quinta-feira, 16 de abril de 2009

Seu filho vê: Teca na TV

Em 2007, acompanhei os bastidores da nova safra do programa Teca na TV, que considero altamente recomendável para as crianças e, por isso, é uma das atrações que selecionei para o Seu Filho Vê. Produzido no Brasil, o programa acompanha o dia-a-dia de uma garotinha sapeca que, ao lado dos pais, do irmão e dos amigos, vive muitas aventuras no bairro onde mora. Aqui vai o texto que saiu desse encontro bacana com atores e equipe do Teca para você conhecer melhor um pouco desse programa para lá divertido e que tem muito a ensinar para a garotada.

Depois de quatro anos sem uma nova temporada, o programa infantil Teca na TV está de volta completamente reformulado. Neste ano, a menina vive aventuras em um lugar colorido e real. “Antes a série se passava em um cenário virtual, agora as filmagens acontecem em uma locação”, conta o diretor Caetano Caruso. Sala de jantar, quartos, cozinha, quintal e até uma garagem que faz as vezes de oficina maluca compõem o novo universo de Teca. “Tivemos de fazer uma big reforma no imóvel, mudamos parte elétrica, derrubamos paredes, pintamos e decoramos. Tudo isso em apenas 15 dias!”, diz a produtora Deca Farroco. E esse foi só um começo das mudanças.

O elenco é totalmente novo e liderado pela atriz-mirim Clara Tiezzi na pele da garota do título da série. Teca e seu irmão, Guto (José Carlos Gurgel), também ganham outros amigos: Bia (Gabrielly Martins Nunes), Nara (Manuela Soares Raposo) e Vitor (Luigi Matheus). Neste ano ainda finalmente serão apresentados para o público os pais da garota, interpretados por Josie Antello e Antônio Fragoso. “Há ainda o avô da Bia, um tipo de cientista maluco que tem uma oficina na casa de Teca”, fala Deca. De todas as transformações, a principal delas foi o formato. “O Teca tem cerca de 20 minutos de duração, sendo que cinco são de dramaturgia e o restante, pequenos quadros com animação e documentários”, diz Caetano. A essência, porém, permanece a mesma. Teca na TV continua a estimular as crianças em áreas diversas, desde cuidados pessoais e meio ambiente até ética.

Porém, transformá-lo em um programa moderno e antenado não foi uma tarefa fácil para a equipe. “Foram quatro meses de filmagens, sendo que cada episódio de três minutos levava em média duas horas para ser gravado. Filmamos mais de 200 mini-capítulos”, conta o diretor Caetano. Já para os atores-mirins a maratona foi bem cansativa. “Vamos para a escola de manhã, depois gravamos à tarde e à noite fazemos os deveres de casa. Ás vezes, temos saudade de brincar e inventamos brincadeiras nos intervalos das gravações mesmo”, fala a protagonista Clara. O tempo livre no set é bem curto.

Apesar de chegarem com o roteiro na ponta da língua, é preciso fazer ajustes e uma simples cena de um segundo pode demorar mais de vinte minutos para ser gravada. Mesmo assim, eles não reclamam e adoraram participar de tudo isso. “É muito legal gravar e ficamos todos grandes amigos. O José Carlos até passou cinco dias na minha casa quando os pais deles viajaram. Nós aprontamos bastante”, completa Clara.

Apesar do jeito sapeca dessa turminha, eles encaram o trabalho feito gente grande, surpreendendo a equipe com sua dedicação, talento e criatividade. “São crianças inteligentes e com muitas idéias na cabeça. Elas chegam ao set com suas falas decoradas, mas as interpretam da forma que acham que deve ser”, fala Caetano. Se isso é um problema? Que nada. O diretor aproveita essa inocência e imaginação dos pequenos em proveito do programa: “Basta encontrar um ponto de equilíbrio entre o que elas pensam com o que eu preciso para a história.” O resultado é realmente incrível. É como entrar em um universo fantástico, cheio de magia, cor e crianças que se divertem enquanto aprendem.

NOVOS PERSONAGENS integram a terceira temporada de Teca na TV. A menina agora compartilha suas incríveis aventuras com o irmão Guto, os amigos Nara, Vitor e Bia, os pais e um simpático avô que faz experiências bem malucas.

A MUDANÇA NO CONCEITO do programa foi fundamental para a modernização do programa. Para imprimir o ar de quadrinhos, o diretor Caetano Caruso optou pelo uso de apenas uma camêra grande angular, para valorizar mais os personagens e o cenário.

OS CENÁRIOS VIRTUAIS foram deixados de lado. Agora a garota e seus amigos vivem aventuras em uma casa de verdade, com sala de jantar, quartos, cozinha, quintal, varanda e uma oficina. O imóvel passou por uma reforma especial para ser transformado no universo da Teca.

Garota travessa
De sorriso fácil e muito falante, a atriz Clara Tiezzi, de 8 anos, se parece muito com a personagem que interpreta: tem energia e esperteza de sobra

Como é viver no mundo da Teca?
É um paraíso, adoro todos que trabalham no programa e toda a equipe.

Você acha que sua vida vai mudar?
Acho vai ser uma correria. Tenho certeza de que na hora do recreio terei de ficar trancada no banheiro, porque todos os meus amigos vão querer comentar. Sei disso, por que uma vez fiz um polvo em uma peça na escola e os meninos ficaram o tempo todo me zoando, pedindo autógrafo. E acho que com o Teca vai ser igualzinho.

Como é seu relacionamento com as outras crianças do show?
Gosto de todos elas. A Gabrielly (que interpreta Bia) eu já conhecia antes lá da agência, fizemos alguns cursos juntas. Os outros conheci nas filmagens, mas parece que somos amigos há anos.

Do que vai sentir mais falta quando as gravações acabarem?
De tudo. No mês passado, tivemos uma semana de folga para remontarem o cenário e eu fiquei muito triste. Um dia estava olhando pela janela do apartamento onde moro pensando nas filmagens e, quando percebi, estava com lágrimas no olho. Vou sentir falta das pessoas e das gravações também. Todos daqui são muito bacanas.

Você se parece com a Teca?
A Teca é muito travessa, sempre fica perturbando o irmão. Ela é uma menina com muita pilha, não pára quieta e quer fazer tudo ao mesmo tempo. Ela ama salada, e eu não detesto. Ela vive o tempo todo comendo, eu não. Só tomo café-da-manhã, almoço, faço um lanchinho e depois janto. Bem, eu também tenho bastante pilha.

Exibição: segunda a sexta, 9h, 14h e 19h, Canal Futura

Indicação: a partir dos 5 anos

(shirley paradizo)

15 comentários:

La Maison d'Ávila disse...

Como sempre..adorei a dica.
Lindo final de semana amiga e um ótimo feriado.
Bjsssssssssss
Rê.

Anônimo disse...

Assisto Teca na Tv todos os dias com meu filho. Gostaria de saber porque estão repetindo tanto os episódios? Vocês não continuam gravando? Acabou o projeto? Tão bom , mas com tantas repetições acaba ficando enjoativo e inviavel.Abraços. Aguardo retorno

luana disse...

eu adoro teca na tv eu assisto todos os dias nao perco nem um capitulo ate as vezez me chamam de teca de tanto que eu assisto .eu acho que eu paresso com teca porque sou sapeca sou travessa e muito mais do que vc pensa

Unknown disse...

oi eu sou a janaina e gosto muito de acistir teca na tv eu não pergo nem episotio!!!! beijosss

larissa de oliveira disse...

oi teca
eu queria pedir a você que me mandasse por email a receita do chocopinho bicolor é que eu nao anotei quando passou no pragrama e agora não acho em lugar nenhum!
o meu email é lali_mallukets@hotmail.com
obrigada
beijos!!! *-*

Anônimo disse...

Oi teca .me chamo FERNANDA e todo dia te asisto nunca perco um epsoio seu ...Teca vc e muito LEGAL eu te AMO MUITO ...
a BIA e meio doida com voce
mais vc e ela deveria dar mais atençao para a NARA tadinha a BIA e a sua melhor amiga mais da mai atençao pra NARA ta bomm ...

a antes
que eu me esqueçoo

Moro em UBERLANDIA_MG

e gostaria muito se voce viesse me visitar ...ta BOM

meu orkut e :ketlefernanda@yahoo.com
qualquer coisa e so pedir amizade >>

queria muito te receber em minha casa .....

BJOSSS

Unknown disse...

oi adoro asistir teca na tv te adoro beijos

Unknown disse...

ola teca voce e muito legal eu nao perco nenhum programa seu e os meus amigos tambem adoram o seu programa continue assim sempre sendo esperta,inteligente ...bjs tchau.

JUZINHA disse...

oi teca gostaria muito que vc me adicionace no seu ortut.Lógico,se vc tiver


Meu nome é:Julia
meu orkut é:ju_lima_rj@yahoo.com.br
moro é Piedade Rio de Janeiro

Unknown disse...

Oi meu nome é Camila , você é muito legal gosto muito do seu programa. Parabéns , tchau :)

Anônimo disse...

Oi teca eu sou Juju e sou sua maior fã nao perco nenhum episódio! Eu moro no Rio de Janeiro queria saber onde fica a casa da teca, um beijo teca ♥

Anônimo disse...

Gosto muito da Teca e da sua turma!!!
O programa e muito divertido!!!

yasnara maria disse...

teca te adoro gostaria que mim covidace no seu msn e noseu orkut


orkut:yasnaramaria_gatinha@hotmail.com.br

msn:kacilenny@hotmail.com.br

maria clara martin prenassi disse...

oi teca voce é muito divertida vejo todos os dias o seu programa eu amo muito voce e a sua turma ♥♥

Alana disse...

oi teca me chamo Alana e gosto mto d vc.nao perco nenhum programa.eu te adoro. moro em Lontra-MG.bjos.