quarta-feira, 27 de maio de 2009

Criança & TV: Televisão engorda?

Reduzir o número de crianças com sobrepeso e doenças metabólicas causadas pela obesidade têm pedido cada vez mais atenção de pais e autoridades não só no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo National Bureau of Economic Research, nos Estados Unidos, sugere que o fim das propagandas na TV de fast-food poderia reduzir em torno de 18% o excesso de peso infantil.

Segundo Heloisa Chiatone, psicóloga do Hospital São Luiz (SP), além do excesso de publicidade, que influencia os desejos das crianças, o estilo de vida delas é o que faz com a propaganda ganhe força. “No Brasil, assim como em outros países, as crianças passam um tempo enorme em frente à TV. Isso não só estimula o consumo desencadeado pela propaganda como traz outros problemas de comportamento”, diz. Para os pais que resolvem ser totalmente contra os fast-food não é fácil lidar com a situação. “Hoje, esse tipo de restaurante virou um ponto de encontro de muitas crianças”, constata Heloisa.

Para isso, é importante que as famílias estimulem novos hábitos no dia-a-dia da criança, como proporcionar mais atividades ao ar livre, longe da tela da TV. A conversa e o exemplo dentro de casa, com uma alimentação mais saudável, são fundamentais para frear os ponteiros da balança.

* texto da queriada amiga ana paula pontes, publicado originalmente no site da revista crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário