sexta-feira, 4 de março de 2011

Cinema: Gnomeo e Julieta

Eis alguns fatos que Shakespeare sabia: Capuletos e Montecchios eram duas famílias com o mesmo nível de dignidade, moravam na bela Verona, travando uma rixa antiga que sujou de sangue mãos civis. Eis alguns fatos que o bardo desconhecia: Capuletos se vestem de vermelho, Montecchios, de azul; são feitos de barro cozido e moram em jardins.E o mais importante, são gnomos.

A tragédia clássica – explorada de diversas formas no cinema, literatura ou qualquer outro meio de expressão – ganha mais uma versão no cinema. Dessa vez, em uma animação para o público infantil – e, por isso, deixa de lado o sangue, o veneno, as mortes e qualquer tipo de consumação carnal. Tudo isso é substituído por canções de Elton John (creditado como coprodutor) e Bernie Taupin em Gnomeu e Julieta, em cartaz nos cinemas nacionais em 2D ou 3D.

Dirigido por Kelly Asbury (de Shrek 2), Gnomeu e Julieta transforma em comédia a história dos apaixonados de destino fatal que foram vítimas da briga entre suas famílias. Gnomeu (voz de James McAvoy, na versão original; Daniel de Oliveira, na brasileira) é o típico gnomo de jardim, com menos de um metro de altura e chapéu. Em uma das primeiras cenas, participa de uma corrida contra um primo de Julieta e perde, destruindo o aparador de grama da sua casa, que lhe serviu de veículo na disputa.

O amor nasce quando Julieta (voz de Emily Blunt no original; Vanessa Giacomo, na versão nacional) se encontram, por acaso, e sem saber seus sobrenomes, enquanto estão tentando pegar uma orquídea rara. O resto é história. Ou melhor, história de amor. O interessante é ver como Asbury – que assina o roteiro com mais oito pessoas – subverte a história original, adaptando-a ao universo dos enfeites de jardim e para o público infantil. Shakespeare em pessoa, ou melhor, em estátua, faz uma participação e antecipa o final da tragédia – o que não acontece aqui.

Não se pode esperar, nem pedir, personagens muito densos ou profundos quando eles não passam de figuras de barro.
Gnomeu e Julieta não se acanha de transformá-los em seres ridiculamente engraçados. Julieta tem uma decoração cafona na sua torre, que explode em cores, luzes e sons sempre que se aciona um botão. O melhor enfeite do jardim dos Montecchio é uma privada antiga. Já as canções de Elton John que estão na trilha foram adaptadas para a realidade dos personagens.

Com colorido forte,
Gnomeu e Julieta faz uso eficiente do efeito 3D, realçando detalhes e texturas, sem deixar de lado a trama e os diálogos. O final feliz é inevitável, mas o caminho tomado para chegar lá é bastante criativo, com piadas que envolvem trocadilhos, mal-entendidos e uma rã que é ama da Julieta - dublada na versão original por Ashley Jensen, e na nacional pela atriz e comediante Ingrid Guimarães.

alysson oliveira*


* texto do amigo alysson oliveira, publicado originalmento no site
cineweb, um endereço bem bacana para os amantes da sétima arte

Nenhum comentário: