sexta-feira, 31 de julho de 2009

Uma raposa esperta

Antes de aterrissar nas salas escuras nos Estados Unidos, O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox) irá ganhar uma exibição especial na 53ª edição do Times BFI London Film Festival. Os organizadores do festival anunciaram que a primeira animação do diretor Wes Anderson (de A Vida Marinha com Steve Zissou) terá uma premiére mundial realizada na primeira noite do evento, em Londres, no dia 14 de outubro. “Nós tivemos uma ótima experiência com nosso último filme e estou ansioso para apresentar O Fantástico Sr. Raposo para o mundo neste evento maravilhoso”, conta entusiasmado o diretor.

Além disso, a 20th Century Fox divulgou por esses dias o primeiro trailer do animado em stop-motion. Inspirado no livro infantil Raposas e Fazendeiros (The Fantastic Mr. Fox), de Roald Dahl, o filme acompanha um grupo de fazendeiros: Boque cria galinhas, Bunco cria patos e gansos, enquanto Bino cria perus e planta maçãs.

Mas na mesma floresta vive o Sr. Raposo (ou Mr. Fox, no original), que não consegue ficar longe das aves dos vizinhos. Cansados de dividir suas galinhas com a raposa intrometida, eles decidem acabar com seu oponente. Enquanto isso, a inteligente raposa tem de ser mais que os três malvados fazendeiros que fazem de tudo para prejudicar sua família.

Com roteiro adaptado por Anderson e Noah Baumbach, o desenho conta com vozes de George Clooney (de Queime Depois de Ler), Meryl Streep (de Mamma Mia!), Bill Murray (de Cidade das Sombras), Owen Wilson (de Marley & Eu), Adrien Brody (de Cadillac Records) e Willem Dafoe (de Um Segredo entre Nós).

O Fantástico Sr. Raposo tem estreia prevista nos cinemas nacionais dia 4 de dezembro deste ano. Confira o trailer abaixo.


(shirley paradizo)

Diversão para as crianças

Imagine se, além de assistir às animações preferidas, as crianças também pudessem aprender a captar as vozes e os sons que fazem parte das produções ou, então, se tivessem a oportunidade de criar roteiros para curtas-metragens e editar trechos de filmes.

No programa OfiCine, realizado pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), haverá oficinas de robôs e engenhocas tecnológicas após sessões gratuitas de grandes produções, programadas para todos os domingos de agosto, sempre às 15h.


A Torradeira Valente, exibida no dia 02, que mostra um grupo de eletrodomésticos que decide procurar seu "mestre" pela cidade grande, será o primeiro filme do projeto. Na sequência, pais e filhos participam de uma oficina de sonorização, que tem como proposta mostrar o processo de construção sonora de uma animação.

No dia 09, o público poderá ver O Milagre Veio do Espaço, seguido de uma oficina de roteiro. A animação Wall-E, sobre um robô que foi deixado no poluído planeta Terra e que viaja pela galáxia, faz parte da programação de 16 de agosto. No mesmo dia, haverá uma oficina de trailer, que proporciona aos pais e filhos criarem roteiros a partir de textos literários fornecidos pelos educadores.

Já no dia 23, o projeto conta com uma sessão de Short Circuit - O Incrível Robô e uma oficina de videoclipe. Para fechar o programa, o MIS prevê a exibição de Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo, seguida de uma oficina de storyboard, em 30 de agosto.

Serviço

Onde: MIS - av. Europa, 158, Jardim Europa, região oeste, São Paulo
Quando: dias 02, 09, 16, 23 e 30 de agosto, sempre às 15h
Ingressos: gratuito
Mais informações: pelo tel. (11) 2117-4777 ou no site do MIS
Sessões de cinema: classificação etária livre
Oficinas: recomendado para crianças de 7 a 12 anos

* fonte guia da folha de s.paulo

Teatro animado

A manipulação de bonecos encanta crianças de todas as idades e permite que elas brinquem, sem limites, com a imaginação. Para contemplar essa técnica e oferecer uma série de histórias lúdicas ao público infantil, o Sesc São Caetano (Grande São Paulo) selecionou cinco espetáculos nos quais atores fazem uso de bonecos para criar movimentos e expressões dos personagens em cena.

O Teatro de Bonecos traz todo sábado uma montagem diferente. Neste final de semana, dia 01, o grupo Guardiões dos Sonhos mostra ao público O País dos Dedos Gordos, que fala de uma bruxa malvada que lança um feitiço contra a princesa que faz com que um de seus dedos, o "seu vizinho", não pare de crescer. A partir disso, o rei decreta que haverá um baile anual no qual só entrarão jovens com os maiores dedos "seu vizinho".

A programação para os próximos sábados prevê a apresentação de Frankenstein, no dia 08, A Semente da Verdade, no dia 15, A Fonte do Reino Distante, dia 22, e Histórias de Amar" , no dia 29.

Serviço

Onde: Sesc São Caetano - r. Piauí, 554, São Caetano do Sul, São Paulo, SP
Quando: dias 01, 08, 15, 22 e 29 de agosto, sempre às 15h
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada)
Mais informações: pelo telofone (11) 4223-8800 ou no site do Sesc São Caetano
Classificação etária: livre

(shirley paradizo*)

* com fonte da folha online

Estreia: Phineas & Ferb

Por conta da nova gripe, as férias da criançada foram prorrogadas em São Paulo por mais uma ou duas semanas. O que fazer agora? A dica é acompanhar a nova temporada de Phineas & Ferb, que mostra as aventuras de dois meio-irmãos que a cada dia de suas férias inventam uma coisa diferente para ocupar o tempo. Para eles, vale tudo, desde criar um monstro, construir uma montanha-russa gigante a projetar um show de rock.

Quem não gosta muito das invenções dos garotos é sua irmã mais velha Candace, que vive tentando atrapalhar os planos dos meninos e provar para os pais o que eles estão aprontado. Suas tentativas são sempre frustadas por Perry, o ornitorrinco de estimação de Phineas e Ferb e que, na verdade, é um agente secreto disfarçado. Suas missões acontecem em paralelo com as aventuras dos meninos, que não desconfiam de nada. É pura diversão!

A série animada criada pelos desenhistas e roteiristas Dan Povenmire e Jeff Marsh (que já participaram de alguns episódios de Os Simpons) estreou por aqui em dezembro de 2007 e fez um grande sucesso entre as crianças. Cada episódio do desenho conta com uma música, que, muitas vezes, acompanha os créditos finais.

Exibição: dia 01, sábados, 11h e 21h, Disney XD

Indicação: a partir de 7 anos

(shirley paradizo)

Estreia: Kiara e os Luminitos

Em um planeta totalmente diferente, habitado por seres extraterrestres, uma garotinha tem a difícil missão de conquistar novos amigos, ser aceita na escola e formar seu ciclo social. Esse é o mote de Kiara e os Luminitos. Recém-chegada ao planeta Luz, Kiara se vê sem companhia e com um grande tédio, pois a televisão não tem sinal, a internet não conecta e seu vídeo game não funciona.

Ao lado de seus pais, ela descobre que precisa tomar coragem para se aproximar de outras crianças e, assim, conhecer novos colegas. Mesmo com medo da rejeição – afinal, ela é terráquea e os habitantes são estranhos ao seu mundo – ela conhece uma turminha muito divertida: Ana Luz, Luscofusco, Pirilampo, Lux, Purpurina e Luna, que vão encher de aventuras o cotidiano da garota.

O programa é altamente indicado para as crianças em idade pré-escolar. Com pequenas lições para os pequenos, Kiara e os Luminitos aborda, de forma leve e descontraída, temas de grande importância para o universo infantil, como inclusão social, primeiro dia de aula, a dificuldade de fazer amigos, entre outros. Confira um vídeo da série animada aqui.

Exibição: dia 01, sábados e domingos, 9h45, 13h50 e 21h20, TV Rá Tim Bum

Indicação: a partir dos 3 anos

(shirley paradizo)

Estreia: Bokurano

Elogiado anime de 24 episódios, Bokurano nunca foi exibido fora do Japão e, apesar de ter estreado na TV japonesa em 2007, sua edição em DVD (que é a base para esta versão, totalmente livre de censura) só foi terminada no primeiro semestre do ano passado. A animação foi inspirada no mangá de Mohiro Kitoh, criado para a revista dedicada ao público adulto “Ikki" e publicado de 2003 até este ano.

Desde o início, o mangá causou grande admiração entre o público e a crítica por causa da profunda descrição psicológica de seus personagens e do peso dramático das situações que eles enfrentavam. Seu sucesso foi tanto que, em 2007, o estúdio Gonzo (de Basilisk e Trinity Blood) decidiu produzir uma adaptação ao anime, deixando como líder do projeto o animador Hiroyuki Morita.

Apesar de Morita ter feito sua própria versão da história, realizando algumas alterações no enredo, o desenho Bokurano manteve muito do espírito inquietante e reflexivo presente no mangá, tornando-se também uma série admirada pelos fãs de animes de qualidade. Desde sua abertura, com a música Uninstall, até o encerramento, com Little Bird, ambas interpretadas pela cantora Chiaki Ishikawa, tudo reforça a ideia de que estamos diante de uma obra mágica e diferente de qualquer outra já vista.

Bokurano relata a história de 15 garotos que, durante um acampamento de verão, encontram uma gruta perto do mar cheia de artigos tecnológicos. Dento dela, eles conhecem um homem que se apresenta como Kokopelli, que os convida a testar um jogo que ele está desenvolvendo e no qual precisam pilotar um robô gigante para combater estranhas criaturas. Catorze deles aceitam o desafio, mas não esperam pelo pior. De repente, eles acordam na praia, como se tudo tivesse sido apenas um sonho. No entanto, ao encontrar o tal robô, eles descobrem que o jogo é mais real do que pensavam. A partir daí, uma dramática luta começa e as opções são lutar ou morrer.

Exibição: dia 03, segundas, 14h30, Animax

Indicação: a partir de 14 anos

* com fonte do site animax

Estreia: Black Jack

Inspirado em uma das obras mais famosas de Osamu Tezuka, o “Deus do Mangá”, o anime Black Jack mostra a rotina de um misterioso médicos “não-licenciado” que lida com casos que a maioria dos profissionais não conseguiria solucionar (seria ele uma espécie de dr. House?). Esta habilidade quase divina tornou o médico conhecido no ramo da medicina, mas para serem salvos, seus pacientes precisam pagar uma quantia muito alta.

Ele trabalha com sua pequena assistente Pinoko (que sente uma forte atração pelo doutor), que o ajuda a solucionar casos poucos conhecidos, que podem ser estranhos ou perigosos. Jack Black é um homem da ciência, que não crê nas coisas que não vê, embora é frequentemente surpreendido pelo amor.

O personagem foi criado por Tezuka em 1973 e o mangá na época foi publicado pela Shonen Champion Comix até 1979. Nos anos 90, o médico exótico ganhou uma versão para os cinemas, Black Jack - The Movie. Há pouco tempo, também foi lançado uma série de vídeos. Vale a pena conferir o anime por diversos motivos, entre eles o ótimo roteiro e a qualidade da animação.

Exibição: dia 03, segunda, 11h, Animax

Indicação: a partir de 14 anos

(shirley paradizo)

Da minha coleção...



Assinado pelo francês Cédric Villain, o curta Mon Chinois (Meu Chinês) foi eleito o melhor curta-metragem pelo júri popular no Anima Mundi 2009, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo. Apesar de parecer uma divertida brincdeira com os costumes chineses, o filmete de aproximadamente 5 minutos de duração é uma reflexão sobre um povo trabalhador e culturalmente rico, capaz de inventar e crescer. É também uma espécie de denúncia aos industriais e ao governo da China, que explora trabalho infantil e corrompe os direitos mais básicos do ser humano. Assista abaixo o vídeo, com legendas em português. Recomendo ainda baixar a animação em alta definição direto do site oficial do diretor, com áudio original em francês e legendas em inglês.

(shirley paradizo)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Em outra dimensão

Na Comic-Con 2009, a Focus Features realizou uma promoção bem diferente para divulgar 9, a animação dirigida por Shane Ackner e produzida por Tim Burton (de A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva-Cadáver). Na ocasião, foram distribuídos uma nove cards colecionáveis e as 100 primeiras pessoas que conseguissem completar a coleção terão lugar garantido no painel do animado durante o evento para conversar com o diretor e o elenco de dubladores do filme. Postei a notícia não só por achá-la curiosa, mas, principalmente, pelas fantásticas imagens dos cards.

Baseado em um curta do próprio Acker, o animado é ambientado em um mundo paralelo, onde reina um futuro pós-apocalíptico. Nele, o protagonista e um grupo de bonecos de pano arriscam a vida para derrotar um monstro que ameaça seu povo. Seus nomes, claro, são números que vão de 1 a 9.

Criado em CGI, o projeto tem uma qualidade próxima ao estilo stop-motion (aqueles feitos com massinha), o animado traz trilha sonora de Danny Elfman (de Os Simpsons - O Filme e Homem Aranha). No elenco de vozes, Elijah Wood (o Frodo, da trilogia O Senhor dos Anéis), Christopher Plummer (de A Casa do Lago), Martin Landau (de Divisão de Homicídios e Cine Majestic), John C. Reilly (de Quase Irmãos), Jennifer Connelly (de O Incrível Hulk) e Crispin Glover (de As Panteras).

O desenho tem estreia marcada nas salas de cinema americanas para o dia 9 de setembro (09.09.09). No Brasil, a previsão é para 11 de setembro. Confira as imagens abaixo. Valem a pena.


(shirley paradizo*)

* com fonte do site smelly cat

Disney e sua princesa

A Disney divulgou novo pôster de se próximo animado, A Princesa e o Sapo. Além da belíssima imagem, o cartaz confirma que o filme será lançado nos cinemas nacionais em dezembro de 2009 (muito provavelmente, no dia 11, a mesma data da estreia americana) e em DVD quatro meses depois, em março de 2010.

Ambientado na lendária cidade de Nova Orleans, berço do jazz, o animado gira em torno da princesa Tiana, uma jovem afro-americana que vive no encantador bairro francês ao lado de pais. De família pobre, a menina trabalha duro como garçonete para um dia abrir seu próprio restaurante. Enquanto isso, o príncipe Naveen está chegando na cidade em busca de diversão.

Devido a um feitiço, ele acaba se transformando em um sapo e encontra Tiana em um baile, achando que ela é um princesa de verdade. A partir daí, muita confusão acontece, com Tiana virando uma rã e os dois se embrenhando pelo pântano a fim de encontrar uma velha feiticeira para que tudo volte ao normal.

Baseado em uma história original escrita pelos aclamados cineastas John Musker e Ron Clements (de A Pequena Sereia, Aladdin e Hércules), que também assinam a direção do filme, o animado marca o retorno das produções Disney utilizando a técnica clássica de animação em tradicional, em 2D. O conto de fadas ainda apresenta a primeira princesa negra do estúdio. O vencedor do Oscar Randy Newman (de Toy Story, Vida de Inseto, Monstros S.A. e Carros) está a cargo da trilha sonora. Confira o pôster abaixo.


(shirley paradizo)

Estreia: Especial Rugrats

Os bebês mais espertos e sapecas do planeta protagonizam um especial para lá de divertido. Amanhã, dia 31, os Anjinhos vão passar a tarde aprontando das suas no canal Telecine Light, que exibe três longa-metragens com essa turminha. Confira abaixo a programação.

Os Anjinhos: O Filme (sexta, dia 31, 15h30, Telecine Light) - A família Pickles acaba de ganhar mais um membro: o pequeno Dil. Não demora para o bebê passar a receber todos os afagos e atenção de seus pais e de seus amigos. Enciumado, Tommy aceita os conselhos de Angélica para pôr um fim convoca na situação. Quando o vovô Lou adormece, ele tenta levar Dil de volta ao hospital. Chuckie e os gêmeos Phil e Lil descobrem o plano e resolvem fazer de tudo para impedir que Dil vá embora. Porém, algo dá errado e todos se perdem em plena floresta, onde precisarão enfrentar seus próprios medos para conseguir retornar a seus lares. Livre

Os Anjinhos em Paris (sexta, dia 31, 17h, Telecine Light) - Tudo o que Chuckie mais deseja é ter uma nova mãe. E o sonho fica cada vez mais próximo quando seu pai, Chazz, resolve namorar novamente. Enquanto seu desejo não se realiza, ele e os demais bebês partem para Paris quando o pai de Tommy, Stu, é enviado à capital francesa a fim consertar um robô gigantesco que é a mais nova atração do parque de diversões local, o Euroreptarland. Livre

Os Rugrats e os Thornberrys Vão Aprontar (sexta, dia 31, 18h30, Telecine Light) - Chuckie e sua família saem de férias, mas enfrentam sérios problemas quando ficam presos em uma ilha deserta. E sem seus celulares e biscoitos! A situação complica quando um leopardo percebe a presença das crianças e começa a se aproximar. Não demora, para eles caírem em uma armadilha subaquática e ficarem cada vez mais sem oxigênio. O desespero toma conta de todos com o surgimento dos Thornberrys, uma família que vive nas florestas produzindo documentários sobre a vida selvagem. Quando as duas famílias se juntam, a diversão começa pra valer. Livre

(shirley paradizo)

Seu filho vê: Escola Wayside

Muitas gerações de jovens leitores já se deliciaram com as histórias cômicas e absurdas sobre as crianças que estudam no último andar de um prédio de 30 andares. Inspirado no livro best-seller de Louis Sachar (Sideways Stories from Wayside School), a série animada Escola Wayside é um colégio onde todas as crianças gostariam de estudar - e os pais não iriam "fazer bico" toda vez que precisassem comparecer a alguma reunião ou evento de seus filhos.

A escola possui um ambiente fantástico, onde os estudantes são mais inteligentes que os professores e, muitas vezes, se aprende mais dormindo do que prestando atenção à aula. A comida parece ter poderes estranhos, os professores ficam mudos quando alguém os chama de chatos e alguns alunos sempre se encontram no meio de problemas, aparentemente sem motivo algum.

Apesar das histórias exageradas, a narrativa aborda os pensamentos e condutas não lineares das crianças e cada episódio representa acontecimentos do dia-a-dia, sob o olhar das crianças, como a pressão cotidiana, o primeiro amor, e aqueles dilemas básicos que todos têm durante o crescimento.

A divertida animação é dirigida por Riccardo Durante e escrita/editada por John Derevlany, que escreveu o piloto e desenvolveu a série. O piloto foi lançado em DVD (nos EUA e no Canadá), com o título Wayside: The Movie, no dia 25 de setembro de 2007.

Personagens

Todd - o garoto tem mania de perguntar o porquê de tudo e nunca aceita uma resposta fácil. Não costuma se irritar com as esquisitices da escola, mas faz de tudo para decifrá-las. Sua marca registrada é inventar teorias sobre as paredes que se movimentam, a comida particular da Srta. Mush ou tudo o que acontece na escola. Às vezes, uma delas é interrompida pela Sra. Jewls. Geralmente, quando isso acontece, o nome dele é escrito no quadro-negro. Mesmo quando se frustra ou alguém em Wayside impede seus planos mirabolantes, sempre está pronto para criar novas teorias para isso.

Maurecia - a menina tem uma personalidade forte e demonstra seus sentimentos com alguns golpes. Ela é do tipo que dá um tapinha nas costas dos colegas em vez de simplesmente dizer "olá". Se ela realmente gostar de você, pode tentar te bater. É feminina em sua maneira de se vestir e quase todos os dias está de patins correndo como louca pelos corredores e salas de aula. Sempre carrega na mochila o mascote Fluffy, seu porquinho de estimação, e insiste que os outros façam carinho nele. Apesar da aparente grosseria, no fundo, ela é uma das estudantes mais sensíveis do colégio.

Myron - ele tem apenas uma meta na vida: ser o representante de classe da Sra. Jewls. Essa ambição consome sua existência e leva-o a agir de maneira ridícula. Só há um problema, ele é o menos qualificado para se tornar presidente de qualquer coisa. Além disso, não se preocupa muito consigo mesmo, não tem habilidade social e é incapaz de levar a sério a obrigação mais importante que o presidente de classe tem: acender a luz de manhã.

Sra. Jewls - para as crianças, os professores são criaturas estranhas, misteriosas, inexplicáveis. A Sra. Jewls é uma professora diferente das outras, apesar de ser um pouco excêntrica. Os alunos a adoram e acham que não há método de ensino melhor que o dela. Não importa o que esteja ensinando, as crianças sempre aprendem com ela.

Srta. Mush - ela é a encantadora, escandalosa e bem-intencionada encarregada lanchonete. Todas as crianças gostam muito dela, o único problema é o medo que elas têm da sua comida. Na visão deles, a comida vem com coisas estranhas, como plantas, principalmente quando cozinha a "surpresa de cogumelos". De vez em quando, alguns se atrevem a provar a receita e até incentivam a Srta. Mush a fazer novos cardápios. Mas o tiro sempre sai pela culatra e cada vez fica mais difícil inventar uma desculpa para não comer o "especial do dia".

Louis - é o encarregado da turma e o único adulto normal. Ex-estudante da Escola Wayside, entende as peculiaridades do colégio. Ajuda as crianças e conhece seus problemas. É uma pessoa com autoridade, além de ser o "homem faz tudo". Sempre tem uma piada na ponta da língua e palavras de conforto.

Sr. Kidswatter - o diretor da Escola Wayside não tem idéia sobre o que as crianças aprendem ou quem são os professores, pois passa o tempo todo correndo pelos corredores. Ele adora falar ao microfone, mas só diz coisas estúpidas e desagradáveis. Usa o dinheiro do colégio para seus "projetos especiais e pessoais", como uma pista de patinação que construiu para ele no sótão do prédio e a sala de massagem polonesa no lugar da biblioteca. Ele não é nem um pouco querido pelas criançasas crianças não gostam dele.

Exibição: segunda a sexta, 10h, Nickelodeon

Indicação: a partir dos 7 anos

(shirley paradizo)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mais um festival animado

A 19ª edição do Cine Ceará, que começou na terça-feira, dia 28, em Fortaleza, faz uma homenagem à cultuada figura de Che Guevara, mostrando a força que o guerrilheiro ainda exerce sobre o imaginário do cinema contemporâneo. O evento, que vai dedicar a Che uma mostra de 13 filmes, foi aberto com a pré-estreia de Che - Guerrilha, a segunda parte da saga dirigida por Steven Soderbergh. Estrelado por Benicio Del Toro e com Rodrigo Santoro no elenco, o filme só deve entrar em cartaz nos cinemas do Brasil em 18 de setembro.

O festival ainda traz uma mostra bem bacana de animações, no Festival Ibero Americano de Cinema, que começa hoje, dia 29, além do Seminário Internacional de Cinema de Animação. Este evento tem a coordenação do Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusébio de Oliveira/UFC em parceria com o Mumia – Mostra Udrigudi Mundial de Animação de Belo Horizonte/MG.

Ao todo, serão exibidos 94 filmes e contará com inúmeros profissionais de animação do Brasil. Entre os animados a serem exibidos estão a série de curtas Juro que Vi (de Humberto Avelar, Brasil), o longa Garoto Cósmico (de Alê Abreu, Brasil), episódios da série animada televisiva Peixonauta (de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, da TV Pinguim), além de muitos filmetes e longas de animações do Chile e Cuba (que ganhou uma mostra especial à parte em comemoração dos 50 anos do Estúdios de Animação do Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos). Confira a programação completa no site do Cine Ceará.

(shirley paradizo)

Springfield em festa!

A festa está mesmo rolando solta em Springfield. A série animada Os Simpsons (leia mais aqui) foi renovada com a Fox por mais dois anos! Com esse novo contrato, os personagens de amarelos mais famosos do mundo estão garantidos até 2011, com o fim da vigésima segunda temporada e, ao que tudo indica, a série. E este ano Homer e cia. voltaram a ser o centro das atenções na Comic-Con ao celebrar o recorde de estar no ar há mais de 20 anos consecutivos. No painel do programa, o criador da série Matt Groening juntou-se ao produtor executivo Matt Selman, ao diretor Mike Anderson e ao produtor Al Jean.

De acordo com o site Omelete, que marcou presença no evento, a apresentação teve dois grandes momentos: foram mostradas cenas do episódio Treehouse of Horror XX, que irá ao ar em outubro, nos Estados Unidos. Na primeira cena, em preto-e-branco, Lisa persegue Bart com uma faca por cenários de filmes do mestre do suspense Alfred Hitchcock – com direito a participação do diretor. Na segunda, a família está dentro de um carro dirigido por Apu (o dono do mercadinho) sendo atacada por zumbis.

Outro momento interessante foi quando um representante do Guinness, o Livro dos Recordes, entregou o certificado do recorde de série de TV a mais anos no ar a Groening. Ele agradeceu o feito aos roteiristas, atores e fãs, e arrancou aplausos de todos com a frase “Não há um final em vista – Simpsons para sempre!”, referindo-se aos comentário de um possível fim da série.

Os melhores momentos
· A vigésima temporada, que começa a ser exibida no dia 27 de setembro nos Estados Unidos, terá participação dos atores Seth Rogen e Anne Hathaway. A atriz, que já emprestou sua voz a uma personagem na vigésima temporada, participará de um episódio especial de duas horas que comemora os 20 anos da série e que vai ao ar no 14 de janeiro. O capítulo será dividido em dois: a primeira hora será um documentário sobre a série e a segunda trará um episódio especial.

· Ao ser questionado sobre a possibilidade de mais um Especial de Natal dos Simpsons, Al Jean não descartou a possibilidade, dizendo que há planos para um em 2010, mas ainda não foi aprovado pelo estúdio.

· Em um episódio da próxima temporada, Bart terá uma namorada dublada pela atriz Sarah Silverman.

· Matt Groening não descarta a possibilidade de que sua tirinha Life in Hell vire série de TV, mas confessa que tem dificuldade em imaginar como seriam as vozes dos personagens.
· Al Jean confessou que a parte mais difícil de trabalhar em Os Simpsons é achar novas ideias para as histórias e que ainda não há planos de um segundo longa-metragem. No momento, todos da equipe estão concentrados na série.

· Groening revelou que o seu momento favorito dos Simpsons é a cena do longa-metragem em que Bart anda de skate pelado.

* com fonte do omelete

Bob Esponja adere à mania 3D

Durante a Comic-Con 2009, o pessoal do site Omelete conversou com Vince Waller e Steven Banks, respectivamente diretor de criação e chefe dos roteiristas do desenho animado Bob Esponja. A dupla fez algumas revelações surpreendentes sobre a série animada. De acordo com site, Waller soltou sem querer que a animação ganhará um episódio 3D, para ver com óculos especiais na telinha da TV. "Mas será um episódio típico de Bob Esponja, uma sátira à mania atual do 3D", explicou Banks.

Os dois responsáveis pelo programa também foram categóricos em afirmar que um novo longa-metragem da turma da Fenda do Bikini não está nos planos imediatos, mas uma série de episódios especiais, com inspirações diversas, como anime, está sendo discutida. No mais, as histórias de Bob e cia. continuam sem mudanças.

(shirley paradizo*)

* com fonte do site omelete

Dragões e vikings

A Dreamworks divulgou nova arte conceitual de How to Train Your Dragon, seu próximo filme animado. Criada pelo diretor de arte Pierre-Olivier Vincent, a imagem foi apresentada pela primeira vez para público no úlitmo final de semana na Comic-Con.

Baseada no livro infantil de Cressida Cowell, o animado se passa em um mundo mítico habitado por vikings e dragões. E na ilha de Berk, onde enfrentar dragões é um modo de vida, um viking adolescente precisa ser iniciado nesta prática para provar seu valor para seu pai e toda a sua tribo. Mas tudo muda quando o garoto faz amizade com um dragão ferido.

Com direção de Chris Sanders (de Lilo & Stitch), How to Train Your Dragon tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2010.

(shirley paradizo)

Festival de curtas

Se você adora fazer arte na tela, uma boa notícia. Estão abertas as inscrições da 6º Mostra Curtas PUC-Rio, um evento cultural vinculado e realizado paralelamente com a Mostra PUC. Voltado para público universitário, o evento entra na sua sexta edição e no seu sexto ano consecutivo. Participantes de todo o país podem se inscrever, com curtas-metragens de animação, ficção e documentário. As inscrições vão até dia 14 de agosto. Edital e outras informações podem ser vistas no site oficial.

(shirley paradizo)

Criança & TV: Desmistificar para educar

Em minhas andanças pela rede, encontrei esta interessante entrevista com Pedrinho Guareschi, autor do livro Sociologia Crítica, feita por Márcia Santos. O tema em pauta é a importância da TV na vida das pessoas, de seus filhos e da sociedade em geral. Além disso, discute como educadores (e acho que esse papel também cabe aos pais) devem agir para ajudar seus pimpolhos a desmistificarem a TV e a se tornarem mais críticos em relação ao que assistem. Bem, interessante. Aqui vai...

Intervalo: Em que contexto a televisão chegou ao Brasil?
Pedrinho Guareschi: Ela chegou ao Brasil em 1950 e seguiu mais ou menos o passo da nossa tradição que foi sempre ter alguém que é dono e os outros que são trabalhadores. Então, as capitanias hereditárias tinham alguns donos, depois veio a indústria com os capitães da indústria e, na década de 30, os donos de indústria passaram a ter rádio. Em 1950, os que tinham rádio passaram a ter televisão. E a TV que deveria ser um serviço público, que não tem dono, passou a ter. A TV chega em um contexto de propriedade, como continuação dos grandes latifundiários. Na atualidade, temos os latifundiários da mídia. Em cada estado e região, existe uma concentração da comunicação. Aqueles que concentram os meios de produção, das terras, das indústrias, vão ser também donos da mídia. Em 1974, os interesses estrangeiros na televisão brasileira começaram a se mostrar, principalmente na TV Globo. O dinheiro para implantar a emissora veio dos Estados Unidos, foram U$ 5 milhões, e aí esta TV despontou, enquanto as outras emissoras de TV brasileiras tinham um faturamento correspondente a cerca de R$ 300 mil. Como havia uma legislação dizendo que estrangeiros não podiam ser donos dos meios de comunicação no Brasil, a entrada de dinheiro americano não foi evidente. O nome do grupo Time Life não apareceu e, sim, o da família Marinho.

Por que a TV é considerada um meio de comunicação de massa?
Podemos dizer que o sentido mais leve disso é que a televisão está aberta a todos, é um canal aberto a todo mundo. Esse sentido é até positivo. Não se pode entender essa massa como uma população sem voz e sem vez, massificada. É preciso ter cuidado, porque não queremos transformar o povo em uma massa, mas, senão houver uma leitura crítica dos meios de comunicação, o povo será transformado em massa mesmo, afinal o formato da televisão tem esse objetivo.

Por que esse meio de comunicação exerce tanto fascínio sobre as pessoas?
Porque a televisão exibe três formas de comunicação ao mesmo tempo: som, texto e imagem, com todo o seu poder. Ela reúne essas três dimensões. E quanto mais sentidos são investidos em um meio de comunicação, ele se torna mais globalizado e totalizante.

Quais os prejuízos que a televisão pode trazer à educação?
A TV se tornou poderosa e estabelece uma relação vertical sobre as pessoas. Quando estamos conversando, você pode parar e me fazer uma pergunta. Na televisão, não, ela é a única que fala e fala sozinha. Fala com um poder fantástico de imagem, som, texto. Tudo isso exerce uma espécie de domínio, de fascínio. Mas há um aspecto mais sério, que é discutido no meu livro Mídia, Educação e Cidadania, da editora Vozes. A Inglaterra, a Suécia e a Dinamarca estão fazendo pesquisas sobre televisão e criança, relacionadas à escola, desde 1959. A conclusão a que chegaram na terceira fase, em 2002, é a de que, quanto menos televisão uma criança assiste, melhor. Isso porque, quando a criança lê histórias infantis, cria os personagens a seu modo. A cor, as formas, os movimentos, ela fantasia. Já a criança que assiste à TV, fica parada, inerte, recebe tudo ‘de mão beijada’, é só apertar o botão. Os pesquisadores concluírma que essa criança se torna apática, sem reação e esse é o grande mal da TV. Não quero generalizar, mas basta analisar o comportamento dos nossos jovens. Não existe iniciativa pra nada, vão na onda, no grito, no estímulo, não têm mais a consciência crítica para questionar. Então, o que a educação poderia fazer agora? Essa é a grande questão. A educação deve dar novamente a palavra aos educandos. Eles têm que falar, devem ser provocados. Tudo bem que se use os meios de comunicação para provocá-los, mas eles precisam refletir, não se pode permitir que a televisão faça tudo sozinha. Todas as mensagens não podem ser dadas exclusivamente pela televisão.

De que forma o professor pode usar a TV e outros meios de comunicação para educar, formar cidadãos bem-informados?
É necessário fazer uma leitura crítica da mídia. A sugestão é que o professor pegue os temas que a mídia apresenta e faça a crítica deles em sala de aula. E dou um exemplo: pegue um trecho de programas ou novelas, assista-os com os alunos, depois pergunte se gostou ou não, se concorda ou discorda, se discorda, de que outra forma faria. Assim, a turma fala, quando responde se gostou ou não; pensa, quando concorda ou discorda; e cria, quando se pergunta qual outra forma de fazer; e depois representa. Então, a partir dessa atividade se constrói outro trecho de programa ou capítulo de novela, com a turma estimulada. É possível ainda filmar e apresentar aos alunos sua própria produção. O interessante é que esse aluno, ao ver televisão em casa, nunca mais terá o mesmo comportamento. Depois de duas ou três vezes fazendo uma atividade como essa, ele vai ver os programas dizendo que faria de outra forma, que não concorda com determinada opinião ou atitude transmitida. Enfim, desmistifica o conteúdo. Esse é o trabalho que só a escola pode fazer, enquanto temos escola, porque daqui a pouco a mídia toma conta também da escola e dispensa o professor.

* entrevista com o professor e autor de vários livros sobre televisão e educação, pedrinho guareschi, feita por márcia santos, assessora de imprensa do sintese (sindicato dos profissionais da educação do sergipe) e publicada originalmente no site npc (núcleo piratininga de comunicação)

terça-feira, 28 de julho de 2009

Agora em terceira dimensão

Como já foi divulgado aqui no MUNDO ANIMADO, o clássico da Disney A Bela e a Fera, de 1991, vai voltar às salas de cinemas em volta em Disney Digital 3D™. Com a proximidade do lançamento, o estúdio do Mickey Mouse iniciou a fase de divulgação desse retorno, revelando a primeira imagem oficial do longa-metragem: a cena em que Belle valsa com a Fera.

O animado conta a fantástica jornada de Belle (voz de Paige O'Hara), uma jovem bonita e inteligente que se torna prisioneira de uma fera malvada (Robby Benson) em seu castelo. Apesar da terrível situação, a moça se torna amiga dos habitantes do castelo encantado — uma xícara de chá, um candelabro, um relógio, entre outros - e, por fim, aprende a ver além do exterior da Fera. A criatura, na verdade, é um príncipe sob um terrível feitiço que só será quebrado quando ele encontrar seu verdadeiro amor e ser correspondido.

O processo para transformar a animação está nas mãos de Kirk Wise e Gary Trousdale, os diretores da película, a partir de arquivos originais. A expectativa é de que o trabalho seja concluído em dez meses. A produção será um dos 11 projetos em 3D dos estúdios Disney que irão chegar aos cinemas entre 2009 e 2010. Na lista estão ainda Toy Story e Toy Story 2. Com reestreia prevista para 2010, A Bela e a Fera foi indicado aos Oscars de Melhor Som, Melhor Canção Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme, o que fez com que a Academia criasse uma categoria somente para premiar as animações.

(shirley paradizo)

Um banana nos cinemas

Sucesso entre crianças no Brasil e no mundo, a aclamada pela história em quadrinhos Diário de um Banana, de Jeff Kinney, vai ganhar uma versão cinematográfica em live action. A equipe para para a realização do projeto já foi, incluisve, definida. Para o papel de protagonista foi escolhido o ator de 11 anos Zachary Gordon (de Ela É a Poderosa). Já Chloe Moretz (de Horror em Amityville) vai encarnar uma menina que só se veste de preto e que mantém um comportamento estranho e Rachel Harris (de Se Beber, Não Case) será a mãe de Greg. A direção está nas mãos de Thor Freudenthal (de Um Hotel Bom pra Cachorro).

Publicado no Brasil pela editora V&R, Diário de um Banana mostra as dificuldades da vida de Greg Heffley, um garoto que, em plena transição da infância para a puberdade, tem que superar um dos maiores desafios do início da sua adolescência: tornar-se popular em seu colégio.

O elogio por parte da crítica especializada foi tanto, que a HQ foi uma das indicadas ao Harvey Awards 2008, segundo prêmio mais importante dos quadrinhos nos EUA, concorrendo com nomes de peso como Capitão América, Superman e Umbrella Academy.

Por enquanto não há data definida para a estreia do longa, mas especula-se que chegue aos cinemas em 2010.

(shirley paradizo*)

* fonte do site cinema com rapadura

Direto das terras nipônicas

A revista Shonen Magazine anunciou recentemente que o famoso mangá Fairy Tail, de Hiro Mashima, irá ganhar uma versão em anime e deve estrear na TV japonesa ainda em outubro deste ano. A notícia atiçou os fãs de todo o mundo, pois Fairy Tail é um dos mangás mais apreciados do momento no gênero “shonen”, voltado para jovens e adolescentes. O mangá foi premiado este ano na categoria Melhor Shonen, no Kodansha Awards, e seu 13º volume registrou vendas de quase 300 mil exemplares.

A história gira em torno das aventuras dos aspirantes a magos Lucy e Natsu e seu gato falante Happy. A dupla se conhece quando Natsuo e Happy salva Lucy de um perigoso criminoso que tenta transformá-la em sua escrava. Eles vivem em um lugar chamado Mundo Mágico, uma terra na qual a magia é usada em larga escala e os magos fazem parte da nata dessa sociedade. Juntos, eles enfrentam muitos perigos.


A versão animada de Fairy Tail contará com produção técnica dos renomeados estúdios A-1 Pictures (de Persona -Trinity Soul e Kuroshitsuji) e Satelight (de Heat Guy J e Macross Frontier).

(shirley paradizo*)

* com fonte do site animax

Estante: diversos

A Volta da Montanha Enfeitiçada (R$ 29,90, Walt Disney) - a continuação de A Montanha Enfeitiçada (que recentemente ganhou um remake nos cinemas) conta com elenco de peso, entre eles Bette Davis (Letha Wedge), Christopher Lee (Dr. Victor Gannon), Kim Richards (Tia), Ike Eisenmann (Tony), Dick Bakalyan (Eddie), Ward Costello (Mr. Clearcole) e Christian Juttner (Dazzler). Nessa aventura, os irmãos Tony e Tina vieram do espaço e têm uma curiosa energia capaz de ajudar muitas pessoas. Durante suas tão aguardadas férias, o casal de irmãos com poderes paranormais tem de unir forças para impedir que um cientista maligno e sua sócia inescrupulosa consigam fazer os últimos ajustes em uma máquina capaz de controlar pensamentos. A grande novidade da edição são os muitos extras, como comentário em áudio de Iake Eissinmann, John Hough e Kim Richards, Um Tesouro Perdido - Christopher Lee: A Entrevista Perdida, Crianças Disney com Poderes e Curiosidades em Pop-Up.

Os Jestson: segunda temporada (R$ 119,90, Warner) - a famosa futurista retorna em novas aventuras. Cinco anos depois do lançamento da primeira temporada em DVD, George e Jane, os filhos Judy e Elroy, a empregada-robô Rosie e o divertido Astro, o cãozinho de estimação, ganham um novo box. Dentre as divertidas aventuras que os fãs poderão conferir estão o dia em que Elroy traz um ovo de alien da excursão do colégio pensando que é um asteróide ou o que Rosie sai a procura de um novo emprego. A segunda temporada inclui também o episódio em que Judy ganha uma festa surpresa e que Astro participa de um Dog Show. Criados em 1962, Os Jetsons viviam no que se imaginava que seria a realidade do século 21, com carros voadores, cidades suspensas, robôs e aparelhos eletrônicos supermodernos. A família do futuro teve também quadrinhos e alguns especiais na TV, incluindo um em que se encontram com os Flintstones. Um filme com atores foi prometido para 2010, com direção de Robert Rodriguez (de Sin City).

Futurama em A Distante e Selvagem Era Verde (R$ 29,90, Fox) - no quarto e último episódio produzido diretamente para DVD, antigas forças obscuras surgem para impedir o raiar da nova Era Verde. Bender está apaixonado por uma robô casada, Leela está com problemas com a lei e Fry é a última esperança do universo. Será este o fim derradeiro da tripulação da Planet Express? Lembrando os fãs, Futurama voltará a ser produzido para a televisão. Seis anos após sair do ar no canal Fox nos Estados Unidos, o desenho animado assinado por Matt Groening, o criador de Os Simpsons, foi renovado para mais duas temporadas, totalizando 26 novos episódios, a partir de 2010 (leia mais aqui).

(shirley paradizo)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Fantasmas à solta

A Disney divulgou por esses dias o primeiro pôster nacional de Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol), que segue a arte do americano. Baseado no clássico conto de Charles Dickens, o filme tem direção de Robert Zemeckis e foi realizado na tecnologia de captura de movimentos - a mesma que o diretor usou em O Expresso Polar e A Lenda de Beowulf.

“Eu acho que nós chegamos muito perto da perfeição. E foi feito com arte. Nós aprendemos como pintar os olhos… como mover a retina de maneira realista. Então acho que deu certo”, disse o diretor durante apresentação do filme na Comic-Con 2009 de San Diego, a convenção de fãs de quadrinhos que aconteceu na semana passada e que também serve de palco para os cineastas, estúdios de cinema e produtores apresentarem seus novos trabalhos.

Na história, o velho e rabugento Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) começa as férias natalinas como de costume: mesquinho e de mau-humor, berrando com seu fiel assistente (Gary Oldman, de Batman - O Cavaleiro das Trevas) e com seu alegre sobrinho (Colin Firth, de Mamma Mia!). Quando os fantasmas dos Natais Passado, Presente e Futuro, o levam a uma surpreendente jornada e lhes mostram que ele está desperdiçando sua vida, Scrooge reluta em encarar os fatos. Mas ainda há tempo para mudar. Para isso, ele deve abrir seu coração e desfazer anos de maldades antes que seja tarde demais.

Além de interpretar o protagonista, o comediante Jim Carrey encarna outros papéis coadjuvantes como os fantasmas do Natal Presente, Passado e Futuro. “Entre todos os atores que estão em atividade, ele é perfeito para o motion capture”, afirmou Zemeckis no evento. “Ele é capaz de tirar um personagem do fundo do seu ser e ainda trabalhar usando todo o seu corpo, em qualquer atuação”.

Gary Oldman também encarna outros personagens na história, sendo visto como Jacob Marley (falecido sócio do avarento Ebenezer Scrooge), Bob Cratchit (o secretário do protagonista) e Tim (um garoto com problema nas pernas e um dos quatro filhos de Cratchit). No elenco estão ainda Bob Hoskins (de Hollywoodland - Os Bastidores da Fama), Cary Elwes (de Edison - Poder e Corrupção) e Robin Virginia Gayle Wright (de Intrigas de Estado).

Vale lembrar que essa história já foi diversas vezes contada em filmes, desenhos e até em novelas. A própria Disney já adaptou a obra em 1983, em um curta-metragem de animação protagonizado por Mickey e seus amigos. Mas Zemickis acredita que as adaptações anteriores não foram capazes de transmitir o livro do jeito que esta nova tecnologia pode fazer. “Hoje nós finalmente temos as ferramentas necessárias para mostrar tudo aquilo que Dickens escreveu."

Os Fantasmas de Scrooge está agendado para chegar nos cinemas de todo o Brasil no dia 06 de novembro de 2009, com cópias em Disney Digital 3D.

(shirley paradizo)

Roedores em alta!

Um grupo de porquinhos da índia agentes secretos quebraram o encanto do novo filme de Harry Potter e assumiram a liderança das bilheterias americanas neste final de semana, de acordo com estimativas dos estúdios reveladas neste domingo, dia 26. Força G, um desenho animado da Disney gerado em computador (leia mais aqui), faturou US$ 32,1 milhões nos Estados Unidos e no Canadá, derrubando Harry Potter e o Enigma do Príncipe para a segunda colocação, com US$ 30 milhões em seu segundo fim de semana nas telas.

Dan Fellman, presidente de distribuição doméstica da Warner Bros nos EUA, disse que isso aconteceu por causa da presença reduzida do filme em cinemas com Imax, um sistema de telas gigantes. Haverá novos locais com o filme em Imax a partir desta semana. "Nosso apoio Imax vai aumentar nesta semana e parece que o filme está a caminho de faturar mais do que US$ 300 milhões (na América do Norte), o que fará dele o segundo maior Harry Potter de todos os tempos do ponto de vista doméstico", disse Fellman. Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro da série, de 2001, foi o filme que mais faturou dentre os seis.


Executivos da Disney estavam animados com o sucesso de Força G e estavam certos. O filme atraiu muitas famílias e mais de metade da receita veio de cinemas em três dimensões. "Estamos muito, muito contentes com os resultados quando se está competindo com filmes como Harry Potter e A Verdade Nua e Crua", disse Marc Zoradi, diretor-superintendente da Walt Disney Motion Pictures Group. Paul Dergarabedian, da Hollywood.com, afirmou que Força G se beneficiou de uma "forte campanha de marketing".

Força G tem estreia previstas nos cinemas brasileiros no dia 07 de agosto.

* com fonte do g1

Anima Mundi SP: Os vencedores...

Os diretores do Anima Mundi 2009 anunciaram neste sábado, dia 25, os filmes vencedores em oito categorias. A premiação foi no Memorial da América Latina, onde aconteceu a etapa paulista do festival. O evento começou em 10 de julho, no Rio, e reuniu, segundo os organizadores, mais de 88 mil pessoas, que passaram por sessões, oficinas e workshops.

O melhor curta-metragem pelo júri popular foi Mon Chinois, do francês Cédric Villain, que já tinha sido escolhido na etapa carioca. O melhor longa é Mia et le Migou, do francês Jacques Rémy. Já na categoria Melhor Animação Brasileira o grande vencedor Fábio Yamaji por O Divino, de Repente (imagem acima), que mistura as técnicas de stop motion, pixilation, rotoscopia, lápis sobre papel e filmagem em super 16mm. Confira a lista dos vencedores abaixo.

Júri popular

Melhor longa-metragem
Mia Et Le Migou (Jacques Rémy Girerd, França)

$9.99 (Tatia Rosenthal, Austrália)
The Good Soldier Shweik (Robert Crombie, Ucrânia/Reino Unido)

Melhor curta-metragem
Mon Chinois (Cédric Villain, França)

This Way Up (Smith & Foulkes, Reino Unido)
Wallace and Gromit: A Matter of Loaf and Death (Nick Park, Reino Unido)

Melhor curta-infantil
Achados e Perdidos (Philip Hunt, Reino Unido)

Paul e o Dragão (Albert 't Hooft e Paco Vink, Holanda)
O Rei da Ilha (Raimondo Della Calce, Itália)

Melhor animação brasileira
O Divino, de Repente (Fábio Yamaji)

Josué e o Pé de Macaxeira (Diogo Viegas)
O Anão que Virou Gigante (Marão)

Melhor filme de estudante
For Sock’s Sake (Carlo Vogele, França/Estados Unidos)
Our Wonderful Nature (Tomer Eshed, Alemanha)
Seconde Classe (Boris Belghiti, França)

Prêmio Núcleo de Animação de Campinas
L.E.R. (João Angelini, Brasil)

Anima Mundi Web

Prêmio popular
Cidadão de Papelão (Ivan Mola, Brasil)

Prêmio profissional
Pimienta (Juan, Mariano, Diego e Franco, Argentina)

* com fonte do g1

Estreia: Final Fantasy VII - Advent Children

Chega ao canal Animax, no bloco Reciclo, Final Fantasy VII - Advent Children, a sequência animada do célebre jogo de Playstation. Sob a direção de Tetsuya Nomura (ilustrador dos personagens do videogame original), o anime foi lançado no Japão em 2005 e filme é uma espécie de continuação do que acontece com os personagens após a fase final do game. Com 100 minutos de duração e totalmente feito em computação gráfica de extrema qualidade, o filme traz cerca de 20 personagens do jogo, colocando a ação dois anos depois dos últimos acontecimentos do jogo.

As ruínas de Midgar permaneceram como um atestado dos sacrifícios realizados para que a paz fosse mantida. Entretanto, o mundo irá enfrentar em breve uma nova ameaça. Uma misteriosa doença está se espalhando rapidamente. Antigos inimigos estão ativos. Enquanto isso, todos recomeçaram suas vidas, mas o protagonista Cloud Strife ainda é afetado pelos demônios de seu passado.

No entanto, tudo parece indicar que não há muito tempo para se lamentar. Logo Cloud deverá combater uma nova ameaça que pode trazer seu antigo inimigo, Sephiroth, de volta da morte. O animado foi lançado apenas em DVD, tendo atingido a marca de 420 mil cópias vendidas em sua primeira semana nas lojas apenas no Japão.

Estreia: dia 27, segunda, 21h, Animax

Indicação: a partir dos 14 anos

(shirley paradizo)

Literatura: Zoo

"Amar os animais é aprendizado de humanidade." Guimarães Rosa, o mestre de Grande Sertão: Veredas, tinha verdadeira paixão por bichos. Quando viajava - e ele fez isso a vida toda -, costumava visitar os zoológicos das cidades por onde passava e anotava em seus caderninho tudo o que os animais "diziam" para ele. Em Ave, Palavra, publicado depois de sua morte, foram reunidos contos, notas de viagem, poemas em prosa e reflexões. Vários capítulos têm o título Zoo e, entre parênteses, a cidade onde ele escreveu essas anotações: Berlim, Londres, Rio, Hamburgo, Nápoles, Paris.

O escritor Luiz Raul Machado reuniu algumas dessas frases e compilou em Zoo (R$ 35,00, Nova Fronteira), um livro feito para crianças, mas capaz de emocionar adultos. Com ilustrações de Roger Mello, a edição é um livro-objeto que se abre como uma sanfona, conforme o leitor faz a leitura. Ao final, tem-se uma grande folha desenhada sobre a mesa, com todo o texto e imagem integrados. As definições de Rosa, aliás, já são uma inteligente brincadeira na relação entre as palavras e o que elas representam. Ele define a onça, por exemplo, como "tanta coisa dura, entre boca e olhos", o bagre "tem sempre as barbas de molho".

Assim, ele consegue, de forma divertida e lúdica, inciar as crianças não só na imaginação sem limite do escritor, mas também na ousadia com que tratava os aspectos formais da língua: há desde aliterações musicais ("Um pingüim: em pé, em paz, em pose") a neologismos ("O polvo aos pulos: negregado, o oitopatas, seus olhinhos imensamente defensivos, sua barriga muito movente: polvo da cabeça aos pés"), passando por pequenas "corrupções" da norma culta ("A cigarra cheia de ci"). Uma brincadeira que ensina e diverte.

(shirley paradizo)

Destaques da semana (de 27.07 a 03.08)

(legenda: gui & estopa)

George, o Curioso (dia 27, segunda, 13h30, Discovery Kids) - no primeiro episódio do animado desta segunda-feira, o macaquinho se diverte esquiando na neve, depois que uma nevasca cobriu a casa de campo. Em seguida, no segundo episódio do dia, confira o que acontece quando George começa a trabalhar em uma mercearia (leia mais aqui).

Final Fantasy VII - Advent Children (dia 27, segunda, 21h, Animax, estreia) - o bloco Reciclo traz a sequência animada do célebre jogo de Playstation. Dois anos depois dos últimos acontecimentos narrados no game, todos seguem suas vidas até que uma nova ameaça faz com que Cloud e cia. voltem ao combate.

O Encantador de Cães (dia 28, terças, 19h, Animal Planet) - acompanhe nesta semana o aclamado especialista em comportamento canino, Cesar Millan, em uma retrospectiva dos casos de reabilitação mais difíceis que enfrentou durante a temporada.

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (dia 28, terça, 22h15, Cinemax) - na Romênia, durante os últimos dias do comunismo, Gabita está grávida. Junto à sua amiga, Otilia, procura um médico para fazer um aborto. Mas ao perceber que a gravidez está adiantada, ele cobra um preço que as amigas não estão preparadas para pagar.

Pesca Mortal (dia 28, terças, 23h, Discovery Channel) - acompanhe na quinta temporada do programa as tripulações de cinco embarcações se lançam no Mar de Bering e exercem uma das funções mais perigosas e lucrativas do mundo: a pesca de caranguejos.

Harmonize (dia 28, terças, 23h30, GNT, estreia) - novo programa combina o que há de melhor na música, comida e cerveja. A cada episódio, um renomado chefe ensinará como harmonizar grandes receitas da culinária brasileira e internacional com o tipo de cerveja ideal. Para completar o ambiente, músicos convidados tocarão ao vivo o que melhor combina com a proposta apresentada.

American Chopper (dia 29, quartas, 18h, People+Arts, estreia) - a sexta temporada chega com novas motos customizadas e as usuais discussões da família Teutul. No primeiro episódio do novo ano, a equipe customizará uma moto em homenagem ao aniversário do bombardeiro B-2 e construirá uma chopper para a Liga Nacional de Hóquei. Ainda neste episódio: a estrutura do grupo ficará abalada com a discussão entre Paul Sr. e Paul Jr.

O Guardião: Terceira Maladição do Cálice de Judas (dia 29, quarta, 22h, Telecine Premium, estreia) - em sua terceira aventura, Flynn Carsen, o guardião de relíquias históricas, viaja a Nova Orleans em busca de uma explicação para pesadelos que teve com uma misteriosa garota. Seguindo as mensagens dos sonhos, ele chega a um night club onde encontra Simone, a bela mulher com quem sonhou, que também o reconhece e pede sua ajuda numa perigosa expedição em busca do corpo de Vlad Drácula.

Universo de Stephen Hawking (dia 30, quinta, 20h, NatGeo) - Stephen Hawking é um dos cientistas mais famosos do mundo. Mas a ALS, também conhecida por doença de Lou Gehrig, o deixou quase que totalmente paralisado, e tal condição está progredindo. Incapaz de andar, falar ou escrever, sua única forma de comunicação é através de um programa de computador que transforma o pequeno movimento de um dedo ou o piscar de um olho em palavras vocalizadas por um sintetizador. Mas Hawking continua determinado a descobrir a Teoria de Tudo, um conjunto completo de regras para o Universo.

Rescue Me (dia 30, quintas, 22h, People+Arts) - no último episódio da primeira temporada da série, Tommy precisa resolver suas diferenças com os policiais, antes do jogo de hóquei entre a polícia e os bombeiros. Os rapazes descobrem que Tommy tem um caso com Sheila. Tommy encara seus demônios durante um incêndio com consequências desastrosas.

Especial Rugrats (dia 31, sexta, a partir das 15h30, Telecine Light) - canal exibi na sequência três filmes protagonizada pelos Anjinhos: Rugrats - O Filme, Rugrats em Paris e Rugrats e os Thornberrys Vão Aprontar.

Jonas (dia 31, sextas, 19h, Disney, estreia) - agora é para valer. Depois da pré-estreia no mês passado, os Jonas Brothers assumem seu posto fixo. Sensação musical da atualiadade, eles atuam como fictícias estrelas do rock nessa série, com músicas originais em vários episódios.

Reaper – Um Trabalho Infernal (dia 31, sextas, 21h, Universal) - no episódio inédito Quero meu Bebê de Volta, Morgan (Armie Hammer) conta para Andi (Missy Peregrym) que suspeita que Sam (Bret Harrison) também seja filho do Diabo (Ray Wise). Enquanto isso, uma alma foragida esquece seu bebê, fazendo com que Sam, Sock (Tyler Labine) e Ben (Rick Gonzalez) recorram à ajuda do demônio Tony (Ken Marino) para criar a criança.

A Pequena Grande Família (dia 31, sextas, 21h30, Discovery Home & Health) - no episódio desta sexta-feira, Matt celebra seu aniversário de 45 anos e recebe uma homenagem oficial por suas contribuições à comunidade. Apesar das celebrações, surgem problemas imprevistos e Matt é forçado a encerrar as operações da fazenda temporariamente.

Kiara e os Luminitos (dia 01, sábados e domingos, 9h45, 13h50 e 21h20 , TV Rá Tim Bum, estreia) - em um planeta totalmente diferente, habitado por seres extraterrestres, uma garotinha tem a difícil missão de conquistar novos amigos, ser aceita na escola e formar seu ciclo social.

Phineas & Ferb (dia 01, sábados, 11h e 21h, Disney XD, estreia) - a segunda temporada da série animada os meio-irmãos de 10 anos vivem aventuras ainda mais malucas nos novos episódios da série. E, claro, Candance continua a tentar desvendar os segredos dos garotos e do mascote da família, um ornitorrinco que leva uma dupla ao estilo James Bond.

Crime 360 (dia 01, sábado, a partir das 15h, A&E) - o canal exibe maratona de quatro horas da série sobre um grupo de detetives que faz de tudo para encontrar pistas e desvendar os mais complicados crimes.

Troca de Tesouras (dia 01, sábados, 21h, Discovery Home & Health) - veja o que acontece quando um estilista de Los Angeles troca de salão com um colega de Nova York.

O Sexo Forte (dia 01, sábado, 21h, HBO, estreia) - uma dona de casa da alta sociedade (Meg Ryan) descobre que está sendo traída pelo marido. Seu apoio vem das amigas, especialmente da editora de uma revista de moda (Annette Bening), que luta pelo seu posto enquanto a circulação cai. No entanto, quando uma amiga trai a outra visando lucros pessoais, o grupo é abalado e enfrenta algo muito pior que a separação marital, o rompimento da amizade. Refilmagem de As mulheres (1939), de George Cukor.

Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada (dia 01, sábado, 22h, Telecine Premium, estreia) - Dan é um pai viúvo, com três filhas, que trabalha em um jornal de sua cidade. Ele é uma pessoa que vive sob rígidas regras de boa conduta. Porém, quando conhece Marie, uma mulher encantadora, Dan passa a questionar essas regras, pois descobre que Marie é a namorada de seu irmão mais novo.

Cine Majestic (dia 01, sábado, 22h, A&E) - Peter Appleton é um roteirista que, acabando de comemorar a apresentação de sua primeira produção, se vê obrigado a fugir de Hollywood devido à caça às bruxas empreendida pelo senador McCarthy contra possíveis comunistas. Dirigindo pela costa da Califórnia, Peter sofre um acidente automobilístico que o deixa com amnésia, mas que o ajuda a encontrar a si mesmo, no lugar mais inesperado.

Gui & Estopa (dia 02, domingos, 9h45, Cartoon) - os cachorros mais queridos da internet criados por Mariana Caltabiano chegam ao canal em curtas animados para lá de divertidos. São mais de 40 filmetes com duração de no máximo quatro minutos.

Viagem para a Morte (dia 02, domingo, 19h, GNT, estreia) – baseado numa história real, o filme fala sobre o desaparecimento do jovem britânico Peter Falconio. Mochileiros, ele e Joanna Lees viajavam pela Austrália. Uma noite, a dupla é parada por um homem desconhecido que leva Falconio para a traseira do seu carro. Ouve-se um tiro. O homem reaparece armado e tenta sequestrar Lees. Ela consegue escapar, mas é acusada como autora do crime.

Bite Me (dia 02, domingos, 21h, NatGeo, estreia) - série acompanha o médico virologista Mike Leahy, que viaja por diferentes partes do mundo para mostrar que "não há o que fazer" ao se deparar com pequenas criaturas cujas picadas são mortais. Leahy percorre o habitat destes animais letais, sob a atenta supervisão de um médico, para compreender um pouco mais sobre o comportamento de suas "armas secretas" e mostrar como evitar um encontro indesejado.

The Essentials (dia 02, domingos, 22h, TCM) - Robert Osborne, historiador de Hollywood, especialista e devoto da sétima arte, será o anfitrião em um encontro imperdível com os maiores filmes de todos os tempos, aqueles que definem o significado de “clássico”. As obras mestras do cinema, os grandes autores, os maiores ícones, os títulos que não deveriam faltar na coleção de todo amante da sétima arte.

Black Jack (dia 03, segundas, 11h, Animax, estreia) - o canal exibe pela primeira vez no Brasil o anime inspirado na obra de Osamu Tezuka. A história gira em torno de um médico que faz de tudo para salvar seus pacientes, não importa o quanto a doença seja obscura, difícil ou desconhecida.

Yin Yang Yo (dia 03, segunda a sexta, 14h, Disney XD) - nos novos episódios, o dois coelhos gêmeos continuam a enfrentar os mais perigosos e malvados vilões, com a ajuda de seu mestre Yo (leia mais aqui).

Bokurano (dia 03, segundas, 14h30, Animax, estreia) - inspirado no mangá de mesmo nome, o anime acompanha um grupo de jovens que encontram um programador de um novo jogo em que um grande robô precisa defender a terra contra invasões alienígenas. Logo, eles percebem que o jogo é mais do que uma mera brincadeira.

Garota Supersábia (dia 03, de segunda a sexta-feira, 15h30 e 23h, Discovery Kids) - nova atração da campanha Loucos Por Livros - que incentiva a imaginação das crianças por meio do hábito da leitura - a série animada acompanha uma super-heroína que tem uma grande paixão pelo vocabulário. Com humor e muita perspicácia, ela luta contra os malvados vilões em busca da justiça e do bom uso da linguagem.

Hannah Montana (dia 03, segunda a sexta, 18h, Disney XD, estreia) - nos novos episódios, Miley continua a esconder sua identidade secreta. Em seus momentos livres, ela se transforma em Hannah Montana, a cantora pop internacional mais popular entre os adolescentes.

Os Feiticeiros de Waverly Place (dia 03, segunda a quinta, 19h, Disney XD, estreia) - nos novos episódios, Alex e seus irmãos se envolvem em situações ainda mais divertidas e hilárias ao tentar equilibrar seus poderes de feiticeiros e os típicos desafios adolescentes na escola, com os amigos e a família.

True Jackson (dia 03, segundas, 20h, Nickelodeon) - a nova série mostra o que acontece quando nossos maiores sonhos se tornam realidade. Na história, uma menina de 15 anos que sonha trabalhar com moda certo dia esbarra com seu estilista favorito, que a contrata para ser a vice-presidente de criação de sua marca para adolescentes. Claro que não vai ser tão fácil assim conciliar emprego, escola, tarefas de casa, amigos...

A Família Obama na Casa Branca (dia 03, segunda, 21h, GNT, estreia) - o âncora do NBC News, Brian Williams, leva os espectadores ao interior da Casa Branca, onde revela em detalhes os bastidores da vida política e particular do presidente Barack Obama e sua família.

Sete Pecados Capitais (dia 03, segunda a sexta, 22h, The History Channel, estreia) - os sete pecados capitais têm tido um grande impacto na moral do mundo moderno. Temos visto como eles são encarados pelo Cristianismo, pelo Islamismo e Judaísmo, e descobrimos que para alguns eles têm até mais impacto que os dez mandamentos. Prepare-se para descobrir o quanto você é culpável!

(shirley paradizo)