sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Muita animação na telinha

Neste sábado, dia 8 de agosto, a TV Culutra pega carona na 18ª edição do Anima Mundi, que terminou no domingo (1/8), em São Paulo, e dedica o programa Zoom, que vai ao ar às 22h30, ao gênero cinematográfico que mais tem alavancado as bilheterias nos últimos tempos: a animação. A atração abre com o quadro Por Trás da Cena, que acompanha algumas etapas da produção do desenho Tá Chovendo Hambúrguer, dos diretores Phil Lord e Chris Miller. Em especial, a sequência que dá título ao filme.

O programa também bate um papo com o diretor de animação Marão. Ele fala sobre o seu trabalho Eu Queria Ser um Monstro, feito totalmente sem técnicas digitais, reavivando o formato stop motion, hoje pouquíssimo executado dentro dos estúdios. Na matéria especial do Anima Mundi, o Zoom mergulha na magia do evento, que apresentou nessa edição 452 filmes, sendo 108 brasileiros, e trouxe para o debate a produção de séries para a televisão. Um dos destaques da cobertura é a entrevista com o espanhol Jordi Grangel. O criador dos personagens e cenários do filme A Noiva Cadáver, de Tim Burton, explica a importância de misturar as técnicas para dar um maior enriquecimento à animação.

Para coroar o especial, a atração exibe, excepcionalmente, três curtas, todos animados. São eles Disfarce Explosivo, de Mário Galindo, Ruas das Tulipas, de Alê Camargo, e O Dia em Que Padim Voltou ao Crato, de Rodrigo Aben-Athar. Mesmo focada no modelo audiovisual que vem colhendo bons frutos com a era 3D, o programa ainda revela o “filme proibido” do ator Ângelo Antônio, o blockbuster Jornada nas Estrelas, e dá seu parecer, na voz da crítica de cinema Ana Paula Souza, para o filme As Viúvas das Quintas-Feiras, do premiado cineasta argentino Marcelo Piñeyro. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário: