Cocoricó na Cidade: História Sem Fim (dia 18, segunda, 11h15, TV Cultura, inédito) – depois do último episódio em que a galinha Lola teve seu livro roubado por Dito e Feito, a mando do Pato Torquato, Noel leva Júlio, João, Lilica e Vitória a uma livraria para tentar encontrar um livro igual. Em meio às publicações de aventura, romance e poesia, eles encontram a seção de livros antigos e lêem o livro Aventura sem Fim para saber o final da história, junto com Lola e a turma do Paiol, por meio do laptop. Teatro Rá Tim Bum: A Rainha Marmota (dia 18, segunda, 15h30, TV Cultura) - espetáculo da Cia. Opera da Mala, criado e interpretado por Cris Miguel e Sérgio Serrano, a atração narra a história de um rei que está quase cego. Seus dois filhos se aventuram em terras distantes em busca da cura, atravessando o Grande Mar até a Ilha do Pranto, onde vive a Rainha Marmota. O filho mais velho fica perdido e se deixa seduzir pelos encantos de uma princesa, que na verdade é uma bruxa. Já o mais novo enfrenta uma série de perigos para chegar à ilha. Lá encontra a cura e ainda liberta a rainha Marmota, que está adormecida, assim como todos da ilha.
Roda Viva (dia 18, segunda, 22h, TV Cultura, inédito) - o programa recebe o escritor israelense David Grosman. Seus livros têm um tom bastante pacifista e esquerdista. O intelectual defende que a literatura pode ser uma poderosa arma para resgatar a dimensão humana do conflito. Em 2006, Grossman perdeu o filho, Uri, morto em combate no Líbano. Em setembro do ano passado, esteve no Brasil, participando da 14ª Bienal do Livro do Rio.
Um Alerta Global? (dia 18, segunda, 21h, The History Channel, estreia) - o programa analisa o aquecimento na Terra. A proposta do programa é buscar respostas para origens e consequências do fenômeno para chegar a um debate intrigante: enquanto algumas correntes de pensamento apontam que o aquecimento global é gerado pela própria ação humana, outras acreditam que isso não passa de um ciclo normal de mudança de temperatura na Terra. No papel de mediador, o especial vai atrás de especialistas, que discutem teorias e fatos que comprovem a relação entre a revolução industrial, a atividade humana e a temperatura do planeta.
Teatro Rá Tim Bum: O Cravo e a Rosa (dia 19, terça, 15h30, TV Cultura) - a peça conta a conhecida história do amor platônico de um cravo, Cravínio, por uma rosa, Rosidelma, que vive na ponta de uma alta roseira. Tudo começa quando a roseira é derrubada por um vento forte, fazendo com que Rosidelma conheça Cravínio e ignore seu amor. Depois de estranhá-lo à primeira vista, a flor começa a se apaixonar por ele.
Patativa do Assaré – Ave Poesia (dia 19, terça, 18h30, Canal Brasil, estreia) - o documentário aborda a vida e a obra do poeta e cordelista Patativa do Assaré, destacando a relevância de seu trabalho e sua contribuição para a cultura brasileira. Além das imagens documentais e dos acontecimentos históricos, o filme se utiliza de jornais de época, shows musicais, textos narrativos, poemas e canções.
Spoons: Fragmentos da Vida Amorosa (dia 19, terça, 23h30, GNT, estreia) - o programa traz esquetes cômicos sobre a vida e os amores de oito jovens da cidade grande, na faixa dos 20 e 30 anos. O comportamento destas pessoas em relação ao sexo e a novos relacionamentos são os assuntos principais dos seis episódios.
Coma para Ficar Sexy (dia 21, quinta, 17h30, GNT, estreia) - a nutricionista escocesa Gillian McKeith traz um novo programa no qual propõe uma revolução na vida de 13 mulheres em apenas oito semanas. Com as dicas de alimentação, as convidadas vão redescobrir a autoestima, despertando a sensualidade interior.
Os Mistérios da Cidade Proibida (dia 21, quinta, 21h, The History Channel, estreia) - a Cidade Proibida é um dos maiores legados da China para a Humanidade. Construído há 600 anos, o local é uma verdadeira fortaleza dentro de Pequim. Símbolo do poder imperial e da grandiosidade nacional, serviu de lar para os imperadores chineses e o acesso a ela aos cidadãos permaneceu restrito por muitos anos. O especial desvenda os segredos de sua arquitetura e do mundo que existiu em seu interior.
Quarta Parede (dia 21, quinta, 21h, Canal Brasil, estreia) - dirigida por Marco Altberg, a atração apresenta o que há de melhor nos palcos de todo o país e investiga o que está por trás dos principais espetáculos cênicos em cartaz, mostrando todas as etapas da criação e da apresentação de uma peça.
Marilyn em Manhattan (dia 21, quinta, 21h05, GNT, estreia) - o documentário mostra o período que Marilyn Monroe morou em NovaYork. Uma visão diferente da mulher que será sempre um ícone.
Provocações: Ignácio de Loyola (dia 22, sexta, 22h, TV Cultura, inédito) - o escritor e jornalista é o entrevistado de Antônio Abujamra. Ele fala da riqueza que a literatura trouxe para ele, não no aspecto financeiro, mas uma riqueza de experiência. Além disso, comenta sobre sua entrada para a Academia Paulista de Letras. Ignácio comenta sobre a crítica literária que existe no Brasil e repreende a atual situação da educação no país. Ele fala da sua paixão pelo estado de São Paulo, onde não abre mão de viver.
Karatê Kid 4 (dia 22, sexta, 22h, Disney XD, estreia) - a nova aventura, a quarta parte do sucesso Karatê Kid, é protagonizada por Hilary Swank. Desde a morte dos seus pais, Julie Pierce (Swank), uma jovem de 17 anos, aponta sua ira para todos os lugares errados. Está brava com sua avó, que já não pode mais criá-la, com os rapazes violentos que a provocam na escola e principalmente brava com ela mesma e confusa em sua luta em se tornar uma mulher. Mas o enigmático professor de karatê, o Sr. Miyagi (Pat Morita), vê em Julie uma fortaleza que ela nunca podia reconhecer em seu interior. Para saldar uma dívida com o avô de Julia que salvou sua vida na Segunda Guerra Mundial, o Sr. Miyagi a leva em uma odisséia que permite a jovem recuperar não somente a fortaleza para vencer seus inimigos como também conhecer a si mesma.
Especial Família da Pesada (dia 22, sexta, 22h, FX) - o canal apresenta um especial com episódios que fazem paródias hilárias de filmes famosos. Em Blue Harvest (Guerra nas Estrelas, 22h), Peter compartilha sua versão de Guerra nas Estrelas. Em The Perfect Castaway (Náufrago, 23h), Peter, desesperado por não poder sustentar sua família, sai para pescar com os amigos e sofrem um naufrágio, ficando perdidos em uma ilha deserta. Já em Baby Not on Board (Esqueceram de Mim, 23h30), a família Griffin resolve sair de férias e visitar o Grand Canyon, mas durante a viagem se dá conta que esqueceu Stewie em casa.
Os Bad Boys (dia 23, sábado, 20h, A&E) - Marcus Burnett é o típico homem de família, educado e até meio covardão, enquanto Mike Lowry é arrogante, valentão e mulherengo. Esta dupla de policiais tão diferentes terá que recuperar um importante contrabando de drogas, roubado debaixo de seus narizes, mas o pior é que um terá que se passar pelo outro. Será que conseguirão?
A Casa das Coelhinhas (dia 23, sábado, 21h, HBO, estreia) - Shelley Darlington (Anna Faris) estava toda feliz vivendo na mansão Playboy quando fica sabendo que será despejada porque, com 27 anos, já passou da idade. Sem ter pra onde ir, ela vai parar numa irmandade de faculdade só de estudantes nerds, a Zeta Alpha Zeta. Em troca de abrigo e de algumas lições sobre individualidade, a ex-coelhinha vai ensiná-las a se maquiar e se dar bem com os garotos.
As 20 Celebridades do Bem (dia 23, sábado, 22h, VH1) - o canal mostra quem mais se dedica às causas filantrópicas. Tudo bem que além de doar você tem de investigar se o dinheiro chegou e foi usado como deveria, mas, é bom saber que nem todo famoso gasta apenas consigo mesmo. Na lista dos bondosos estão Matt Damon, Bono e, é claro, Angelina Jolie.
Especial São Paulo 456 Anos (dia 23, sábado, 22h, TV Cultura, inédito) - na série Crônicas de São Paulo será exibido o curta-metragem Fatia Paulista. Estações do metrô e o MASP são alguns dos pontos mostrados nesta curiosa animação que chega a mergulhar nos subterrâneos da cidade. Já na série Histórias dos Bairros será apresentado o documentário Doces Lembranças: Histórias Saborosas do Pari. O vídeo resgata o período em que o Pari, um bairro com mais de 400 anos de existência, deixava em suas ruas o cheiro das antigas fábricas de doces. E por fim, no especial Arena Conta Arena, no domingo, dia 24, o último da série de três programas, dará continuidade a história do Teatro de Arena. Só que, dessa vez, do período de 1965 a 1972. Serão abordados os musicais, os teatros político e humano, a resistência política da época, a censura e as histórias do exílio.
Tecnologia Antiterror (dia 24, domingo, 19h, Discovery Channel, estreia) - Com uma hora de duração, o documentário mostra como cientistas e engenheiros têm trabalhado para fortalecer o cerco ao terrorismo: laboratórios de armas militares e centrais de comando aéreo e marítimo são percorridos pelas câmeras. O especial também apresenta gravações exclusivas, feitas no interior das instalações onde são testadas novas tecnologias, incluindo aquelas criadas para proteger aeronaves de passageiros contra sequestros e explosões.
Amor Imenso (dia 24, domingo, 22h, HBO, estreia) - estreia da quarta temporada, quando Bill resolve entrar para a política para defender em público a poligamia. Como vive em Utah, ele não será preso por isso, mas, as coisas certamente vão esquentar.
O Efeito Nostradamus (dia 24, domingo, 21h, The History Channel, estreia) - ao longo da História, cada cultura tem criado profecias nefastas que retratam o fim do mundo. O programa estuda os elementos em comum destas predições, assim como sua relação com os acontecimentos atuais. Um grupo de especialistas analisará as profecias de Nostradamus, a Bíblia, diversas mitologias, hieróglifos aborígenes e outros textos antigos para tentar descobrir quando e como será o fim do mundo.
Entrelinhas (dia 24, domingo, 21h30, TV Cultura, inédito) - o programa faz uma homenagem a um dos maiores gênios do século 20: Sigmund Freud, que morreu há 70 anos, no dia 23 de setembro. O especial mostra como a literatura foi importante para a formulação das teorias freudianas sobre o inconsciente – e como a psicanálise também influenciou escritores e artistas. E mais, como conceitos e termos como inconsciente, complexo de Édipo, ego, superego, criados por Freud, entraram na circulação sanguínea de nossa cultura, sendo assimilados à linguagem cotidiana.
Siri-Ará (dia 25, segunda, 18h30, Canal Brasil, estreia) - com Adilson Maghá, Everaldo Pontes, Erotilde Honório, Juliana Carvalho, Richele Viana, o filme representa um mergulho na alma do povo cearense. Em companhia de Coracy, uma velha e misteriosa índia, Cioran vaga pelo sertão em busca de sua própria história. Na viagem, ele cruza com os guerreiros do Reisado e os índios da banda de pífanos – grupos de folguedos dramáticos populares que vagam pelo sertão. O conflito entre os dois conjuntos nos remete à tragédia fundadora do Ceará, quando Dom Pero Coelho, em 1603, em busca do Eldorado, encontra a guerra, a peste, a fome e a loucura.
(shirley paradizo)