Os Na'Vi têm 3 metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Dessa forma, o avatar de Jake é enviado a Pandora para conhecer melhor o "inimigo". Porém, acaba se apaixonando por esses seres e, em particupalar, Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena. Juntos eles têm de preparar para uma iminente guerra com os humanos.
Dirigido por James Cameron, Avatar foi um fenômeno de público e crítica, revolucionando o mercado de computação gráfica. O filme arrecadou mais de US$ 2 bilhões, ganhou três estatuetas do Oscar (direção de arte, fotografia e efeitos especiais) e teve outras seis indicações (filme, diretor, trilha sonora, edição, som e edição de som). Faturou ainda o Globo de Ouro de filme e diretor e o Bafta de direção de arte e efeitos especiais.
Curiosidades
• É o primeiro filme dirigido por James Cameron desde Titanic, de 1997. A ideia inicial do diretor era fazer Avatar em 1999, mas o filme iria custar US$ 400 milhões, o que tornou o projeto impossível.
• Michael Biehn, que fez alguns filmes com Cameron como O Exterminador do Futuro e Aliens – O Resgate, faria o coronel Quartich. Mas o diretor descartou a ideia para evitar comparações com o último trabalho dos dois juntos, já que Avatar também teria Sigourney Weaver no elenco.
• A língua Na'vi começou a ser criada em 2005 pelo linguista Paul Frommer. Com isso, Cameron iniciou a finalização do roteiro no início do ano seguinte.
• 40% das cenas de Avatar foram filmadas com atores reais. O restante foi feito por computação gráfica.
• Os atores que interpretam os Na'vis tiveram câmeras acopladas em suas cabeças, para ter closes de seus rostos. Os pontos pintados permitiram a captura de seus movimentos e expressões, o que ajudou os profissionais da computação gráfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário