quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Ponyo no Festival do Rio

Começa amanhã, dia 25, a edição de 2008 do Festival do Rio, um dos maiores festivais de cinema da América Latina. Cinéfilos de plantão esperam com ansiedade o evento anual que apresenta uma seleção de filmes bastante eclética, para todos os gostos, que dificilmente entram no circuito comerical ou mesmo são lançados em DVD. A disputa é tão acirrada que a pessoas têm passado mais três na fila à espera da abertura da bilheteria para adquirir seu ingresso.

E a edição deste ano vai contar com dois longas animados japoneses. O primeiro é 5 Centímetros por Segundo (Byousoku 5cm), de autoria de Makoto Shinkai (o mesmo criador de Hoshi no Koe). O animado é formado por três histórias que se interligam e giram em torno de dois amigos que acabam se separando, mas que continuam se comunicando por meio de cartas. O tempo e a distância são os maiores percalços desse relacionamento.

Já o outro desenho a ser exibido é último filme do mestre Haiyo Miyazaki (de A Viagem de Chihiro) Ponyo on the Cliff by the Sea, adquirido pela Playarte e que deve ser lançado comercialmente apenas em junho de 2009. Nele, um garoto de 5 anos chamado Susuke que vive com os pais à beira mar e encontra uma peixinha dourada na praia. Ponyo (na verdade, seu nome original é Brunhilde, referência a O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner) fugiu de casa e chamou a atenção do menino, que a adota. A peixinha se transforma em uma menina para ficar para sempre ao lado de seu Susuke. Juntos eles vivem uma aventura cheia de magia e amizade.

O Festival do Rio acontece de 25 de setembro a 9 de outubro e a programação, que conta com 350 filmes do mundo todo, já está disponível no site do evento. O animado de Miyazaki faz parte da seleção do Tributo ao Centenário da Imigração Japanesa e o de Shinkai está na Mostra Geração.

Vendas de ingressos
Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo, das 10h às 22h, ou pela internet em www.ingresso.com.br (20% dos ingressos de cada sessão são guardados para serem vendidos na bilheteria do cinema no dia da exibição)

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: