terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um dia repleto de animação

Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação (DIA) é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, quinta, às 19h30, haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Esse é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica.

Além das exibições da Mostra Oficial, Nacional e Internacional (que terão uma hora de duração cada), acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, para deficientes auditivos, para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. Entre os filmetes tupiniquins estão o episódio piloto da série Tromba Trem, da Copa Studio, um dos grandes vencedores do edital Anima TV, o belíssimo O Acaso e a Borboleta, o stop motion Doce Ballet e o videoclipe retrô Bonequinha do Papai (da banda Pequeno Cidadão) e o divertido Como Comer um Elefante.

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nessa data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Para saber da programação do evento em sua cidade, visite o site oficial e comemore esse dia mais que especial. Você pode também seguir @diadanimacao no twitter. Confira abaixo o vídeo oficial do envento.

Nenhum comentário: