sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Animando o dia

Os fãs de animação não podem perder mais um episódio de Animania, hoje, a partir das 19h30, na TV Cultura. No programa, o esperto garoto Zeca 2D desconfia que o Saci Pererê está à solto no estúdio. Seu companheiro de aventuras, o ratinho Seth, decide investigar o caso e caçar o personagem. Via web, eles passeiam por vários filmes animados com o pestinha, como Caçadores de Saci, de Sofia Frederico; Super-tição, de Still; Saci, de Dedé e Leleu; e Duelo de Sacis, de Paulo Munhoz. Ainda nesta edição, Zeca recebe o animador Humberto Avelar, que mostra como um Saci animado anda. Ele também apresenta seu curta-metragem O Saci, da série Juro que Vi, da Multirio.

No ar desde o dia 18, a atração, com meia hora de duração, tem direção e concepção de Quiá Rodrigues, cineasta, ator e também manipulador de bonecos para teatro, TV e cinema. O Animania é apresentado pelo esperto garoto Zeca 2D - um boneco com tamanho e trejeitos de ser humano, manipulado por três pessoas, uma delas o próprio diretor: “Precisamos ter três manipuladores para o Zeca, assim ele fica mais dinâmico quando percorre o cenário”, conta o criador. Zeca tem ainda um companheiro bastante atrapalhado e xereta, o ratinho Seth, que leva o lado descontraído da atração. “O Seth já existia em nossa logomarca e resolvemos dar vida a ele. O personagem é todo atrapalhado, mas também louco por animação”.

O cenário é o quarto de Zeca e é lá que ele recebe seus convidados para discutir sobre o universo da animação: novas tecnologias, entrevistas, notícias e bastidores dessa mania global. O programa também exibe ainda curtas-metragens, vídeos experimentais, clipes musicais e comerciais, tudo em animação, além de dar dicas de sites, livros e DVDs animados.

Para mostrar tudo o que pretende nesse mundo animado, o Animania, exibido com sucesso há dois anos e meio na TV Brasil, é dividido em quatro quadros: Fábrica Ótica (sequências de animações em brinquedos óticos); Catavento (quando o garoto Zeca 2D visita estúdios de animação, conversa com diretores internacionais e nacionais e exibe filmes); Via Web (investigação de tudo sobre animação na Web); Córtex (exibição de filmes clássicos e antigos de animação); e o Dica Animada (parte que dá dicas de desenhos e seriados animados). Vale dar uma conferida.

Exibição: dia 25, sextas, 19h30, TV Cultura

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: