sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cinema: Um Faz de Conta que Acontece

Todo mundo fica de cama um dia. Todo mundo tem uma tarde de preguiça ou um momento de folga. Então, inevitável: é necessário que os produtores cinematográficos de hoje continuem a fazer os filmes que serão exibidos na Sessão da Tarde de amanhã. Talvez pensando nas tardes convalescentes de todos nós, a Disney produziu este Um Faz de Conta que Acontece, despretensiosa fantasia juvenil que pode ser curtida por toda a família.

O filme fala de Skeeter (Adam Sandler, eficiente), zelador de um luxuoso hotel que de uma hora para outra é praticamente forçado pela sua irmã (a ex-Friends Courteney Cox) a tomar conta por uma semana de seus dois sobrinhos pequenos. Num primeiro momento, o estranhamento é total: Skeeter não tem jeito com crianças e o casal de sobrinhos exala toda a chatice politicamente correta que aprenderam da mãe careta.Logo, porém, vem a magia: por algum estranho motivo inexplicável (e nem é o caso de explicar), as histórias que o titio conta para as crianças, na hora de dormir, transformam-se em realidade no dia seguinte.

Um Faz de Conta que Acontece mistura os tradicionais clichês dos filmes - família da Disney com o estilo já bastante conhecido de Sandler, especialista em encarnar simplórios personagens perdedores que, de alguma forma, conseguem se dar bem no final. Com uma diferença: desta vez, felizmente, não há situações de gosto duvidoso nem piadas envolvendo escatologia, também tão típicas da "obra" de Sandler. Por mais incrível que possa parecer, há até uma participação de Rob Schneider - eterno parceiro de Sandler -, na qual o ator não lança mão de recursos de baixo nível para fazer seu humor.

Se por um lado esta estratégia mais light pode levar mais famílias aos cinemas, por outro os tradicionais fãs das baixarias da dupla Sandler / Schnieder - basicamente compostos por adolescentes - podem se decepcionar com a "limpeza" do filme. De qualquer maneira, Um Faz de Conta que Acontece é uma opção divertida, leve e bem-humorada para as férias familiares.

Em cartaz: dia 23, sexta, nos cinemas de todo o brasil

Classificação: livre

(celso sabadin)

* O multimídia - e querido amigo - Celso Sabadin é autor do livro autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o Planeta Tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV Gazeta e da rádio Bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário