terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mais uma dos Simpsons!

E a família Os Simpsons ataca novamente e, dessa vez, na terra do Papa. Recentemente, o Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano, publicou aritgo afirmando que Homer e Bart são católicos: Pouca gente sabe, e ele faz de tudo para esconder. Mas é verdade: Homer J. Simpson é católico”, diz o tal texto. Como não bastasse, a publicação ainda encoraja os pais a deixarem seus filhos assistirem, sem medo, "às aventuras dos personagens amarelos".

Para provar sua tese, o jornal citou um estudo de um sacerdote sobre um episódio de 2005 do programa chamado The Father, the Son and the Holy Guest Star. Para ele, Os Simpsons está “entre os poucos programas de TV para crianças em que fé cristã, religião e questões sobre Deus são temas recorrentes”. Além disso, os membros da família americana de classe média rezam antes das refeições e “à sua própria maneira, acreditam no além”, concluiu o estudo do jesuíta, segundo o jornal.

Em entrevista à Entertainment Weekly, o produtor da série Al Jean discordou com todas as linhas escritas no artigo. “Nós deixamos muito claro que Homer não é católico. Eu realmente não acho que ele conseguiria ficar sem comer carne nas sextas-feiras – nem por uma hora”, disse ele à revista. Jean completou dizendo que a família Simpson frequenta a Primeira Igreja de Springfield, “que é decididamente protestante”, e que Homer e Bart só pensaram em se converter ao catolicismo naquele episódio de 2005.

Esta é a segunda vez que o programa, transmitido em 90 países, é elogiado pelo Vaticano. Em dezembro de 2009, na ocasião do aniversário de 20 anos do programa, o Osservatore Romano descreveu o show como "terno e irreverente, escandaloso e irônico, alegre e profundo, filosófico e, às vezes, até mesmo teológico, uma síntese da cultura popular e da niilista classe média norte-americana". Cada uma!

* fonte: reuters

Um dia repleto de animação

Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação (DIA) é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, quinta, às 19h30, haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Esse é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica.

Além das exibições da Mostra Oficial, Nacional e Internacional (que terão uma hora de duração cada), acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, para deficientes auditivos, para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. Entre os filmetes tupiniquins estão o episódio piloto da série Tromba Trem, da Copa Studio, um dos grandes vencedores do edital Anima TV, o belíssimo O Acaso e a Borboleta, o stop motion Doce Ballet e o videoclipe retrô Bonequinha do Papai (da banda Pequeno Cidadão) e o divertido Como Comer um Elefante.

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nessa data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Para saber da programação do evento em sua cidade, visite o site oficial e comemore esse dia mais que especial. Você pode também seguir @diadanimacao no twitter. Confira abaixo o vídeo oficial do envento.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia das bruxas animado!

O canal Nickelodeon comemora o Dia das Bruxas com 48 horas de programação temática. Entre os episódios especiais estão As Pistas de Blue, Dora, a Aventureira, Os Anjinhos, Os Padrinhos Mágicos, O Segredo dos Animais e, claro, Bob Esponja. A animação recheada de muito suspense e histórias de terror começa a partir das 7h do dia 30 de outubro e vai até o final do dia 31.

Animaserra em sua quinta edição

Semana que vem, a partir do dia 28, tem início mais uma edição do Festival Nacional de Cinema de Animação e Quadrinhos da Serra Carioca, o Animaserra. Este ano, o evento completa cinco anos de vida, sempre levando, literalmente, muita animação para a região serrana do Rio de Janeiro. Entre os destaques desta quinta edição está a participação do desenhista brasileiro Fernando Ventura, um dos responsáveis pelo personagem Zé Carioca e um dos mantenedores da página brasileira do Inducks, um site que tem como objetivo catalogar todas as publicações e HQs Disney ao redor do mundo. Será homenageado também o diretor de animação Levi Luz, criador das aclamadas séries de animação para TV Dogmons e Hiperion.

O festival comemora ainda os 80 anos dos estúdios Disney e os 75 anos da DC Entertainment/ Panini Comics (Editora do Batman e Superman), em uma parceria histórica entre os festivais nacionais. Além das já aclamadas exibições de cinema de animação, oficinas de desenho animado, sessões old cartoon (com desenhos animados originais do anos 1930 a 1960) e exposições, o evento conta com uma palestra com Alexandre Juruena, autor do clipe em animação da música Súplica Cearense, da banda O Rappa.


O Animaserra será realizado no Sesc Teresópolis (Rio de Janeiro), nos dias 28, 29 (oficinas, quinta e sexta, de 14h às 17h) e 30 de outubro (palestras, exibições e exposições, sábado, das 14h às 21h). Inscrições das oficinas devem ser realizadas diretamente no Sesc Teresópolis. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Uma mãe em apuros!

A Disney divulgou o primeiro cartaz do longa animado Mars Needs Moms!, última produção realizada pela empresa de efeitos especiais de Robert Zemeckis, a ImageMovers Digital, que, devido ao fracasso comercial de Os Fantasmas de Scrooge, será fechada assim que concluir os trabalhos na animação. Baseado no livro infantil de Berkeley Breathed e dirigido por Simon Wells (de O Príncipe do Egito e A Máquina do Tempo), o filme segue o menino Milo (Seth Green).

Com 11 anos, o garoto passa a valorizar sua mãe (Joan Cusack) depois que ela é abduzida por marcianos que planejam roubar sua essência maternal para criar suas próprias crianças.

Além de Joan Cusak (Toy Story 3 e Uma Prova de Amor) e Seth Green (de Surpresa em Dobro), emprestam suas vozes aos personagens Mindy Sterling (de Austin Powers), Dan Fogler (O Amor Acontece e Kung Fu Panda) e Elisabeth Harnois (de Garatas Malvadas). A produção está nas mãos
de Robert Zemeckis, Jack Rapke e Steve Starkey, que trabalharam juntos em A Lenda de Beowulf.

Mars Needs Moms! tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 11 de março de 2011, em Digital Disney 3D e em IMAX 3D.

Literatura: Morango Sardento

Quem costuma assistir aos filmes protagonizados pela atriz americana Julianne Moore, como Fim de Caso, Ensaio sobre a Cegueira e em Direito de Amar, não imagina que ela passou por maus bocados na escola primária por ser sardenta e ruiva. Frágil, magrinha e avessa a atividades físicas, a então garota de 7 anos se sentia um ser de outro planeta e era atormentada pelos colegas, ganhando o apelido de Freckleface Strawberry (algo como "cara de morango sardento"). Foi somente há cerca de três anos que ela decidiu ajustar as contas com seu "tenebroso" passado e, de quebra, fazer algo para defender as sardas de seus filhos - Caleb (12 anos) e Liv Helen (8 anos) - ao escrever o o livro infantil Morango Sardento (40 páginas, Editora Cosac Naify, R$ 45,00).

Com mais de 50 mil exemplares vendidos somente nos Estados Unidos, o livro marca sua estreia na literatura de forma inspiradora e divertida. É com muita leveza e rindo de si mesma que Julianne tenta mostrar às crianças que ser diferente não deve trazer infelicidade. Ao contrário, como prova a obra ilustrada pela desenhista vietnamita LeUyen Pham, que mora em São Francisco. A menina dessa hsitória detesta ter os cabelos vermelhos e, muito pior, o corpo cheios de sardas.

Sem entender de onde as sardas vieram (só ela tinha na família) e o porquê das pessoas sempre terem algum comentário humilhante a fazer sobre elas (“você é igual a uma girafa”), ela passa a tentar se livrar das suas marcas com todas as suas forças, tentando vários "tratamentos" para eliminar as sardas, como esfregar a pele com um escovão, passar tinta no rosto e tomar banho com suco de limão. Nenhum dá certo e ela resolve começar a sair de casa com um capuz que só deixa os olhos à mostra e muitas roupas para esconder todas as suas “inimigas”. Só, então, os colegas de escola percebem sua ausência e a ela, enfim, descobre como é amada. O final tem um sabor especial, já que a menina “vive feliz para sempre”, com suas sardas e seu cabelo vermelho.

No fundo, só o que muda é a forma como ela olha para si. Como já deu para perceber, o livro mostra mais do que uma história divertida sobre uma garota que quer se livrar de suas sardas. Ele fala de todas as pessoas que, por um motivo ou outro, se sentem diferentes e como ser observado por isso ou virar chacota dos colegas pode afetar profundamente o modo como a própria pessoa se olha. Morango Sardento trata de tolerância, de se aceitar as pessoas como elas são e, acima de tudo, de se aceitar como você é!

O livro tem tradução para o português da atriz Fernanda Torres e quarta capa assinada pela colega Débora Bloch, também sardenta, bela e ruiva. O sucesso foi tanto que a obra já ganhou uma até sequência, Freckleface Strawberry and the Dodgeball Bully, que deve chegar às livrarias brasileiras em 2011 como Morango Sardento e o Valentão do Recreio. Confira um depoimento de Julianne sobre abaixo e leia outra dica de livro aqui.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A saga do bruxo com novidades

Foi divulgado novo cartaz de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1, que traz estampado o elfo Dobby (veja ao lado). Dobby apareceu pela primeira vez em Harry Potter e a Câmara Secreta. Ele pertencia à família Malfoy e sabia do plano de Lucio Malfoy em reabrir a Câmara Secreta usando o diário de Tom Riddle.

Nessa sequência que acompanha a saga do bruxo criado pela escritora J.K. Rowling, o poder de Voldemort está aumentando a cada dia. Ele agora tem o controle sobre o Ministério da Magia e de Hogwarts. Harry, Rony e Hermione decidem terminar o trabalho de Dumbledore e encontrar o resto das Horcruxes para derrotar o Lorde das Trevas. Mas a esperança continua pouca para eles.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 tem estreia prevista nos cinemas nacionais em 19 de novembro. Confira um trailer do filme abaixo

Estreia: Octonautas

Este mês chega ao canal Discovery Kids Octonautas, série animada que usa os os últimos recursos em animação de alta definição para retratar todo o colorido submarino. Na trama, uma turma de amigos submerge às profundezas do oceano em busca de descobertas – às vezes, o que eles acabam encontrando são perigos e confusões. De maneira lúdica e mesclando ciência, comédia e ação, o animado apresenta o mundo submarino às crianças como um ambiente completamente novo, onde há muito o que descobrir. Além disso, estimula a curiosidade, o prazer pela descoberta e assinala a importância da preservação ambiental.

Capitão Pólo Polar (um valente urso polar), tenente Kwazii Kato (destemido gatinho) e o enfermeiro Pepe Pinguim (um pinguim muito simpático) empreendem jornadas às profundezas a bordo de veículos submarinos extraordinários, que conquistam a imaginação infantil e fazem parte da história. Eles mostram novos animais e habitats ao mesmo tempo em que resolvem mistérios com a ajuda de conceitos básicos sobre navegação, mergulho e cartografia.

Octanuatas estreia dia 18 de outubro, segunda, às 7h30. O desenho terá exibição de episódios de segunda a sexta, sempre às 7h30 e às 15h.

Da minha coleção...

O filmete Bonequinha do Papai é um videoclipe animado nacional dirigido por Luciana Eguti e Paulo Muppet e produzido pela Birdo Studio especialmente para o DVD O Pequeno Cidadão. O projeto infantil reuniu Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgar Scandurra e Taciana Barros, que gravaram composições que fizeram para seus filhos. No repertório, tudo o que uma criança precisa saber para se tornar um “pequeno cidadão”: há letras que falam sobre a difícil hora de largar a chupeta e a obrigação versus diversão e que incentivam a prática de esportes. Além de conscientizar, o CD com 14 músicas apresenta aos pequenos diversos estilos, que vão do rock ao forró. No MySpace, você encontra mais informações sobre o projeto, fotos, bastidores e os clipes animados das outras canções. Vale conferir!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cinco minutos com Megamente

Foram divulgados os cinco primeiros minutos de Megamente (Megamind, A nova animação da DreamWorks Animation. Com direção de Tom McGrath (de Madagascar 1 e 2) e produção de Ben Stiller (de Uma Noite no Museu), o desenho gira em torno do super-vilão Megamente (voz de Will Ferrel). Quando ele finalmente derrota seu arquiinimigo MetroMan (Brad Pitt), ele coloca em ação seu plano de conquistar a cidade de Metro City, fazendo diversas tentativas - muitas delas, claro, são frustradas. Mas viver sem um inimigo ficou muito chato e ele decide mudar o rumo dessa história!

Megamente tem estreia prevista no Brasil, em 3D, no dia 3 de dezembro. Confira o vídeo abaixo.


Cinema: A Lenda dos Guardiões

Como o cinema é o reflexo da cultura de cada país, não é difícil perceber porque tantos filmes americanos buscam na guerra o seu mote principal. Afinal, os Estados Unidos não apenas são o país mais belicista do mundo, como também necessitam dos conflitos para se sustentar financeiramente. Tipo assim uma espécie de urubu, que precisa da carniça para comer. Tudo bem, é a cultura deles e cada um tem a sua. Mas a gente não é obrigado a engolir. Principalmente se essa mensagem bélico-agressiva-destrutuiva vem travestida de corujas supostamente fofinhas, para conquistar as plateias infantis.

Assim é A Lenda dos Guardiões (em cartaz nos cinemas nacionais), uma apologia da guerra para crianças. Não por acaso, o filme é do mesmo diretor de 300, aquele em que a guerra é vista como uma alegoria de escola de samba. Verborrágico, cansativo e todo "interpretado" por corujas (o trabalho de computação gráfica é magnífico!), A Lenda dos Guardiões fala de dois jovens irmãos que são raptados para servir como lutadores escravos em uma guerra que está por vir. Um deles se rebela contra a situação, enquanto o outro se percebe fascinado pelo repentino poder que esse tal "serviço militar obrigatório" parece lhe proporcionar.

Tudo serve, obviamente, como ponto de partida para mais um pouco criativo embate entre o Bem e o Mal. Um dos principais problemas do filme reside no fato dele apresentar um roteiro nada condizente com o visual infantil ou infanto-juvenil que as corujas sugerem. Com direito a combates sangrentos, traições entre irmãos, crianças escravizadas e batalhas violentas. Junte-se a isso uma confusa sucessão de nomes, lugares e um excesso de personagens nem sempre identificáveis facilmente sob as penas muitas vezes parecidas das corujas.

Totalizam o desastre as situações que surgem sem pé nem cabeça durante a ação, o fraquíssimo humor, e o cansativo excesso de efeitos de câmera lenta no estilo de Matrix. Para quem gosta de filmes em que a overdose visual tenta esconder a falta de ideias, é um prato cheio.

celso sabadin*

O querido amigo Celso Sabadin vai me dar uma força nas críticas dos longas animados que estréiam nos cinemas. Ele é autor do livro autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o Planeta Tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV Gazeta e da rádio Bandeirantes.