quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Criança & TV: Classificação indicativa

Visitando o site da Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) mais uma vez encontrei outro material útil, e interessante, para os pais. Dessa vez, é um "tira-dúvidas" bem esclarecedor sobre como funciona a lei da classificação indicativa.

O que é?
A Classificação Indicativa é uma informação sobre o conteúdo de audiovisuais quanto à adequação de horário, local e faixa etária para serem exibidos. É um instrumento de proteção e promoção dos direitos humanos, que permite aos pais ou responsáveis escolherem se a programação é ou não adequada para a idade de crianças e adolescentes.

Qual é seu objetivo?
O foco da Classificação Indicativa é proteger a criança e o adolescente de conteúdos considerados inadequados a sua faixa etária. De caráter educativo, seu papel é produzir informações aos pais e às famílias sobre conteúdos inadequados em obras audiovisuais como filmes, novelas, jogos eletrônicos e espetáculos.

Qual é o processo da classificação?
As emissoras enviam para o Ministério da Justiça a sinopse do produto a ser exibido na televisão com a autoclassificação pretendida. Depois disso, as emissoras podem veicular a obra; ao Dejus cabe a responsabilidade de avaliar a autoclassificação, classificar e monitorar a programação. No caso das obras destinadas ao cinema, vídeo, DVD e jogos, as empresas enviam cópias das obras para o MJ que realiza análise prévia e os classifica.

Como é feita? Quais são as etapas?
O trabalho de Classificação é realizado por uma equipe de analistas do Departamento de Justiça, que atuam em diversas áreas como psicologia, direito, administração, comunicação social e pedagogia. Conta, também, com uma rede de colaboradores eventuais. A análise dos conteúdos é feita em três fases: análise objetiva de cenas que tenham sexo, drogas e violência; identificação dos temas e, por fim, a gradação, que classifica a obra de acordo com a idade. Os símbolos indicam o que não é recomendado para cada faixa etária.

Por que ela é importante?
Pesquisas apontam que a maioria das crianças e adolescentes do Brasil prefere a TV como forma de entretenimento e passa de 3 a 4 horas diante do aparelho de televisão. Outro ponto a se destacar é que os pais nem sempre selecionam aquilo que seus filhos assistem na telinha. Crianças e adolescentes são pessoas em desenvolvimento, que precisam de ajuda para selecionar aquilo que assistem.

Como é feita? Quais são as etapas?
O trabalho de Classificação é realizado por uma equipe de analistas do Departamento de Justiça, que atuam em diversas áreas como psicologia, direito, administração, comunicação social e pedagogia. Conta, também, com uma rede de colaboradores eventuais. A análise dos conteúdos é feita em três fases: análise objetiva de cenas que tenham sexo, drogas e violência; identificação dos temas e, por fim, a gradação, que classifica a obra de acordo com a idade. Os símbolos indicam o que não é recomendado para cada faixa etária.

* Texto publicado originalmente no site da Andi

Um comentário: