terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Literatura: Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios

Percy Jackson é um garoto-problema de 12 anos que nunca conheceu o pai e vive com a mãe e o padrasto chato em Nova York. Tachado de disléxico e hiperativo, nos últimos seis anos foi expulso de seis escolas. Apesar de estar acostumado a esquisitices em sua vida, quando, na última escola, a professora de matemática se transforma em um monstro mitológico e tenta matá-lo, o garoto começa a desconfiar de que não é um menino normal, no sentido literal da palavra. Ele é filho de um deus do Olimpo e tem uma grande e perigosa missão para cumprir antes que o mundo sucumba nas mãos dos deuses...

O primeiro livro da série infanto-juvenil Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios (R$ 29,90, Intrínseca), traz a mitologia grega para os dias atuais. Criada pelo professor Rick Riordan (do não menos execelente
The Maze of Bones) a saga fantástica foi eleita Livro Notável de 2005 do The New York Times e Melhor Livro do Ano da School Library Journal, figurando entre os primeiros lugares da lista de mais vendidos do New York Times. Não é para menos.

Com uma linguagem simples, rica em detalhes e para lá de criativa, Riordan dá uma nova visão aos deuses do Olimpo: Zeus, Poisedon, Hades, Cronos, Dionisio, Afrodite e Atena continuam vivos no século 21, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Percy (ou Perseu) é um dos poucos que conseguem descobrir sua identidade.

A inspiração para a trama surgiu quando o autor, a pedido de seu filho de 9 anos, criou uma história sobre deuses e heróis gregos passada nos dias atuais. Rick Riordan, que lecionou inglês e história por 15 anos, imaginou um personagem semideus ainda garoto e uma aventura em que ele precisaria, para se tornar herói, recuperar um artefato roubado do Monte Olimpo. Em O Ladrão de Raios, com a ajuda de novos amigos um sátiro e a filha de Atena, Percy tem dez dias para reaver o tal precioso objeto roubado e restabelecer a paz no Olimpo. Para isso, precisará encarar o pai que o abandonou, resolver um enigma proposto pelo Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

A razão para o sucesso da série, além do domínio do assunto mitologia grega, está justamente no fato de Riordan, a partir de sua experiência em sala de aula, conhecer tão bem o que agrada a audiência infanto-juvenil e, de quebra, os adultos. Tanto que nos sites da série, além de jogos e vídeos, há também sugestões de atividades variadas para professores em sala de aula como grupos de leitura. Temas como dificuldade de aprendizado e valores como a amizade e a lealdade também são apontados pelo autor como possibilidades a serem exploradas em discussões com alunos.

Rick Riordan nasceu em 1964 em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre. Confira abaixo outros títulos da série.


Percy Jackson e os Olimpianos: O Mar de Monstros - o segundo volume da saga acompanha o protagonista e seus amigos em sua busca pelo Velocino de Ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição. É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Antes de tudo, porém, o herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

Percy Jackson e os Olimpianos: A Maldição do Titã - Nesse terceiro livro da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas: A Maldição do Titã. O sucesso da série rendeu não só muitos cifrões no bolso do autor. O primeiro da série, Ladrão de Raios, ganhou uma versão para os cinemas pelas mãos do diretor Chirs Columbus, responsável por sucessos como Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta. O filme tem previsão de estreia em fevereiro de 2010.

(shirley paradizo*)

* com fonte: esteta: beleza e arte

Nenhum comentário: