sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Os astros roedores!

Em minhas andanças pela rede, encontrei esse post bem bacana no site OhaYO!, que aponta os 10 ratos de maior sucesso no cinema e na televisão. Nada mais apropriado do que publicá-lo hoje, como homenagem à estréia de Ratattouile na telinha. A lista do "TOP 10" vai do Mickey Mouse ao Mestre Splinter. Confira:


1. Cérebro - é um dos protagonistas do desenho Pinky e Cérebro. Ele é um ratinho branco, cabeçudo, carrancudo e ambicioso que possui uma mente, diga-se de passagem, "brilhante". O objetivo do atarracado e baixote roedor é dominar o mundo e, para isso, ele traça planos e mais planos, que, por acaso, nunca dão certo, ora por conta das bobagens de Pinky, seu companheiro, ora devido a fatos inusitados que surgem no caminho. Os episódios do desenho da dupla é encerrado sem o famoso diálogo que começa com a seguinte pergunta de Pinky: "Cérebro, o que faremos amanhã à noite?" e Cérebro responde: "A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky. Tentar conquistar o mundo!"

2. Faro Fino - personagem do clássico da Hanna Barbera Olho Vivo e Faro Fino, o ratinho trabalha como auxiliar do gato investigador Olho Vivo. Toda vez que um de seus suspeitos fugiam, Olho Vivo gritava "Parem em nome da lei!!!", que acabou se tornando uma de suas frases mais célebres. Olho Vivo usava um boné pontudo parecido com a de Sherlock Holmes e o rato Faro Fino um chapéu normal e ambos usavam capas de chuva, que era a marca registrada dos detetives televisivos e cinematográficos da época. A série tem um total de 45 episódios e fazia parte de um dos segmentos de The Quick Draw McGraw Show, entre 1959 a 1962.

3. Fievel - O roedor é o personagem principal do filme Fievel - Um Conto Americano. Na trama, produzida em 1986 pelo cineasta Steven Spielberg, o ratinho Fievel viaja para os EUA com sua família na esperança de viverem em uma terra melhor - eles estão fugindo do da Rússia - e sem gatos. Mas durante a viagem ele se perde e assim chega sozinho no novo continente. Um local nada livre de gatos, onde vai contar com a ajuda de novos amiguinhos para reencontrar os parentes.

4. Jerry - O que seria do Tom sem o esperto Jerry. O danado do ratinho dá sempre um jeito de escapar do atrapalhado gato Tom. As aventuras da dupla perfeita começaram em um curta metragem da MGM chamado Puss Gets the Boot, em 1940. Neste curta, Tom se chamava Jasper e ratinho Jerry não tinha nem nome. A característica principal do desenho é que Jerry sempre sai vitorioso, apesar do ar sádico que tem a relação dos dois, já que um vive atormentando o outro.

5. Mestre Splinter - ele é o mestre e treinador das Tartarugas Ninjas. A trupe é formada por quatro tartarugas adolescentes, Leonardo, Michelangelo, Donatello e Rafael. Elas vivem em um esgoto de Nova Iorque e lutam contra o grande ninja Destruidor. A origem do desenho veio dos quadrinhos da Mirage Comics, lançado em 1984.

6. Mickey Mouse - O mais famoso dos ratos tem o sorriso conhecido pelo mundo inteiro. A estrela criada por Walt Disney, em novembro de 1928, teve sua origem nas tiras cômicas. Seu primeiro nome foi Mortimer, mas depois, a pedido da esposa do criador, Lillian, o simpático rato ganhou o nome de Mickey Mouse. O grande amor do personagem é a ratinha Minnie.

7. Pinky - Apesar da pouca inteligência, o rato Pinky é um sucesso e um poço de simpatia. As trapalhadas do rato branco, alto, magricela e dentuço, sempre beiram a idiotice, mas, só o fato de que elas acabam sempre atrapalhando os planos mirabolantes do Cérebro, já nos rendem boas risadas.

8. Remy - o protagonista de Ratouille sonha em se tornar um grande chef de cozinha francês, mesmo contrariando a família e as convenções sociais, afinal, ele é um rato. O destino faz com que ele chegue aos esgotos de Paris, bem embaixo do famoso restaurante de Auguste Gusteau, seu ídolo.

9. Stuart Little - Vestido de gente, o rato Stuart Little é puro charme. O filme norte-americano O Pequeno Stuart Little foi lançado em 1999 e conta a história de um ratinho branco adotado por uma família de humanos. A dublagem brasileira do personagem no filme foi feita pelo famoso ator Rodrigo Santoro.

10. Topo Giggio - O clássico personagem do ratinho orelhudo chegou ao Brasil na década de 1970. Topo Giggio foi criado na Itália, em 1958, por Maria Perego, para ilustrar programas infantis de televisão. Seu sucesso também alcançou os EUA e o Japão. Por aqui, o rato protagonizou um programa apresentado pelo comediante Agildo Ribeiro.

* Texto de Túlipe Helena, publicado originalmente no site OhaYO!

Nenhum comentário: