quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A melhor de todas

A animação da Pixar/Disney Wall.E (leia crítica aqui) foi escolhida como o melhor filme de 2008 pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles. Dirigido por Andrew Stanton, o filme se passa em um futuro distante, quando a humanidade entulhou a Terra de lixo e poluiu a atmosfera com gases tóxicos, tendo de abandonar o planeta para viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta.

Wall.E é o último desses robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall.E logo se apaixona pela recém-chegada.

Já o segundo lugar ficou para Batman – O Cavaleiro das Trevas. O grupo de especialistas escolheu ainda Sean Peann como melhor ator do ano, por Milk, dirigido por Gus Van Sant, e Sally Hawkins, a melhor atriz por sua atuação em Happy-Go-Lucky. Por sua desempenho como o vilão Coringa, Heath Ledger foi eleito o melhor ator coadjuvante. Penélope Cruz levou o prêmio de melhor atriz codjuvante pela personagem María Elena da comédia Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen. Danny Boyle foi considerado o melhor diretor pelos críticos por seu trabalho em Slumdog Millionaire, e Mike Leigh ficou com melhor roteiro por Happy-Go-Lucky.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: