segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Especial volta às aulas

O canal Fox apresenta de terça a sexta-feira, sempre às 16h, o CineFox Especial De Volta às Aulas. Confiara abaixo os animados na programação.

A Casa Monstro (dia 01) - DJ Walters, de 12 anos, possui tempo livre de sobra e ninguém tira de sua cabeça que existe alguma coisa estranha em relação à casa do velho Nebbercracker do outro lado da rua. As coisas não param de desaparecer dentro daquela estrutura em ruínas: bolas de basquete, triciclos, brinquedos e até animais de estimação. Para desvendar esse mistério, ele conta com a ajuda de dois amigos e, juntos, se envolvem em muitas enrascadas!

O Bicho Vai Pegar (dia 02) - Um urso domesticado que é a grande atração de sua cidade decide ajudar um cervo preso. Em retribuição, o cervo faz de tudo para libertá-lo daquilo que considera como sendo o cativeiro do urso.

A Era do Gelo (dia 04) - Um grupo de animais pré-históricos bem inusitado se une e vive muitas aventuras para encontrar a família de um bebê humano. No caminho, enfrentam muitos perigos e obstáculos.

Estreia: Anabel

Os fãs de animações inteligentes e criativas não podem perder a estreia da segunda temporada da série Anabel, no dia 5 de fevereiro, na TV Rá Tim Bum. Aos 7 anos, Anabel não é menina como as outras que você está acostumado a ver na telinha da TV. Ela não tem superpoderes nem é aficionada por internet ou videogame. A garota vive no Brasil da década de 30 com a mãe, um professora de História, e o pai, um farmacêutico. Apesar da pouca idade, ela adora andar de bonde, ouvir radionovelas e tem na literatura um de seus maiores passatempos. Pasmem, a pequena é fã das histórias de mistério e suspense do escritor americano Edgar Allan Poe.

A mente fértil da menina faz que com que ela se aventure em viagens incríveis, lúdicas e inesquecíveis ao lado do amigo Ulisses e de um corvo mágico. A cada episódio, ela vivencia aventuras fantásticas, desvenda crimes, viaja pelo futuro, encara os seres mais horripilantes e consegue, até mesmo, salvar sua vizinhança de um ataque alienígena.Também estão na trama o delegado Caranguejo, que tenta descobrir com a menina os mistérios policiais da cidade.

Feitas inteiramente com o software de animação Flash, as aventuras criadas pelo animador, diretor e roteirista da série, Lancast Mota, têm diversas referências literárias. Além de Poe, estão presentes no animado alusões a Lewis Carrol, Rudyard Kipling, Julio Verne, Winsor McCay e Monteiro Lobato.

A partir do dia 5 de fevereiro, com exibição aos sábados e domingos, em quatro horários: 9h30, 14h45, 19h30 e 3h30 (madrugada), na TV Rá Tim Bum.

Marte Precisa de Mães em trailer dublado

A Walt Disney Brasil divulgou o trailer dublado da animação Marte Precisa de Mães (Mars Needs Moms), que, diz a lenda, pode ser o último filme do estúdio ImageMovers Digital (empresa do cineasta Robert Zemeckis) - devido ao fracasso comercial de Os Fantasmas de Scrooge, o estúdio será fechado assim que concluir os trabalhos na animação.

Baseado no livro infantil de Berkeley Breathed, o desenho conta a história de Milo (Seth Green), um garoto que passa a valorizar mais sua mãe (Joan Cusack) depois que ela é abduzida por marcianos que planejam roubar sua essência maternal para criar suas próprias crianças. Com a ajuda de um terráqueo tecnológico chamado Gribble e uma garota marciana rebelde de nome Ki, Milo vai descobrir como voltar para a sua mãe -em mais de um sentido.

Para ter sua mãe de volta, ele parte em uma viagem épica, embarcando como clandestino em uma espaçonave e acaba em um mundo bem diferente da Terra. Com a ajuda do maníaco por dispositivos, Gribble, e de uma rebelde marciana chamada Ki, Milo virará Marte de cabeça para baixo para encontrar uma maneira de achar sua mãe.

Além de Seth Green (de Surpresa em Dobro) e de Joan Cusak (de Toy Story 3 e Uma Prova de Amor), emprestam suas vozes aos personagens Mindy Sterling (de Austin Powers), Dan Fogler (de O Amor Acontece e Kung Fu Panda) e Elisabeth Harnois (de Garotas Malvadas).

A produção está nas mãos de Robert Zemeckis, Jack Rapke e Steve Starkey, que trabalharam juntos em A Lenda de Beowulf. Já a direção fica a cargo de Simon Wells (de O Príncipe do Egito e A Máquina do Tempo), que também assina o roteiro da adaptação ao lado do estreante Wendy Wells. A trilha sonora será assinada pelo compositor Hans Zimmer, que já trabalhou com Wells na animação O Príncipe do Egito.

Marte Precisa de Mães tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 19 de agosto, em Digital Disney 3D e em IMAX 3D. Confira o trailer abaixo.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Rio em novo vídeo

A Fox divulgou os primeiros minutos da abertura de Rio, animação dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha (de A Era do Gelo 2 e 3). Ambientado na cidade do Rio de Janeiro e na exuberante floresta tropical do Brasil, a aventura cômica é centrada em Blu, uma arara rara que acredita ser a última de sua espécie. Quando Blu descobre que há uma outra — e que ela é uma ela —, ele deixa o conforto de sua gaiola na pequena cidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e parte para da cidade maravilhosa.

Mas o que acontece entre o domesticado Blu e a ferozmente independente Jade está longe de ser amor à primeira vista. Unidos inesperadamente, eles embarcam em uma incrível aventura na qual aprendem sobre amizade, amor, coragem, e estar aberto às muitas maravilhas da vida.O animado em 3D junta uma galeria de personagens intensos, uma história emocionante, cenários cheios de cores, música latina energizante e contemporânea, e dança e canções perfeitas para toda a família.

Rio
estreia nos cinemas nacionais em 08 de abril de 2011. Confira o vídeo abaixo.


<a href="http://video.msn.com/?mkt=us&brand=msn%20video&from=sp&vid=390a5af2-fac2-4e20-8b6e-4cc518d71596&src=FLCP:sharebar:embed" target="_new" title="'Rio' Exclusive: Film's First Two Minutes">Video: 'Rio' Exclusive: Film's First Two Minutes</a>

Personagens infantis enfrentam o bicho-papão

Imagine Papai Noel, o Coelho da Páscoa e a Fada dos Dentes unindo forças para lutar contra o mal. No que depender dos estúdios DreamWorks e do filme The Guardians of Childhood, essa parceria está muito próxima de acontecer. Inspirado em livro do escritor William Joyce (de A Família do Futuro), esses heróis da nossa infância precisam trabalhar juntos para salvar o mundo do maligno Pitch, o Bicho-Papão, que deseja iniciar uma era de noite eterna, destruindo os sonhos e as esperanças das crianças de toda a Terra.

No elenco de dubladores, estrelas de primeira grandeza como Jude Law (de Sherlock Holmes), Chris Pine (de Incontrolável), Hugh Jackman (o Wolverine de X-Men), Alec Baldwin (de Simplesmente Complicado) e Isla Fisher (de Delírios de Consumo de Becky Bloom). A direção está nas mãos de Peter Ramsey (de Monsters vs. Aliens: Mutant Pumpkins from Outer Space) e do próprio autor William Joyce. O roteiro será de David Lindsay-Abaire (de Coração de Tinta) e a dupla Guillermo Del Toro (de O Labirinto do Fauno) e Michael Siegel (de A Fantástica Fábrica de Chocolate) assume a produção executiva.

O projeto é da Dreamworks e tem estreia prevista para 21 de novembro de 2012, em tecnologia 3D.

Estreia: Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Um garoto que descobre certo dia ser um semideus é a atração destefim de semana do Telecine Premium. Percy Jackson e Ladrão de Raios estreia hoje, 29 de janeiro, às 22h. Percy Jackson é um jovem quase comum, exceto pelo fato de sempre se encrencar nas escolas onde estuda. Tudo muda quando os deuses do Olimpo saem das páginas dos livros de mitologia grega e entram em sua vida. Ele descobre que seu pai verdadeiro é Poseidon, o deus dos mares, o que significa que Percy é um semideus.

Ao mesmo tempo, Zeus, rei de todos os deuses, acusa Percy de roubar seu poderoso raio, a primeira e verdadeira arma de destruição em massa. Agora, Percy tem que se preparar para a maior aventura de sua vida, e os riscos não poderiam ser maiores. Nessa empreitada, ele conta com a ajuda dos amigos Annabeth Chase, a filha da deusa Atena, e Grover Underwood, um sátiro.

Dirigido por Chris Columbus, o filme foi inspirado em livro de Rick Riordan, um professor de mitologia grega que escreveu o primeiro livro da série de cinco títulos estimulado por seu filho. Riordan contava para o menino as sagas dos heróis gregos da Antiguidade, que pediu ao pai para inventar mais histórias, com os mesmos personagens. Os cinco livros já venderam mais de 9 milhões de exemplares em todo mundo. Leia mais sobre o filme aqui.

Sábado, 29 de janeiro, às 22h, no Telecine Premium e noTelecine Premium HD; com reprise no domingo, 30 de janeiro,às 20h, no Telecine Pipoca e no Telecine Pipoca HD.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Estreia: Astro Boy

Aterrissa hoje, dia 28, às 20h15, no canal Telecine Premium a animação digital Astro Boy. Na futurista Metro City o Dr. Tenma perde seu filho e cria o robô Astro Boy para substituí-lo. Mas o cientista resolve abandoná-lo para viver uma jornada sozinho, em busca da sua humanização. Quando sua família e amigos correm perigo ele deve retornar para enfrentar seus adversários. O animado foi inspirado em persoangem de Ozamu Tezuka, o pai do mangá, que se transformou em desenho animado, filme e versões live action.

Estreia dia 28 de janeiro, sexta, às 20h15, no Telecine Premium; com reprises dia 30, domingo, às 16h35, dia 07, segunda, 18h30, e dia 09, quarta, 9h35.

Cinema: As Aventuras de Sammy

Que tal levar as crianças para assistirem a um belo desenho animado produzido... na Bélgica? Pois é. As Aventuras de Sammy chega ao circuito brasileiro para provar que não é só de grandes produções norte-americanas que vivem boas as animações em longa metragem. E com mais uma boa surpresa: trata-se de um dos filmes que melhor soube utilizar a tecnologia 3D recentemente. Aqui, o efeito tridimensional realmente encanta.

Assim como Procurando Nemo, As Aventuras de Sammy também fala de uma busca subaquática. O personagem título é uma simpática tartaruga marinha que logo ao nascer se perde de suas centenas de irmãozinhos. E se vê obrigada a desvendar, quase sozinha, as maravilhas e os desafios da vida. Pelo caminho, duas outras tartarugas marcarão definitivamente a trajetória de Sammy: a amigão Roy e a encantadora Shelly.

O roteiro é bastante simplificado e linear, sem grandes conflitos nem reviravoltas, repleto de mensagens ecológicas e personagens de grande simpatia. Uma simplificação que deve falar mais de perto às crianças menores. A concepção gráfica do desenho, assim como a direção de arte, privilegia as cores fortes e os ambientes fartamente iluminados, fazendo de As Aventuras de Sammy uma experiência visualmente agradável, ainda que sem muita – com o perdão do trocadilho – profundidade.

Com direção de Ben Stassen e roteiro de Domonic Paris (a mesma dupla do também simpático Os Mosconautas no Mundo da Lua), As Aventuras de Sammy é uma agradável opção de férias para a garotada. Aos pais caberão curtir a trilha sonora cheia de antigos sucessos como Every Time You Go Away
.

celso sabadin*

* O multimídia - e querido amigo - Celso Sabadin é autor do livro autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o Planeta Tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV Gazeta e da rádio Bandeirantes.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tadinha chega à telinha baiana

Ainda neste primeiro semestre deverá entrar na grade de programação da TVE-BA a animação Tadinha. Com imagens que seguem o estilo de pintura pastel, a produção tem direção de Maria Luiza Barros, Ducca Rios e Leonardo Copello e duração de um minuto e meio. Tadinha é uma garota precoce 6 anos, daquele tipo que desconcerta os adultos à sua volta com sua espontaneidade.

A série de animação, produzida em 2D, é uma comédia sarcástica de conflitos familiares, que parte da sinceridade das crianças para revelar, com bom humor e de forma educativa, a hipocrisia em situações vividas no cotidiano. Em todos os episódios, a garotinha é posta de castigo pelo pai. Durante a punição, Tadinha usa a imaginação para fugir para um universo, onde é revelada a moral da história.

* fonte: cineinblog

Entrevista: Mariana Caltabiano

Mesclando personagens animados com cenas reais, Brasil Animado chegou às telas de cinema com pioneirismo: inaugurar no Brasil a tecnologia 3D. O longa-metragem acompanha a dupla Stress e Relax em busca do "grande jequitibá rosa", a árvore mais antiga e rara do Brasil. A diretora Mariana Caltabiano, responsável pelo site IGuinho e criadora dos personagens e da série animada Gui & Estopa, nem sempre se dedicou ao cinema. Antes, ela trabalhava como publicitária desenvolvendo comerciais para a televisão. Também escreveu muitos livros infantis como A Arca de Ninguém, Tampinha Tira os Óculos e O Mistério da Casa Hope até virar diretora de desenhos. Nesta entrevista que Mariana condeceu "à minha pessoa" para o site da revista Recreio, ela conta um pouco sobre o 3D, o filme em si e sua carreira.

Como surgiu a idéia de Brasil Animado?
Eu sempre tive vontade de conhecer o Brasil e imaginei que seria muito divertido fazer isso na companhia de dois personagens hilários como o Stress e o Relax.

O animado se passa em diversas cidades do país. Vocês foram visitar todos esses locais para filmar?
Sim. Foi uma verdadeira loucura. Imagina viajar por todo o Brasil em apenas 40 dias. Foi um pouco cansativo, mas a gente faria tudo de novo!

Você inaugurou a tecnologia 3D no Brasil.Como foi e está sendo essa experiência?
Fantástica! Eu aprendi muito e me surpreendi quando descobri que eu poderia ver as imagens em 3D no próprio set, usando um monitor e um óculos especial.

Brasil Animado mescla técnicas 3D, animação tradicional e live action. O que a levou misturar cenas reais com o imaginário?
Eu já tinha usado essa linguagem na série Gui, Estopa & a Natureza, exibida pelo Cartoon Network. O público gostou muito da mistura, muitas pessoas pediram mais desenhos com essa mescla.

De onde surgiram os personagens Stress e Relax?
Stress e Relax surgiram no longa As Aventuras de Gui & Estopa. Neste filme, eles mostravam como é feito um desenho animado, desde a ideia até o lançamento nas salas de cinema. A parte mais divertida é que eles não tinham noção de como fazer uma animação e acabaram descobrindo no desenrolar da história.

Você acredita que o Brasil tem potencial para desenvolver mais filmes de animação? Qual seria o principal desafio?
Acredito. O principal desafio ainda é conseguir dinheiro para produzir os filmes.

Você começou carreira em publicidade, migrou para livros infantis e agora para animações. Como foi essa transição?
Eu trabalhava em publicidade, mas vivia assistindo a desenhos animados, lendo quadrinhos e visitando lojas de brinquedos. Comecei a imaginar como devia ser bom trabalhar nessa área. Tive a ideia de escrever um livro, baseado em um reino todo feito de comida, que eu costumava desenhar quando era criança. O livro Jujubalândia virou série de TV, site e peça de teatro. Depois disso, criei a Turma da Garrafinha para a TV Globo e não parei mais. A animação começou quando criei o portal IGuinho. Começamos com jogos, depois fizemos quadrinhos animados e mais tarde produzimos As Aventuras de Gui & Estopa.

No campo da animação, como você vê o cenário hoje? Há espaço e possibilidades para quem quer atuar nesse ramo?
O cenário hoje é muito melhor do que quando não existiam os computadores e a internet. Hoje já é possível começar fazendo animação em casa e exibindo na internet. Se os personagens forem bons, eles podem ganhar uma série para a TV, como foi o caso de Gui & Estopa.

Como é fazer desenho para crianças?
É muito bom. Principalmente porque tenho a ajuda da minha filha Isabela, de 11 anos, e do meu filho Felipe, de 8 anos. A gente dá muita risada pensando nas aventuras da turma do Gui.

Por falar em Gui e Estopa, você também faz a voz do personagem Gui...
Eu estava tentando mostrar para o dublador como eu imaginava a voz do Gui. Ele achou o resultado muito legal e sugeriu que eu mesma dublasse.

Qual é a sua inspiração na hora de criar personagens? E a história?
Minha inspiração são minhas memórias de infância, meus filhos e as crianças de modo geral. Sou muito observadora. Para mim, os personagens sempre nascem antes das histórias, depois eles vão me contando como a história é.

Quais seus longas de animação preferidos?
Ratatouille, A Era do Gelo 3, Up! Altas Aventuras e Toy Story 3.

E na televisão, que desenho você curte?
Pica-Pau, Pernalonga, Os Simpsons e Bob Esponja.

Algum novo projeto em vista, tanto na área de animação como na de literatura?
Estamos produzindo o Zuzubalândia 3D, que fica pronto em 2012.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Thundercats ganha novo visual

Os fãs dos gatos guerreiro Thundercats já podem comemorar (ou protestar, caso não gostem das novidades!). A série animada ícone da década de 1980, vai retornar em breve às telinhas com uma roupagem modernizada. A nova versão pretende contar a história do príncipe Lion-O e sua ascensão ao trono de Thundera, o mundo onde esses seres meio gatos, meio humanos vivem. A história vai combinar novamente combates com espadas e ciência e tudo será focado em Lion, o grande líder dos felinos. Haverá uma luta entre o bem e o mal em busca das Pedras do Poder (Stones of Power), enquanto os heróis aprendem lições de honra, lealdade e mortalidade em cada episódio.

Os produtores Michael Jelenic (de Batman: The Brave and the Bold e Mulher Maravilha) e Ethan Spaulding (de Avatar: The Last Airbender) cuidam do desenho e prometem mitologia simplificada e todos os personagens principais do clássico de volta à ação. Já a direção está acargo de Sam Register (de Jovens Titãs, Ben 10 e Batman: The Brave and the Bold).

O desenho Thundercats recauchutado será feito em parceria com os japoneses do Studio4ºC, os mesmos de Animatrix, Gotham Knights e Halo Legends. A ideia é usar toda a mitologia da série antiga, mas com um jeitão mais de anime e aventuras totalmente inéditas. O desenho original, lançada em 1985, foi baseada em personagens criados por Tobin "Ted" Wolf e teve um total de 130 episódios. É exibido até hoje em vários canais do mundo. Não foi divulgada uma data de lançamento, mas deve estrear ainda este ano no Cartoon Network dos Estados Unidos.

Na versão antiga, os Thundercats fugem de seu planeta, Thundera, ameaçado de explodir. A nave usada na fuga da catástrofe acaba sendo atacada pelos inimigos dos Thunderianos, os mutantes de Plun-Darr. A intenção dos vilões era capturar a lendária Espada Justiceira que eles acreditavam estar a bordo (e estava, claro!). Entre os sobreviventes, estavam Jaga, o líder dos felinos, e Lion-O, o herdeiro.

Jaga assume a pilotagem da nave para levar o grupo em segurança ao Terceiro Mundo. Porém, a viagem demora várias décadas e Jaga morre durante a missão. Entre os personagens principais que estavam na nave e chegam sã e salvos ao Terceiro Mundo estão Lion-O, Panthro, Cheetara, Tygra, Wily-Kitt, Wili-Katt e Snarf. Juntos, eles são os Thundercats e lutam contra as forças malignas de Mumm-Ra, o de "vida eterna". Confira as imagens abaixo e mais informações no site da Revista Recreio.

Carros 2 traz brasileira nas pistas [atualizado]

Relâmpago McQueen e sua turma em breve retornam aos cinemas em uma nova aventura. Em Carros 2 (Cars 2: World Grand Prix), o carrinho de corrida vermelho e seu amigo Mate viajam para a Ásia e Europa a fim de disputar a Corrida dos Campeões, que reúne os melhores de diversas modalidades, como a Fórmula 1 e o Campeonato Mundial de Rally. Em Tóquio, a competição acontece no Monte Fuji, enquanto na Alemanha, o palco da disputa será a Floresta Negra. Até mesmo o circuito de Monte Carlo, em Mônaco, na Itália, terá uma “cópia” no filme.

Nesta continuação, outros personagens serão introduzidos na trama, como um Aston Martin inspirado no veículo oficial de James Bond. Para o delírio dos brasileiros, uma personagem com as cores da nossa bandeira também terá um lugar nessa competição: Carla Veloso, o número 8. Seu nome foi escolhido por conter a sílaba "car" (carro em inglês) e "veloso", que quer dizer veloz, rápido.

Dirigido por Brad Lewis (produtor de Ratattoulie), o animado traz de volta todo o elenco do original, com Owen Wilson emprestando sua voz a Relâmpago McQueen e Larry the Cable Guy, a Mate. A dupla recebe os reforços de Michael Caine (como o Aston Martin espião Finn McMissille), Emily Mortimer (como a espiã novata Holley Shiftwell), Joe Mantegna & Peter Jacobson (como Grem e Acer), Thomas Kretschmann (como Professor z) e Jason Isaacs (como o jato Siddeley). Ainda não foi divulgado quem irá dublar a tupiniquim Carla.

Carros 2 tem previsão de estreia para dia 24 de junho, em 2D, 3D e IMAX 3D. Confira um trailer apresentando a brasileira abaixo.

Estreia: Walter & Tandoori

Dois amigos atrapalhados e ecologicamente corretos vão viver muitas aventuras a partir do dia 31, segunda, às 11h30, no Cartoon Network. A nova série animada Walter & Tandoori tem como missão conscientiza e divertir a garatoda ao mostrar a jornada dessa dupla em prol do meio ambiente. Walter é um inventor com DNA verde que detesta desperdícios e protege o meio ambiente com a ajuda do vegetariano Tandoori, um frango hiperativo. Eles se tornaram amigos inseparáveis desde que Tandoori foi libertado de uma fazenda de frangos durante um protesto verde. Desde então, Tandoori adquiriu o gosto por cozinhar e pensa que é mais esperto que Walter.

Como em toda história do bem sempre tem um vilão para representar o mal, eis que surge um senhor feio com espírito mesquinho que representa o interesse das grandes empresas no meio ambiente, o Sr. Músculo, que é fã de tudo que é barulhento e poluidor. Além dele, a dupla tem que encarar a vizinha idosa, que é cheia de orgulho do seu gramado bem cuidado, de suas flores que brilham no escuro... e de seu Chihuahua que vive encrencando com Tandoori.

A partir do dia 31 de janeiro, de segunda a sexta, 11h30, no Cartoon Network.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estreia: Lendas da Fenda do Bikini

Bob Esponja, Patrick e seus amigos revelam algumas lendas que rondam a Fenda do Bikini no especial Lendas da Fenda do Bikini. São quatro episódios inéditos seguidos que contam sobre mistérios e segredos que navegam as profundezas oceânicas. Neles, um monstro aterroriza a Fenda do Bikini até Patrick fazer amizade com a imensa criatura; Bob Esponja e todos os moradores da Fenda do Bikini vão parar num resort subaquático; Bob Esponja e Patrick procuram por um dreno legendário sob o solo oceânico e as reclamações de Lula Molusco engatilham uma erupção vulcânica.

Lendas da Fenda do Bikini estreia no dia 10 de fevereiro, quinta-feira, às 20h, com reapresentação no dia 12, sábado, às 12h.

Estreia: A Princesa Mononoke

Em fevereiro, o Max estreia em sua programação o longa animado A Princesa Mononoke. Filme épico japonês escrito dirigido por Hayao Miyazaki e produzido pelo famoso Studio Ghibli (ambos de A Viagem de Chihiro) foi lançado originalmente no Japão em 1997, sendo uma das produções cinematográficas animadas de maior sucesso dos anos 90.

Sua trama é um complicada, mas devemos pensar que não se trata de um filme infantil. Tanto que na época, o próprio Miyazaki definiu o desenho como apropriado para quem já passou da quinta série. E ele estava certo. A Princesa Mononoke deve agradar aos fãs do gênero, mas é um demasiado pesado para quem tem pouca idade por conter cenas de violência.

Ambientado em algum ponto da Idade Média, acompanha Ashitaka, um jovem que vive numa pacata aldeia afastada. Um dia, porém, ao defender sua aldeia de um terrível demônio criado pela violência humana, ele se fere e acaba ficando amaldiçoado. Para tentar se livrar de seu trágico destino, ele deixa a sua cidade e encara uma jornada na esperança de compreender a maldição que lhe fora posta, antes que esta o mate. O que Ashitaka vai encontrar é um conflito entre os humanos e os deuses da floresta.

Apanhado no meio do conflito, Ashitaka conhece San, a Princesa Mononoke. A moça, criada por lobos, fará tudo o que puder para acabar com os humanos que ameaçam a floresta. Dessa forma, Ashitaka fica no meio de uma batalha (os homens que precisam derrubar as florestas para sobreviver e os deuses enfraquecidos que tentam defendê-la), procurando um meio de terminar a guerra.

A Princesa Mononoke custou cerca de 20 milhões de dólares, sendo o longa de animação mais caro já feito no Japão – a superprodução Akira custou menos da metade. Mas o investimento valeu a pena. O filme alcançou a maior bilheteria da história do país e foi também o vídeo mais vendido, com 4 milhões de cópias. Para o lançamento nos Estados Unidos, a Miramax jogou pesado: escalou para o elenco de dubladores nomes como Claire Danes e Billy Bob Thornton. Para escrevê-lo, nada mais que Neil Gaiman, o mestre das HQs.

Reza a lenda que o filme chegou a ser dublado e teve exibição em cinema marcada no Brasil (seria o primeiro Miyazaki a passar em tela grande por aqui), porém nada disso aconteceu e foi cancelado. Parece que também não saiu em vídeo (assisti a um importado) e esta será a primeira vez que ganha exibição na TV. Vale conferir.

A primeira exibição ocorrerá em 07 de fevereiro às 22h, com reprises nos dias 12 (22h), 15 (19h35) e 26 (00h50).

Estante: O Mágico de Oz (versão pop-up)

Depois dos clássicos O Pequeno Príncipe e Alice no País das Maravilhas, agora é a vez de O Mágico de Oz (Editora Publifolha) ganhar uma belíssima versão pop-up. Há mais de 110 anos, o livro do escritor Lyman Baum (publicado originalmente em 1990) encanta crianças de todo o mundo com a história de Dorothy. A menina sonha em conhecer um mundo além do arco-íris, onde fadas e bruxas convivessem como num conto de fadas. Seu sonho se torna realidade quando ela é levada a uma incrível viagem à Terra de Oz, em companhia de cãozinho Totó. Lá conhece personagens bem inusitados: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão. Para voltar à sua casa, ela e seus novos amigos seguem o caminho das pedras amarelas a fim de encontrar um misterioso mágico capaz de realizar seu desejo.

Nesta edição pop-up, a menina dos sapatos vermelhos e seus amigos ganham vida com impressionantes imagens que saltam das páginas. As criativas ilustrações originais de William Wallace Denslow foram adaptadas com primor pelo artista Robert Sabuda, ganhando dobraduras e surpresas interativas. Em 1939, a obra foi imortalizada nos cinemas, com Judy Garland no papel da inesquecível Dorothy. Em breve, essa história vai ganhar uma nova adaptação cinematográfica.

Sobre o autor
Frank Baum é autor de cerca de 60 livros, vários deles de grande sucesso. O Mágico de Oz, porém, per­tence àquela rara e privilegiada categoria de livros destinados à imortalidade. Reeditado sem interrupções, geração após gera­ção, é avidamente procurado e lido por milhões de jovens e adultos de todo o planeta. A simplicidade e a fluência de linguagem, a origina­lidade do tema, a vivacidade da narração e o es­plendor da fantasia justificam e explicam o fascínio e a longevidade da obra.

Oscar 2011: Conheça os indicados

Agora há pouco, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os indicados ao Oscar 2011, cuja cerimônia será apresentada direto do Teatro Kodak, em 27 de fevereiro. A campanha da Pixar deu certo e Toy Story 3 recebeu sua merecida indicação na categoria Melhor Filme. Com direção direção de Lee Unkrich, o animado se tornou a terceira animação da história do cinema a conseguir tal feito - as anteriores foram Up! Altas Aventuras (2010) e A Bela e a Fera (1991). O longa ainda foi indicado em Melhor Longa de Animação, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som e Melhor Canção Original (We Belong Together) - nesta última categoria, disputa com Enrolados (I See The Light), que ficou fora da indicação como melhor animação.

Na categoria Melhor Filme de Animação, Toy Story 3 disputa com Como Treinar o Seu Dragão (minha favorita) e, para a surpresa de todos, O Mágico (do criador de As Bicicletas de Belleville). Já Como Treinar o Seu Dragão também conseguiu uma vaga na categoria de Melhor Trilha Sonora Musical, com a bela trilha de John Powell, que trabalhou para animações como A Era do Gelo, Kung Fu Panda e a ainda não lançada animação Rio.

Por último, os indicados em Curta-Metragem foram Day & Night, The Gruffalo, Let's Pollute, The Lost Thing e Madagascar, Carnet de Voyage. Confira a lista dos indicados abaixo.

Melhor filme
Minhas Mães e Meu Pai
A Origem
Bravura Indômita
127 Horas
Toy Story 3
A Rede Social
Inverno da Alma
O Vencedor
Cisne Negro
O Discurso do Rei

Melhor diretor
Tom Hooper (O Discurso do Rei)
David O. Russell (O Vencedor)
Darren Aronofsky (Cisne Negro)
David Fincher (A Rede Social)
Ethan Coen e Joel Coen (Bravura Indômita)

Melhor ator
Colin Firth (O Discurso do Rei)
Jeff Bridges (Bravura Indômita)
Jesse Eisenberg (A Rede Social)
Javier Bardem (Biutiful)
James Franco (127 Horas)

Melhor atriz
Annette Bening (Minhas Mães e Meu Pai)
Nicole Kidman (Reencontrando a Felicidade)
Natalie Portman (Cisne Negro)
Michelle Williams (Blue Valentine)
Jennifer Lawrence (Inverno da Alma)

Melhor ator coadjuvante
Mark Ruffalo (Minhas Mães e Meu Pai)
Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)
Christian Bale (O Vencedor)
Jeremy Renner (Atração Perigosa)
John Hawkes (Inverno da Alma)

Melhor atriz coadjuvante
Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei)
Melissa Leo (O Vencedor)
Amy Adams (O Vencedor)
Hailee Steinfeld (Bravura Indômita)
Jacki Weaver (Reino Animal)

Melhor roteiro original
A Origem
Minhas Mães e Meu Pai
O Discurso do Rei
Another Year
O Vencedor

Melhor roteiro adaptado
A Rede Social
127 Horas
Toy Story 3
Bravura Indômita
Inverno da Alma

Melhor filme de animação
Toy Story 3
O Mágico
Como Treinar Seu Dragão

Melhor filme estrangeiro
Dogtooth (Grécia)
Biutiful (México)
Fora-da-lei (Argélia)
Incendies (Canadá)
Em um Mundo Melhor (Dinamarca)

Melhor fotografia
Cisne Negro
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita

Melhor trilha sonora
Como Treinar o Seu Dragão
A Origem
127 Horas
O Discurso do Rei
A Rede Social

Melhor canção original
I See the Light (Enrolados)
Coming Home (Country Strong)
If I Rise (127 Horas)
We Belong Together (Toy Story 3)

Melhor direção de arte
Alice no País das Maravilhas
A Origem
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
O Discurso do Rei
Bravura Indômita

Melhor figurino
I Am Love
Alice no País das Maravilhas
O Discurso do Rei
The Tempest
Bravura Indômita

Melhor maquiagem
A Minha Versão do Amor
Caminho da Liberdade
O Lobisomem

Melhor som
A Origem
Toy Story 3
Tron - O Legado
Incontrolável
Bravura Indômita

Melhor edição de som
A Origem
O Discurso do Rei
Salt
A Rede Social
Bravura Indômita

Melhores efeitos especiais
Homem de Ferro 2
Além da Vida
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
Alice no País das Maravilhas
A Origem

Melhor edição
Cisne Negro
O Vencedor
O Discurso do Rei
127 Horas
A Rede Social

Melhor documentário
Lixo Extraordinário
Trabalho Interno
Restrepo
Gasland
Exit Through the Gift Shop

Melhor curta-metragem
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Melhor curta-metragem documentário
Killing in the Name
Poster Girl
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang
Strangers No More

Melhor curta-metragem animação
Day & Night
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, Carnet de Voyage

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Rio tem trailer dublado

A Fox divulgou o trailer brasileiro de Rio, animação dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha (de A Era do Gelo 2 e 3). Ambientado na cidade do Rio de Janeiro e na exuberante floresta tropical do Brasil, a aventura cômica é centrada em Blu, uma arara rara que acredita ser a última de sua espécie. Quando Blu descobre que há uma outra — e que ela é uma ela —, ele deixa o conforto de sua gaiola na pequena cidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e parte para da cidade maravilhosa.

Mas o que acontece entre o domesticado Blu e a ferozmente independente Jade está longe de ser amor à primeira vista. Unidos inesperadamente, eles embarcam em uma incrível aventura na qual aprendem sobre amizade, amor, coragem, e estar aberto às muitas maravilhas da vida.

O animado em 3D junta uma galeria de personagens intensos, uma história emocionante, cenários cheios de cores, música latina energizante e contemporânea, e dança e canções perfeitas para toda a família.

Rio estreia nos cinemas nacionais em 08 de abril de 2011. Confira o trailer abaixo e diverta-se!

Sessão de cinema em casa

Na última semana de férias, o Nickelodeon preparou uma programação especial para você curtir o tempo de folga ao máximo. De segunda a sexta-feira, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, às 19h, o canal exibe filmes protagonizados por seus personagens favoritos. Confira abaixo.

Bob Esponja: Descobrindo Atlântida (segunda, dia 31, 19h) - Quando Bob Esponja e Patrick encontram a segunda parte de um antigo amuleto, a turma viaja para a antiga cidade de Atlântida, onde uma grande aventura começa. Lá eles precisam encontrar o Lord Royal Highness. Enquanto Sr. Sirigueijo enche os bolsos de ouro e Plankton tenta dominar o pedaço, o Calça Quadrada e Patrick descobrem o tesouro de Atlântida.

Drake e Josh vão para Hollywood (terça, dia 1º de fevereiro, 19h) - Drake e Josh colocam sua irmã Megan num avião rumo a Los Angeles. A confusão está armada, afinal ela deveria embarcar para o Colorado. Depois que percebe o erro, a dupla vai para Hollywood tentar resolver o problema. Em meio à busca pela irmã, Josh descobre algo que muda drasticamente sua viagem.

Zoey 101 – Recesso de Primavera (quinta, dia 03 de fevereiro, 19h) - Zoey e sua turma pretendem passar as férias de primavera hospedados na casa de Logan, em Santa Bárbara. E, enquanto Chase evita se declarar para Zoey, uma limusine surge para levá-los em grande estilo para as férias.

iCarly no Japão (sexta, 04 de fevereiro, 19h) - Os personagens da série iCarly – Carly, Sam e Freddie – são indicados para um prêmio internacional sobre internet que será entregue no Japão. Ao chegarem lá, Carly é sequestrada por uma concorrente que quer roubar seu prêmio. Agora é a vez de Sam e Freddie salvarem a amiga a tempo.

Animadores de plantão!

Já estão abertas as inscrições de animações para o Anima Mundi 2011, o maior festival de animados da América Latina que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo, no mês de julho. Assim como nos anos anteriores, o festival vai contar com 7 categorias competitivas: Curtas, Curtas Infantis, Curtas Brasileiros, Curtas de Estudante, Longas, Longas Infantis e Filmes de Encomenda. As inscrições vão até o dia 23 de março.

Griffin colocam o pé na estrada

Na próxima sexta-feira, dia 28 de janeiro, a partir das 22h, o FX exibirá uma maratona especial com episódios da série Uma Família da Pesada. São cinco episódios especialmente selecionados e baseados em road movies e musicais. Os capítulos incluem números musicais similares aos apresentados nos filmes originais, com Stewie e Brian aparecendo em alguma locação estrangeira ou sobrenatural.

Criada por Seth MacFarlane em 1999, Uma Família da Pesada mostra com humor ácido as irreverentes aventuras de Peter Griffin e sua adorável esposa Lois, que luta, em vão, para manter o mínimo de normalidade em casa. O que não é nada fácil quando se tem três filhos para educar: a adolescente de 16 anos Meg, que só pensa em fazer plástica nos lábios e conseguir um par para o baile de formatura; o garoto de 13 anos Chris, que é preguiçoso por natureza; e o pequeno Stewie, um bebê de apenas um ano de idade com uma mente diabólica. Há ainda o cachorro falante Brian, que prefere seus martínis à sua ração para cachorros e é o mais intelectual da família.

Gnomeo e Julieta ganha novos pôsteres

A Imagem Filmes divulgou dois pôsteres nacionais de Gnomeo e Julieta. Dirigido por Kelly Asbury (de Shrek 2), é uma versão divertida e animada do clássico Romeu e Julieta, do dramaturgo inglês William Shakespeare. Em vez de humanos, o filme traz como protagonistas um casal de gnomos apaixonado que mora em jardins inimigos e vive várias aventuras para viver um amor proibido.

O Sr. Capuleto e A Sra. Montéquio tem uma rixa há anos e ninguém na verdade lembra por que tudo começou. Mas a regra é clara, um gnomo vermelho do jardim do Sr. Capuleto nunca poderá se misturar com os gnomos azuis do jardim da Sra. Montéquio. Quando os humanos saem de casa, é que a aventura realmente começa com os gnomos tramando um final bem diferente para essa historia.

Animação para toda a família tem canções originais de Elton John, que também assina a produção do desenho, e dublagem de de Daniel Oliveira (de Cazuza – O Tempo Não Pára), Vanessa Giácomo (de Jean Charles) e Ingrid Guimarães (de De Pernas pro Ar). Na versão original, conta com vozes de James McAvoy (de O Procurado), Emily Blunt (de O Lobisomem e As Viagens de Gulliver), Michael Caine (de A Origem) e Ozzy Osbourne (ele mesmo, o "Príncipe das Trevas" e ex-vocalista do Black Sabbath).

Gnomeu e Julieta chega aos cinemas nacionais em 4 de março, também em tecnologia 3D. Confira os cartazes abaixo.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Estrela pop virtual

O mundo está se transformando e virando cada vez mais virtual do que real. A prova está no sucesso estrondosa que uma cantora de música pop japonesa está fazendo na rede. Seu sucesso é real, mas a moça é de mentirinha, um projeto computadorizado em 3D. A diva Hatsune Miku é uma garota de 16 anos, de cabelos coloridos, olhos gigantes e.... digital! A cantora fez tanto sucesso na rede que foi agendado uma turnê de shows, acompanhada de uma banda que toca músicas ao vivo. Como isso é possível? Um holograma, claro!

A imagem é tridimensional (3D) e muito real. A empresa responsável pelo desenvolvimento do software é a Yamaha que criou o Vocaloid, um sintetizador de voz que permite fazer canções digitando somente a letra desejada e simultaneamente a melodia é encaixada.

Com mais de 68 mil fãs no Facebook, só em 2010, a celebridade virtual já lançou mais de 100 músicas. Pouco se sabe sobre sua personalidade, já que seus criadores não revelam muita coisa sobre a Hatsune. O fato é que, devido a seu grande estouro em terra nipônicas, os americanos já estão de olho e juntamente com os japoneses pretendem lançar uma versão americanizada da pop star.

Confira o vídeo abaixo e observe a impressionante reação da platéia - digna de um show de astros! - quando Hatsune aparece no palco. Isso sem falar nos produtos licenciados!

Cartoon com novos episódios

O Cartoon Network também estreia em fevereiro novos espisódios dos heróis Ben 10 e Mutante Rex, e do telejornal de notícias absurdas favorito da criançada, o Plantão do Tas. E para celebrar a volta às aulas, o canal preparou um bloco especial de programação com as versões "normais" e "supremas" dos alienígenas mais legais dos desenhos do Ben 10. É hora dos pequenos estudantes se prepararem para a Invasão Escolar!

Plantão do Tas (a partir do dia 04, extas, 21h) - Marcelo Tas irá apresentar mais de 20 cápsulas inéditas com notícias de 2 minutos. Produzido pela Cuatro Cabezas, comandada por Manoela Muraro, o programa do Tas permanece com os repórteres mirins Iolanda Violeta e Hugo Mascarenhas – interpretados respectivamente pelos jovens atores Gabriella Mustafá (12 anos, natural do Paraná) e Marcos Felipe Oliveira (14 anos, de São Paulo).

Aliens de Ben 10 (a partir do dia 04, sexta, das 13h às 14h) - os alienígenas mais legais dos desenhos do Ben 10 entram em cena num bloco bem especial de programação. A cada dia, serão exibidos dois episódios inéditos. Um com uma versão "normal" de um alien como Eco Eco, Quatro Braços ou Fogo Fátuo e, em seguida, um capítulo com o mesmo alien em sua versão "suprema". No domingo, dia 6 de fevereiro, o canal exibe todos os episódios de uma só vez, das 12h às 17h.

Ben 10: Supremacia Alienígena (a partir do dia 06, 18h30) - Ben Tennyson tem que aprender a dominar os segredos do Ultimatrix, que lhe permite acessar a evolução de suas formas alienígenas para versões ainda mais fortes e poderosas.

Mutante Rex (a partir do dia 06, 18h) - Rex, um menino de 15 anos com a criatividade nas alturas, começa a descobrir a extensão de seus poderes de transformação corporal. Ao se transformar em um grande herói, ele vive aventuras e pergigos no combate ao mal.

Estreia: Drama Total

E os realty shows para a criançada parece que deram certo mesmo! A partir de 6 de fevereiro, domingo, às 17h30, o Cartoon Network estreia Drama Total: Turnê Mundial. A série animada é um spin-off (devirada) de Ilha dos Desafios, que, por sua vez, saiu de Luzes, Drama, Ação!. Com 26 episódios, esta terceira edição conta com 17 participantes, que vivem aventuras ao redor do mundo em busca do prêmio milionário de 1 milhão de dóalres. A cada episódio, a história acontece em um país diferente, como Japão, França e Egito.

Além do retorno dos personagens favoritos do público (Owen, Izzy, Duncan, Courtney, Bridgette, Gwen, Cody, Harold, Noah, Lindsay, DJ, Heather, LeShawna, Ezekiel e Tyler), a nova série adiciona dois novos personagens, Sierra e Alejandro. Os capítulos inéditos de Drama Total: Turnê Mundial ganham ainda uma reapresentação todas as quintas-feiras, às 19h30, durante o bloco Comédia.

Novos episódios no Discovry Kids

A partir de 31 de janeiro e durante todo o mês de fevereiro, o Discovery Kids garante a diversão da garotada na volta às aulas com um especial de programação que reúne novos episódios das séries prediletas do canal. O especial traz aventuras inéditas de diversas séries. Confira a lista a abaixo.

Martha Fala (31 de janeiro, 14h30) – a animação, criada pela autora de livros infantis Susan Meddaugh, conta a rotina de uma cachorra de estimação que um dia comeu sopa de letrinhas e tornou-se "bilíngue", falando a linguagem dos cães e a dos humanos. Por meio de histórias dinâmicas e divertidas, Martha vai ajudar a enriquecer o vocabulário das crianças e estimular o interesse pela língua portuguesa.

Octonautas (de 7 a 11 de fevereiro, 7h30) - a série mostra uma turma de amigos que submerge às profundezas do oceano em busca de descobertas – às vezes, eles acabam encontrando perigos e confusões. De maneira lúdica e mesclando ciência, comédia e ação, a série apresenta o mundo submarino às crianças como um ambiente completamente novo, onde há muito o que descobrir. Leia mais aqui.

Meu Amigãozão (de 7 a 11 de fevereiro, 12h30) - os pequenos Yuri, Lili, Matt e seus 'amigãozões' Golias (um elefante azul), Nessa (uma girafa rosa) e Bongo (um canguru verde) enfrentam juntos os desafios de crescer com muita imaginação e cumplicidade. Os desafios do universo infantil são resolvidos por meio da diversão na série, mostrando que tamanho não importa. Leia mais aqui.

Angelina Ballerina (de 14 a 18 de fevereiro, 9h e 18h30) - a animação celebra a música ao mesmo tempo em que dá ritmo aos vários estilos de dança que Angelina está aprendendo – balé clássico, sapateado, jazz, danças folclóricas, entre outros. Seguindo os passos de uma boa bailarina, Angelina, uma ratinha que sonha em ser estrela do balé, aprende com seus erros e se esforça ao máximo para alcançar seus objetivos. É apaixonada, criativa, com espírito determinado e cheia de energia.

Babar e as Aventuras de Badou (de 21 a 25 de fevereiro, 8h e 15h30) - a produção conta com os últimos recursos em animação 3D para narrar as aventuras do Príncipe Badou, um elefantinho de 8 anos, herdeiro do trono de seu avô, o Rei Babar. Badou está sempre à procura de novas aventuras e não tem medo – seja para atravessar uma passagem secreta, entrar em um templo desconhecido ou descobrir quem está por trás de misteriosos desaparecimentos no palácio do seu avô, o Rei Babar, o pequeno está sempre a postos.

Sid, o Cientista (de 21 a 25 de fevereiro, 9h30 e 15h) - produzida por The Jim Henson Company, os criadores de The Muppets e Vila Sésamo, a relata as aventuras de Sid, um menino curioso e enérgico de cinco anos que está sempre buscando o porquê das coisas. A série tem um enfoque científico relacionado a diferentes temas de interesse das crianças em idade pré-escolar. Por meio de uma tecnologia que permite mostrar os personagens digitais com muito humor e música, o programa explora a curiosidade natural das crianças e os incentivam a participar das atividades, interagindo e entendendo melhor a ciência. Leia mais aqui.

HI-5 (de 21 a 25 de fevereiro, 13h e 17h) - série educativa, interativa e, acima de tudo, divertida, proporciona à garotada na faixa etária pré-escolar aprendizado por meio da música, histórias, movimentos corporais e a linguagem. Todos esses fundamentos educacionais utilizados no programa foram amplamente pesquisados e têm como propósito estimular o desenvolvimento infantil, além de promover a integração vital entre o lado direito e esquerdo do cérebro.

Da minha coleção...



Não chega a ser um curta, mas um episódio piloto de um desenho bacana que virou série. Trata-se de Tromba Trem, que em março vai fazer parte da grade da TV Cultura. Inicialmente serão apresentados 13 episódios de 11 minutos. Com direção de Zé Brandão e produção do Copa Studio, a animação gira em torno de um elefante sem memória, uma tamanduá vegetariana e uma colônia de cupins que acredita ser de outro planeta. Juntos eles embarcam em uma viagem num trem a vapor pela América Latina e vivem grandes aventuras. Muito bem realizado, é um "animation road", em que a cada capítulo é apresentado um novo lugar e um novo personagem. Para saber mais sobre a produção do filme, visite o blog da turma. Confira, vale a espiada!

Cinema: Brasil Animado 3D

Que tal viajar com dois amigos bem diferentes e conhecer vários lugares lindos do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia (Salvador e Porto Seguro), Amazônia, Minas Gerais (Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina), Pernambuco (Porto de Galinhas e Olinda), Ceará (Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara), Brasília, Paraná (Foz do Iguaçu), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Gramado e Caxias do Sul)?

Essa é a proposta de Brasil Animado 3D (em cartaz nos cinemas nacionais), o primeiro longa-metragem nacional a usar a tecnologia 3D e que também mistura cenas reais com personagens de animação. Além de trazer canções interpretadas por Ed Motta e Simoninha, no elenco de dubladores encontramos nomes como os de Fernando Meirelles, Daiane dos Santos, Eduardo Jardim, Ariel Wollinger, Fabiano Perez e da própria diretora, a Mariana Caltabiano, que além de dirigir o animado também assinou o roteiro ao lado de Eduardo Jardim.

A história é bem simples. Os dois amigos Stress (um empresário pão duro que só pensa em ganhar dinheiro) e Relax (um divertido diretor de cinema, que só pensa em curtir a vida e se divertir) partem em uma grande aventura pelo Brasil em busca do Jequitibá Rosa, a árvore mais antiga do Brasil. Feliz com a ideia de lucrar em cima dessa raridade, Stress aceita investir nessa ideia de Relax e juntos eles partem numa divertida aventura, pois nenhum dos dois sabem onde está o tal "Grande Jequitibá Rosa".

Sem dúvida, Mariana Caltabiano provou que o Brasil está preparado para fazer filmes usando a tecnologia 3D. Seu filme apresenta cenas lindas de nossas belezas naturais saltando fora da telona do cinema. Infelizmente, a grande decepção da produção acaba sendo que só as cenas reais são em 3D. Isso mesmo, os personagens e os cenários animados ganharam a mesma técnica, deixando os fãs de animação decepcionados nesse quesito.

A qualidade da animação é impecável e mostra mais uma vez que o Brasil também pode produzir, como aconteceu com outros animados como O Garoto Cósmico, do diretor Alê Abreu, as produções do Mauricio de Sousa e outras tantas exibidas na televisão. Os destaques aqui não só o 3D, a qualidade da animação, as paisagens brasileiras e a deliciosa trilha sonora, mas o modo didático no qual a história é contada.

Brasil Animado pode muito bem ser usado como documentário para apresentar curiosidades e a geografia de nosso país, mostrando que estudar e aprender pode ser divertido, incentivando a criançada a conhecer melhor os locais, a cultura e as histórias do país que elas vivem.

léo francisco*

* o amigo e jornalista é crítico de cinema e editor dos sites planeta disney (um endereço dedicado ao universo mágico dos estúdios disney) e arteview (um espaço dedicado ao mundo do entretenimento e da cultura, com informações sobre cinema, música, teatro, eventos...).

Estreia: Zé Colmeia - O Filme

A Warner foi buscar no desenho animado Zé Colmeia, produzido pela Hanna Barbera a partir de 1961, inspiração para o seu mais recente longa metragem infantil: Zé Colmeia - O Filme. E, apesar do personagem ter maior reconhecimento junto ao público que hoje é adulto (exatamente os que curtiam os antigos desenhos da TV), este novo longa, em cartas nos cinemas nacionais, claramente se destina aos pequenos.

Bastante ingênua, a história mostra o urso guloso Zé Colmeia e seu fiel escudeiro Catatau tentando ajudar o Guarda Smith (Tom Cavanagh) a salvar o Parque Jellystone de um prefeito ganancioso que quer transformar o belo lugar num empreendimento comercial. Nada que já não tenha sido mostrado inúmeras vezes antes na Sessão da Tarde. O diferencial fica por conta de Zé e Catatau, convincentemente gerados por computador, e com uma boa interação com as imagens gravadas de forma convencional. Tanto que a cena que mais compromete nesse sentido não tem a ver com a junção do live-action com a animação: trata-se do momento em que todos despencam da cachoeira, onde tudo ficou muito artificial.

Porém, a química funciona e os personagens têm ritmo e humor suficientes para agradar a garotada. O mesmo já não se pode dizer do público adulto que acompanhará as crianças. Estes ficarão por 80 minutos reféns de uma historinha rasa demais para segurar a atenção. A boa notícia para os antigos fãs é que todos os principais elementos do velho desenho estão no filme: o parque, o guarda, as trapalhadas e, claro, a incessante luta pelas cestas de piquenique. Foi muito positivo os roteiristas terem mantido o personagem título como de fato ele sempre foi, ou seja, um ladrão guloso e egoísta.

Nestes tempos insuportavelmente “politicamente corretos”, cheguei a temer que alguém tivesse a infeliz ideia de “reabilitar” Zé Colmeia, tornando-o um herói ou coisa parecida, com medo que ele transmitisse “mensagens erradas” para as crianças. Afinal, até a obra de Monteiro Lobato passou recentemente por uma patrulha dessas. Felizmente isso não aconteceu no filme. A dica é: deixem seus filhos verem o filme, mas não vá. Peça para o seu cunhado pentelho levar as crianças para você.


celso sabadin*

* O multimídia - e querido amigo - Celso Sabadin é autor do livro autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o Planeta Tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV Gazeta e da rádio Bandeirantes.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Animações nacionais em alta

Como todos já devem saber, o londa de animação Brasil Animado, de Mariana Caltabiano, vai estrear nos cinemas em 21 de janeiro com a responsabilidade de ser o pioneiro na tecnologia 3D - sim, nós também temos 3D agora! O filme é mais uma prova de que o mercado nacional de animações está a cada dia mais quente. Vários outros animados tupiniquins estão sendo produzidos e alguns já têm data de estreia (como Minhocas - O Filme, Ivete Stellar e a Pedra da Lua, o Avião Vermelho e Ritos de Passagem). E ainda Lutas, de Luiz Bolognesi (roteirista de Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade, Terra Vermelha e As Melhores Coisas do Mundo.

Destinado ao público adulto, Lutas marca a estreia Bolognesi na direção de longas de ficção, neste caso uma animação. O protagonista, dublado por Selton Mello, é um personagem de 600 anos. Ele tem um grande amor (dublada por Camila Pitanga). E, a cada vida dela, ele precisa reconquistá-la. Essa saga romântica tem como contexto a história do nosso país. E, como um personagem imortal, ele passa por vários trechos essenciais da formação de nossa nação, como as batalhas de tribos indígenas rivais antes mesmo da chegada dos europeus ao Brasil. Passa ainda pela Balaiada - revolta popular ocorrida entre 1838 e 1841 -, a ditadura militar e chega em um fictício ano de 2096, quando o país estará em guerra por causa da água.

Lutas tem previsão de estreia para 02 de setembro. Confira o trailer abaixo.



* fonte: animação brasileira

Globo de Ouro 2011 e os vencedores

Sem muitas surpresas (exceto o fato de Glee ter levado o prêmio de Melhor Série Cômica ou Musical), aconteceu ontem, dia 16, o Globo de Ouro, evento que premia os melhores do cinema e da televisão americana. O grande vencedor da noite foi A Rede Social, que venceu nas categorias diretor, filme drama e roteiro. Bem, mas estamos aqui para falarmos sobre as animações. E, como esperado, Toy Story 3 foi a grande vencedora. Apesar de ser o longa da Pixar ser o favorito da noite, tinha até um fundinho de esperança de que, em uma reviravolta, Como Treinar o Seu Dragão saísse com o prêmio.

Nada contra Woody e sua turma. Acho o filme sensacional, mas já vimos essa história três vezes. Já o desenho da DreamWorks, inspirado em livro homônimo de Cressida Cowell, trouxe novidade, emoção e aventura às telas. Além de contar com primorosa direção (de Dean DeBlois e Chris Sanders), impecável construção dos personagens e uma precisão de traço capaz de colocá-lo à altura dos mais belos clássicos da Disney. Porém, essa é a minha opinião.

O Globo de Ouro é considerado uma prévia do Oscar, que será realizado no dia 27 de fevereiro. A lista com os indicados deste ano será divulgada em breve, e as animações Toy Story 3, Como Treinar o Seu Dragão e Enrolados, com certeza, serão novamente as favoritas. Quem sabe Banguela e o viking Soluço tenham mais sorte por lá! Confira abaixo a lista completa dos melhores no cinema, com os vencedores em vermelho.


Melhor filme de drama
Cisne Negro
O Vencedor
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social

Melhor filme musical ou comédia
Burlesque
O Turista
Minhas Mães e Meu Pai
Red: Aposentados e Perigosos
Alice no País das Maravilhas

Melhor ator drama
Jesse Eisenberg (A Rede Social)
Colin Firth (O Discurso do Rei)
Jame Franco (127 Horas)
Ryan Gosling (Blue Valentine)
Mark Wahlberg (O Vencedor)

Melhor atriz drama
Halle Berry (Frankie and Alice)
Nicole Kidman (Rabbit Hole)
Natalie Portman (Cisne Negro)
Michelle Williams (Blue Valentine)
Jennifer Lawrence (Inverno da Alma)

Melhor direção
Darren Arronofsky (Cisne Negro)
David Fincher (A Rede Social)
Tom Hooper (O Discurso do Rei)
Christopher Nolan (A Origem)
David O. Russell (O Vencedor)

Melhor ator musical ou comédia
Johnny Depp (O Turista)
Johnny Depp (Alice no País das Maravilhas)
Paul Giamatti (Barney’s Version)
Jake Gyllenhaal (O Amor e Outras Drogas)
Kevin Spacey (Casino Jack)

Melhor atriz musical ou comédia
Anne Hathaway (O Amor e Outras Drogas)
Angelina Jolie (O Turista)
Annette Benning (Minhas Mães e Meu Pai)
Julianne Moore (Minhas Mães e Meu Pai)
Emma Stone (A Mentira)

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale (O Vencedor)
Andrew Garfield (A Rede Social)
Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)
Jeremy Renner (Atração Perigosa)
Michael Douglas (Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme)

Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams (O Vencedor)
Helena Boham Carter (O Discurso do Rei)
Melissa Leo (O Vencedor)
Mila Kunis (Cisne Negro)
Jacki Weaver (Animal Kingdom)

Melhor filme estrangeiro
Biutiful (México)
The Concert (França)
The Edge (Rússia)
I Am Love (Itália)
In a Better World (Dinamarca)

Melhor roteiro
Danny Boyle e Simon Beaufoy (127 Horas)
Stuart Blumberg e Lisa Cholodenko (Minhas Mães e Meu Pai)
Christopher Nolan (A Origem)
David Seidler (O Discurso do Rei)
Aaron Sorkin (A Rede Social)

Trilha sonora original
127 Horas
The King’s Speech
Alice no País das Maravilhas
A Rede Social
A Origem

Melhor Canção original
Bound to You (Burlesque)
You Haven’t Seen the Last of Me (Burlesque)
There’s a Place for Us (As Crônicas de Narnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada)
Coming Home (Country Strong)
I See the Light (Enrolados)

Prêmio Cecil B. DeMille
Robert DeNiro

sábado, 15 de janeiro de 2011

E amanhã tem Globo de Ouro

Domingo, dia 16, acontece a 68ª edição do Globo de Ouro, que será exibido ao vivo pelo canal TNT. Uma das mais esperadas cerimônias de premiação cinematográfica e televisiva, é um termômetro para o Oscar. A transmissão começa às 22h, com o pré-show, quando as mais de 50 celebridades convidadas desfilarão pelo tapete vermelho com toda a elegância que um evento como este pede. Às 23h, terá início a cerimônia de premiação, que contará com todos os indicados do ano e, no Brasil, também com os comentários do crítico de cinema Rubens Ewald Filho.

Pelo segundo ano consecutivo, a apresentação do jantar de gala será do comediante britânico Ricky Gervais. Criador e estrela da versão inglesa da série The Office, Gervais levará seu bom humor e irreverência à cerimônia, realizada no luxuoso hotel Beverly Hilton, em Los Angeles. Um dos pontos altos do evento deverá ser a entrega do prêmio Cecil B. DeMille. Após ser oferecido ao diretor Martin Scorsese no ano passado, a estatueta de 2011 irá para as mãos do ator Robert De Niro. O astro, ao longo de sua carreira, recebeu oito indicações ao Globo de Ouro e venceu na categoria "Melhor ator em filmes dramáticos" pela performance em Touro Indomável.


Na categoria de "Melhor animação", concorrem Toy Story 3, Como Treinar Seu Dragão, Meu Malvado Favorito, Enrolados (que disputa ainda "Canção original" com I See the Light) e o francês O Mágico (do mesmo criador de Bicicletas de Belleville). Já a versão de Tim Burton para Alice no País das Maravilhas concorre ao prêmio de Melhor filme de comédia ou musical e Trilha sonora original. O ator Johnny Depp, que interpretou o Chapeleiro Maluco, entra na briga como "Melhor ator de musical e comédia" com Alice e O Turista. As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Perigrino da Alvorada concorre somente na catergoria "Canção original" com There’s a Place for Us. Confira a lista dos indicados aqui e faça suas apostas!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Estreia: O Mágico

Entre todos os lançamentos de animação deste ano, com certeza O Mágico (que chega aos cinemas hoje, dia 14) é um dos que mais se destaca, por ser o único longa-metragem de animação para adultos feitos com a técnica de animação tradicional, 2D. Lançado nos cinemas pela PlayArte Pictures, o longa francês começou a despertar a curiosidade quando foi divulgado o nome de quem iria dirigir o projeto, Sylvain Chomet, que teve seu último trabalho, As Bicicletas de Belleville, indicado ao Oscar de melhor animação e canção original animado.

Nesta nova produção, ele conta a história de um grande artista em extinção, um mágico que busca um local para se apresentar, em meio a vários astros de rock, que começaram a roubar cena no final da década de 50. Quando percebe que sua profissão de ilusionista começa cada vez mais ser esquecida e não reconhecida, ele é forçado a aceitar mais trabalhos obscuros em teatros de periferia, festas de quintais, bares e cafés. Em uma de suas apresentações, seu caminho se cruza com o de uma garota inocente, no início da jornada de sua vida, chamada Alice. Ela, enfeitiçada pelas apresentações, acredita que seus truques são mágica de verdade e resolve fugir, sequindo o Mágico, que acolhe a garota.

Essa amizade mudará a vida de ambos, pois Alice passa a ajudá-lo com os trabalhos domésticos e se encanta com os presentes extravagantes que ele “faz aparecer” para ela, como sapatos e casacos. Com o passar dos dias, para não decepcionar Alice, o Mágico percebe que está totalmente sem dinheiro e tem que trabalhar à noite para não acabar com todo o encantamento criado.

Além da animação impecável feita à mão, o grande destaque do animado é sua trilha sonora, totalmente instrumental, que é o ponto alto da produção já que o filme traz poucas falas. Muito diferente de animações de grandes estúdios como a Pixar Animation, a Walt Disney e a própria DreamWorks, O Mágico é voltado para o público adulto e pode ser considerado uma obra de arte. A história é çcontada de modo diferente e surpreendente, além de fazer uma crítica e apresentar ao público uma profissão que hoje não é mais tão valorizada.

Aqueles que já assistiram ao animado As Bicicletas de Belleville vão perceber que o novo trabalho de Sylvain Chomet não apresenta grandes novidades, mesmo assim O Mágico continua sendo um desenho animado acima da média e que consegue se destacar entre as outras produções. Infelizmente, ele pode se tornar cansativo para crianças ou pessoas que não curtem produções mais cult.


Léo Francisco*

* O amigo e jornalista é crítico de cinema e editor dos sites planeta disney (um endereço dedicado ao universo mágico dos estúdios disney) e arteview (um espaço dedicado ao mundo do entretenimento e da cultura, com informações sobre cinema, música, teatro, eventos...).