terça-feira, 27 de maio de 2008

Na vida real

Animação nem sempre é sinônimo de diversão, mas também de temas sérios. Uma das grandes sensações em Cannes foi o documentário animado Waltz with Bashir, do diretor irsraelense Ari Folman, que ganhou elogoios inflamados dos espectadores ao mesclar uma proposta inovadora de linguagem a denúncia política.

No longa, o cineasta de 45 anos empreende uma jornada para relembrar um dos episódios mais drásticos do Líbano, que aconteceu em 1981 quando a milícia cristã abriu fogo em campos de concentrações palestinos. A partir de uma série de entrevistas com soldados israelenses feitas pelo próprio Folman, o cineasta vai resgatando pequenas memórias dos conflitos armados em solo libanês, compondo um mosaico de horrores.

Waltz with Bashir, que custou U$ 2 milhões, foi realizado a partir de uma fusão de diversas técnicas de animação em 2D e 3D. Todas as entrevistas, gravadas em vídeo, foram desenhadas no computador, reproduzindo virtualmente traços dos entrevistados. Segundo informações do site O Globo Online, "não se trata de um caso de rotroscopia, ferramenta usada em Waking life, na qual as imagens de atores reais recebem uma camada de tratamento animado. O efeito aqui parece estilizado, como nas histórias em quadrinhos de Joe Sacco (Palestino). Trata-se de um exercício narrativo inteligente de efeito dramático feroz". Confira mais informações no site oficial do filme.




(shirley paradizo)

Nenhum comentário: