quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Literatura: Na Garupa do Meu Tio

Em 1958, o diretor de cinema francês Jacques Tati (1907-1982) lançou o filme Meu Tio, que contava a história de um garoto de 8 anos, chamado Gerárd, que vivia junto com os pais em uma casa muito limpa. Lá, ele quase não podia brincar, pois sua mãe não gostava de desorganização e bagunça. Já o tio de Gerárd, o Sr. Hulot, era bem diferente dos pais do garoto. Era divertido e aventureiro, deixando o menino mais do que feliz toda vez que ia pegá-lo na escola e levá-lo para passear. O longa-metragem deu origem a este primoroso livro-imagem do ilustrador David Merveille, sem uma palavra sequer.

Em Na Garupa do Meu Tio, o personagem cinematográfico, a bordo de uma bicicleta, vive grandes aventuras pelas ruas parisienses, desde a hora em que levanta da cama para encontrar uma moça pela qual é apaixonado até o final do dia. Como em um livro cinematográfico, cada dupla tem uma aba que revela uma surpresa. Vários elementos retirados dos filmes de Tati estão espalhados pelas ilustrações de Merveille: a casa de Hulot e a fonte em forma de peixe de Meu Tio ou a rotatória em Play time. Vale pegar carona na garupa do Hulot. A diversão é garantida para todas as idades.


Sobre o autor
Jacques Tati dedicou boa parte de sua carreira como cineasta à crítica sutil e bem-humorada da modernidade e suas promessas de bem-estar. Em filmes como As Férias do Senhor Hulot (1953), Meu tio (1958) e Play time (1967), ele criou e interpretou o célebre Hulot, personagem que resiste à sociedade organizada e se refugia – com o charme de um clown – nos encantos de uma França pré-moderna. Também participa da edição o ilustrador e humorista Pierre Étaix, assistente no filme Meu Tio como criador de cenários, cujas ilustrações presentes no livro se tornaram marca registrada da estética do universo criativo de Jacques Tati.

Sobre o livro: 60 páginas, Editora Cosac Naify, R$ 42,00

Nenhum comentário: