O filme mostra que hoje em dia as crianças preferem ir ao shopping ou ver TV a brincar, conhecem marcas pelo logotipo e, apesar de terem uma vasta coleção de brinquedos e jogos, sempre se encantam pelos novos lançamentos.
Realizado em São Paulo, o documentário traz depoimentos de pais e filhos, além de entrevistas com educadores, sociólogos, pesquisadores, psicanalistas e outros especialistas que se dedicam ao tema. Para Ana Lúcia Villela, presidente do Instituto Alana e mestre em Educação, a publicidade fala diretamente com a criança, de forma premeditada. “Por que usar bichinhos no meio das propagandas e falar em uma linguagem bastante infantil? Porque hoje sabe-se que 80% da influência de compra dentro de uma casa vêm das crianças”.
Já para Inês Silva Sampaio, coordenadora de pesquisa e mestre em sociologia, “a maior dificuldade que talvez os pais tenham é que eles conversam com as crianças em um sábado, um domingo, em um dia à noite em casa. Ou seja, de vez em quando. Já a publicidade fala com essa criança todos os dias”. De acordo com dados da Associação Dietética Norte Americana Borzekowiski Robison, bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciar uma criança. Além disso, segundo recente pesquisa do IBGE, a criança brasileira é a que mais assiste TV no mundo, com uma média de 4 horas e 50 minutos.
* com fonte da tv cultura
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