O desenho animado Bob Esponja completa dez anos na próxima sexta. O que podia ser motivo de comemoração é visto com preocupação por Linda Simensky, atualmente vice-presidente de programação da rede pública americana PBS (Public Broadcast System). "Um sucesso na TV hoje é conseguir manter o programa no ar. Bob Esponja funciona no mundo todo, mas é representativo que ele tenha feito uma década no ar e não tenha surgido nada igual. Nem acho que vá surgir", afirma Linda, que tem 25 anos de experiência na área e, inclusive, ajudou a criar uma identidade para o Cartoon Network e a Nickelodeon.
Isso porque a forte concorrência entre os canais favoreceu uma procura por atingir públicos cada vez mais específicos. "Antigamente, a programação infantil era de 2 a 11 anos. Hoje, acho difícil encontrar um desenho que meu filho de 9 e minha filha de 4 anos possam assistir juntos." Também terminaram os canais infantis para variadas idades. Novas emissoras apareceram, e os desenhos são divididos entre menores faixas etárias. "As pesquisas também são muito eficazes. Agora é fácil fazer um programa que cumpra exatamente o que uma audiência segmentada procura. Estamos criando microalvos."
* texto de lúcia valentim rodrigues, publicado originalmente na folha de s.paulo
Olá Shirley
ResponderExcluirMuito interessante esse texto. Realmente os desenhos estão ficando mais segmentados, isso é uma pena, pois antigamente um adulto e uma criança poderiam ver os mesmo desenhos e gostarem - o Bob Esponja é um exemplo desse tipo de desenho que agrada crianças e adultos.
Bjos e até mais...