segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pequeno príncipe em nova versão?

Um piloto precisa fazer um pouso forçado no meio do deserto do Saara. Enquanto tenta resolver o problema, ele adormece e é acordado subitamente por um menino de cabelos dourados que, sem a menor cerimônia, lhe pede para desenhar um carneiro. A partir dai, relato das fantasia e dos sonhos de uma criança como todas as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade. Assim é O Pequeno Príncipe. Agora esse clássico da literatura mundial escrito por Antoine de Saint-Exupéry e publicado originalmente em 1943 vai ganhar nova versão. Bem na verdade parece que serão mais de uma. Alguns sites deram a notícia de uma nova série animada digital feita para a TV com estreia prevista nas telinhas francesas e em outros 80 países no final de dezembro. O desenho foi batizado de Le Petit Prince - La Planète du Temps.

Nele, de acordo com a agência de notícias EFE, o menino do planeta B-612 enfrentará monstros imaginários. Foi feita ainda uma verdadeira revolução no personagem, desde sua aparência, que ficou mais próxima da adolescência que da infância, até seu companheiro: no desenho, a raposa será seu alter ego cômico. Olivier d'Agay, sobrinho do escritor e presidente da empresa que administra seu legado, argumenta que a mudança é necessária para colocar o desenho mais próximo dos tempos atuais. Caso contrário, ele ficará apagado diante dos novos heróis da literatura e condenado a ser uma obra mais conhecida pelos adultos do que pelas crianças. "Queríamos que O Pequeno Príncipe tivesse olhos grandes, como os personagens do mangá e - por que não? - vê-lo lutar ou fazer kung fu", conta.

Também li outra notícia dizendo sobre um novo filme para o cinema em formato 3D e dirigido por Mark Osborne (de Kung Fu Panda), com previsão de estreia em 2014. O site americano especializado em cinema IMDB já deu um espaço para essa nova animação, mas sem sinopse nem qualquer outra informação. Desculpem, mas não sei dizer com certeza se são duas produções distintas ou se as informações acabaram truncadas no meio do caminho - prometo resolver esse enigma em breve, pois nesse exato momento confesso que fui vencida pela e já não consigo mais pensar com clareza!


Seja como for, essa cultuada história já ganhou diversas versões para os cinemas, sendo a mais significativa delas a de 1974, dirigida por por Stanley Donen e estrelada por Richard Kiley, Steven Warner e Gene Wilder. O filme recebeu indicações ao Oscar nas categorias melhor canção (Little Prince) e trilha sonora. Confira abaixo um video da série animada (e não do filme!).

In Memoriam: Adeus, Leslie Nielsen!

"O ator Leslie Nielsen morreu neste domingo (28) aos 84 anos em um hospital de Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida. O canadense teria morrido de complicações devido a uma pneumonia." Esta foi a manchete com a qual me deparei assim que abri a internet hoje cedo. Nielsen não tem ligação nenhuma com animação, mas eu não poderia deixar de prestar minha homenagem a esse grande ator das comédias. Apesar de não ter seu trabalho reconhecido pela Academia, era um ator adorado por muitos. Diferente dos comediantes da atualiade, ele nos fazia rir sem o menor esforço. Bastava estar em cena!

Nascido em Regina em 11 de fevereiro de 1926, Nielsen apareceu em mais de 100 filmes e centenas de programas de televisão ao longo de sua carreira, normalmente em papéis de vilão. O Intocáveis, Alfred Hitchcock Apresenta, O Fugitivo, Viagem ao Fundo do Mar, Dr. Kildare, Bonanza, Gunsmoke, Mash, São Francisco Urgente, Havaí 5-0, Columbo foram algumas das séries em que participou. Ao chegar em Hollywood, em meados da década de 1950, chamou a a atenção com sua pinta de galã e logo começou a a aparecer em filmes dramáticos como O planeta Proibido (1956) e O Destino do Poseidon (1972).

A veia cômica, no entanto, falou mais alto e ele explodiu no sucesso mundial Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! (1980), de Jim Abrahams e dos irmãos Jerry e David Zucker. A partir daí, passou a protagonizar uma infinidade de comédias, entre elas Corra Que a Polícia Vem Aí, Drácula Morto - Mas Feliz, Todo Mundo em Pânico 3 e 4 e Mr. Magoo.

O site da revista Entertainment Weekly também fez sua homenagem e postou uma série de vídeos dos filmes protagonizados por Nielsen. Confira
aqui.

sábado, 27 de novembro de 2010

Kung Fu Panda em trailer dublado

Por esses dias, a DreamWorks divulgou trailer dublado Kung Fu Panda 2: The Kaboom of Doom. Na continuação, o urso Po se junta a um novo grupo de mestres de Kung Fu para destruir um antigo inimigo com uma nova arma mortal. No elenco de vozes, Jack Black (de Rebobine, Por Favor), Angelina Jolie (de Salt), Seth Rogen (de Tá Rindo do Quê? e Monstros vs. Alienígenas), Dustin Hoffman (de Tinha de Ser Você), Jackie Chan (de Karatê Kid), Gary Oldman (de O Livro de Eli) e Lucy Liu (de As Panteras). Já a versão dublada vai contar com Lúcio Mauro Filho (Po), Juliana Paes (Mestre Tigresa), Priscila Amorim (Mestre Víbora), Ricardo Scnetzer (Mestre Macaco), Marco Ribeiro (Mestre Louva-a-Deus), Pietro Mário (Sr. Ping), entre muitos outros.

Kung Fu Panda 2: The Kaboom of Doom tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 10 de junho de 2011. Confira o trailer abaixo.

Da minha coleção...



Divertíssima e muito bem realizada versão de Ale Machado para O Fantasma da Ópera. Os porões do Teatro Municipal abrigam uma misteriosa e deformada criatura. Apaixonado pela música, ele se encanta ao ouvir Cristine Dae interpretar a ária de Fosca, do brasileiro Carlos Gomes. Mas qual é a linha que divide a admiração e a inveja? Não contendo seus impulsos o Fantasma decide eliminar a soprana e faz questão de que isso aconteça na frente de uma platéia lotada. E ele faz de tudo, mas sempre se dá mal até o final inesperado! O filmete com um pouco mais de 5 minutos participou do Anima Mundi em 2004 e arrebatou diversos prêmios Brasil afora, entre eles os de Melhor Animação no Festival de Cinema de Belém e no Festival de Cinema de Maringá. Vale o clique.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Disney celebra a marca de 50 animações

Com o lançamento de Enrolados nas salas americanas, a Walt Disney Animation Studios alcançou a marca de 50 filmes animados produzidos para o cinema. Para celebrar a ocasião tão especial, o estúdio liberou um vídeo em homenagem ao feito, com trechos das 50 animações. Enrolados é inspirado no clássico Rapunzel, dos irmãos Grimm, e acompanha uma dupla nada convencional. Na história, o mais procurado e charmoso bandido do reino, Flynn Rider (Zachary Levi) encontra, por acaso, Rapunzel (Mandy Moore) ao se esconder em uma misteriosa torre. A moça, uma bela e mal-humorada adolescente com um cabelão de 21 metros de comprimento, está presa no local há 18 anos. Juntos, os dois partem em uma fuga repleta de ação e muita diversão ao lado de um cavalo policial, um camaleão superprotetor e um bando de criminosos beberrões.

Com direção de Nathan Greno e Byron Howard (de Bolt: Supercão), o filme tem trilha sonora assinada pelos compositores Alan Menken (vencedor de oito Prêmios da Academia, criador das mágicas canções de vários clássicos animados da Walt Disney Pictures, como A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Aladdin, Pocahontas entre outros) e Glenn Slater (trabalhou ao lado de Menken em Nem Que a Vaca Tussa e nos musicais da Broadway Mudança de Hábito e A Pequena Sereia).

Enrolados está previsto para estrear nos cinemas nacioanis em 07 de janeiro de 2011. Confira a lista dos animados Disney e o vídeo comemorativo abaixo.

2 - Pinóquio (1940)
3 - Fantasia (1940)
4 - Dumbo (1941)
5 - Bambi (1942)
6 - Alô Amigos (1943)
7 - Você Já Foi à Bahia? (1945)
8 - Música, Maestro! (1946)
9 - Como É Bom se Divertir (1947)
10 - Tempo de Melodia (1948)
11 - As Aventuras de Ichabod e o Sr. Sapo (1949)
12 - Cinderela (1950)
13 - Alice no País das Maravilhas (1951)
14 - Peter Pan (1953)
15 - A Dama e o Vagabundo (1955)
16 - A Bela Adormecida (1959)
17 - 101 Dálmatas (1961)
18 - A Espada Era a Lei (1963)
19 - Mogli, o Menino Lobo (1967)
20 - Aristogatas (1970)
21 - Robin Hood (1973)
22 - Puff - O Ursinho Guloso (1977)
23 - Bernardo e Bianca (1977)
24 - O Cão e a Raposa (1981)
25 - O Caldeirão Mágico (1985)
26 - As Peripécias do Ratinho Detetive (1986)
27 - Oliver e sua Turma (1988)
28 - A Pequena Sereia (1989)
29 - Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (1990)
30 - A Bela e a Fera (1991)
31 - Aladdin (1992)
32 - O Rei Leão (1994)
33 - Pocahontas (1995)
34 - O Corcunda de Notre Dame (1996)
35 - Hércules (1997)
36 - Mulan (1998)
37 - Tarzan (1999)
38 - Fantasia 2000 (2000)
39 - Dinossauros (2000)
40 - A Nova Onda do Imperador (2000)
42 - Lilo & Stitch (2002)
43 - O Planeta do Tesouro (2002)
44 - Irmão Urso (2003)
46 - O Galinho Chicken Little (2005)
48 - Bolt - Supercão (2008)
50 - Enrolados (2010)

Avatar estreia na televisão

Se você não assistiu a Avatar nos cinemas, esta é a sua chance de entrar no fantástico mundo criado pelo diretor James Cameron (de Titanic). O Telecine Premium exibe, amanhã, dia 27, às 22h, esse grande sucesso cinematográfico que conta a história de mundo habitado por seres azuis que tem de enfrentar uma grande ameaça quando uma empresa da Terra resolve explorar seu planeta. A única salvação dos humanóides é Jake Sully. Depois de ficar paraplégico após um combate, ele é selecionado para participar do programa para participar do programa Avatar em substituição a seu falecido irmão. Jake, então, viaja a Pandora, uma lua extraterrestre onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local também é o lar dos Na'vis, seres que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos.

Os Na'Vi têm 3 metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Dessa forma, o avatar de Jake é enviado a Pandora para conhecer melhor o "inimigo". Porém, acaba se apaixonando por esses seres e, em particupalar, Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena. Juntos eles têm de preparar para uma iminente guerra com os humanos.

Dirigido por James Cameron, Avatar foi um fenômeno de público e crítica, revolucionando o mercado de computação gráfica. O filme arrecadou mais de US$ 2 bilhões, ganhou três estatuetas do Oscar (direção de arte, fotografia e efeitos especiais) e teve outras seis indicações (filme, diretor, trilha sonora, edição, som e edição de som). Faturou ainda o Globo de Ouro de filme e diretor e o Bafta de direção de arte e efeitos especiais.

Curiosidades

• É o primeiro filme dirigido por James Cameron desde Titanic, de 1997. A ideia inicial do diretor era fazer Avatar em 1999, mas o filme iria custar US$ 400 milhões, o que tornou o projeto impossível.

• Michael Biehn, que fez alguns filmes com Cameron como O Exterminador do Futuro e Aliens – O Resgate, faria o coronel Quartich. Mas o diretor descartou a ideia para evitar comparações com o último trabalho dos dois juntos, já que Avatar também teria Sigourney Weaver no elenco.

• A língua Na'vi começou a ser criada em 2005 pelo linguista Paul Frommer. Com isso, Cameron iniciou a finalização do roteiro no início do ano seguinte.

• 40% das cenas de Avatar foram filmadas com atores reais. O restante foi feito por computação gráfica.

• Os atores que interpretam os Na'vis tiveram câmeras acopladas em suas cabeças, para ter closes de seus rostos. Os pontos pintados permitiram a captura de seus movimentos e expressões, o que ajudou os profissionais da computação gráfica.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mars Needs Moms! agora ganha trailer

Quase uma semana depois da divulgação de uma imagem, a Walt Disney surpreende a todos e divulga o primeiro trailer oficial do longa animado Mars Needs Moms!, último filme do estúdio ImageMovers Digital (empresa do cineasta Robert Zemeckis), que, devido ao fracasso comercial de Os Fantasmas de Scrooge, será fechada assim que concluir os trabalhos na animação. Baseado no livro infantil de Berkeley Breathed, o desenho conta a história de Milo (Seth Green).

Aos 11 anos, o garoto passa a valorizar sua mãe (Joan Cusack) depois que ela é abduzida por marcianos que planejam roubar sua essência maternal para criar suas próprias crianças. Com a ajuda de um terráqueo tecnológico chamado Gribble e uma garota marciana rebelde de nome Ki, Milo vai descobrir como voltar para a sua mãe — em mais de um sentido. Além de Joan Cusak (de Toy Story 3 e Uma Prova de Amor) e Seth Green (de Surpresa em Dobro), emprestam suas vozes aos personagens Mindy Sterling (de Austin Powers), Dan Fogler (de O Amor Acontece e Kung Fu Panda) e Elisabeth Harnois (de Garatas Malvadas).

A produção está nas mãos de Robert Zemeckis, Jack Rapke e Steve Starkey, que trabalharam juntos em A Lenda de Beowulf. Já a direção fica a cargo de Simon Wells (de O Príncipe do Egito e A Máquina do Tempo), que também assina o roteiro da adaptação ao lado do estreante Wendy Wells. A trilha sonora será assinada pelo compositor Hans Zimmer, que já trabalhou com Wells na animação O Príncipe do Egito.

Mars Needs Moms! tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 11 de março de 2011, em Digital Disney 3D e em IMAX 3D. Confira o trailer abaixo.

Estreia: Os Vingadores

Uma nova série animada chega ao canal Disney XD, neste sábado, dia 27, às 16h30. Os Vingadores - Os Super-Heróis Mais Poderosos da Terra reúne em um só desenho Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Homem Formiga, Vespa e Homem Pantera. Eles são convocados por Nick Fury para proteger a América contra as ameaças dos mais perigosos vilões. E são muitos os inimigos que ameaçam a paz. A liga enfrenta conquistadores que viajam no tempo, supervilões, invasores alienígenas, feras míticas e robôs dispostos a destruir por completo a humanidade.

O lançamento da animação faz parte da estratégia da Marvel nos últimos anos para aumentar a expectativa para os longas-metragens cinematográficos protagonizados pelos personagens, como os já lançados Homem de Ferro e O Incrível Hulk e os que vêm por aí, como Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América. Para acompanhar a estreia, o canal está transmitindo 20 microepisódios, nos quais apresenta, separadamente, cada um dos super-heróis da liga e mostra o início desse grupo de justiceiros. Esses capítulos poderão também serem vistos, de 03 a 10 de dezembro, no site da Disney XD.

Animação nacional em 3D

A Imagem Filmes acaba de divulgar o trailer oficial de Brasil Animado, o primeiro longa-metragem brasileiro no formato 3D. Produzido por Mariana Caltabiano Criações em parceria com a Teleimage, o filme mistura animação com imagens reais dos lugares mais bonitos e interessantes do país. Os personagens principais são Stress e Relax. Stress é um empresário pão duro que só pensa em dinheiro. Relax é diretor de cinema que só pensa em curtir. Os dois são amigos há muitos anos e Relax sempre convence Stress a investir em seus “projetos”.

Dessa vez, o “projeto” é procurar a árvore mais antiga do Brasil, o Grande Jequitibá Rosa. Stress fica animado com a possibilidade de ganhar dinheiro com essa “raridade”. O problema é que eles não sabem exatamente em que lugar ela está. A dupla, então, começa sua busca sem sem mapa, sem bússola e sem noção. O resultado é uma comédia com ingredientes para agradar adultos e crianças.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Oscar: a vez dos curtas animados...

Depois de divulgar a lista das animações inscritas para concorrer a vagas na corrida pelo Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou os 33 pré-candidatos a uma vaga na categoria de melhor curta-metragem de animação. Eles passarão agora pela análise dos integrantes da Short Films and Feature Animation Branch, onde cada um votará em 10 filmes. Uma segunda votação permitirá o voto em apenas cinco curtas, que, então, irão disputar a estatueta dourada. O anúncio dos indicados será em 25 de janeiro, com a cerimônia de premiação em 27 de fevereiro. Confira a relação completa abaixo e mais informações no site americano Cartoon Brew.

- A Family Portrait, de Joseph Pierce
- Angry Man (Sinna Mann), de Anita Killi
- Animated History of Poland, de Tomasz Bagínski
- Barking Island (Chienne D’Histoire), de Serge Avédikian
- Coyote Falls, de Matthew O’Callaghan (foto)
- Danny Boy, de Marek Skrobecki
- Day & Night, de Teddy Newton
- Drivers in the Rain, de Priit Pärn e Olga Pärn
- Munjiai, de Yumi Jung
- Kaasuündinud Kohustused, de Rao Heidmets
- Let’s Pollute, de Geefwee Boedoe
- Lipsett Diaries, de Theodore Ushev
- Loom, de Jan Bitzer, Ilija Brunck e Csaba Letayat
- Madagascar, a Journey Diary, de Bastien Dubois
- My Name is Maria, de Elio Quiroga Rodríguez
- The Origin of Creatures, de Floris Kaayk
- Sensology, de Michel Gagné
- Skylight, de David Baas
- Stanley Pickle, de Victoria Mather
- The American Dream, de Ted Lumpkin e Harold Uhl
- The Cow Who Wanted to Be a Hamburger, de Bill Plympton
- The Gruffalo, de Jakob Schuh e Max Lang
- The Incident at Tower 37, de Chris Perry
- The Krill Is Gone, de Jeffery Bost
- The Lost Thing, de Andrew Ruhemann e Shaun Tan
- The Mouse That Soared, de Kyle T. Bell
- Le Silence Sous L’ecorce, de Joanna Lurie
- Tick Tock Tale, de Dean Wellins
- To Swallow a Toad, de Jurgis Krasons
- Urs, de Moritz Mayerhofer
- Wisdom Teeth, de Don Hertzfeldt
- The Wonder Hospital, de Beomsik Shimbe Shim
- Zero, de Chris Kezelos

Quero o Tooncast!

Se você é fã dos desenhos clássicos como Os Jetsons, Pernalonga, Os Flinstones e Manda Chuva, não pode deixar de participar dessa campanha promovida pela TV Magazine. A proposta é simples: sensibilizar as operadoras brasileiras a colocarem em sua grade de canais o Tooncast, que tem em sua programação apenas animações antigas.Para fazer parte desta campanha, basta entar no site da TV Magazine e preencher um formulário até o dia 30 de novembro.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Números no mundo da animação

47,7 milhões de dólares foi o que faturou o animado da DreamWorks Megamente nas bilheterias americanas em seu fim de semana de estreia (dias 6 e 7 de novembro de 2010). Com essa marca, a produção segue firme no ranking dos mais assistidos, mas ainda não alcançou a cifra de Meu Malvado Favorito, recorde de bilheteira de 2010 até o momento, com 56,4 milhões de dólares arrecadados no seu lançamento.

* Confira mais números em breve.

Curiosidades animadas

# A personagem principal de Alice no País das Maravilhas existiu mesmo na vida real. Ela era a menina Alice Liddell, filha do reverendo Henry Liddell, um dos decanos da Universidade de Oxford. O escritor Lewis Carroll, formado pela universidade, havia inventado a história para a garota durante um passeio em 1862.

* Confira mais curiosidades em breve.

Direto da Estônia

Esta semana o canal Eurochannel faz uma homenagem especial à a Estônia e exibe hoje, dia 22, às 22h, a série animada Frank & Wendy. Produzida em 2005 e dirigida por David Snowman é sobre de dois agentes secretos americanos enviados à Estônia, conhecida como o foco de grande perigo no mundo. O país, no entanto, parece ser tão tolo quanto os agentes. Confira os episódios abaixo.

Parte 1: A Fábrica de Linguiça - ao descobrir uma fábrica subterrânea de linguiça na Estônia, dirigida por nazistas anões, o agente Frank se lembra da sua infância. Mais uma vez ele passa por suas terríveis fobias em relação às linguiças.

Parte 2: Hungerburger - os anões nazistas e manipuladores internacionais de genes unem suas forças e desenvolvem uma estratégia de marketing surpreendente. O perigo de comer a ponto de estourar ameaça a humanidade e também os agentes Frank e Wendy. Eles sabem que isso não é um problema para o FBI, que acredita que qualquer um pode ser gordo ou porco, mas se o mundo precisar ser salvo, ele terá de ser salvo custe o que custar, seja você gordo ou magro.

Parte 3: O Desfile dos Ursos Polares - o plano modesto para a modernização do apartamento secreto de Frank e Wendy acaba trazendo à tona fatos terríveis. Com a premonição de que o inverno na cidade é presença certa de canibalismo, os agentes decidem agir para proteger turistas americanos aposentados, que muitas vezes são feitos de iscas. Enquanto Frank se torna um gênio por um curto período, Wendy terá de lutar sozinho contra os opressores do ártico.

Parte 4: Vingança dos Ruivos - dessa vez, o golpe é muito bem planejado. Manter Wendy em quarentena com macacos e projetar morangos obscenos cantando nos sonhos de Frank são algumas das tentativas feitas para distrair a vigilância dos agentes. O objetivo por trás disso, na verdade, é mantê-los distraídos de um homem chamado Antonio e sua mala mortal.

Parte 5: Um Golpe na Parte de Trás da Cabeça da Sociedade - Frank e Wendy não conseguem tirar suas merecidas férias em sua terra natal. Por que os americanos têm um galo na parte de trás de suas cabeças? Quem estaria batendo na cabeça de seus compatriotas? Por que o Papai Noel está chorando? Essas perguntas deixam os agentes inquietos.

Parte 6: O Arco-Íris - os marcianos estão pendurando as roupas para secar. Wendy não sabe quem está secando suas cuecas. Jose Fernandez para de cuspir no vento porque o cheiro da operação "Focas Mortas no Esgoto" está no ar. Enquanto a Letônia sofre um breve ataque nuclear, Wendy pega sua pistola e Frank entra em um transatlântico.

Parte 7: Poder Verde - um satélite ecologicamente correto é enviado para o espaço pela Estônia, provocando o descontentamento justificável dos aliados americanos. Dá-se início a uma cruzada de liberdade contra os sputniks de madeira. Um lobo destrutivo e um robô genético entram em jogo. Enquanto isso, os agentes atravessam momentos difíceis – Frank vive uma relação fracassada com Dolly e Wendy está infectado pela ideologia verde.

Dicas animadas: de 23/11 a 29/11

Kirikou - Os Animais Selvagens (dia 23, terça, 11h50, Telecine Fun) - A terrível feiticeira Karabá continua querendo destruir a aldeia do pequeno africano, lançando sobre ela as mais diferentes pragas, feitiços e maldições. Mas, munido de alto astral, inteligência e uma saudável molecagem, Kirikou tira tudo de letra. Michel Ocelot, diretor do filme original, está novamente à frente dessa primorosa produção, mas dessa vez contando com uma diretora assistente, Bénédicte Galup. A produção consumiu um ano e meio, dos storyboards aos desenhos propriamente ditos, que foram realizados em três países: França, Vietnã e Letônia. Leia mais aqui e aqui também).

Madagascar (dia 23, terça, 23h40, Telecine Fun) - O leão Alex é a grande atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótomo Gloria acabam em uma enrascada quando Marty decide fugir para explorar o mundo. Em sua busca, todos acabam capturados e embarcados em um navio rumo à África... Porém, um grupo de pinguins malucos assume o controle do navio e todos param na ilha de Madagascar, onde vivem muitas aventuras. Escrito e dirigido por por Eric Darnell (de FormiguinhaZ) e Tom McGrath (de The Ren & Stimpy Show) supera os filmes animados da DreamWorks no quesito animação computadorizada. Isso pode ser visto principalmente nas sequências realistas de Nova York. Que me desculpe Woody Allen, mas Manhattan nunca pareceu tão convidativa.

O Bicho Vai Pegar (dia 23, terça, 10h35, Max) - Boog é a atração dos shows ecológicos de sua cidade, sendo que à noite desfruta das acomodações da garagem de Beth, uma guarda florestal que o criou desde que era filhote. Sua vida vira de cabeça para baixo quando conhece o cervo, Elliot, que o leva em uma aventura pela floresta. Dirigido por Roger Allers (de O Rei Leão) e a ex-artista da Pixar Jill Culton Visualmente o filme se caracteriza por uma simplicidade retro-estilizada simpática, graças aos desenhos dos personagens e aos panos de fundo de montanhas.

Up: Altas Aventuras (dia 23, terça, 20h, HBO Family) - Um rabugento senhor aposentado está prestes a ser mandado a um asilo. Decide, então, fugir amarrando centenas de balões no telhado. Sua casa sai voando em direção às montanhas da América do Sul, destino que sempre sonhou conhecer com sua mulher, já falecida. Só não contava que um menino teimoso, aprendiz de escoteiro, estivesse na entrada da casa e seguisse viagem com ele. O filme do diretor Pete Docter levou o Oscar de melhor animação neste ano, colocando a Pixar como a líder na indústria cinematográfica no número de estatuetas douradas - com cinco. Leia mais aqui.

O Corajoso Ratinho Desperaux (dia 23, terça, 20h10, Telecine Pipoca) - Baseado no premiado livro infantil de Kate DiCamillo, o desenho une uma série de historinhas que acabam se cruzando até o clímax, quando todas se encontram. Tudo começa quando a ratazana Roscuro chega ao perfeito Reino de Dór - um lugar governado por um rei justo e onde todos amam tomar sopa. A partir daí, uma sucessão de azares envolvendo o roedor Desperaux acaba por deixar o rei amargurado, levando-o a proibir sopa e ratos no seu reino. Em tom de conto de fadas, com direito até a um começo por "Era uma vez...", é rico me detalhes e não tem medo de mostrar closes, como as faces dos roedores e seus bigodes ou mesmo as cenas de produção de sopa. O filme leva a assinatura de Sam Fell (de Por Água Abaixo) e Rob Stevenhagen (animador veterano que estreia na direção).

Ewoks - A Batalha de Endor (dia 24, quarta, 15h, TCM) - Um exército de Marauders, liderados pelo Rei Terak e a bruxa Charal, ataca a vida dos Ewoks. Cindel e Wicket escapam floresta a dentro e lá encontram Teek e Noa. Eles precisam ficar amigos de Noa para aliarem-se na tentativa de derrotar os Marauders.

Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais (dia 24, quarta, 11h40, Telecine Fun) - O concurso anual de legumes gigantes está próximo e movimenta o bairro onde mora o inventor Wallace e seu inseparável cão Gromit. Tudo corre bem até que uma estranha fera vegetariana devasta as plantações. A dupla terá que capturá-la para salvar o concurso e sua reputação. Com produção de Nick Park (de A Fuga das Galinhas), o desenho utiliza a técnica de filmar bonecos quadro a quadro, com cenários caprichados e um impressionante trabalho de iluminação, que dá autenticidade à Inglaterra rural de meados do século passado. As boas piadas e os personagens simpáticos garantem o interesse do longa, que agrada a adultos e crianças com a mesma facilidade.

Planeta 51 (dia 24, quarta, 11h35, Telecine Premium) - Esta animação em 3D produzida na Espanha inverte os papéis e fala de uma invasão alienígena, colocando um humano como o invasor de um planeta distante. No caso, o astronauta Capitão Charles ‘Chuck’ Baker aterrissa sua nave em um quintal bem no meio de um churrasco em família. Ao ver as criaturas verdes encarando-o com ar perplexo, ele entra em pânico e foge, encontrando refúgio no planetário onde Lem trabalha. Quando Lem e Chuck se encontram, eles superam gradativamente seu medo mútuo e dão início a uma amizade. Lem concorda em esconder Chuck do paranóico Exército do Planeta 51, que está determinado a capturar o "alienígena", alegando que ele quer destruí-los. Leia mais aqui.

As Aventuras de Bailey (dia 25, quinta, 12h55, Telecine Premium) - Bailey é uma cachorrinha filhote que está de mudança. Durante a viagem, ela se perde de seus donos em uma das paradas e parte em uma jornada para achar sua família. No caminho, Bailey chega a um rancho de animais exóticos onde faz novos amigos, além de aprender lições sobre família e amizade.

The Sky Crawlers: Eternamente (dia 25, quinta, 15h35, HBO Plus) - O treinamento de vôo intensivo é a única memória da infância do destemido piloto adolescente Yuichi, em cuja vida as batalhas aéreas convivem com a luta para descobrir mais sobre seu passado esquecido. Quando Suito, sua linda comandante, reluta em discutir o destino do piloto que Yuichi está substituindo - ou as condições estranhamente perfeitas do avião que era de tal piloto - a curiosidade de Yuichi aumenta ainda mais. Leia mais aqui.

A Ilha da Imaginação (dia 26, sexta, 12h, Telecine Pipoca) - Nessa fantástica fábula inspirada em livro homônimo de Wendy Orr, Nim Rusoe é uma garota que vive com seu pai, Jack, em uma ilha isolada. Ela vive feliz ao lado de seus amigos animais e soltando a imaginação a partir de uma série de livros do aventureiro Alex Rover. Quando seu pai sai em uma expidição em alto mar, Nim acaba sozinha na ilha e se envolve em muitos perigos. Ao saber de sua situação a escritora de seus livros favoritos, uma mulher cheia de maina e com síndrome do pânico, decide enfrentar a fobia para ir ao encontro da menina. Leia mais aqui.

Meu Monstro de Estimação (dia 27, sábado, 21h, Animal Planet) - Uma fábula extremamente sensível que acompanha Angus MacMorrow, um solitário garoto escocês que sonha com o retorno de seu pai para casa. Um dia ele encontra na praia um objeto misterioso, o qual leva para casa. Logo ele descobre que se trata de um ovo do lendário monstro do lago Ness. Ao nascer, Angus lhe dá o nome de Crusoé, tentando de todas as formas escondê-lo. O filme é inspiradao em livro homônimo de Dick King-Smith, que, por sua vez, se baseou na famosa lenda escocesa, com mais de 1.500 anos. Os efeitos especiais para criar o personagem de Crusoé foram feitos pela mesma empresa de As Crônicas de Nárnia. Leia mais aqui.

Kung Fu Panda (dia 27, sábado, 22h, Fox) - Cheio de energia, enorme e um pouco desajeitado, Po trabalha na casa de macarrão de sua família, enquanto sonha em ser um mestre do Kung Fu. Seus sonhos viram realidade quando ele é inesperadamente escolhido para se unir ao mundo que tanto desejou. Sob os ensinamentos do mestre Shifu e ao lado dos lendários lutadores Tigresa, Garça, Louva-Deus, Víbora e Macaco, ele aprende os segredos das artes marciais para se tornar um grande guerreiro. Mas ele não contava que o vingativo e traiçoeiro leopardo Tai Lung fosse cruzar o seu caminho. Nesse filme dos diretore Mark Osborne e John Stevenson, os personagens são tão carismáticos e as imagens tão sedutoras que é fácil esquecer a simplicidade da sua história. Além disso, seu maior diferencial de outras animações é o senso de humor e diversão aguçados. Leia mais aqui.

A Era do Gelo 2 (dia 27, sábado, 20h10, Megapix) - O diretor brasileiro Carlos Saldanha é quem comanda o filme de animação que desbancou até mesmo as produções infantis da Disney. Dessa vez, os "herois" de A Era do Gelo enfrentam uma grande ameaça natural. A era glacial está chegando ao fim e, com isso, surge em todo lugar gêiseres e verdadeiros parques aquáticos. O mamute Manfred, o tigre Diego e o bicho-preguiça Sid logo descobrem que toneladas de gelo estão prestes a derreter, o que inundaria o vale em que vivem. Com isso, o trio de amigos precisa correr para avisar a todos do perigo e ainda encontrar um local em que não corram riscos. O roteiro demorou quase um ano para ser finalizado e o filme utiliza alta tecnologia, o que aumentou ainda mais o trabalho dos envolvidos. Leia entrevista com diretor do animado aqui).

Avatar (dia 27, sábado, 22h, Telecine Premium) - A superpordução em 3D de James Cameron mostra Jake Sully, um veterano de guerra que ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que tem uma forte ligação com sua terra. Os humanos desejam explorar a lua para encontrar metais valiosos e criam os tais avatares, já que o ar de Pandora é nocivo apra eles. Jake, porém, se simpatiza com os seres azuis e sua causa, decindo ajudá-los contra a invasão dos humanos. Leia mais aqui.

Superman e Batman: Inimigos Públicos (dia 27, sábado, 12h15, HBO Family) - Uma saída desesperada para um país com problemas: Lex Luthor para presidente e ainda por cima com a Liga da Justiça à serviço do governo. Somente Batman e Superman se colocam contra o novo regime e essa falta de lealdade é exatamente o que Luthor desejava provar. Usando isso contra a dupla de heróis, Luthor instiga um escândalo contra o Superman e finalmente saboreia o doce gosto da vitória em seu plano de vingança contra o Homem de Aço. Com produção executiva assinada por Bruce Timm, esse longa de animação da DC Universe revela os desenhos de Jeph Loeb e Ed McGuinness na popular graphic novel homônima e traz uma trama política e batalhas de tirar o fôlego envolvendo dois dos maiores heróis de todos os tempos contra um esquadrão de superseres. Todos acreditando estar do lado certo da lei.

sábado, 20 de novembro de 2010

Queimem os livros!

Há alguns dias, registrei minha indignação com o veto do livro Caçadas de Pedrinho, do nosso fantástico Monteiro Lobato, nas escolas públicas. Pensei que aquela seria a primeira e a última vez que escreveria algo sobre isso. Mero engano. Vetar o acesso das crianças a Lobato, pelo visto, foi só um começo de sei lá o que vem pela frente: a censura à liberdade de expressão, a Santa Inquisição, a queima de livros em praças públicas? Não sei, mas deparar com mais uma proibição está me fazendo ver um futuro um tanto sombrio. Espero estar errada...

Esta semana, eis que mais um balde de água fria cai sobre minha cabeça. O Tribunal Regional de São Paulo proibiu nova distribuição de exemplares do livro Cem Melhores Contos Brasileiros do Século a alunos da rede pública de ensino. A alegação? A obra em questão traz elevado conteúdo sexual, com descrições de atos obscenos, erotismo e referências a incestos". Isso na cegueira de quem a leu dessa forma. Na minha visão, ela é um passeio pela mais deliciosa e contundente ficção curta produzida no Brasil entre 1900 e o fim dos anos 1990. Uma antologia capaz de traduzir as mudanças do país e as inquietações de várias gerações de brasileiros, em cem anos de produção literária. E nela estão grandes escritores como Machado de Assis, Rubem Fonseca, Clarice Lispector, Luís Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, Graciliano Ramos, Adélia Prado e Ignácio de Loyola Brandão - o alvo da vez. A "censura ao livro" aconteceu por causa do conto Obscenidades para uma Dona de Casa, sobre uma mulher casada que recebe cartas anônimas de um homem.

Não consigo entender esse tipo de censura em um mundo aberto aos mais diversos tipos de informação. Não consigo entender como um livro, que foi até tema de vestibular ganhasse acesso restrito às crianças e aos jovens. Sempre fui uma leitora voraz, desde que comecei a conhecer minhas primeiras letras. Entrar em uma biblioteca ou livraria me deixava atônita, encantada e cheia de curiosidade. Eram pilhas e pilhas de livros à minha disposição para ler, folhear e conhecer lugares espetaculares, deste e de outros mundos. Um turbilhão de emoções que eu estava prestes a passar. Para mim, não havia obstáculos.

Lia o que queria e quando queria... romances, poesia, biografias e até obras eróticas, sim... Nem por isso, sou uma pessoa melhor ou pior. Ao contrário. Acho que hoje sou uma pessoa melhor, mais "viajada" e com muito mais coisas na minha bagagem. E ainda tive incentivo nas minhas aventuras literárias. Toda vez que contava minhas experiências aos professores, eles me indicam outras e mais outras. E novos mundos e aventuras iam se abrindo diante dos meus olhos. Chorei, e aprendi, com aquele garotinho de cabelos dourados que abandonou sua amada flor em busca de novos horizontes em O Pequeno Príncipe (de Antoine de Saint Exupery) e conheci o povo sertanejo com Graciliano Ramos em Vidas Secas, por exemplo. Viajei por mundos fantásticos pelas mãos de Monteiro Lobato e segui um coelho branco com Lewis Carroll.

Fiquei indgnida com a menina que foi vítima do nazismo em O Diário de Anne Frank e, de uma certa forma, conheci a guerra com Os Meninos da Rua Paulo. Entrei em um mundo obscuro com Edgar Allan Poe e ri muito com aqueles livros ilustrados infantis e gargalhei com uma menina que adorava bater em seus amigos com coelho azul de pelúcia. Também visitei um lugar utópico, um Admirável Mundo Novo, que de admirável não tinha nada. Era um lugar onde tudo era proibido, controlado.

Seria esse admirável mundo novo que autoridades de hoje aspiram para nossas crianças, para nossos jovens? Como disse Roberto Denser em seu artigo, eu também tenho medo desse futuro. Por mim, por você, pelas nossas crianças e jovens, por meu filho e, principalmente, pelos vindouros filhos dele. Deixo aqui minha indignação e fecho com as palavras certeiras de Denser:

"Muito bem. Proíbam! Proíbam as capas de nossos livros e discos, mudem seus títulos, as letras de nossas músicas, nossas ideias, nossos ideais. Proíbam desde cedo, comecem pelas crianças, que pouco podem reclamar, e vão “reeducando-as” da forma como acharem conveniente. No futuro, elas agradecerão, tenho certeza, pois o Estado cumpriu seu papel na formação de seu caráter: Produziu mais uma geração de falsos-moralistas, hipócritas e demagogos. Nós, por outro lado, continuaremos lutando. Tenham certeza disso."

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Feliz aniversário, Calvin!

Em 18 de novembro de 1985, nascia um personagem que mudaria as nossas vidas. Trata-se do garotinho cheio de humor Calvin. Hoje as tirinhas batizadas no Brasil de Calvin & Haroldo completa 25 anos de existência. Criadas pelo americano Bill Watterson, elas circularam pelos jornais até dezembro de 1995, quando o artista anunciou sua aposentadoria da série. Adorada pelos amantes dos quadrinhos, o menino e seu inseparável amigo Haroldo (um tigre de pelúcia sábio e sarcástico) já estampou quase 2.500 jornais em todo o mundo. Mesmo sem novas publicações, as tiras continuam a circular em vários jornais, incluindo o português O Público e o brasileiro O Estado de S. Paulo, primeiros periódicos em seus respectivos países a publicar a tira. Hoje, os livros com antologias e coletâneas da série já venderam mais de 30 milhões de exemplares em todo o planeta.

Nas histórias, o garoto de 6 anos e seu tigre de pelúcia - que ganha vida na imaginação do menino - engatam diálogos divertidos e surreais com ênfase nas esquisitices humanas. Em suas conversas inteligentes e bem-humoradas, debatem o jeito das pessoas, enquanto expõem particularidades do mundo infantil e contradições do mundo adulto.

O nome menino foi inspirado no teólogo João Calvino (1509-1564), um dos responsáveis pelas reformas na Igreja Católica. Já do bicho Haroldo, ou Hobbes na versão original, foi inspirado no filósofo e cientista político Thomas Hobber (1588-1679), autor de Leviatã. Por sua rica criação, Watterson recebeu os principais prêmios dos quadrinhos, como o Harvey Award (oito edições), o Eisner (duas edições), o Reuben Award (duas edições), nos Estados Unidos, e o Angoulême International Comics Festival, na França, entre muitos outros.

No início do ano, quando questionado pelo jornal americano The Plain Dealer, sobre uma possível volta dos personagens, Watterson foi logo dizendo que não pretende escrever novas histórias, alegando ter receio de que a tira se torne monótona e repetitiva. No Brasil, as 3.160 tiras publicadas nos dez anos de atividade da dupla foram lançadas pela editora Conrad, formada, até agora, por sete volumes. E aqui registro minha pequena homenagem a essa adorada e adorável dupla, que há mais de duas décadas vem divertindo crianças e adultos!

Cinema: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

O filme se chama Harry Potter. Mas devia se chamar Hermione Granger. Afinal, é a garota interpretada pela ótima Emma Watson quem salva a pátria, resolve tudo, planeja as coisas com antecedência, é rápida de raciocínio, tem os feitiços certos na hora certa e rouba a cena. Como diz o próprio Ron Weasley a Harry Potter: “Ir embora sem a Hermione? Você está louco? Não sobreviveríamos dois dias sem ela”.

De qualquer maneira, prestes a chegar ao seu final, a saga Harry Potter parece perder o fôlego. Pelo menos no cinema. O sétimo e penúltimo longa-metragem de uma das mais bem-sucedidas franquias da história sofre de um mal comum a outras sagas épicas contemporâneas: apoia-se no verbal, usa e abusa das palavras para sustentar a narrativa, desenvolve-se de maneira episódica e utiliza as imagens muito mais como uma rasa sedução espetacular que propriamente como o corpo da estrutura fílmica.

Percebe-se que o roteirista Steve Kloves (que roteirizou praticamente todos os episódios da série) deve ter tido um árduo trabalho em alinhavar todos os personagens necessários à continuidade da trama (que não são poucos), desenvolvê-los cinematograficamente e ainda tomar o cuidado de relembrar a função de cada um deles, para quem não se recorda precisamente dos filmes anteriores. Não é tarefa fácil. Não são poucos os momentos dessa primeira parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte que passam a impressão do filme ter sido feito somente para quem já leu os livros.

Nesse penúltimo capítulo, as forças do Mal, lideradas por Valdemort, estão mais perto do que nunca. Agora fora dos muros de Hogwarts e sem a proteção do falecido Dumbledore, Harry, Ron e Hermione estão praticamente sozinhos na missão de encontrar e destruir as Horcruxes. Piorando a situação, a galera do Mal tomou posse também do Ministério da Magia, abrindo uma era de terror com vários elementos que remetem ao nazismo. Seria irônico dizer que, a exemplo de Hitler, McCarthy ou Bush - cada um na sua época - Valdemort implanta uma “caça às bruxas” no Ministério. Mas na verdade é uma caça aos não-bruxos, ou no linguajar da saga, aos Trouxas.

Coerente com a história que conta, trata-se de um dos filmes mais soturnos, densos e menos lúdicos de toda a série. Com tantos nomes a relembrar e tantas situações a desenvolver para pavimentar o caminho ao tão esperado epílogo, esse Harry Potter e as Relíquias da Morte traz problemas de ritmo e não raro derrapa em seus longos 146 minutos de projeção.

Porém, dois dos aspectos mais positivos da franquia permanecem com altíssima qualidade: a impecável direção de arte que nos faz embarcar em toda a fantasia do filme, por mais inacreditável que ela possa ser (há cenas em que quase se sente o cheiro dos ambientes, tamanho o profissionalismo do desenho de produção) e a química do trio central de atores, que não perdeu o frescor e o carisma mesmo depois de quase 10 anos do primeiro episódio. Para quem não se importar em ver hoje um filme que só vai terminar em 15 de julho de 2011, Harry Potter e as Relíquias da Morte é um caldeirão cheio.

celso sabadin*

* O multimídia - e querido amigo - Celso Sabadin é autor do livro autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o Planeta Tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV Gazeta e da rádio Bandeirantes.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Estreia: Artzooka!

O ator brasileiro Daniel Granieri estreia o programa infantil Artzooka!, no canal Discovery Kids, a partir do dia 22 de novembro (segunda a sexta-feira, às 14h). A atração explora o mundo dos trabalhos manuais de uma forma novadora e dinâmica. Utilizando tecnologia avançada, imagens coloridas e muito dinamismo, a série combina ação ao vivo com efeitos gráficos e técnicas de animação que dão vida aos objetos por meio da arte da imaginação.

Graças a um conteúdo inovador, o programa estimula a criatividade e a curiosidade natural das crianças, ajudando-as a desenvolver a habilidade manual e a realizar seu potencial artístico por meio de atividades práticas. Em um cenário atraente, a cada episódio Daniel mostra aos pequenos que a arte é uma forma de expressão, uma maneira de se divertir e, além disso, que pode ser feita a partir de quase tudo! Composta por 26 episódios - que inclui segmentos gravados com crianças latinoamericanas que interagem com o apresentador -, a série é uma co-produção de Discovery Kids e CCI Entertainment (produtora canadense criadora de sucessos como Harry e o Balde de Dinossauros).

Enquanto diverte as crianças, Artzooka também educa:

· Estimulamado a criatividade e a imaginação das crianças por meio de projetos que abrem uma infinidade de possibilidades e escolhas.

· Oferecendo uma nova perspectiva às crianças ao estimulá-las a verem as coisas do dia a dia com um olhar diferente.

· Ajudando-as a expressar idéias e sentimentos.

· Inspirando sentimentos de confiança e segurança nas crianças ao fazer com que comemorem suas conquistas artísticas.

· Animando as crianças a tentarem coisas novas ao reforçar a ideia de que as suas escolhas e opiniões são válidas e importantes.

HQ de gato francês ganha animação

A aclamada série em quadrinho francesa O Gato do Rabino vai ganhar uma adaptação para o cinema. Joann Sfar, o autor da HQ, dirige o longa, em produção desde 2007. Le Chat du Rabbin (ou The Rabbi's Cat em inglês) é o primeiro projeto da Autochenille Production, estúdio formado por Sfar (que já está com outro projeto em andamento, Gainsbourg - Vida Heroica, que estreia no Brasil em agosto de 2011), Clément Oubrerie (outro autor de quadrinhos francês) e pelo animador Antoine Delesvaux, codiretor do filme.

A trama, ambientada em Argélia entre 1920 e 1930, é uma fábula protagonizada por um felino, que discute o judaísmo com humor mordaz e inteligente. Ele pertence a um rabino que já tem problemas suficientes com sua filha adolescente e ainda tem de encarar o bichano falante que desenvolveu o dom da fala ao engolir um papagaio. O gato quer se converter ao judaísmo e realizar seu o seu bar mitzvah (cerimônia de passagem à vida adulta, que os garotos judeus têm aos 13 anos.). Para tentar resolver assunto tão delicado, o rabino é obrigado a consultar outro rabino, que por sua vez...

A situação complica quando chega um pacote da Rússia. Não demora e o rabino parte em uma aventura pela África - acompanhado de um bilionário russo, um xeque árabe e o tal gato falante - para tentar descobrir uma mítica cidade escondida.

Só em seu país de origem, a HQ já vendeu mais de 200 mil exemplares, recebeu o Prêmio do Júri do prestigioso Festival Internacional de HQ de Angoulême e o Prêmio Eisner, em 2006, o "Oscar" dos quadrinhos americanos. No Brasil, teve volumes publicados no Brasil pela editora Jorge Zahar.

Joann Sfar é um talentoso artista da nova geração do quadrinho contemporâneo francês. Nascido em Nice, onde fez mestrado em filosofia e cursos de pintura, escreveu e colaborou em mais de uma centena de livros para adultos e crianças. Vencedor do prêmio Goscinny, é autor de mais de 30 álbuns de quadrinhos, incluindo a série Grande Vampiro, que também está sendo adaptada para o cinema, e Pequeno Vampiro, publicada no Brasil pela Jorge Zahar.

O Gato do Rabino ainda não tem uma data de estreia definida.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sítio do Picapau Amarelo vai ganhar animação

Enquanto uns querem banir Monteiro Lobato, outros preferem investir mais em suas fantásticas histórias. A Rede Globo fechou um acordo com a produtora Mixer para uma animação de Sítio do Picapau Amarelo. O desenho tem previsão de estreia para outubro de 2011 com uma temporada de 26 episódios, de 11 minutos cada. O Sítio em animação será feito com incentivo do artigo 3A, que permite que canais de TV pagos e abertos e conta com o aval da família do escritor.

Mars Needs Moms ganha imagem

Longa de animação inspirado em livro do escritor Berkley Breathed tem primeira imagem divulgada. Trata-se de Mars Needs Moms, último filme filme do estúdio ImageMovers Digital, que, devido ao fracasso comercial de Os Fantasmas de Scrooge, será fechada assim que concluir os trabalhos na animação. Com direção de Simon Wells (de O Príncipe do Egito e A Máquina do Tempo), o animado segue o menino Milo (Seth Green).

Aos 11 anos, o garoto passa a valorizar sua mãe (Joan Cusack) depois que ela é abduzida por marcianos que planejam roubar sua essência maternal para criar suas próprias crianças. Com a ajuda de um terráqueo tecnológico chamado Gribble e uma garota marciana rebelde de nome Ki, Milo vai descobrir como voltar para a sua mãe — em mais de um sentido.

Além de Joan Cusak (de Toy Story 3 e Uma Prova de Amor) e Seth Green (de Surpresa em Dobro), emprestam suas vozes aos personagens Mindy Sterling (de Austin Powers), Dan Fogler (O Amor Acontece e Kung Fu Panda) e Elisabeth Harnois (de Garatas Malvadas). A produção está nas mãos de Robert Zemeckis, Jack Rapke e Steve Starkey, que trabalharam juntos em A Lenda de Beowulf.

Mars Needs Moms! tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 11 de março de 2011, em Digital Disney 3D e em IMAX 3D.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Foi dada a largada...

E a corrida para o Oscar 2011 começou para as animações. A Academia de Hollywood anunciou nesta segunda, dia 15, uma lista prévia de 15 produções que poderão concorrer a estatueta dourada. Para que continuem na disputa, os filmes indicados devem estrear dentro do prazo previsto e estarem dentro das regras da categoria antes de passarem pelo crivo. Os animados inscritos melhor filme da animação também podem participar da seleção de outras categorias do Oscar, entre eles melhor filme, se caso se encaixarem nas respectivas regras.

Os títulos indicados ao 83º Oscar serão anunciados em 25 de janeiro de 2011, direto do teatro Samuel Goldwyn, às 5h30 (horário de Los Angeles), com transmissão ao vivo. A premiação está prevista para 27 de fevereiro de 2011, direto do tradicional Kodak Theatre, nos EUA. Confira a lista abaixo (alguns deles ainda inéditos no Brasil e outros também na terra do Tio Sam) e façam suas apostas!

Alpha and Omega
The Dreams of Jinsha
Como treinar seu Dragão
Idiots and Angels
O Mágico
Megamente
My Dog Tulip
Summer Wars
Enrolados
Tinker Bell and the Great Fairy Rescue
Toy Story 3

Carros 2 tem imagem e trailer divulgados

A divulgação do mais recente animado da Disney, Carros 2: Grand Prix, 2está a todo vapor. Recentemente, os estúdios do Mickey Mouse colocaram à disposição um teaser trailer do desenho e uma foto oficial (acima), na qual pode-se ver Relâmpago McQueen, Mate e o novo personagem Finn McMissile, o Aston Martin inspirado no veículo oficial de James Bond.

O carrinho vermelho e seu amigo Mate viajam pela Ásia e pela Europa para a Corrida dos Campeões, que se passa em cinco países e envolve campeões de modalidades distintas, como a Fórmula 1 e os ralis. A competição começa com uma corrida em Tóquio, no Monte Fuji até o centro da cidade, passa por uma prova na Floresta Negra, na Alemanha, segue para uma pista na Itália nos moldes da famosa corrida de rua de Monte Carlo, em Mônaco, uma prova de 24 horas em Paris como a famosa Le Mans e finalmente chega ao clímax em Londres, perto do Palácio de Buckingham.

Enquanto isso, Mate se envolve em uma trama de mistério e espionagem ao lado de Finn McMissile. O animado leva a assinatura de Brad Lewis, produtor do filme ganhador do Oscar Ratatouille.

Carros 2: Grand Prix tem estreia prevista para 24 de junho de 2011 nas salas americanas. Confira o trailer abaixo.

Dicas animadas

O Espanta Tubarões (dia 16, terça, 16h25, Megapix) - Oscar é um peixe que trabalha em lava-jato para baleias e tem uma vida pacata e comum. Seu grande sonho é viver no topo do recife, em um apartamento luxuoso, além de fama e reconhecimento. Sua vida muda quando é atacado por um tubarão e, acidentalmente, uma âncora cai em cima do predador, matando-o. A partir daí, Oscar vira herói em sua cidade até que um tubarão vegetariano bate em sua porta e transforma seu cotidiano em um inferno.

Madagascar 2: A Grande Escapada (dia 16, terça, 22h, Telecine Pipoca) - Alex, Marty, Melman, Gloria, rei Julien, Maurice e os malucos pinguins estão no longínquo litoral de Madagascar. Para voltar para casa, os pinguins consertam um velho avião de guerra. Porém, o avião não vai muito longe e cai no meio da savana africana. Isso faz com que os animais do zoológico de Nova York tenham que lidar, pela primeira vez na vida, com espécies semelhantes a eles, só que habituadas à vida selvagem. Leia mais aqui.

Jimmy Neutron: O Menino Gênio (dia 16, terça, 18h35, Telecine Fun) - Jimmy seria um garoto normal de Retroville, se não fosse o fato de ser um gênio. Ele cria dispositivos para melhorar sua vida cotidiana, mas suas invenções nem sempre saem como planejado. Sempre ao seu lado está seu fiel cachorro robô, Goddard, seus amigos e sua família. O personagem Jimmy Neutron apareceu pela primeira vez em um curta-metragem de animação de 1995 e na época chamava-se Johnny Quasar.

Bolt: Supercão (dia 16, terça, 17h15, HBO Family) - Bolt é uma estrela canina de um programa televisivo, em Hollywood, que acredita ter os poderes do personagem que interpreta. Ao ser enviado acidentalmente para Nova York, o cão inicia uma grande aventura: encontrar sua dona, Penny, através de uma viagem por um mundo real, longe das câmeras. Com a ajuda de seus amigos, uma gata abandonada chamada Mittens e um hamster obcecado por TV chamado Rhino, Bolt percebe que não são necessários superpoderes para ser um herói. O desenho é o primeiro filme da Disney a ser produzido inteiramente em tecnologia digital 3D.

Caçadores de Dragão (dia 16, 12h40, HBO Family) - Zoe decide ajudar seu tio, Lord Arnold, dono de um imenso castelo e uma fortuna em moedas de ouro e terras, em sua busca por heróis iguais aos que ela conhece dos contos de fadas. Mas, em vez disso, encontra Gwizdo e Lian-Chu, dois atrapalhados caçadores de dragão. Juntos eles partem em uma viagem perigosa para salvar o mundo de malvados dragões. Leia mais aqui.

Asterix e os Vikings (dia 17, quarta, 12h30, Megapix) - Asterix e Obelix recebem a missão de o filho do irmão do chefe da aldeia em um verdadeiro guerreiro. Mas o rapaz não se interessa por guerra e trabalhos braçais, preferindo dançar músicas modernas e conquistar garotas. Assim, ele decide fugir do treinamento e envolve a todos em uma enorme confusão. Leia mais aqui.

O Bicho Vai Pegar 2 (dia 17, quarta, 11h05) - Continuação do primeiro animado produzido pela Pictures Animation, o desenho traz de volta o urso Elliot e sua turma em nova aventura. Apesar de sua paixão selvagem por Giselle, Elliot precisa adiar seu casamento por um tempo, pois o Salsicha foi raptado por um grupo de animais domésticos mimados determinados a devolvê-lo aos seus donos. A partir daí, Boog, Elliot, McSquizzy, Buddy e as outras criaturas da floresta viverão uma aventura animal.

A Fuga das Galinhas (dia 17, quarta, 8h15, Telecine Fun) - Diferentemente dos desenhos atuais, com muita imagem gerada por computador e canções envolventes, essa produção utiliza uma técnica antiga e trabalhosa, na qual a massa de modelar é a matéria-prima na "confecção" dos personagens. As galinhas em questão estão prestes a virar recheio de torta e começam a ficar desesperadas por um plano de fuga. A esperança aterrissa no ganlinheiro sob o nome de Rocky, um galo americano que se diz voador e que tem planos para a salvação de todos no galinheiro.

Todos o Cães Merecem o Céu 2 (dia 18, quinta, 16h40, Telecine Fun) - Com músicas inesquecíveis dos vencedores do Grammy, Barry Mann e Cynthia Weil (de Fievel - Um Conto Americano), esta é uma história de coragem, amor e amizade. Todos os cães merecem o céu... e alguns sortudos voltam à Terra. É isso que acontece quando o matreiro vira-lata Charlie Barkin e seus amigos Itchy e Sasha recebem a missão de recuperar a trombeta de Gabriel após ela ter sido roubada do céu. Se esses peludos quiserem ter sucesso, Charlie terá que provar que é digno de suas asas vencendo dois malignos vilões em uma tresloucada corrida contra o tempo!

Tô de Férias (dia 18, quinta, 12h55, Telecine Premium) - Um bebê de dinossauro com asas vive em uma ilha que fica no meio do oceano, ao lado de um grupo de animais igualmente adoráveis. Tudo muda quando chega um caçador de bichos exóticos, que faz de tudo para capturar o pequeno dino. Leia mais aqui.

Film Noir (dia 18, quinta, 2h05, Max*) - Essa animação adulta se passa na cidade de Los Angeles, onde um homem acorda ao lado do letreiro de Hollywood sem saber quem é. Ao seu lado está um homem baleado e presume-se que foi ele o autor do disparo. Agora ele terá de investigar quem é a vítima e por que todos parecem tentar matá-lo.

O Caminho para El Dorado (dia 19, sexta, 17h, Telecine Fun) - Tulio e Miguel são dois vigaristas que vivem de pequenos golpes. A sorte começa a mudar quando eles ganham um mapa que os levaria cidade perdida de El Dorado, também conhecida como a cidade do ouro. Só que eles têm um pequeno problema: estão presos no navio do explorador espanhol Cortez. Após uma fuga ousada, em que contam com a ajuda de um esperto cavalo chamado Altivo, eles partem rumo cidade perdida. Mas suas dificuldades estão apenas começando.

Garfield 2 (dia 19, sexta, 22h, Telecine Fun) - Jon decide ir para Londres encontrar Liz Wilson e pedi-la em casamento. Mas Garfield e Olie acabam em sua bagagem. Na Inglaterra o gato ruivo troca de lugar com Prince, um bichano da família real que é idêntico a ele. Prince herdou recentemente um castelo de sua antiga dona, Lady Eleanor, sendo agora alvo do sobrinho dela, Lorde Dargis. Garfield, se fazendo passar por Prince, aproveita ao máximo o conforto da vida real, o que inclui uma mordomo e vários criados. Enquanto isso, Prince leva uma vida simples indo a bares juntamente com Jon e Odie. Leia mais aqui.

Os Sem Florestas (dia 19, sexta, 12h55, Telecine Premium) - Um grupo de animais desperta de sua tranquila hibernação e descobre que praticamente toda a floresta onde vivem deu lugar a um condômio. Leia mais aqui.

Shrek Terceiro (dia 19, sexta, 16h30, Telecine Pipoca) - O rei Harold, pai de Fiona, morre repentinamente. Com isso, Shrek precisa ser coroado rei, algo que ele jamais pensou em ser. Juntamente com o Burro e o Gato de Botas, ele precisa encontrar alguém que possa substituí-lo no cargo de soberano do Reino de Tão, Tão Distante. O principal candidato é Artie, um jovem desprezado por todos em sua escola, que é primo de Fiona.

O Ratinho Perez 2 (dia 19, sexta, 10h15, HBO Family) - Curioso sobre como o Ratinho Perez faz para trocar os dentes das crianças por dinheiro, o jovem Lucas, de apenas 8 anos, decide esperar pelo pequeno roedor. O encontro entre a dupla causa muitos problemas para Perez, que acaba chamando a atenção de Gil Penkoff, um empresário ganancioso que vai fazer de tudo para capturar o ratinho falante e lucrar com ele.

Três Porquinhos e um Bebê (dia 20, sábado, 14h30, Telecine Premium) - Era uma vez três porquinhos irmãos que queriam construir suas casas. Um dia, uma turma de lobos nada confiáveis decidiu que os leitões virariam alimento. Para isso, enviam seu agente mais mortal, o lobo mau. O malvado sopra as casas dos porquinhos e as coloca abaixo, menos a de tijolo. Inconformado, ele manda um presente aos porquinhos para enganá-los: um bebê lobo para devorá-los quando crescesse.

Os Vegetais: Os Piratas que Não Fazem Nada (dia 20, sábado, 16h35, Telecine Pipoca) - Um barco carregado de amigos vegetais embarca em uma divertida aventura pirata com muito humor e canções. Leia mais aqui.

Planeta 51 (dia 21, domingo, 20h10, Telecine Premium) - O astronauta Capitão Charles ‘Chuck’ Baker aterrissa sua nave em um quintal bem no meio de um churrasco em família. Ao ver as criaturas verdes encarando-o com ar perplexo, ele entra em pânico e foge, encontrando refúgio no planetário onde Lem trabalha. Quando Lem e Chuck se encontram, eles superam gradativamente seu medo mútuo e dão início a uma amizade. Lem concorda em esconder Chuck do paranóico Exército do Planeta 51, que está determinado a capturar o "alienígena", alegando que ele quer destruí-los. Leia mais aqui.

Alvin e os Esquilos 2 (dia 21, domingo, 20h10, Telecine Pipoca) - Nesta sequência, Alvin, Theodore e Simon são enviados para a casa da tia quando Dave sofre um acidente e é hospitalizado. Mas a tia também acaba se acidentando e quem se encarrega de cuidar do trio é o primo Toby. Para piorar, eles são levados à escola e não estão nada felizes. Ian também retorna e dessa vez com uma arma para combater os esquilos cantores: as esquiletes. Leia mais aqui.

Doutor Estranho (dia 21, domingo, 12h45, HBO Family) - Inspirado em HQ homônima, o desenho apresenta a origem do Dr. Stephen Strange, o maior mago do Universo Marvel. Para combater o mal, ele embarca em uma jornada fantástica pelas montanhas do Tibet, em busca pela cura aos pés do misterioso Ancient One. Mas, antes de curar suas feridas, Dr. Estranho precisa libertar-se de seu passado doloroso e dar vazão a seu raríssimo dom: o dom da magia. Agora como o novo Mago Supremo, Dr. Estranho testa seus limites, combatendo os monstros que guardam os portões e enfrentando a mais terrível entidade conhecida pela humanidade.

Up - Altas Aventuras (dia 21, domingo, 18h, HBO Family) - Um rabugento senhor aposentado está prestes a ser mandado a um asilo. Decide, então, fugir amarrando centenas de balões no telhado. Sua casa sai voando em direção às montanhas da América do Sul, destino que sempre sonhou conhecer com sua mulher, já falecida. Só não contava que um menino teimoso, aprendiz de escoteiro, estivesse na entrada da casa e seguisse viagem com ele. Leia mais aqui.

Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (dia 22, segunda, 20h20, Telecine Fun) - O concurso anual de legumes gigantes está próximo e movimenta o bairro onde mora o inventor Wallace e seu inseparável cão Gromit. Tudo corre bem até que uma estranha fera vegetariana devasta as plantações. A dupla terá que capturá-la para salvar o concurso e sua reputação.

Wall-e (dia 22, segunda, 15h35, Max) - O robô da Pixar aterrissa no canal para contar sua história. Depois que os humanos transformaram a Terra em um grande lixão e fugiram para viver em uma nave na órbita do planeta, deixaram o pequeno Wall.E para limpar a sujeira. Sua rotina é quebrada quando surge EVA, uma robô super-moderna por quem ele se apaixona. Leia mais aqui

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Estreia: Monster High

Uma turma de monstrinhos está chegando ao Brasil para deixar seus sábados ainda mais assustador – e divertido. A nova série animada Monster High conta os dramas de seis amigos adolescentes. Até aí, tudo normal. Não fosse por um pequeno detalhe. Os jovens em questão são descendentes de nada menos que Drácula, Lobisomem, Cleópatra, Monstro do Lago Ness e Medusa. Mesmo com os pais de arrepiar, a turma não está preocupada em assustar. Muito pelo contrário. Enquanto Clawdeen, filha do Lobisomen, não consegue parar de fazer compras, a filha da Cleópatra divide o tempo entre a maquiagem e o namorado. Ou seja, eles enfrentam os mesmo problemas que qualquer um de sua idade. O pior deles é encarar os desafios e os dilemas do Ensino Médio.

E na escola Monster High, a vida não é fácil: professores substitutos, provas surpresas e amores juvenis. A mais nova aluna é Frankie Stein, que descobrirá que encontrar amigos e ter uma vida social normal pode ser um grande desafio. Ainda mais quando tem a chance de entrar para a equipe de líderes de torcida da garota mais popular da escola...

Nos Estados Unidos, o desenho virou febre entre as crianças, rendendo uma série de produtos como papelaria, brinquedos, material escolar, adesivos entre outros. Por aqui, ele estreia dia 13, sábaso, no Sábado Animado, no SBT (no ar a partir das 7h).

Os personagens

Lagoona - a filha do monstro do Lago Ness é uma linda menina de cachinhos dourados, muito corajosa e impulsiva. Adora praia ou qualquer atividade aquática. Considera todos da turma seus melhores amigos para sempre.

Clawdeen - filha do Lobisomem, a lobinha é uma verdadeira shopaholic, se preocupa com sua aparência e não aceita perder uma boa liquidação. É meiga e confiante.

Frankie - nem precisa dizer que seu atende pelo nome de Frankstein. A garota é cheia de estilo, charmosa, idealista e positiva. A mocinha também é muito amiga de todos e tem uma personalidade doce.

Draculaura - pelo nome já podemos imaginar. Filha do vampiro mais famoso da história, ela é supermoderna e criativa. Tem uma tendência ao drama, mas sua lealdade compensa essa postura.

Deuce - olhos que transformam tudo em pedra e um moicano de cobras. Com as mesmas características de sua mãe Medusa, Deuce é o namorado de Cleo de Nile. Impulsivo e misterioso, ele também esconde um lado engraçado e é muito leal aos amigos.

Cleo de Nile - assim como a mãe Cleópatra, Cleo é muito vaidosa, adora brincos e maquiagem. Mas esconde uma personalidade forte, mandona e um pouco invejosa. É namorada de Deuce, o único menino da turma.