segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Literatura: Túneis

Will Burrows, um garoto de 14 anos, vive com a família em Londres. Ele tem pouco em comum com a mãe e a irmã mais nova, mas com o pai ele partilha a paixão pela História, pela Arqueologia e por escavações. Mas a vida do protagonista do primeiro livro da série Túneis (R$ 38,50, Rocco) vira de cabeça para baixo quando seu pai desaparece misteriosamente em um de "buracos" na terra.

Não satisfeito com com as explicações da mãe e da polícia de que o pai teria abandonado a família, ele decide investigar por conta própria com a ajuda do amigo Chester. Não demora para encontrarem um mundo subterrâneo esquecido, onde desenterram um segredo sombrio e aterrorizador que lhes pode lhes custar as vidas.

Best-seller internacional, com direitos de comercialização vendidos para 37 países e adaptação para o cinema garantida, o livro dos estreanrtes Roderick Gordon e Brian Williams tem sido apontado como um dos sucessores de Harry Potter, isso porque as séries partilham o mesmo descobridor, o editor inglês Barry Cunningham, e se passam em um universo diferente do nosso. As semelhanças, porém, páram por aqui. Túneis nada tem a ver com meninos empunhando varinhas mágicas para sobreviver. Will e Chester são garotos como qualquer um da vida real e têm a seu a favor apenas a mente criatiava de meninos de sua idade.

O resto fica por conta da maestria dos autores em contar uma história. Para isso, eles se inspiraram em vários clássicos da literatura, que vão desde Charles Dickens, C.S. Lewis a Julio Verne e Lewis Carroll, acrescetando um tom bastante original à obra. “Quando Brian e eu decidimos escrever a série queríamos algo similar a essas histórias clássicas, que têm o poder de transportar o leitor para um mundo diferente, e ao mesmo tempo fazê-lo tão realista quanto possível”, diz Roderick Gordon em entrevista ao site da editora Rocco.

Aliás, o endereço traz muitas informações bacanas sobre o livro, com sinopses, curiosidades e entrevista exclusiva com os autores. Vale a visita.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: