animado. De acordo com informações divulgadas, o filme será dirigido por Chris Wedge (de A Era do Gelo) e roteirizado por Greg Erb e Jason Oremland (de A Princesa e o Sapo). Lançado no final de 2008, o game que virou febre permite que os jogadores façam suas próprias criaturas e mundos e os compartilhem com outras pessoas.

Além da adaptação de Spore, o estúdio também está desenvolvendo outros projetos animados. Um deles é Leaf Men, que tem história inspirada de um livro infantil do escritor William Joyce e é sobre uma tropa de formigas que tenta salvar um jardim tendo de enfrentar uma maligna rainha aranha. As formigas acabam chamando os lendários Leaf Men (homens-folha) para ajudá-las. Os direitos sobre a obra estavam sendo disputados pelo estúdio da Fox e pela Pixar há algum tempo. Outro desenho na lista da Blue Sky é Rio, que será assinada pelo brasileiro Carlos Saldanha e terá ambientação no Rio de Janeiro.

(shirley paradizo)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Destaques da semana (de 20.10 a 26.10)

(legenda: toot & puddle)

Mundo Cultura da Discovery (dia 20, terça, 20h, TV Cultura, inédito) - Discovery Atlas: Itália acompanhou, durante um ano, oito grupos de pessoas, suas vidas, seus amores, alegrias e tristezas, que exemplificam o que é ser um verdadeiro italiano. A Itália é um país de contrastes que se estende dos Alpes gelados até a ensolarada e semidesértica Sicília. É uma nação com 2000 anos de história, que foi unificada há apenas um século. Um país entre suas fortes tradições católicas e as rápidas mudanças que marcam o século 21.

Estrada para Perdição (dia 20, terça, 22h, Megapix) - o diretor Sam Mendes leva às telas a história de um garoto de 11 anos que vê seu pai como um grande herói. Mas, na verdade, ele é o mais perigoso assassino da máfia. Por acidente, o garoto assiste a uma execução e coloca em risco toda a sua família. Com Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law, Jennifer Jason Leigh e Stanley Tucci.

A História da Pixar (dia 21, quarta, 18h, HBO Family) - nos anos 1980, um grupo de pioneiros combinou sua habilidade, arte e ciência para criar a Pixar, empresa de filmes em 3D. O documentário traz entrevistas com diretores e atores que trabalharam em seus projetos (leia mais aqui).


A Verdade sobre a Maconha (dia 21, quarta, 21h, GNT, estreia) – o especialista em vícios, Dr. John Marsden, descobre que a ciência moderna está começando a encontrar respostas para as mais diversas dúvidas sobre a maconha, incluisve seu efeito terapêutico. Ele também se encontra com pessoas que mudaram drasticamente por causa da droga, de maneiras diferentes: aqueles cujas vidas foram destruídas, e outros que se renovaram.

Pokemón 3 - O Feitiço de Unown (dia 21, 22h45 quarta, HBO Family) - a pequena Molly perde o pai numa escavação sobre os Unown. Sozinha e à mercê do perigo, os Unown comovem-se com a história e começam a realizar os desejos da menina. Entre outros pedidos, eles criam um Entei imaginário para ser o pai de Molly. Os problemas começam quando, a cada desejo realizado, parte da mansão se torna cristal e, mais tarde a cidade. A menina começa a perder a noção de real e imaginário e pede a mãe de Ash para si. A missão de Ash é resgatar sua mãe e salvar Molly, com a ajuda de seus amigos e de Pikachu.

Batman do Futuro - O Retorno do Coringa (dia 22, quinta, 17h15, MaxPrime) - enquanto busca descobrir os segredos por trás do Coringa, Terry McGinnis, o novo Batman, descobre também a verdade por trás do maior mistério da carreira do Batman original: a verdadeira história em que Bruce Wayne e o Coringa se enfrentaram pela última vez. Mas quando o Coringa retorna à ativa e quase mata Wayne, é hora do novo Batman vingar seu mentor e acabar de uma vez por todas com a ameaça do palhaço. assassino.

iCarly: Meu Namorado Bad Boy (dia 22, quinta, 20h, Nickelodeon, estreia) - o vizinho dos Shay Griffin está causando muita confusão. Depois de descobrir que ele foi que roubou sua moto nova, Spencer surpreende Carly beijando o jovem bad boy no sofá da sala. Isso é o motivo para que Carly fique de castigo e seja proibida de ver o novo namorado. Enquanto isso, Sam está às voltas com um estranho monstro que mora em seu prato de sopa.

The Vampire Diaries (dia 22, quinta, 21h, Warner, estreia) - Baseada na obra literária de L.J. Smith retrata a vida de Elena, uma adolescente órfã que, ainda abalada pela recente morte dos seus pais, deixa-se apaixonar por um colega que conhece no primeiro dia de aula. É que ele entende a sua dor. Ele sabe o que dizer para tranqüilizá-la. Ele leva consigo um ar de mistério e é dono de uma beleza capaz de seduzir homens e mulheres. Ele se chama Stefan e é um vampiro. Os dois acabam se apaixonando. Mas, entre eles, surge Damon, irmão de Stefan, que além de promover o terror no povoado de Mystic Falls, quer Elena para si.

Clássicos (dia 22, quinta, 22h, TV Cultura, inédito) - o programa leva ao ar o espetáculo Kodo, da temporada 2008 da Sociedade de Cultura Artística. Gravado com exclusividade pela TV Cultura em novembro do ano passado, Kodo, além de significar batida do coração ou crianças no tambor, é o nome de um grupo de percussão japonês composto por 14 músicos, que surgiu em 1981. Além de explorar as ilimitadas possibilidades do taiko, enorme tambor tradicional japonês, os integrantes do Kodo – Percussão do Japão tocam instrumentos como o fue (tipo de flauta) e o shamisen (cordas). Também cantam e dançam. As seis apresentações no Teatro Alfa, as duas primeiras com ingressos esgotados, fecham essa temporada.

O Mundo sem Ninguém: Condenado e Enterrado (dia 22, quinta, 22h, The History Cahnnel, inédito) - o destino dos tesouros humanos parece perdido. O Cofre Mundial de Sementes na Noruega, a Mona Lisa em Paris, a Declaração da Independência nos Estados Unidos… Todas as grandes obras da humanidade começarão a desaparecer sob as forças da natureza.

Supernatural (dia 22, quinta, 22h, Warner, estreia) - a saga dos irmãos Winchester continua nesta quinta temporada. O surgimento de Lúcifer prenuncia o Apocalipse, mas será que os caçadores vão conseguir impedir o fim do mundo? O ano vai contar com a participação especial de Paris Hilton.

House (dia 22, quinta, 23h, Universal Channel, estreia) - chega a sexta temporada que acompanha o médico mais mal-humorado e brilhante do planeta. Neste ano, Dr. House está lidando com sua internação em uma clínica psiquiátrica para tratar suas alucinações, mas declara a seu médico que quer ir embora. Apesar de participar de um grupo de apoio, House não se convence a respeito da necessidade de sua internação e faz de tudo para conseguir fugir, pedindo inclusive ajuda a Wilson. Fique atento: o episódio de estreia terá duas horas de duração e será exibido a partir das 22h.

Volta ao Mundo em 7 Dias (dia 23, sexta, 8h e 19h, Discovery Kids, estreia) - como parte da nova campanha, o canal apresenta um especial de uma semana de duração com os episódios favoritos do público que envolvem viagens feitas pelos personagens das séries Backyardigans, Hi-5 e Wow! Wow! Wubbzy!, entre outros. O bloco termina com dois episódios especiais. No primeiro, Barney, Comemorando ao Redor do Mundo, o dinossauro e seus amigos visitam o Brasil, Quênia, Japão, a Índia e a Irlanda, e têm a oportunidade de aprender sobre os costumes e culturas desses países. Já no segundo, George o Curioso – Sigam Aquele Macaco, o macaquinho começa sua jornada por Nova York e, depois de atravessar todo o território americano, decide integrar um elefante à sua família na Califórnia.

Animania (dia 23, sexta, 19h30, TV Cultura, inédito) - Zeca 2D conversa com Aline Coelho e Leonardo Boechat sobre um grande animador brasileiro, Fernando Perazzo, autor do filme Gain Pana e a Origem da Pupuaneira, uma lenda indígena animada. Ainda no programa, Renan de Moraes dá dicas de como construir um índio em terceira dimensão. Zeca fala também com Leonardo Cadaval, que mostra seu surpreendente filme Pajerama, em que um índio se confronta com elementos de uma cidade grande. No quadro Catavento, os animadores Maurício Squarisi e Wilson Lazzaretti relatam suas experiências em oficinas com os índios e mostram o filme Wirandé, com participação dos índios no Xingú (leia mais aqui).


A Pequena Sereia - A História de Ariel (dia 23, sexta, 20h, Disney Channel) - a animação mostra os tempos em que Ariel era criança, antes de conhecer o príncipe Eric e conseguir andar em terra firme. Naquela época, a música foi proibida em Atlântica e Ariel tenta trazer as canções de volta para o reino, com a ajuda dos amigos Sebastião e Linguado e de suas seis divertidas irmãs.

Credicard Destino Brasil Cinema (dia 23, sexta, 21h, Canal Brasil, estreia) - com apresentação de Guilhermina Guinle a série traça um panorama da diversidade cinematográfica em 13 cidades brasileiras.

Segurança Nacional (dia 23, sexta, 21h, Universal) - na comédia, Hank Rafferty (Steve Zahn) é um policial de Los Angeles que viu seu parceiro morrer em ação enquanto Earl Montgomery (Martin Lawrence) foi rejeitado pela Polícia de Los Angeles. Logo após o enterro de seu parceiro, Hank suspeita que Earl esteja roubando um carro. Os dois começam a discutir, a após uma grande confusão, Hank acaba expulso da Polícia e com uma pena de seis meses. Ao sair da prisão, Hank começa a trabalhar como segurança de uma empresa, e por coincidência reencontra Earl. E por acaso, os dois acabam descobrindo um esquema de roubo e contrabando de materiais sofisticados.

Teatro Rá Tim Bum (dia 24, sábado, 13h15, TV Cultura, inédito) - com direção de Bete Rodrigues, o espetáculo infantil Viva Feliz e Contente, Transforme Pedra em Gente conta a história do ex-mágico Sr. Gervásio (dono de um circo, juntamente com Malvina, sua ex- assistente) e seus atrapalhados funcionários Carioca e Dorotéia. Depois que a televisão foi inventada, o Circo Pararatimbum passa a ser cada vez menos frequentado pelo público. Para não entrar em falência, o dono começa a contratar as mais diversas atrações, incluindo até uma cantora de ópera. No entanto, Malvina sempre procura um jeito de atrapalhar os planos de Gervásio.

De Onde Viemos - Evolução, a Festa da Vida (dia 24, sábado, 18h, TV Cultura, inédito) - a atração, comandada pelos jovens apresentadores Vinicius Canisso e Bruna Aucar, mostra as aplicações e implicações da teoria da evolução nas ciências biológicas, ambientais e sociais, na medicina, na produção de alimentos e na busca de um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável para a humanidade. Cada episódio conta com a participação de cientistas brasileiros, uma atração musical e plateia de estudantes de vários estados diferentes.

Toy Story 2 (dia 24, sábado, 20h, Disney Channel) - nesta segunda aventura, Woody tenta salvar um brinquedo que acaba indo parar em um bazar de usados e é sequestrado por um colecionador de brinquedos que pretende vendê-lo a um museu japonês. Na casa do vilão, ele descobre que foi o protagonista de um famoso seriado da TV de décadas atrás e conhece os demais integrantes de sua coleção. Enquanto isso, os demais brinquedos, liderador por Buzz Lightyear, partem em uma atrapalhada operação de resgate.

Zohan - O Agente Bom de Corte (dia 24, sábabo, 21h, HBO, estreia) - um agente do alto comando militar de Israel finge sua própria morte para realizar seu grande sonho: virar cabeleireiro em Nova York. Apesar de ele querer deixar para trás o passado, descobre que não é tão fácil assim escapar das suas raízes. Enquanto velhos e novos inimigos tentam destruí-lo, todos vão acabar aprendendo uma mesma lição: ninguém deve se meter com Zohan.

Lenda Urbana 3: A Vingança de Mary (dia 24, sábado, 22h, People+Arts) - em uma noite de formatura, um trio de amigas de colégio recita um encantamento, libertando um mau espírito do passado com consequências mortais. Naquela mesma noite, as garotas são raptadas por uma gangue da escola. Depois de resgatadas, seus molestadores recebem suas justas punições, morrendo um a um em uma reação em cadeia de crimes horripilantes, cada um com algum estilo de lenda urbana.

A Era do Gelo 2 (dia 24, sábado, 22h, Fox) - a era glacial está chegando ao fim e, com isso, surge em todo lugar gêiseres e verdadeiros parques aquáticos. O mamute Manfred, o tigre Diego e o bicho-preguiça Sid logo descobrem que toneladas de gelo estão prestes a derreter, o que inundaria o vale em que vivem. Com isso, o trio de amigos precisa correr para avisar a todos do perigo e ainda encontrar um local em que não corram riscos (leia entrevista com diretor do animado aqui).


Caminhoneiros do Gelo (dia 24, sábado, 22h, The History Channel, inédito) - neste episódio da nova temporada, uma terrível tempestade desaba e o tráfego na estrada de gelo fica congelado. Se os pneus não rodam, o dinheiro tampouco. George, Tim e Lisa buscam refúgio em Coldfoot, a única parada de caminhoneiros no caminho. Jack Jesse desafia o clima e sai para vencer o percurso. Alex enfrenta problemas mecânicos, enquanto Hugh não consegue dominar seu caminhão Carlile. Quando George e Tim chegam a Paso Atigun, a neve e o gelo tornam o caminho mais perigoso do que nunca. E a situação piora quando Lisa chega, pois desaba uma nova tempestade que deixa a estrada com visibilidade zero.

Carga Explosiva 3 (dia 24, sábado, 22h, Telecine Premium, estreia) - Frank Martin mais uma vez tem de levar uma carga especial para seu destino. No caminho, ele se envolve em uma situação misteriosa em torno de um cargueiro que freta lixo tóxico.

A'Uwe (dia 25, domingo, 18h, TV Cultura, inédito) - apresentado pelo ator Marcos Palmeira, o programa desta semana exibe a primeira parte do documentário Crianças da Amazônia, uma produção americana da brasileira Denise Zmekhol. A cineasta revisita a Amazônia para encontrar os índios Suruí e Negarote que, quinze anos antes, foram fotografados por ela. A jornada conta também a história do que aconteceu depois que uma rodovia foi construída no coração da floresta.

Os Feiticeiros de Waverly Place: O Filme (dia 25, domingo, 20h, Disney Channel, estreia) -protagonizado por Selena Gomez, David Henrie Jake T. Austin e Jennifer Stone essa comédia de aventura é baseada na série homônima grande sucesso. A família Russo viaja para um Resort no Caribe, onde Jerry e Theresa se conheceram. Alex não está muito feliz em acompanhar sua família nesta viagem e cria um feitiço que volta no tempo e modifica o primeiro encontro de seus pais, colocando em perigo a existência da família Russo.

Faixa Musical: Tecnomacumba – A Tempo e ao Vivo (dia 25, domingo, 21h, Canal Brasil, estreia) - gravado pelo Canal Brasil em parceria com a Manaxica Produções, o espetáculo da cantora Rita Ribeiro reúne o que há de melhor em seu repertório. Direção de Wagner Vieira.

Mad Detective (dia 26, segunda, 22h15, Max Prime, estreia) - o detetive Bun (Lau Ching-wan) usa somente sua intuição para descobrir crimes e despreza o pensamento racional. Quando é despedido, um jovem detetive lhe pede ajuda para desvendar um caso complicado que envolve a morte de um polícia pelo próprio colega.

Gossip Girl (dia 25, domingo, 23h, Warner, estreia) - chega a vez dos jovens da elite de Manhattan estrearem a terceira temporada da série, que conta com a presença de Hillary Duff e Tyra Banks.

Toot & Puddle (dia 26, segunda a sexta, 8h e 16h, Discovery Kids, estreia) - a série animada narra as peripécias de dois curiosos amigos. Toot é um porquinho aventureiro que ama viajar e encontrar novos desafios em seu caminho. Puddle é um explorador que, apesar do gosto por lugares inusitados, prefere experimentar novas situações no quintal da sua casa. A série aproveita a curiosidade natural das crianças para aguçar nelas o espírito desbravador, manifeste-se ele dentro ou fora de suas casas.

Cowboy Bebop (dia 26, segunda, 21h, Animax, estreia) - o animê se passa em Marte, dias antes da Festa do Dia das Bruxas de 2071. Vilões explodem um caminhão e espalham um vírus que mata centenas de vítimas. Temendo um ataque bioquímico ainda mais devastador, uma recompensa astronômica é oferecida pela captura da pessoa responsável pela destruição. Na espaçonave Bepop, Spike e sua tripulação de mercenários estão entediados e sem dinheiro e decidem entrar na corrida para caçar o vilão.

Cold Case (dia 26, segunda, 21h, Warner, estreia) - a sétima temporada continua a acompanhar Lily Rush e sua luta para desvendar os casos arquivados do passado. No primeiro episódio do ano, o tempo volta para 1966, com o desaparecimento de uma mulher em um transatlântico.

The Mentalist (dia 26, segunda, 22h, Warner, estreia) - no primeiro episódio da segunda temporada, Patrick e Teresa são surpreendido ao descobrirem que a investigação de um serial killer sai de suas mãos e passou para a equipe do CBI (California Bureau Investigation). Agora eles tem de lutar para recuperar o caso.

Mutum (dia 26, segunda, 22h, Canal Brasil, estreia) - baseado na história de Miguilim, da novela Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa, o filme de Sandra Kogut revela o mundo nebuloso dos adultos através do olhar de um menino de dez anos. No elenco, João Miguel e Izadora Fernandes, dentre outros.

Quando um Estranho Chama (dia 26, segunda, 22h, AXN) - Jill Johnson é uma estudante colegial, que trabalha como babá nas horas vagas. Em uma remota casa no topo de uma colina, ela passa mais uma noite cuidando de crianças. Quando os pequenos dormem, ela tranca as portas e liga o alarme. Mas, uma série de telefonemas começa a atormentá-la. O medo começa a dominá-la quando o estranho dá indícios de que conhece seus movimentos. Ela liga para a polícia, que rastreia as chamadas e descobre que estão vindo da própria casa. Assim, ela precisa pensar em um plano eficaz para deter o desconhecido e se proteger. No elenco, Camilla Belle, Tommy Flanagan e Tessa Thompson.

Warehouse 13 (dia 26, segunda, 23h, Warner, estreia) - a série gira em torno dos agentes do Serviço Secreto Pete Lattimer e Myka Bering que, após salvarem o presidente dos EUA, foram designados para cuidar de um armazém secreto que esconde todo tipo de aparelhos estranhos, relíquias misteriosas, objetos fantásticos e evidências de fatos sobrenaturais. Agora, o estranho casal vai viajar por todo o país à procura de peças ou atividades paranormais que estejam faltando naquela coleção.

(shirley paradizo)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Estreia: Monstros S.A.

Chega ao Disney XD a animação Monstros S.A., sucesso de bilheteria e crítica. Produzido pela Disney e a Pixar, o animado combina efeitos especiais impecáveis a uma história cheia de humor e, porque não, terror. Sulley e Mike são dois simpáticos monstros que trabalham em uma empresa que capta os gritos das crianças, principal fonte de energia da cidade Monstrópolis. Para isso, eles atravessam portas que saem diretamente nos quartos dos pequenos e lhes dão um grande susto... Mas nem todas as crianças de hoje têm medo de bicho-papão. Uma delas é a pequena Boo, que se encanta com Sulley e Mike e acaba parando na cidade dos monstros. O que se torna um enorme problema para a dupla (leia mais aqui).

Após o animado, o canal exibe o curta da Sony vencedor do Oscar, The Chubb Chubbs, sobre um zelador de uma boate para alienígenas, que finalmente realiza seu sonho de se tornar cantor com a ajuda de novos amigos bem estranhos.

Exibição: dia 17, sábado, 15h, Disney XD

(shirley paradizo)

Estreia: Zero

Para encerrar a programação especial da Semana da Criança com chave de ouro, a TV Cultura exibe, amanhã, no Teatro Rá Tim Bum, peça inédita inspirada no conto O Rouxinol e o Imperador, do poeta e escritor Hans Christian Andersen. Em Zero, a criançada vai conhecer um mundo completamente diferente governado pelo Sr. Z, um velho resmungão e chato que passou a infância sem poder brincar e se divertir porque lhe diziam que isso tudo era uma grande bobagem.

Agora o Sr. Z manda em todas as pessoas e ordena que as coisas mais simples da vida, como o nascer e o pôr-do-sol, aconteçam na hora em que ele deseja. Para isso, seu empregado, o Fulano, criou um céu ensolarado e um anoitecer com estrelas e nevoeiro, que podem ser acionados com o toque de um botão. Tudo para satisfazer os desejos do patrão. Até que um dia, Sr. Z fica sabendo da existência de um rouxinol que canta maravilhosamente bem e ordena que peguem o pássaro para ele. E assim é feito. Porém, Fulano decide soltar a ave, o que deixa Z muito triste e doente.

Exibição: dia 17, sábado, 13h15, TV Cultura

(shirley paradizo)

Estreia: Pela Estrada Afora

Crianças hoje, motoristas em potencial amanhã. Pensando nisso, a TV Cultura estreia nova série com informações e dicas de trânsito para a garatoda - e, de tabela, para os pais -, de forma educativa e sempre com histórias inspiradas em contos de fadas. No primeiro episódio de Pela Estrada Afora, o tema abordado é o uso do cinto de segurança por todos os passageiros e tem como base a fábula Pedro e o Lobo, na qual o escritor Monteiro Lobato cria uma nova história a partir das trapalhadas do Lobo Mau.

Ao fugir dos caçadores da floresta, o Lobo atravessa o portal mágico que divide o mundo das fantasias do real e cai em uma armadilha montada pelos garotos Rafa e Pedro. Ao perceber o ocorrido, os meninos levam o Lobo de volta ao portal, em um carro conduzido pela mãe de Pedro. Durante o trajeto, eles ensinam sobre a importância do uso do cinto de segurança, mostrando ao personagem como se comportar corretamente no trânsito.

Em parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Pela Estrada Afora vai envolver o cotidiano das crianças no trânsito: a forma correta de atravessar uma faixa de pedestres, atenção aos sinais, andar de bicicleta, transporte coletivo, cidadania, brincadeiras nas vias públicas, entre outras informações voltadas à prevenção de acidentes.

Exibição: dia 17, sábados, 11h30, TV Cultura

(shirley paradizo)