sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cinema: Toy Story 1 e 2 em 3D

Depois de 15 anos, chega novamente aos cinemas, exclusivamente nas salas com a tecnologia 3D, o primeiro filme da série Toy Story. Lançado em 1995, o desenho animado não só marcou a estreia do estúdio Pixar na produção de longas (que, ao longo dos anos levou para telas sucessos como Procurando Nemo (2003), Ratatouille (2007) e mais recentemente Up - Altas Aventuras), mas revolucionou o mercado dos longas animados ao ser primeiro animado totalmente feito em computação gráfica.

Apesar de não trazer cenas novas, apenas o fato de algumas cenas terem sido transformadas em 3D, o desenho vale o ingresso, principalmente para quem não teve a oportunidade de assisti-lo na época de seu lançamento. Dirigido por John Lasseter (de Vida de Inseto, Toy Story 2 e Carros), o filme acompanha as peripécias de uma turma de brinquedos liderada pelo vaqueiro Woody. Toda vez que seu dono não está no quarto, eles ganham vida e personalidade, agindo como se fossem pessoas de verdade. Woody é o centro das atenção entre os amigos de plástico e também o preferido do menino Andy.

Sua supremacia é desafiada pelo patrulheiro do espaço Buzz Lightyear, que acredita ser real e não apenas um brinquedo. A rivalidade entre os dois acaba mal e obriga todos os bonecos a se unirem para salvar suas vidas. Essa união deu tão certo que, em 1999, eles retornaram às salas escuras para viveram uma nova aventura em Toy Story 2, que reestreia nos cinemas em 3D digital em 5 de março e deve ficar em cartaz, como o original, por cerca de 15 dias.

Nele, também dirigido por Lasseter, Woody tenta salvar um dos amigos e acaba sendo sequestrado por um colecionador de brinquedos que pretende vendê-lo a um museu. Na casa de seu raptor, ele descobre que foi o protagonista de um famoso seriado da TV nos anos e conhece outros bonecos da coleção. Enquanto isso, Buzz lidera uma equipe e parte em uma atrapalhada missão de resgate.

O relançamento dos dois animados abre o caminho para Toy Story 3, previsto para estrear em 18 de junho. Com direção de Lee Unkrich (de Procurando Nemo) e roteiro de Michael Arndt (de Pequena Miss Sunshine), o filme coloca a turma em uma nova confusão quando Andy, agora crescido, vai para a faculdade e doa seus brinquedos para uma creche. Lá o grupo conhece novos brinquedos, entre eles Ken, que logo se interessa por Barbie, um ursinho cor-de-rosa e uma dinossauro.

shirley paradizo

Nenhum comentário: