terça-feira, 6 de setembro de 2011

E agora, uma animação tcheca!

Os festivais de cinema de Veneza e de Toronto apresentaram a animação tcheca Alois Nebel, dirigida por Tomáš Lunák. Adaptado de uma graphic novel de Jaroslav Rudiš e Jaromír, o filme traz um estilo visual que combina rotoscopia com imagens em preto-e-branco – estética escolhida pelos realizadores para que o desenho se mantivesse o mais fiel possível ao estilo apresentado nos quadrinhos.

No final dos anos 1980, Alois Nebel trabalha como expedidor na pequena estação ferroviária de Bílý Potok, uma remota vila na fronteira tcheco-polonesa. Ele é um solitário, que gosta mais de relógios antigos do que de pessoas. Ele acha tranquila a solidão da estação – exceto quando a névoa invade.

Então, ele alucina, vê trens dos últimos cem anos passarem pela estação. Eles trazem fantasmas e sombras do tenebroso passado da Europa Central. Alois não consegue se livrar desses pesadelos e acaba indo parar no sanatório.


No sanatório, ele conhece O Mudo, um homem carregando uma fotografia antiga que foi preso pela polícia após cruzar a fronteira. Ninguém sabe por que ele veio para Bílý Potok ou quem ele está procurando, mas é o passado dele que lança Alois em sua jornada…

Confira o vídeo do animado abaixo e mais informações do site oficial. Ah, sem previsão de estrear em outras partes do mundo!

Nenhum comentário: