quinta-feira, 30 de junho de 2011

Thundercats em nova série animada

Uma boa e outra triste notícia para os fãs dos gatos guerreiros. A nova série dos Thundercats finalmente estreou na televisão. No Cartoon Network americano! O lançamento aconteceu ontem, dia 29, em um especial com uma hora de duração.

O remake é uma co-produção entre a Warner Bros. Animation e a empresa japonesa Studio 4°C (de Batman: Gotham Knights e Animatrix), e traz os personagens clássicos dos anos 1980 com o visual totalmente reformulado. Na produção, o prestigiado Sam Register, responsável pelos desenhos animados Os Jovens Titãs e Ben 10.

Infelizmente, Thundercats ainda não tem data oficial de estreia no Brasil. Enquanto o animado não chega por aqui - e vamos torcer para ser em breve -, confira o trailer abaixo.

Estreias: SBT com novos desenhos

A partir de 4 de julho, segunda, o Bom Dia & Cia. (do SBT) vai ter novidades. Dois novos desenhos serão exibidos durante o programa: Scooby-Doo! Mistério S.A. e Ben 10: Supremacia Alienígena. Em Scooby-Doo! Mistério S.A., o cachorro e o time de adolescentes solucionadores de mistérios vivem numa pequena cidade chamada Crystal Cove, apelidada de “O Local Mais Mal-Assombrado da Terra”.

Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby vão tentar decifrar a longa história de estranhos desaparecimentos e visões de monstros e fantasmas da cidade! Siga as estranhas dicas de um homem misterioso e sem face conhecido como Mr. E e ajude a turma da Mistério S.A. a não deixar sem solução os estranhos casos de desaparecimentos.
Leia mais aqui.

Já em Ben 10: Supremacia Alienígena, o herói agora tem 16 anos e acabou tendo sua identidade secreta revelada para todo o mundo. Com a descoberta, Ben acaba se tornando uma estrela internacional, amado pelas crianças e adorado pelas garotas.

A partir de agora, um novo Omnitrix entra em ação: o Ultimatrix. Ben precisa aprender a dominar os segredos do novo Ultimatrix, que não só lhe dá acesso a todos os seus poderes e habilidades originais, mas também permite que ele consiga uma evolução de suas formas alienígenas para versões ainda mais fortes e poderosas!


* texto publicado originalmente no blog da
revista recreio.

Estreia: Drama Total: Turnê Mundial

Após alguns meses de reprises chatíssimas, finalmente o Cartoon Network apresentará a parte final de Drama Total: Turnê Mundial. Os epsiódios finais serão exibidos a partir do dia 3 de julho, todos os domingos, às 17h30. Assista aos competidores em sua viagem ao redor do mundo disputando uns contra os outros para ver quem leva a melhor! Quem vai ser eliminado e quem sairá vencedor nessa competição?

No final do mês, acompanhe a Maratona Grand Finale (31 de julho, das 6h às 18h) e aproveite para ver reapresentações de episódios passados que incluem: Drama Total: Turnê Mundial, Luzes, Drama, Ação! e Ilha dos Desafios, de segunda a quinta-feira, das 17h às 18h.

Drama Total é uma espécie de continuação de Ilha dos Desafios, que saiu de Luzes, Drama, Ação! Com 26 episódios, esse reality show animado leva os participantes a viverem grandes aventuras ao redor do mundo em busca do prêmio milionário de 1 milhão de dóalres. A cada episódio, a história acontece em um país diferente, como Japão, França e Egito.

* texto publicado originalmente no blog da revista recreio

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Estreia: O Show do Garfield

O gato mais preguiçoso, dorminhoco e comilão da telinha está de volta ao Cartoon Network em novos episódios. O Show de Garfield, o felino retorna com seu costumeiro humor sarcástico e a vontade incontrolável de comer lasanha. Sua vítima habitual continua a ser Odie, cachorro babão sempre com a língua de fora, mas não faltarão farpas para Nermal, o gato de rua malndrão Harry e seu dono Jon.

Esse amante de lasanha apareceu pela primeira em tirinhas criadas pelo americano Jim Davis no dia 19 de junho de 1978, em 41 jornais dos Estados Unidos. Atualmente, a tira é publicada em mais de 2,5 mil jornais de todo o mundo, traduzida para umas 26 línguas e lida por cerca de 2,2 milhões de pessoas diariamente.


O cartunista batizou o personagem com esse nome em homenagem ao avô, que se chamava James Garfield David. Muitos gostam de afirmar que Garfield é um gato Persa, mas Jim já declarou várias vezes que o bichano não tem uma raça definida. É apenas um gato doméstico cor-de-laranja.

Os capítulos inéditos do desenho serão exibidos a partir de 4 de julho, todas as segundas, às 19h, no Bloco Tooncast, com reapresentações aos domingos, às 19h30.

Curiosidades

♦ Quando criança, Jim Davis morava numa fazenda e tinha nada mais que 25 gatos de estimação.


♦ No Brasil, as tirinhas do Garfield começaram a ser publicadas em 1985.

♦ A estreia de Garfield na TV aconteceu no programa Here Comes Garfield, em 1982.

♦ Em 2004, o personagem foi para o cinema em Garfield – O Filme. O longa-metragem ganhou duas sequências: Garfield 2 (2006) e A Festa do Garfield (2009).

* texto publicado originalmente no bloga a revista recreio

Hakuna matata

Simba, Mufasa, Timão e Pumba irão retonar melhores do nunca. O Rei Leão chegará aos cinemas e aos lares agora em 3D. Isso mesmo. Não será uma continuação, mas o mesmo desenho transformado em 3D. O clássico da animação ficará em cartaz por duas semanas a partir de 26 de agosto de 2011 (por tempo limitado) e será lançado em DVD em 28 de setembro.

O desenho acompanha as aventuras de Simba, o travesso filhote de leão que “mal pode esperar para ser rei”. Mas seu invejoso Tio Scar tem seus próprios planos para ascender ao trono e força o exílio de Simba do reino. Sozinho e perdido, o filhote conhece um engraçado suricate chamado Timão e seu afetuoso parceiro Pumba, um javali.


Com seus novos amigos, ele vive muitas aventuras e aprende a “filosofia Hakuna Matata” (sem preocupações). Simba, então, passa a ignorar suas verdadeiras responsabilidades até que entende seu destino e retorna ao Reino para reclamar seu lugar no trono. Confira abaixo o pôster (por sinal, muito bonito), o trailer em HD e algumas curiosidades do filme.


Curiosidades


O Rei Leão (em inglês, The Lion King) é o 32º filme animado de longa-metragem da Walt Disney Pictures, lançado em 1994.

♦ Mais de 800 artistas em três continentes trabalharam três anos para realizar o desenho.


Repare: A sequência do estouro da manada de gnus, com cerca de 3 minutos, demorou dois anos para ser concluída, com o uso de imagens geradas por computador.

♦ Em novembro de 1991, uma parte da equipe de produção do desenho viajou para a África a fim de descobrir o mundo dos personagens na vida real. Armados de lápis, pincéis e folhas de papel, eles voltaram com pilhas de desenhos inspirados pelo local, além de uma compreensão muito maior e um vínculo emocional com o lugar.



* texto publicado originalmente no blog da revista recreio

terça-feira, 28 de junho de 2011

Mostra de animações francesas

Esta é para quem mora em Sampa e curte animações francesas. Durante todo o mês de julho, a Cinemateca Brasileira, em parceria com Cinemateca da Embaixada da França, promove uma retrospectiva do cinema de animação francês.

A mostra abrange desde o primeiro curta-metragem
animado da história, Fantasmagoria (do pioneiro Émile Cohl) até recentes sucessos mundiais de público e crítica, como As Bicicletas de Belleville, Kirikou e a Feiticeira, Persépolis e O Mágico.

O festival, claro, não deixou dois dos mais populares personagens dos quadrinhos franceses: o viking Asterix e o caubói Lucky Luke. Todos os grandes nomes da animação francesa são contemplados, muitos deles com mais de um filme na programação.

Curtas-metragens que marcaram época complementam as sessões de alguns longas-metragens, enquanto outros curtas produzidos no século 21 compõem três programas especiais.

Serviço

Uma História da Animação Francesa
Quando: 01 a 31 de julho de 2011

Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207 (próximo
ao Metrô Vila Mariana)
Mais informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

As 25 melhores animações de todos os tempos

O crítico de cinema Richard Corliss, da revista americana Time, elegeu os 25 Melhores Filmes Animados de Todos os Tempos. No topo da lista, está o clássico Pinóquio, lançado pela Walt Disneyem 1940. O desenho é o segundo longa-metragem produzido pelos estúdios do Mickey Mouse - o primeiro foi Branca de Neve e os Sete Anões.

No ranking, há animações que não foram lançadas no Brasil e outras bem conhecidas do público. Como todas as listas, nem sempre todos concordam com os eleitos. Eu, por exemplo, acho que Corliss não deveria ter deixado de fora Como Treinar o Seu Dragão e Monstros S.A. Confira a lista completa abaixo e assista aos traillers dos animados no site da Time.

01. Pinóquio (1940)
02. Wall-E (2008)

03. As Mais Incríveis Aventuras de Pernalonga e sua Turma (1979)

04. Dumbo (1941)

05. A Viagem de Chihiro (2001)

06. South Park: Maior, Melhor e sem Cortes (1999)

07. Up - Altas Aventuras (2009)
08. As Bicicletas de Belleville (2003)

09. Procurando Nemo (2003)

10. A Pequena Sereia (1989)

11. Toy Story 3 (2010)

12. Toy Story (1994)

13. A Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

14. As Aventuras do Príncipe Achmed (1926)
15. Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005)

16. Happy Feet - O Pinguim (2006)

17. Akira (1988)
18. O Rei Leão (1994)

19. Enrolados (2010)
20. Paprika (2007)

21. Kung Fu Panda (2008)

22. Horton e o Mundo dos Quem (2008)

23. Yellow Submarine (1968)

24. O Fantástico Sr. Raposo (2009)

25. A Dama e o Vagabundo (1955)

Festival "O Universo de Miyazaki, Otomo e Kon"

Para quem é fã de animações japonesas, atenção. A 3moinhos Produções em parceria com a Caixa Cultural estão organizando um mega festival em homenagem a três grandes mestres da animação Japonesa: Katsuhiro Otomo, Satoshi Kon e o grande Hayao Miyazaki.

O festival
O Universo de Miyazaki, Otomo e Kon será realizado no Rio de Janeiro e começa amanhã, dia 28, e vai até 10 de julho. Além da mostra de filmes, o evento terá um curso sobre O Universo de Miyazaki, uma oficina de mangá e um grande debate sobre os três diretores. Tudo isso com o ingresso de R$ 2,00.

A mostra - com sessões às 15h, 17h30 , 17h e 19h, de terça a sábado; e 14h, 16h e 18h, aos domingos - acontece nos Cinemas 1 e 2, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Todas as sessões de 15h e 14h serão dubladas e as demais legendadas em português. Mais informações, inclusive a classificação indicativa de cada filme, no site oficial do evento. Confira abaixo alguns dos filmes em cartaz no festival.

Luppin III: O Castelo de Cagliostro (Hayao Miyazaki, 1979) - O elegante ladrão Lupin III se envolve em uma aventura em busca de um tesouro escondido no castelo de Cagliostro após um grande roubo de notas falsas. Porém descobre que a bela Clarisse está sendo forçada a se casar com o dono do castelo. Com ajuda de seu colega Jigen e do espadachim Goemon, Lupin tenta salvar Clarisse, resolver o mistério do castelo e enfrentar os capangas do Conde e o inspetor Zenigata.

Meu Vizinho Totoro (Hayao Miyazaki, 1988) - Satsuki e Mei vão morar no interior para ficarem mais próximas da mãe, que está internada em um hospital. Porém a árvore de cânfora ao lado é a moradia do curioso ser batizado de Totoro.

A Princesa Mononoke (Hayao Miyazaki, 1997) - O guerreiro Ashitaka é atacado por um demônio que o infecta com uma maldição. Assim, ele viaja para as terras de um outro clã para compreender o mal que lhe aflige. Lá, ele se depara com a luta entre humanos e os deuses da floresta, e a princesa Mononoke, que fora criada por lobos.

A Viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki, 2001 - foto) - O ganhador do Oscar de animação, acompanha a menina Chihiro, que vê os seus pais transformados em porcos e é transportada para um mundo surreal e assustador. Colocada para trabalhar na casa de banhos para deuses da bruxa Yubaba, agora Chihiro luta para não esquecer o próprio nome e voltar para o mundo real.

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (Hayao Miyazaki, 2008) - Sosuke encontra um peixinho preso em um pote de vidro enquanto brinca na praia. Porém o seu peixinho é filha de um feiticeiro marinho e agora deseja se tornar humana a qualquer custo.

Akira (Katsuhiro Otomo, 1988) - Numa Tóquio futurista e decadente dominada por gangues de motoqueiros, um deles demonstra sinais de poderes psíquicos. Raptado por uma organização governamental para fins de pesquisa, Tetsuo se torna extremamente perigoso para os que possuem poderes parecidos com os dele e para toda a Neo-Tokio.

Steamboy (Katsuhiro Otomo, 2004) - Situado em plena Inglaterra vitoriana, o filme narra as aventuras do jovem inventor Ray Steam. Este, ao receber um misterioso metal que pode ser uma nova fonte de energia capaz de abastecer uma nação, agora é obrigado a resgatar a sua família e salvar Londres da destruição.

Atriz Milenar (Satoshi Kon, 2001) - Ao descobrirem que um estúdio de cinema falido será demolido, dois repórteres resolvem fazer um documentário sobre a sua maior estrela, a senhora Fujiwara Chiyoko. A entrevista se torna uma viagem pela historia do cinema japonês com a interferência de uma chave com o poder de misturar realidade e fantasia.

Paprika (Satoshi Kon, 2006) - A dra. Atsuko Chiba desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário ao desenvolver uma máquina que torna possível o acesso ao mundo dos sonhos. O roubo da engenhoca provoca um surto de loucura, no qual as pessoas parecem sonhar acordadas. Atsuko assume o papel de Paprika, seu alter-ego no mundo dos sonhos, para descobrir quem está por trás da tragédia.

O Túmulo dos Vagalumes (Isao Takahata, 1988) - Durante segunda guerra, com o Japão assolado pela caos e a destruição, dois irmãos, Seita e Setsuko, se vêem sozinhos no mundo. Agora os dois tentam sobreviver em meio à fome, às doenças e à escassez de generosidade.

sábado, 25 de junho de 2011

Tintim e novas imagens

Por esses dias, novas imagens de As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne foram divulgadas. A animação inspirada na criação do escritor e desenhista Hergé, conta a história do jovem e destemido repórter Tintim, cuja intensa busca por uma boa história o leva para um mundo de muitas aventuras.

O aventureiro Tintim compra para o amigo
Haddock um modelo de um galeão antigo, que, por coincidência, era a réplica do navio de um antepassado do capitão, o cavaleiro de Hadoque. O modelo é roubado e a casa de Tintim é toda revirada. Enquanto isso, o capitão acha no sótão de casa as memórias do cavaleiro.

Nelas, ele narra seu encontro no Caribe com o pirata Rackham, o Terrível, que o captura seu navio, para o qual transfere os tesouros que havia pilhado.
O cavaleiro consegue escapar e afunda o Licorne com todo o tesouro a bordo. Divide o mapa com a localização do naufrágio em três partes, que esconde em réplicas do navio. Muitos anos depois, Tintim e seus amigos decidem buscar as partes do mapa, sabendo que para isso terão de driblar uma perigosa quadrilha.

O filme, previsto para ser uma trilogia, foi rodado com a
mesma tecnologia de captura de movimentos de Avatar, onde as filmagens acontecem em fundo verde e depois é inserido os cenários. No elenco de vozes, estão Jamie Bell (de Billy Elliot e Um Ato de Liberdade) como o personagem-título, Andy Serkis (o Gollum, de O Senhor dos Anéis) como Capitão Haddock e Daniel Craig (o James Bond) como o maléfico Red Rackham.

O diretor Steven Spielberg e Peter Jackson vão produzir os três filmes.
Spielberg dirige esse primeiro e Peter Jackson assume a batuta no segundo. Ambos fazem parceria na direção no terceiro.

A imagem acima é da Weta Digital
, que faz a pós-produção do filme e está empenhada no lançamento de um livro de arte do filme. A obra parece que já está em pré-venda por lá e será lançado oficialmente em outubro (tentei procurar no Amazon.com e não encontrei nada ainda). De acordo om o site Weta, quem adquirir o volume na pré-venda da empresa receberá um brinde inusitado: a carteira do repórter, com os pedaços do mapa do tesouro de Rackham, o Terrível. Corre lá!

As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne
tem estreia prevista nos cinemas brasileiros em 11 de novembro de 2011. Confira os pôsteres abaixo.

Brave tem novidades

Depois da estreia de Carros 2 nos cinemas, a Pixar começa a se concentrar em seu novo animado. Por esses dias, o estudio liberou informações e imagens do filme de animação Brave.

O primeiro teaser do longa-metragem já está sendo exibido nos cinemas durante algumas sessões de Relâmpago McQueen e sua turma e em breve também estará disponível na internet. No teaser exibido nas salas escuras, o filme leva o nome de Valente, mas ainda não se sabe se o título será mantido ou se é apenas provisório.


Inspirado por uma lenda celta, o filme apresentará o estilo sombrio dos contos de fadas dos Irmãos Grimm
e irá acompanhar Merida (dublada pela atriz escocesa Kelly Macdonald), a primeira protagonista feminina do estúdo. Ela é uma princesa de um reino governado pelo rei Fergus (Billy Connolly) e a rainha Elinor (Emma Thompson).

Uma filha rebelde e arqueira realizada, Merida, um dia desafia um costume sagrado da terra e, inadvertidamente, traz confusão para o reino. Na tentativa de acertar as coisas, a jovem procura uma excêntrica Velha Sábia (Julie Walters) e é concedido um desejo, que ela terá de pagar um preço alto por isso.


A seu lado nessa jornada estão os três senhores do reino: o enorme Lorde MacGuffin (Kevin McKidd), o ranzinza Lorde Macintosh (Craig Ferguson) e o desagradável Lorde Dingwall (Robbie Coltrane).


A
direção do animado está nas mãos de Mark Andrews (indicado ao Oscar pelo curta A Banda de um Homem Só) e de Brenda Chapman (de O Príncipe do Egito).

Brave
(ou Valente) estreia nos cinemas nacionais em 29 de junho de 2012.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cinema: Carros 2

Em Carros 2, a Pixar conseguiu acertar novamente. Não só criou uma animação caprichada e sofisticada, mas também um roteiro engenhoso, que combina filmes de ação e uma trama de espionagem internacional que poderia muito bem ser interpretada por humanos - mas aqui são carros, aviões, caminhões e, especialmente, um guincho chamado Tom Mate.

O filme, que chega ao circuito brasileiro dia 23, quinta, terá cópias dubladas e legendadas nas versões tradicional (35mm), 3D e IMAX.

Lançado em 2006, Carros, talvez o filme menos celebrado do catálogo da Pixar, ganha uma sequência superior ao original. O primeiro filme se concentrava numa nostalgia bastante americana, com símbolos e referências à cultura e tradições dos Estados Unidos que nem sempre eram identificadas e compreendidas fora de suas fronteiras.


No caso do novo filme, seu codiretor, John Lasseter (de Toy Story 2 e Vida de Inseto), expande os horizontes e transforma a ação digna de um filme de James Bond, com cenas em Tóquio, Paris, Londres e, claro, na terra natal dos personagens, Radiator Springs, no interior dos EUA.

Lá Mate, com seu jeito simples e ingênuo, vive de guinchar carros quebrados e exibir suas ferrugens e batidas, que são as lembranças de momentos alegres de sua vida.
Ao contrário dele, Relâmpago McQueen, campeão de corridas, não apresenta um risco em sua lataria, e seu motor é poderoso.

Essa diferença não impede que sejam grandes amigos, nem que o piloto leve Mate para um campeonato para o qual foi desafiado. A equipe, que inclui uma Kombi hippie e um par de italianos, vai para o Japão, onde participam da primeira prova.
Em Tóquio, aliás, acontecem alguns dos momentos mais engraçados de Carros 2, quando a ingenuidade do guincho coloca-o em diversas situações embaraçosas, das quais ele não se dá conta.

O campeonato automobilístico cruza com a trama de espionagem, quando o próprio Mate é confundido com um espião disfarçado, com quem Finn McMíssil e Holley Caixadibrita devem trabalhar. A trama, claro, vai envolver uma série de mal-entendidos, perseguições e vilões assustadores. Já McQueen deve lidar com um carro italiano arrogante, que garante que irá ganhar o Grande Prêmio.


Talvez só quando for lançado em DVD vai ser possível apreciar toda a sofisticação criativa de Carros 2. Percebe-se desde já, especialmente nas exibições em 3D, a excelência dos detalhes, nas cenas de corrida e na criatividade do roteiro, que é capaz de tirar humor de situações banais - como a ida de Mate a um banheiro no Japão onde tudo é automatizado ou quando ele confunde o tempero wasabi com sorvete de pistache.


Na versão nacional, há várias vozes famosas. Os locutores da corrida são dublados por Luciano do Valle e José Trajano. Um dos carros tem a voz do piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, enquanto a cantora Claudia Leitte dubla um carro-fêmea brasileiro, Carla Veloso.


As sessões de Carros 2 são precedidas do curta Férias no Havaí, que traz os personagens da série Toy Story criando um cenário paradisíaco para Barbie e Ken, enquanto a nova dona dos brinquedos está viajando. O que pode ser um pequeno aperitivo de uma quarta aventura da turma de brinquedos, que agora possui uma nova dona.


Tanto em Carros quanto na série e no curta Toy Story, Lasseter e sua equipe da Pixar criam um universo de imagens e personagens únicos, que se tornaram padrão e parâmetro. A empresa, que comemora seus 25 anos, fez história com animações como Procurando Nemo, Vida de Inseto, Ratatouille e Up - Altas Aventuras.


alysson oliveira*

* texto do amigo alysson oliveira, publicado originalmento no site cineweb, um endereço bem bacana para os amantes da sétima arte

terça-feira, 21 de junho de 2011

Gato de Botas tem novidades

Eu adoro demais aquela carinha de carente do Gato de Botas. Mas o bichano é muito mais do que um rostinho bonito nos filmes do ogro verde Shrek. Ele tem estilo, fama e carisma. Tanto que, de coadjuvante, ele passou a ser estrela de seu próprio filme. Agora seu filme solo ganhou mais pôster, em que o gato surge em meio a uma explosão sem perder a pose!

Dirigido por Chris Miller (de Shrek Terceiro), o animado conta a hilária e corajosa história das primeiras aventuras do Gato (voz de Antonio Banderas), antes de ele se tornar amigo de Shrek. O felino está em meio a um plano para roubar a valiosa e famosa gansa dos ovos de ouro. Para conseguir isso, ele se une ao mentro Humpty Dumpty (Zach Galifianakis) e à conhecedora das ruas Kitty (Salma Hayek).

O Gato de Botas tem previsão de estreia nos cinemas nacionais em
9 de dezembro, em 3D e 2D. Confira o pôster e um trailer recente do filme.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Branca de Neve em nova versão

Começam hoje as filmagens de Snow White, uma comédia de ação e aventura inspirada no clássico conto dos irmãos Grimm Branca de Neve e o Sete Anões. Só que, em vez de um desenho, essa nova releitura virá em live-action. O filme será estrelado por Julia Roberts (de Comer, Rezar, Amar) e Lilly Collins (de Padre e Um Sonho Possível).

Na história, Julia
Roberts vive a Rainha Má, que assume o controle de um reino e exila a princesa Branca de Neve (Collins) de lá. A moça recebe a ajuda de sete anões na tentativa de conquistar o seu direito ao trono, em uma aventura cheia de ação, comédia e romance.

O papel do príncipe Andrew ficará a cargo de Armie Hammer (de A Rede Social), enquanto Nathan Lane (de Os Produtores) será o desastrado e infeliz servo da Rainha. Por trás das câmeras a equipe criativa é formada pelo diretor de fotografia Brendan Galvin (de Imortais), o Cenógrafo Tom Foden (de A Cela) e o figurinista vencedor do Oscar Eiko Ishioka (de Drácula).

O indiano Tarsem Singh (de
Imortais) assume a batuta da direção do filme, previsto para estrear nos cinemas em março de 2012.

sábado, 18 de junho de 2011

Literatura: Alice for the iPad

Há algum tempo, não coloco aqui uma indicação de livro. E não foi por falta de boas obras lançadas no mercado! Sei lá, simplesmente passou... Então, aqui vai minha dica: Alice in Wonderland. Agora você, provavelmente, pensou: "Pera lá, você já não falou desse livro?" Sim, mas esta é uma versão fantástica para iPad.

Se você tem um iPad ou similar, vale baixar essa releitura do clássico de Lewis Carroll - e, na minha opinião, um dos mais maravilhosos livros de todos os tempos. Garanto que não irá se arrepender. Mas vamos ao que interessa.

Na versão para o aparelho, a história de Lewis Carroll ganhou muita interatividade. Logo no início, por exemplo, um relógio pendurado na letra S, da palavra So, se mexe conforme você arrasta o dedo na tela para cima ou para baixo. Mais à frente, um pote de marmelada despenca na tela. E a história segue com várias diversões.

Conforme o iPad é sacudido e balançado, elementos interativos pulam, mexem a cabeça, caem ou até crescem.
O e-book traz 20 cenas animadas faz uso das ilustrações restauradas do livro original.

O livro não tem tradução para o português. A versão grátis (Lite) tem 45 páginas, com vários recursos de interatividade. Já a completa tem mais páginas, dezenas de recursos e custa cerca de US$ 9 na iTunes Store.

Outro e-book que vale conferir (este grátis) é Alice in New York, uma história da personagem pela Big Apple, com direito a conversas com a Estátua da Liberdade e o acompanhamento da Rainha Vermelha como guia turística da garota. Produzido pela mesma editora de Alice for the iPad, as ilustrações do livro também são ricas em cores e em interatividade
.

Para comprá-lo,
clique aqui. A versão limitada pode ser baixada neste link. Se ainda tem dúvidas, confira o vídeo abaixo com uma pequena degustação.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estreia: Cocoricó

Só para lembrar, em homenagem aos 15 anos de Cocoricó, uma nova safra de episódios começa a ser exibida no sábado, dia 18, estreia, na TV Cultura. No ar desde 1996, o Cocoricó encanta o público infantil com as histórias do Júlio e seus amigos. As aventuras mesclam, com muito ritmo, cor e dinamismo, temas relativos às áreas cognitivas, emocionais, físicas e sociais. Leia mais sobre o programa e uma entrevista com o diretor e bonequeiro Fernando Gomes aqui.

Episódio de estreia
No sábado, dia 18, a partir das 11h15, as crianças conferem o episódio Dia de Chuva. Na cidade, enquanto o garoto Júlio, o cavalo Alípio e a galinha Lilica aproveitam o dia com entretenimentos ao ar livre, na fazenda o papagaio Caco e o morcego Toquinho não se conformam com a falta de opções de brincadeiras num dia de chuva. Mas não demora muito e o clima também muda na rua do primo João. É aí que a Turminha da cidade tem que usar a criatividade para se divertir. Após essa aventura, os pequenos curtem ao clipe Chuva de Verão.

Todo mundo azul!

A Sony Pictures Animation pretende entrar para Guinness Book, o Livro dos Recordes Mundiais, ao incentivar o maior número de fãs da série a se vestir como os personagens do desenho Smurfs ao redor do mundo - o Maior Encontro de Pessoas Vestidas de Smurfs em um período de 24 horas.

No sábado, 25 de junho, em comemoração ao anive
rsário de Peyo (nascido em 25 de junho de 1928), o criador dos pequeninos azuis, o estúdio irá promover o Dia Mundial dos Smurfs, um evento mundial em antecipação ao lançamento do longa-metragem nos cinemas. A ideia é que os participantes de todo o planeta compareçam ao evento da sua cidade vestidos de Smurfs (com o gorro branco, calça e sapatos brancos e o corpo pintado de azul).

Para quem não tiver a fantasia, serão distruibuidos nos locais dos eventos gorros de Smurfs e camisetas azuis.
As festas serão sincronizadas em todo o mundo e, para que obtenha a homologação do Guinness, é preciso reunir conjuntamente mais de 2.510 "Smurfs".

Juízes do Guinness estarão a postos em 12 cidades ao redor do mundo, entre elas Bruxelas (Bélgica, o país natal de Peyo); Atenas (Grécia); Dublin (Irlanda); Cidade do México (México); Varsóvia (Polônia); Moscou (Rússia); Nova York (EUA); e Londres (Reino Unido). No Brasil, os Smurfs marcarão presença com a iluminação de monumentos em azul e um passeio dos personagens pela cidade de São Paulo.


Em Os Smurfs - O Filme, o mago Gargamel começa a perseguir os pequenos azuis, que deixam a floresta por meio de uma feitiçaria e acabam parando no Central Park, em Nova York. Agora, eles terão que contar com a ajuda de um humano (Neil Patrick Harris) para sobreviver.

Raja Gosnell (de Scooby Doo 1 e 2) assume a direção e J. David Stem e David N. Weiss (de Shrek 2) são os responsáveis pelo roteiro.
O longa-metragem tem estreia prevista nos cinemas nacionais para 12 de agosto no Brasil. Confira um pôster do filme abaixo.

Alvin também faz paródia!

O sucesso nas bilheterias da franquia Alvin e os Esquilos rendeu milhões aos cofres da 20th Century Fox. E era de se esperar que novas sequências viessem por aí. Pois é, a terceira continuação está praticamente pronta e ganhou um tease-trailer. Seguindo o divertido exemplo de O Muppets, o vídeo de Alvin e os Esquilos 3 faz uma breve parodia com megassucesso Titanic.

Na história, os três esquilos e as esquiletes estão em um incrível cruzeiro de luxo. No entanto, a aventura se torna em um problema após o navio naufragar em uma ilha remota. Agora os esquilos precisam encontrar uma forma de achar o caminho para casa, o que poderá ser muito perigoso já que a ilha não é tão abandonada quanto parece.

Jason Lee (de A Casa Monstro) volta a viver Dave Seville. Todo o elenco original retorna para a sequência, incluindo os atores que emprestaram suas vozes aos Esquilos. Mike Mitchell (de Shrek para Sempre) está à frente da direção. Ele substitui Betty Thomas, diretora dos dois primeiros filmes, que se desligou do projeto.

Alvin e os Esquilos 3 tem estreia prevista para 16 de dezembro de 2011. Confira o trailer abaixo.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Caco ataca de herói em novo trailer

Depois de satirizar as comédias românticas, novo trailer e pôster de Os Muppets fazem agora piada com o Lanterna Verde. E está hilário, com Caco encarnando o herói. Na trama, Gary é contratado para dirigir um filme, mas gasta toda a verba no primeiro dia. Ele precisa, então, terminar a produção sem dinheiro, apenas contando com a ajuda de seus amigos fantoches. Mas antes ele precisa saber por onde anda essa turma! Para piorar, um terrível vilão quer arruinar o estúdio de Gary para ficar com o petróleo que existe embaixo dele.

Jason Segel (de
Eu te Amo, Cara), que vive o protagonista, escrecreu o roteiro ao lado de Nicholas Stoller. O elenco conta ainda com Amy Adams (Mary),Chris Cooper (o vilão) e Rashida Jones (uma executiva da emissora ABC). Jamis Bobin, cocriador da série Flight of the Conchords, entra em cena como diretor.

O filme ainda terá participações especiais de Emily Blunt, Ricky Gervais, Alan Arkin, Billy Crystal, Jean-Claude Van Damme, Jack Black, Zach Galifianakis, Danny Trejo, Donald Glover, Dave Ghrol e Lady Gaga (com Ed Helms, Eric Stonestreet e John Krasinski como parte de sua comitiva).

Os Muppets tem estreia prevista para 23 de novembro nos EUA. Confira o cartaz e o vídeo abaixo.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pré-estreia: O Incrível Mundo de Gumball

Amanhã, 16 de junho, às 18 horas, você vai poder conferir uma prévia de uma nova série animada que só vai estrear em setembro no canal Cartoon Network. O Incrível Mundo de Gumball conta as aventuras de um gato azul chamado Gumball e sua família extraordinária – o pai, um coelho gigante; a mãe, uma gata hiperativa; a irmã, uma coelhinha inteligente e o melhor amigo, um peixe dourado que criou pernas.

Outras prévias do desenho irão acontecer em 7 de julho (com reapresentação no dia 21) e 4 de agosto (com reapresentação no dia 18), sempre às 18h,
no bloco HAHAHA. Cada episódio possui 11 minutos de duração.

O Incrível Mundo de Gumball
foi criado por Ben Bocquelet e dirigido por Mic Graves, sendo uma mistura animação tradicional em 2D, animação computadorizada em 3D e alguns elementos em live-action.
Confira um trailer do desenho abaixo.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Planes tem trailer revelado

A DisneyToon Studios divulgou o primeiro trailer de Planes, o spin-off de Carros. Substituindo os automóveis pelos aviões, o longa feito em CG vai ser lançado diretamente em Blu-ray e DVD no primeiro semestre de 2013.

A animação é estrelada por Dusty, um avião de uma pequena cidade que sonha em participar das maiores corridas aéreas ao redor do mundo… apesar de seu medo de altura. Com a ajuda e o apoio de uma frota de novos e hilariantes personagens, Dusty enfrenta seus medos e voa a caminho do maior desafio de sua vida.

Padrinhos Mágicos em live-action [atualizado]

E a onda de séries animadas ganhando as telas de cinema continua forte e firme. Os Padrinhos Mágicos também terá uma versão cinematográfica em live-action. Em A Fairly Odd Movie: Grow Up, Timmy Turner! (em tradução livre, Os Padrinhos Mágicos: Cresça Timmy Turner!), Timmy Turner será interpretado por Drake Bell (do seriado Drake & Josh) e, em vez de 10 anos, terá 23 anos!

No entanto, algumas coisas não mudaram no cotidiano de Timmy, como o fato de ele ainda cursar a quinta série e morar com seus pais. Só tem um problema. Segundo “As Regras”, toda a criança que cresce deve perder seus padrinhos mágicos.

Mas, quando Tootie, menina que sempre teve uma quedinha por Timmy, retorna à cidade mais bonita e atraente, ele se vê apaixonado por ela. Agora, Timmy deve decidir se quer voltar a ser criança e ter seus padrinhos mágicos de volta ou viver com a garota que ama, perdendo Cosmo e Wanda para sempre.

A Fairly Odd Movie: Grow Up, Timmy Turner! está previsto para estrear no próximo semestre no canal Nickelodeon e, posteriormente, será lançado em DVD e Blu-Ray. A direção do longa-metragem é do próprio criador do desenho animado, Butch Hartman. Confira abaixo dois vídeos do filme.



Ben 10 vai ganhar as telonas

O produtor Joel Silver (de Matrix, Sherlock Holmes e Speed Racer) anunciou que vai adaptar para as telonas o desenho sucesso Ben 10. O projeto consiste em transformar o desenho do Cartoon Network numa franquia de filmes. Com orçamento milionário, o longa ainda não tem data de estreia nem elenco, mas sabe-se que será filmado em live-action 3D.

Na série animada, Benjamim Tennyson, aos 10 anos de idade, nas férias de verão, observou um objeto caindo do céu. Era uma esfera metálica, com um relógio, que grudou em seu pulso, e logo descobriu que o nome do aparelho é Omnitrix. Ele guarda o DNA de 10 espécies alienígenas diferentes, cada uma com sua caracerística própria e poderes diferenciados. O aparelho tem a capacidade de transformar o usuário em qualquer uma delas.


Produzido pelo Cartoon Network, o desenho animado Ben 10 estreou na televisão em 2005 e até o momento todas as temporadas somam cerca de 150 episódios. O sucesso da animação foi tão grande que ela ganhou duas séries derivadas, batizadas de Ben 10: Força Alienígena (2008) e Ben 10: Supremacia Alienígena (2010).


Na primeira, Ben está com 15 anos e continua a usar seu Omnitrix para salvar o mundo de perigosos vilões. Só que dessa vez ele se transforma em dez novos aliens. Ao lado de sua prima, Gwen, que também recebeu poderes, ele luta para derrotar antigos e novos inimigos. Já em Supremacia Alienígena, o herói tem 16 anos e o Omnitrix foi destruído. Ele precisa, então, aprender a dominar os segredos do seu novo dispositivo de transformações extraterrestres, o Superomnitrix.


O desenho também já ganhou dois filmes com atores de verdade, lançados diretamente em DVD e que já foram exibidos na televisão: Ben 10: Corrida Contra o Tempo (2007) e Ben 10: Invasão Alienigena (2009). Leia mais
aqui.

* fonte: recreio animado

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Animadores de plantão!

Já estão abertas as inscrições para o 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O evento será realizado de 26 de setembro a 3 de outubro e estará repleto de novidades para o cinema de animação na sua edição 2011. O Festival receberá inscrições para a Mostra Competitiva de Animação até o dia 30 de junho, e poderão participar filmes de curta-metragem de animação, de até 25 minutos, nacionais concluídos a partir de agosto de 2010.

Durante o evento, irá acontecer a Oficina de Animação e Mostras Paralelas. Em parceria com a ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação, será realizado o Festivalzinho Animado, em todas as cidades do Distrito Federal, que exibirá mostras do Dia Internacional da Animação (DIA) dedicadas ao público infantil.


Além destas serão disponibilizadas para exibição, dentro da programação do 44º Festival de Brasília, as mostras do DIA com audiodescrição para deficientes visuais, portadores de síndrome de Down e Autismo e mostras com legendagem especial para deficientes auditivos. O evento tem como objetivo proporcionar visibilidade, incentivar a criação desse gênero cinematográfico e premiar os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da área.


A 44ª edição do Festival de Brasília terá ainda prêmios de melhor filme de animação, dentro da mostra específica da categoria (R$ 20 mil, para o melhor filme selecionado pelo júri e R$ 10 mil, para o melhor filme júri popular). O regulamento completo e a ficha de inscrição on-line podem ser encontrados no site
www.festbrasilia.com.br. Tá esperando o que para fazer a sua? Corre lá...

Super 8 ganha novo vídeo

Após fazer bonito nas bilheterias americanas, a DreamWorks soltou um vídeo de 6 minutos de Super 8 foi revelado. O longa se passa 1979, e acompanha um grupo de seis jovens que estão usando uma câmera Super 8 para fazer seu próprio filme de zumbis. Numa fatídica noite, o projeto os leva a um solitário trecho de trilhos rurais, onde um caminhão colide com uma locomotiva em sentido contrário e um descarrilamento enche a noite com uma chuva de fogo.

Pouco depois, desaparições incomum e acontecimentos inexplicáveis começam a acontecer na cidade, e a verdade pode ser algo mais terrível do que qualquer um deles poderia ter imaginado.


Super 8 tem direção de J.J. Abrams (das séries Lost e Fringe e do filme Star Trek). A produção fica por conta do sempre competente Steven Spielberg (de E.T.: O Extraterrestre, Munique e Indiana Jones). No elenco,
Kyle Chandler (de King Kong), Elle Fanning (de Um Lugar Qualquer), Ron Eldard, Noah Emmerich, Joel Courtney, Riley Griffiths e Gabriel Basso estrelam. O filme está previsto para estrear no Brasil somente em 12 de agosto. Confira o vídeo abaixo.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mostra de cinema infantil

Quem está em São Paulo e adora animação não pode perder a Mostra ComKids. O festival acontece nos dias 11, 12, 18 e 19 de junho, no Unibanco Arteplex e no Espaço de Cinema Augusta. O evento traz uma série de vídeos de conteúdo infanto-juvenil produzidos nos quatro cantos do planeta. Todas as produções foram premiadas em importantes festivais de cinema.

Dentro da programação serão exibidos conteúdos recentes, alguns ainda inéditos no Brasil. Além de sessões para crianças e seus acompanhantes, a mostra terá também exibições especiais do festival brasileiro Animamundo (Brasil) e do Divercine (Uruguai) e sessões feitas especialmente para educadores.


Entre os filmes que vão marcar presença no festival está
Godofredo o "Interruptor", uma animação brasileira de 2009 dirigida por Eva Furnari. Godofredo é um ogro verde e desajeitado que vive numa floresta fantástica com árvores, flores e frutos exuberantes. Suas atitudes são marcadas por intuição, emoção e curiosidade. Raciocínio lógico não é o seu forte.

Ele não fala; apenas se expressa por gestos, mímicas e movimentos faciais e corporais. É como uma criança curiosa no corpo de um grandalhão. Godofredo então se depara com um elemento surpresa, algo que não faz parte de seu mundo, mas do mundo dos humanos: um interruptor que acende tudo o que ele encontra pela frente. Confira o vídeo do desenho e mais informações do festival abaixo.




Mostra ComKids

Local:
Espaço Unibanco de Cinema
Endereço:
Rua Augusta, 1.475 - Consolação
Horário:
Sessão Clube do Professor dias 11 e 18 de junho, às 11h; sessão para família, crianças e todos interessados, dias 11, 12, 18 e 19 de junho, às 14h e 15h
Promotor:
Midiativa
Link:
www.comkids.com.br

Cinema: Kung Fu Panda 2

Faz tempo que o cinema americano tem flertado com o (gigantesco) potencial de consumo do público chinês. Já tem oito anos, por exemplo, que a Academia de Marketing... Ou melhor, de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood premiou O Tigre e o Dragão com quatro Oscars.

Já tem dez anos que Hollywood "importou" pela primeira vez o ídolo chinês Jackie Chan. Sem falar em Jet Li. Nada é por acaso. Afinal, os executivos do cinema americano estão cansados de saber que conquistar o bilionário público chinês é condição mais do que necessária para a saudável manutenção de seus negócios.


Visando este mercado, nada mais lógico então produzir um desenho animado todo ambientado na China, enfocando os hábitos e a cultura do enorme país. Nasce assim
Kung Fu Panda, muito mais uma necessidade mercadológica que propriamente criativa e/ou artística. Mesmo porque ele (re)conta a mesma historinha que já vimos inúmeras vezes: um protagonista atrapalhado, hostilizado pela sua falta de talento específico, mas que consegue quebrar os preconceitos e se superar perante o grupo que o rodeia através de muito esforço e força de vontade.

Existem milhares de filmes com o mesmo mote, o mesmo "roteirinho" estilo Syd Field.
O personagem-título, Po, é um péssimo garçom de um restaurante (claro) chinês, mas traz (bem) escondidos dentro de si talentos fortes o suficiente para salvar a sua vila do terrível vilão Tai Lung, um tigrão do mal que recebeu um poderoso treinamento kung fu, mas que passou para o lado escuro da força (oops, já vi este filme).

Porém, para que sua verdadeira força aflore, Po terá de submeter aos rígidos ensinamentos do mestre Shifu, uma espécie de Yoda local.
Qual seria, então, o segredo deste Kung Fu Panda 2? Principalmente o ótimo humor e o carisma dos personagens. Todos os clichês do roteiro são facilmente superados pelo excelente ritmo de comédia, pela total simpatia dos protagonistas e até pela "química do elenco", mesmo se tratando de um desenho animado.

Os diálogos são afiados e inteligentes, a trama flui de forma rápida e agradável, com
timming praticamente perfeito. Enfim, diversão garantida para toda a família, sem o perfeccionismo nem a técnica deslumbrante de uma Pixar Animation (este filme é da DreamWorks), mas mesmo assim livre, leve, solto e bastante engraçado. O que não é pouco.

celso sabadin*

* O multimídia - e querido amigo - Celso Sabadin é autor do livro autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o
Planeta Tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV Gazeta e da rádio Bandeirantes.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

MGM vai lançar animação

Depois de quase fechar as portas no ano passado, a MGM começa a dar sinais de que está se recuperando. Primeiro, um grupo de investidores decidiu pagar a dívida do estúdio em troca dos direitos de comercialização dos principais títulos do estúdio. O primeiro foi The Machine, comédia infantil que será estrelada por Vin Diesel (de Velozes e Furiosos 5).

Agora o estúdio se prepara para produzir uma animação: Punk Farm, revelando, inclusive, que até já contratou David Silverman (diretor de Os Simpsons – O Filme e co-diretor de Monstros S.A.) para dirigir o animado.

O desenho é uma adaptação do livro infantil de mesmo nome de Jarrett Krosoczka. Lançado em 2005, foi um grande sucesso nos Estados Unidos e rendeu uma continuação, batizada de Punk Farm on Tour. Em 2006, os direitos de levar a história para o cinema foi comprado pela DreamWorks, mas a produção não foi adiante e acabou nas mãos da MGM.

No livro, Ovelha, Porco, Galo, Cabra e Vaca, todos habitantes de uma mesma fazenda, têm uma banda de rock underground. Certo dia, quando o dono deles, o fazendeiro Joe, está dormindo, eles decidem fazer uma versão punk de O Velho MacDonald Tinha uma Fazenda.

Punk Farm ainda não tem data de estréia nem previsão de filmagem. Para saber mais sobre o livro, acesse o site oficial do mesmo. Confira o um clipe do cover
punk abaixo.

Pixar já tem novo curta

Um dos próximos projetos da Pixar é um curta-metragem chamado La Luna. A primeira exibição do curta aconteceu dia 6 de junho no Festival Internacional de Animação de Annecy, na França. Por esses dias, o estúdio apresentou o cartaz do animado, que, ao que tudo indica, poderá ser visto nos cinemas durante as exibições de longa de animação Brave, em 2012.

A história vai acompanhar o crescimento de um jovem garoto em circunstâncias um pouco incomuns. Ele sai em alto mar num barco de madeira ao lado do pai e do avô. Uma grande surpresa aguarda o garoto quando ele descobre qual é o trabalho de sua família. Nessa hora, ele deve decidir se segue as tradições familiares ou se procurará seu próprio caminho.

O novato Enrico Casarosa é quem dirige o curta. Previamente, Casarosa já havia trabalhado nos storyboards dos filmes Up – Altas Aventuras e Ratatouille e está com a Pixar desde 2002. O curta terá cerca de 7 minutos de duração, e conta com trilha sonora composta por Michael Giacchino. Confira o cartaz abaixo.

Maratona Tom & Jerry

Neste domingo, dia 12 de junho, você vai poder conferir uma maratona de 5 horas com Tom & Jerry, no Cartoon Network. Divirta-se com as inúmeras chances que Tom tem para capturar Jerry e também com os planos de Jerry para arruinar as tentativas de Tom, enquanto eles se perseguem usando as mais elaboradas e criativas táticas!

O desenho Tom & Jerry foi criado por William Hanna e Joseph Barbera, no final da década de 1930. Ele estreou no cinema com o título de Puss Get de Boot, no qual os protagonistas eram um gato chamado Jasper e um ratinho sem nome. O curta-metragem fez um enorme sucesso e recebeu na época uma indicação ao Oscar - outras 7 vieram depois com a série de curtas exibas nos cinemas.


Com o passar do tempo, novos episódios foram sendo produzidos e o camundongo ganhou o nome de Jerry, enquanto o do gato foi mudado para Thomas - que acabou ficando apenas Tom. Dos curta-metragens no cinema, eles ganharam uma série animada para a televisão.


O especial Tom & Jerry acontece dia 12 de junho, domingo, do meio-dia às 17 horas, no Cartoon Network.

Um clássico de volta à telinha

Desde o dia 26 de maio, todas as quintas, às 19h, o canal TV Brasil exibe a série animada Spirou e Fantasio, adaptação da famosa história em quadrinhos de mesmo nome, publicada a partir de 1938. O desenho animado será exibido semanalmente, a partir de quinta-feira, dia 26 de maio, às 19h.

Considerado um clássico e um dos mais populares quadrinhos franco-belgas, acompanha a vida agitada dos repórteres Spirou e Fantasio. Eles adoram os mistérios e enfrentam situações sobrenaturais e complicadas com muito humor e inteligência. Ao lado do esquilo Spip, esses heróis rodam o mundo para resolver desafios que ameaçam os homens e o meio ambiente.


Nas aventuras estreladas por Spirou e Fantasio, é possível perceber características presentes em outras histórias em quadrinhos, como
Tintim e Asterix. A série foi produzida na França em 2006, possui 39 episódios de 26 minutos cada.