segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Destaques da semana (de 01.12 a 07.12)

(legenda: jimmy two shoes)
Nova programação (dia 01, terça, TV Rá Tim Bum) - No mês de dezembro, quando o canal completa cinco anos no ar, com uma marca de aproximadamente 2,5 milhões de assinantes, os telespectadores mirins e seus pais serão presenteados com a estreia da animação Traçando Arte, no dia 05, e uma grade de programação totalmente repaginada, dividida em blocos temáticos.

Especiais de Natal (dia 01, diariamente, das 10h, 11h30, Cartoon Network) - o canal entra no clima natalino e exibe, de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30, exibe episódios cheios de HOHOHO de desenhos favoritos como Ben 10, O Acampamento de Lazlo, A Mansão Foster para Amigos Imaginários e As Meninas Superpoderosas.

Presentes de Doki (de 01 a 25, sempre às 18h, Discovery Kids, estreia) - em tempos natalinos, o canal apresenta um bloco composto por programas inéditos relacionadas ao Natal. Por meio de diferentes histórias, as séries Toot & Puddle: Uma Aventura de Natal; O Natal Mágico de Franklin; George, o Curioso: Um Natal cheio de Macacadas e O Natal do Caillou reforçam o verdadeiro sentido dessa data e comemoram tradições e costumes diferentes, valorizando a importância de estar cercado de amigos em momentos importantes. O especial inclui também a estreia de episódios das séries preferidas dos pequenos, entre eles estão: Sid, o Cientista, Wow! Wow! Wubbzy!, Franklin, Miss Spider e Willa e os Animais, entre outros.

50 Filmes que Você Deveria Assistir Antes de Morrer (de 01 ao 25, diariamente, a partir das 22h, TCM) - nesta terceira edição do especial, pela primeira vez, as obras-primas de Hollywood estarão lado a lado com produções consagradas do cinema mundial. O neorrealismo italiano, uma ópera rock britânica e até os samurais do mestre Akira Kurosawa se entendem muito bem com astros como Bogart, Capra, Eastwood e companhia. Os cinéfilos poderão testemunhar, por exemplo, Robert Donat escapando a todo vapor na primeira grande obra de Alfred Hitchcock, Os 39 Degraus; um pai e filho na Roma pós-guerra em uma busca impossível no emotivo Ladrões de Bicicletas; o inesquecível trio de indisciplinados militares ingleses encabeçado por Cary Grant na exótica aventura Gunga Din; uma turminha de crianças caçando o tesouro perdido dos piratas no clássico infantil Os Goonies; o macabro e sedutor jogo de luzes e sombras de Jacques Tourneur em Sangue de Pantera; e o corrompido Ray Milland em seu devastador e extremo retrato de um alcoólatra em Farrapo Humano.

What´s On: Law & Order (dia 01, terça, 22h55, Universal, inédito) - programa apresenta os bastidores da sobre a vigésima temporada da série de maior longevidade da TV, que estreia no dia 12 de janeiro. O programa traz depoimentos do elenco e do criador e produtor executivo Dick Wolf. Nele, o ator Anthony Anderson, que interpreta Kevin Bernard, declara que a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa na série é a história e o fato de fazer parte dela. O ator diz ainda que acredita ser difícil que outra série atinja novamente tantas temporadas no ar. Já o criador e produtor executivo, Dick Wolf, confessa que não esperava tanta longevidade.

Eurofestival: Felix van Groeningen (dia 03, quinta, 20h, Eurochannel, inédito) - no programa, a equipe do canal conversa com o diretor belga Felix van Groeningen, que esteve em Cannes para divulgar seu terceiro longa, Os Infelizes (The Misfortunates, 2009).

Perfect Catch (dia 03, quinta, 21h, E!, estreia) - o reality apresentado pela bela Carmen Electra acompanha quatro homens e quatro mulheres, que saem à caça de suas caras-metade pelos lugares mais badalados das Ilhas Gregas. Para isso, os oito concorrentes se divertem em praias durante o dia e em bares e danceterias durante a noite.

Temptation Island (dia 03, quinta, 21h, E!) - a temperatura sobe com o episódio final da segunda temporada da série que mostra mais casais separados em um lugar paradisíaco, tendo de conviver com solteiros para lá de interessantes.

Consumo: Qual É o Limite? (dia 03, quinta, 23h, TV Cultura, inédito) - documentário produzido pelo diretor Ricardo Bruini, analisa a origem e o destino de diversos bens de consumo, questiona o atual estilo de vida do ser humano e seu impacto ao meio ambiente. Desmente a ideia de que apenas grandes corporações e governos são responsáveis pelo aquecimento global e pelo esgotamento dos recursos naturais. São as nossas decisões de compra que estimulam e perpetuam a economia mundial baseada no consumo. Mas, afinal, o que podemos fazer para minimizar esses impactos? É hora de mudarmos nossos hábitos.

O Assassino do Alfabeto (dia 03, quinta, 23h50, Telecine Premium) - baseado em um caso real ocorrido em Rochester, o enredo mostra a investigação de um caso de assassino em série. A policial encarregada do caso se envolve tanto que acaba sofrendo os efeitos psicológicos do trabalho.

Animania (dia 04, sexta, 19h30, TV Cultura, inédito) - a massa de modelar é capaz de animar belas histórias. E é isso que Zeca 2D e Seth descobrem durante um trabalho de claymation, técnica de animar com massinha. No quadro Córtex, conferem uma obra-prima: o filme Frankenstein Punk, de Cao Hambuguer e Eliane Fonseca, que conta a história de um monstro bom e incompreendido. No bloco Via Web, eles vêem a série Caquinhas, de César Cabral, com os episódios Aventura no Asfalto, Ninjas e Vaso. Do Rio Grande do Sul, o animador Diego Souza fala dos Causos de Gaudério, um seriado que conta o dia a dia de um gaúcho típico em sua fazenda. O animador Pedro Luá chega para ensinar como fazer uma estrutura básica com arame de alumínio e animar massinha. Seth acaba se empolgando e constrói um boneco diferente, feito com uma meleca pra lá de inusitada: o Nhaca (leia mais aqui).

Arn: O Cavaleiro Templário (dia 04, sexta, 22h, Telecine Premium, estreia) - um homem criado num mosteiro revela-se um guerreiro e se envolve em um romance proibido. Produção alemã para quem gosta de histórias medievais.

A Ostra e o Vento (dia 04, sexta, 23h30, TV CUltura, estreia) - o bloco Cine Brasil apresenta este filme (1998) do diretor Walter Lima Jr. A jovem Marcela vive numa ilha com seu pai, o faroleiro José, e o velho Daniel. O único contato da menina com o mundo exterior se dá por meio de uma embarcação com quatro marinheiros que regularmente vão levar-lhes provisões. Através das palavras de Daniel, que a ensina a ler e é sua fonte de ternura e conhecimento, e da severidade do pai, que quer protegê-la do resto do mundo, Marcela segue sua vida até que, ao tornar-se adolescente, passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma intensa. No elenco Lima Duarte, Leandra Leal, Fernando Torres, Castrinho, Floriano Peixoto e Debora Bloch.

Traçando Arte (dia 05, domingo, 10h, TV Rá Tim Bum, estreia) - a série que busca apresentar ao público infantil um pouco da obra e da biografia de grandes pintores brasileiros. Para isso, o programa se vale de dois protagonistas: Trácio e Jean Pierre - traças de personalidades opostas que vivem em um museu e que, a cada programa, apresentam um artista diferente para a garotada.

Hot Girls in Scary Places (dia 05, sábado, 12h, E!, estreia) - canal registra apavorante noite de três estudantes da USC (University of Sul Califórnia) trancadas em um hospital mal-assombrado. As jovens precisam passar a noite por lá, realizando uma investigação paranormal. Tudo isso para encontrar um cofre com 10 mil dólares, o prêmio por essas horas aterrorizantes. Mais perigoso que as ameaças fantasmas, porém, é o motivo que as faz permanecer por lá: quem sair antes do sol nascer perde todo o dinheiro.

Teatro Rá Tim Bum: Sopa de Pedra (dia 05, sábado, 13h15, TV Cultura, inédito) - peça infantil, gravada em alta definição, é uma adaptação do texto de Tatiana Belinky para o teatro. O espetáculo conta a história de dois artistas de rua, Magnólio e Benzedrino que passam por um momento muito difícil: não conseguem público para suas apresentações. Eles resolvem partir em busca de um lugar onde haja pessoas. Em seu caminho encontram uma senhora que os recebe em sua casa para um descanso, mas lhes nega comida. Os dois artistas percebem que a velha está com a dispensa cheia e acabam por envolvê-la com uma promessa: farão uma sopa de pedra que só eles têm a receita. A velha gananciosa adora a ideia de não precisar gastar dinheiro para comprar comida e convida Magnólio e Bezendrino para cozinharem. Sutilmente, eles vão acrescentando à sopa todos os legumes, além de toicinho e até carne. Servem então uma refeição muito saborosa e acabam revelando que o alimento na verdade, com pedra ou sem pedra, teria o mesmo gosto. A velha expulsa os dois artistas, furiosa por ter sido enganada, mas feliz por estar com o caldeirão cheio da deliciosa sopa.

Os Padrinhos Mágicos - Ídolos das Fadas (dia 05, sábado, 19h, Nickelodeon) - o gênio está de volta para atormentar a vida do pequeno Timmy. Enquanto isso, milhares de fadas chegam à cidade para disputar um concurso de canto. Quem será eleito o Ídolo das Fadas?

Os Padrinhos Mágicos – Um Bebê Muito Louco (dia 05, sábado, 20h, Nickelodeon) - Timmy deseja que Cosmo e Wanda tenham seu próprio bebê. E quando os inimigos dos padrinhos mágicos descobrem a existência do primeiro bebê fada em mais de 10 mil anos, decidem fazer de tudo para seqüestrá-lo.

A Saga dos Padrinhos Mágicos 1 (dia 06, domingo, 19h, Nickelodeon) - a trilogia de Os Padrinhos Mágicos começa como um grande épico. O menino Timmy – o protegido das fadas Cosmo e Wanda – tem que enfrentar um buraco negro que está consumindo todo o universo mágico. E só ele é capaz de ajudar, já que ele é “O Escolhido” (assim como Neo, da trilogia Matrix).

A Saga dos Padrinhos Mágicos 2 (dia 06, domingo, 20h, Nickelodeon) - Timmy acredita que venceu a luta e volta para a casa de seus pais, no mundo real. Mas Cosmo e Wanda são capturados e levados para a prisão de Abacatraz (uma mistura da prisão de Azkaban, de Harry Potter, e a famosa prisão Alcatraz). Então, o garoto decide voltar para o mundo das fadas e lutar. A diferença é que agora ele está equipado com sabres de luz (da trilogia Star Wars).

A Saga dos Padrinhos Mágicos 3 (dia 06, domingo, 21h, Nickelodeon) - Timmy acorda em seu quarto e é como se a grande batalha não tivesse acontecido. Mas algo está fora do normal – seus pais e amigos estão agindo de uma maneira muito estranha. Agora o garoto terá que enfrentar um robô que quer destruir o mundo real (fazendo uma alusão à trilogia O Exterminador do Futuro).

Jimmy Two Shoes (dia 07, segunda a sextam 16h30, Nickelodeon, estreia) - a nova série de animação conta a história do menino mais alto astral que existe. Jimmy é muito feliz e adora brincar, mas acaba indo parar na Cidade Tristeza – um lugar onde ninguém nunca ouviu falar em diversão. Junto com sua cachorra de estimação e sua amiga maluquinha Heloise, ele vai agitar a cidade. Porém, Lucio, o homem mais poderoso do lugar, não está gostando nada da onda de felicidade que Jimmy está causando e vai fazer de tudo para acabar com a festa.

(shirley paradizo)

domingo, 29 de novembro de 2009

Estreia: Ben 10 - Invasão Alienígena

O canal Cartoon exibe mais um filme inspirado no herói Ben Tennyson. Depois de protagonizar Ben 10 - A Corrida contra o Tempo (2008), o garoto que capaz de se transformar em poderosos alienígenas está de volta ao mundo real. Só que, desta vez, direto de Ben 10 - Força Alienígena, a série animada derivida que mostra Ben mais crescido, aos 15 anos de idade. Batizado Ben 10 - Invasão Alienígena, o longa-metragem live-action traz um renovado elenco de atores e um Ben 10 cinco anos mais velho que sua primeira empreitada em carne e osso, com novos heróis, novos alienígenas no Omnitrix e, é claro, novos vilões.

Agora adolescente Ben (Ryan Kelley, de Cartas de Iwo Jima) deixa de lado as tropas dos Encanadores – uma organização secreta que combate forças extraterrestres - para ajudar sua antiga amiga amiga Elena (Alyssa Diaz, de A Agenda Secreta do meu Namorado) em sua busca pelo pai desaparecido. Durante sua jornada, ela descobre que uma ameaça pode colocar em risco nosso planeta e pede socorro ao herói. Nessa batalha, Ben 10 vai contar com dois alidados: sua prima Gwen (Galadriel Stineman), o lado racional da equipe e que agora tem impressionantes poderes mágicos, e Kevin Levin (Keyes), antigo inimigo que se tornou combatente das forças do bem. No papel de Max, avô de Ben e Gwen e voz da experiência no combate a ETs e outras ameaças do além, está Barry Corbin (de Onde os Fracos Não Têm Vez).

O filme leva a assinatura de Alex Winter (da comédia cult de horror Freaklândia – Parque dos Horrores), que virou uma espécie de ícone dos adolescentes ao estrelar, ao lado de Keanu Reeves, as comédias A Fantástica Aventura de Bill & Ted (1989) e Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo (1991). Já o roteiro ficou a cargo de John Turman, de Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado e Hulk.

Exbição: dia 29, domingo, 21h, Cartoon Network

Bastidores: Tá Chovendo Hambúrguer

As animações estão em alta. Somente neste ano, os cinemas exibiram sucessos de público elogiados pela crítica, como Planeta 51 e Up – Altas Aventuras. Os mais recentes desta safra foram Os Fantasmas de Scrooge e Tá Chovendo Hambúrguer. Este último é tema de edição inédita de Behind the Scenes, programa do E! Entertainment Television que mostra os bastidores das produções mais badaladas do momento, com ênfase em segredos e curiosidades das filmagens, assim como entrevistas com o diretor e o elenco.

Hoje, dia 29, domingo, às 17h30, o canal apresenta o making of dessa animação produzida em 3D. Baseado no livro de Judi e Ron Barrett, Tá Chovendo Hambúrguer conta a história do cientista frustrado Flint Lockwood (voz de Bill Hader), que vive em uma cidade onde a pesca é a principal fonte de renda. Ao criar um sintetizador de comida, capaz de gerar qualquer tipo de alimento, Lockwood acredita que resolveu o problema. Mas um acidente coloca sua máquina na estratosfera e a cidade passa a ver comida caindo do céu.

Além de entrevistas com o time de dubladores formado por Bill Hader, Anna Faris, James Caan, Neill Patrick Harris, Benjamin Bratt e Mr. T., o E! conversa com os diretores Chris Miller, que assinou Shrek Terceiro, e Phil Lord.


Exibição: dia 29, domingo, 17h30, E!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Literatura: Gatos

Era Outra Vez um Gato Xadrez (Leticia Wierzchowski; R$ 34,90, Galerinha Record) - nesta divertida história escrita por Leticia e com ilustrações de Virgilio Neves (que fez parceria com a escritora também em O menino Paciente e Todas as Coisas Querem Ser Outras Coisas), um gato xadrez decide que quer mudar de cor. Inteligente, fluente em gatês e intelectual, o bichano sai à procura de quem possa ajudá-lo. Ele encontra um periquito que diz ver o futuro e uma águia que o leva até a casa de uma bruxa malvada. O felino enfrenta de tudo para conseguir realizar o seu desejo.

Borba, o Gato (Ruth Rocha; R$ 27,90, Salamandra) - Borba, o gato, e Diogo, o cão, ensinam a todos uma grande lição: que cão e gato podem ser amigos e, juntos, enfrentar todos os perigos. As histórias da da série Vou te Contar foram escritas por Ruth Rocha durante os anos de 1969 a 1981, em várias revistas para crianças que ela dirigiu, publicações que faziam um grande sucesso entre os pequenos. São histórias que mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia.

Ana, Guto e o Gato Dançarino (Stephen Michael King; R$ 29,00, Brinque Book) - Ana podia pegar qualquer coisa e transforma-la em algo maravilhoso. Ela fazia, por exemplo, sapatos: marrons, pretos ou simples botinas de trabalho. Mas não tinha coragem de mostrar às pessoas o que sabia fazer. Seus dias eram todos iguais, até que a visita de dois menestréis, vindos de longe, mudou sua vida. Guto e o Gato Dançarino precisavam de novos sapatos, mas não tinham como pagar por eles. Ofereceram em troca aulas de dança. Neste divertido livro, Stephen Michael King celebra a alegria de sermos autênticos e libertarmos a imaginação.

(shirley paradizo)

Destaques da semana (de 24.11 a 30.11)

Futurama: O Jogo de Bender (dia 24, terça, 8h20, Telecine Premium) - em mais um longa-metragem com os personagens da famosa série Futurama, o preço do combustível para naves espaciais está alto. Então, a equipe do Planet Express é obrigada a explorar uma perigosa mina, onde encontrarão um fantástico mundo medieval, incluindo dragões e feiticeiros.

Burn Notice (dia 24, terça, 21h, Fox, estreia) - a terceira temporada da série começa com Michael saindo da água, completamente livre da interferência da organização que o dispensou, mas agora sob investigação da polícia. Michael encara um novo adversário na figura da detetive da Polícia de Miami, Michelle Paxtyon, que fica obcecada em descobrir a verdade sobre ele. Ainda nesta nova temporada, Michael e sua equipe ajudam uma criança sequestrada, enfrentam criminosos latino-americanos e lidam com alguns rostos familiares conforme Michael trabalha para voltar para a CIA.

Diário do Olivier (dia 24, terça, 23h30, GNT, inédito) - o chef francês volta com seu programa, visitando um restaurante em Angra dos Reis. No cardápio, frutos do mar e um passeio de barco. A nova temporada de Olivier Anquier terá quatro programas. Um dos deles será um especial sobre fogão a lenha, que vai mostrar não só receitas como também a construção e manutenção de um fogão.

E! Fashion Week: Custo Barcelona (dia 24, terça, 22h30, E!, inédito) - realizado no Promenade Salon, no Bryant Park, o evento apresentou as principais tendências do estilista para a temporada de moda mais charmosa do ano. Conhecido pelo uso de cores fortes em suas criações, ele ganhou o apelido de 'Custo, amante da cor'.

Os Subterrâneos Vikings (dia 25, quarta, 19h, The History Channel) - a série Cidades Ocultas mostra Dublin e o que restou do período em torno do ano 700 d.C, mostrando como a cidade conviveu e se protegeu contra as invasões vikings.

Fear(s) of the Dark (dia 25, quarta, 22h, Max) - seis animadores contam histórias diferentes de terror.

Stargate Universe (dia 25, quarta, 22h, Sci-fi, estreia) - depois de Stargate SG-1 e Stargate Atlantis, chega ao canal esta série que acompanha uma equipe de soldados, cientistas e civis que precisa ir à Stargate quando a base que estava escondida retorna após um ataque. Enfrentando as necessidades básicas de comida, bebida e oxigênio, o grupo precisa revelar os segredos da nave Stargate para sobreviver. O perigo, a aventura e a esperança que eles descobrem a bordo da nave irão definir quem são os heróis e os vilões entre eles.

Especial Bob Esponja: Entrando numa Fria (dia 26, quinta, 17h30, Nickelodeon, estreia) - o restaurante Siri Cascudo está comemorando seu 117º aniversário e o Sr. Sirigueijo planeja vender muitos hambúrgueres nessa data. Mas Bob Esponja, Patrick, Lula Molusco e o próprio Sr. Sirigueijo acabam ficando acidentalmente presos no freezer antes de ter a chance de celebrar. Enquanto eles tentam escapar pela tubulação de ar-condicionado, eles relembram alguns momentos inesquecíveis de suas vidas. Essa situação acaba se transformando na oportunidade perfeita que Plankton esperava para roubar a fórmula secreta do hambúrguer mais famoso da Fenda do Bikini.

Ocean Waves (dia 27, sexta, 3h15 da madrugada, Cinemax, estreia) - baseada no livro de Saeko Himuro e com direção de Tomomi Mochizkie, a animação gira em torno de Taku Morisaki e Yutaka Matsuno, dois amigos que estudam juntos em Kochi. Logo conhecerão Muto, uma estudante bela e inteligente que acaba de chegar de Tóquio. Sua vinda mudará a rotina de todos.

Bob Esponja, o Filme (dia 27, sábado, 17h30, Nickelodeon) - há algo suspeito na Fenda do Bikini e Bob Esponja, o maior inocente do mundo submarino, está prestes a iniciar uma grande aventura com seu amigo Patrick. Juntos eles partem em busca da coroa roubada do Rei Netuno. Dirigindo um sanduíche, nossos amigos seguem numa viagem repleta de monstros marinhos assustadores, vilões terríveis e bandidos perigosos (leia mais aqui).

Cirque Du Soleil: Dralion (dia 27, sexta, 20h, A&E, estreia) - na apresentação, acrobatas chineses formam equipe com artistas canadenses, em uma celebração sem precedentes dos quatro elementos da natureza – ar, água, fogo e terra, mostrados por meio das cores azul, verde, vermelho e ocre, respectivamente.

Galileu e sua Batalha pelo Céu (dia 27, sexta, 21h, The History Channel, estreia) - baseado no livro da escritora norte-americana Dava Sobel, sobre as cartas que Maria Celeste, filha mais velha de Galileu, trocava com o pai, o documentário traz o ator britânico Simon Callow como o famoso filósofo, e revela sua paixão pelo pensamento científico e o desejo de fazer descobertas sobre o Universo. Uma das passagens mais conturbadas de sua vida foi quando passou a defender a teoria de Copérnico, que afirmava que o Sol era o centro do Universo e não a Terra. Desafiando o poder da Igreja, ele foi acusado de herege e chegou a ser condenado. Mesmo assim, continuou propagando suas ideias.

Morte Súbita (dia 27, sexta, 22h, telecine premium, estreia) - um cruzeiro pelas águas da Austrália se transforma em puro terror quando um grupo de turistas vira presa fácil para um enorme crocodilo devorador de homens. Tudo começa quando um cínico escritor americano se junta a uma turma de férias pelas águas do Kakadu National Park.

Noites de Tormenta (dia 28, sábado, 21h05, HBO, estreia) - Adrienne Willis ( Diane Lane) é uma mulher cuja vida está um caos. Em busca de paz e tranquilidade, ela decide passar um fim de semana em uma pousada na cidade litorânea Rodanthe. Lá conhece o hóspede Dr. Paul Flanner (Richard Gere), um homem atraente que se encontra em plena crise de consciência. Juntos eles encontram forças para superar as dificuldades e, em um fim de semana mágico, iniciam um romance que trará mudanças profundas para ambos.

Austrália (dia 28, sábado, 22h, telecine premium estreia) - passado durante a Segunda Guerra Mundial mostra Sarah Ashley (Nicole Kidman), uma arrogante aristocrata inglesa, que possui uma fazenda de gado na Austrália. Ela viaja ao país para reencontrar o marido, mas ao chegar descobre que ele foi assassinado. Para não perder a fazenda, ela se une a um vaqueiro (Hugh Jackman) e ao garoto arborígene Nullah (Brandon Walters). Juntos eles precisam levar um rebanho de gado até Darwin, no interior do país.

Especial: As Profecias de Maia (dia 29, domingo, 21h, NatGeo, estreia) - eles previram a chegada do Cristianismo e a colonização espanhola das Américas. Escritas há mais de 800 anos, as profecias maias também anteviram a Primeira Guerra Mundial, a ascensão de Hitler e o tsunami que devastou o Sudeste asiático em dezembro de 2006. Segundo tais profecias em 21 de dezembro de 2012, um desastre natural de proporções nunca antes vistas irá destruir a Terra, eliminando toda a raça humana. Por meio da utilização de computação gráfica e entrevistas com cientistas nas áreas de geologia, antropologia e astronomia, o programa fornece aos telespectadores uma explicação científica dramática para o que pode ou não acontecer em 2012.

São Paulo sob Ataque (dia 29, domingo, 20h, Discovery Channel, estreia) - programa relata os bastidores dos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC), em maio de 2006. Um momento que colocou em xeque a Segurança Pública de São Paulo, gerou pânico entre a população e fez parar a maior cidade da América do Sul. Foram oficialmente contabilizados e atribuídos ao PCC: 280 ataques, 82 ônibus incendiados, 78 feridos e 46 mortos (entre policiais e agentes penitenciários).

(shirley paradizo)

sábado, 21 de novembro de 2009

Estreia: Especial Bob Esponja

O Nickelodeon continua celebrando o aniversário de 10 anos de Bob Esponja. De 23 a 27 de novembro, o canal relembra todos os episódios especiais de longa duração criados para homenagear o personagem e um ainda inédito. Confira a programação abaixo.

Bob Esponja Descobrindo Atlântida (dia 23, segaunda, 17h30) - quando Bob Esponja e Patrick encontram a segunda parte de um antigo amuleto, a dupla viaja para a antiga cidade de Atlântida, onde uma grande aventura começa. Lá, eles precisam encontrar o Lord Royal Highness. Enquanto o Sr. Sirigueijo enche os bolsos de ouro e Plankton tenta dominar o pedaço, Bob Esponja e Patrick descobrem o tesouro de Atlântida.


Bob Esponja e a Onda Gigante (dia 24, terça, 17h30) - levados por uma onda gigante, Bob Esponja e seus amigos acabam presos em uma área isolada bem distante da Fenda do Bikini. Enquanto tentam achar o caminho de volta, eles encontram o guru Jack Kahuna Laguna que diz que o único caminho de volta é sair surfando pelo oceano.

Que Bob? Que Calça?
(dia 25, quarta, 17h30) - quando Bob Esponja finalmente resolve dedicar um tempo a seus melhores amigos, todos parecem ficar incomodados com a presença constante da esponjinha amarela. Triste por ter sido ignorado, ele faz as malas e decide abandonar para sempre a Fenda do Bikini. Só que no meio do caminho, perde a memória e, vagando no fundo do oceano, chega a New Kelp City – uma grande metrópole submarina. Lá, vira uma grande celebridade ao prender uma gangue dentro de uma bolha que ele próprio fez.

Bob Esponja: Entrando numa Fria (dia 26, quinta, 17h30) - na história deste especial inédito no canal, o restaurante Siri Cascudo está comemorando seu 117º aniversário e o Sr. Sirigueijo planeja vender muitos hambúrgueres nessa data. Mas Bob Esponja, Patrick, Lula Molusco e o próprio Sr. Sirigueijo acabam ficando acidentalmente presos no freezer antes de ter a chance de celebrar. Enquanto tentam escapar pela tubulação de ar-condicionado, eles relembram alguns momentos inesquecíveis de suas vidas. Essa situação acaba se transformando na oportunidade perfeita que Plankton esperava para roubar a fórmula secreta do hambúrguer mais famoso da Fenda do Bikini.

Bob Esponja - O Filme (dia 27, sexta, 17h30) - há algo suspeito na Fenda do Bikini e Bob Esponja está prestes a iniciar uma grande aventura com seu amigo Patrick. Juntos eles partem em busca da coroa roubada do Rei Netuno. Dirigindo um sanduíche, nossos amigos seguem em uma viagem repleta de monstros marinhos assustadores, vilões terríveis e bandidos perigosos.

(shirley paradizo)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Estreia: Iron Man - O Homem de Ferro

A série animada Iron Man: Armored Adventures, que começou a ser exibida em abril deste ano nos Estados Unidos pelo canal Nicktoons, chega ao Brasil com o título Iron Man - O Homem de Ferro. Co-produzida pela Marvel Animation e Method Animation, relata as aventuras do famoso super-herói durante sua adolescência. Tony Stark é um típico estudante de 16 anos e herdeiro de uma companhia de milhões de dólares, que leva uma vida de luxos com liberdade para se dedicar ao seu principal interesse: buscar emoções extremas, resolver mistérios e criar fantásticas invenções.

Secretamente, ele desenvolve a armadura perfeita que substituirá todos os veículos. Depois de um acidente aéreo que vitima seu pai, Tony se fere e é obrigado a usar a armadura para substituir alguns de seus órgãos vitais. Tony Stark se torna, assim, o Homem de Ferro. Agora depende de sua própria e impressionante tecnologia para sobreviver, combater a corrupção e o malvado Sr. Stein, que deseja transformar a companhia do seu pai em uma fábrica de armas de alta tecnologia para o exército.

A animação teve 26 episódios encomendados e nos EUA a primeira temporada só chega ao final agora em dezembro.

Personagens

Tony Stark / Homem de Ferro - como todo adolescente, ele passa seu tempo estudando para os exames, testando suas invenções, procurando aventuras e... salvando o mundo. Ele precisa conciliar os desafios normais da juventude com a grande responsabilidade gerada por sua invenção revolucionária: uma armadura tecnológica de última geração conhecida como Homem de Ferro.

Jim Rhodes - melhor amigo de Tony desde a infância. As personalidades dos dois são totalmente opostas, mas se complementam. Ele é calmo, fechado e sempre pensa muito bem antes de agir. Tony o recruta para suas loucas aventuras, sempre o incentivando a superar seus limites. Ele é o estrategista da dupla.

Patricia "Pepper" Potts - filha de um agente do FBI que acaba de se mudar para Nova York, ela passou a infância acompanhando seu pai em países diferentes nos quais ele cumpria missões. Pepper é cheia de vida, energia e humor, e nunca desiste de nada. Ela também tem a língua afiada e adora fazer piadas sarcásticas.

Gene Khan - é o herdeiro de uma rica família do setor de importação/exportação. Secretamente, ele também é o pior inimigo do Homem de Ferro, o chamado Mandarim. Gene e Tony são os dois lados da mesma moeda. Ambos são adolescentes ricos que andam na moda, são poderosos e têm identidades duplas das quais ninguém suspeita. Os dois vivem de maneira parecida e estão na mesma posição social – exceto pelo fato de que Tony é um herói e Gene é
um louco egocêntrico.

Estreia: dia 21, sábado, 16h, Disney XD

(shirley paradizo)

Cinema: Planeta 51

Se, antes de assistir Planeta 51, alguém te dissesse que o desenho é espanhol, provavelmente você nem o veria. E, se depois de assistir Planeta 51, alguém te dissesse que o desenho é espanhol, provavelmente você não acreditaria. Num mundo de globalização da tecnologia e de softwares cada vez mais acessíveis, vai ficando cada vez menor a diferença técnica que separa, digamos, uma DreamWorks de uma Ilion Animation. Quem? Ilion. Guarde este nome.

Trata-se de um estúdio espanhol de animação que estreia com o pé direito no delicioso Planeta 51, desenho animado de longa-metragem que não fica devendo nada aos maiores do gênero. Em parceria com a produtora britânica Hand Made, e capital da também espanhola Antena 3 (uma das co-produtoras de Vicky Cristina Barcelona), a Ilion acertou em cheio ao produzir o divertido roteiro de Jeo Stillman (também co-roteirista de Shrek 1 e 2) sobre uma invasão alienígena.

A diferença aqui é que os alienígenas somos nós. O Planeta 51 do título é muito parecido com a Terra dos anos 50, onde proliferavam as lanchonetes para a juventude, a pré-história do rock´n´roll e um grande desconhecimento do espaço sideral, o que acabava povoando o imaginário coletivo com assustadores filmes de ficção científica sobre ataques aliens.

A população do planetinha vive em paz, até que uma nave espacial pousa por ali. E de dentro dela sai um terrível, horripilante e assustador... humano! A partir daí, o filme se desenvolve num excelente ritmo de ação e comédia, com direito a um humor inteligente, sem apelações, repleto de referências hilariantes para o público adulto e situações encantadoras para as crianças.

O astronauta Chuck Baker, o sabichão de bom coração, já pode entrar para a galeria dos clássicos, como uma versão “carne-e-osso” de Buzz Lightyear. E Rover não deixa de ser uma versão robótico-canina de Wall-E. É notável também a maneira pela qual os diretores conseguem, rapidamente, criar uma forte empatia da plateia com a grande maioria dos personagens. Com destaque para um divertido ativista pacifista cantor/compositor no estilo Bob Dylan.

Espertamente de olho no mercado internacional, Planeta 51 é dublado por um ótimo elenco de atores de língua inglesa (incluindo Jessica Biel, Dwayne Johnson, Gary Oldman, John Cleese e vários outros), ainda que no Brasil os cinemas só exibirão cópias em português. Nada contra. Mesmo porque a distribuidora brasileira teve o bom senso de contratar ótimos dubladores profissionais, e não um punhado de famosos de plantão, como tem acontecido em outras animações. Vida longa e próspera para Chuck Baker e sua turma!

Em cartaz: dia 20, sexta, nos cinemas nacionais

Classificação: livre

(celso sabadin*)

* o multimídia e querido amigo celso sabadin é autor do livro autor do livro vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do cinema mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o planeta tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV gazeta e da rádio bandeirantes.

Cinema: A Saga Crepúsculo - Lua Nova

Centenas de meninas se aglomeravam para ver a continuação da saga baseada nos livros homônimos (está no quarto volume) de muito sucesso da escritora Stephenie Meyer. Pode-se creditar tamanho estardalhaço às campanhas maciças de marketing, ou aos rostos bonitos do elenco. Mas a verdade é que a série é muito mais do que isso.

A história, mesmo fantástica, é simples. Bella (Kristen Stewart), uma adolescente deslocada que vive com o pai em uma remota cidade do interior dos Estados Unidos, se apaixona por Edward (Robert Pattinson), o rapaz mais bonito e também mais misterioso da escola. Ele, um vampiro para sempre adolescente e perturbado com a ideia de matar humanos para se alimentar, nutre os mesmos sentimentos por ela, apesar das diferenças.

Se no final do primeiro filme eles conseguem se acertar, em A Saga Crepúsculo: Lua Nova os conflitos tornam-se mais evidentes. Depois que a jovem, por acidente, se corta em meio à família de vampiros de Edward (suscitando a sede de sangue do clã), ele decide que o relacionamento não poderá continuar.

O rompimento fará com que Bella caia em depressão e, em seguida, nos braços de seu colega Jacob (Taylor Lautner). Como é sabido, basta ver o trailer, Jacob pertence a uma casta inimiga dos vampiros, os lobisomens, o que criará um estranho, mas sensível triângulo amoroso. Todos amam Bella, mas ela parece não ter sorte: nenhum deles pode realmente ficar com ela - já que ambos podem matá-la por descuido.

A trama tem um complicador. Em sua dor, a heroína percebe que pode ver a imagem de Edward toda vez que se coloca em perigo de morte, razão pela qual pula de um penhasco. Apesar de ser salva por Jacob, Edward acredita que ela morreu e parte para a Itália, onde pedirá para morrer pelas mãos dos honoráveis Volturi, a realeza vampira, liderada por Ado (Michael Sheen, de Frost-Nixon).

Alertada pela irmã de Edward, Alice (Ashley Greene), sobre o sacrifício, Bella tentará salvá-lo. Ao arriscar a própria vida, ela espera receber sua recompensa máxima: tornar-se uma deles e ficar para sempre com seu verdadeiro amor.

A roteirista Melissa Rosenberg (de Ela Dança, Eu Danço) não omitiu qualquer traço do açucarado romance de Stephenie Meyer. E o diretor Chris Weitz (de A Bússola de Ouro) atende a todas essas especificações, cena por cena, ao som de baladas como A White Demon Love Song, do The Killers. Um fator a mais de identificação dos espectadores alvo com tudo o que se vê na tela.

São visíveis os buracos na trama, os erros de continuidade, a ingenuidade com que os conflitos se resolvem e a pobre narrativa dramática. Mas, no fim, isso não importa para quem gosta da saga. As espectadoras da pré-estreia, e aquelas que esgotaram os ingressos da estreia já na pré-venda, preferem o mergulho escapista só encontrado na fantasia, por mais delirante que seja.

Lua Nova está longe de ser bom cinema. Com atores imaturos e direção esquemática, a produção apenas faz sucesso porque retira as adolescentes do claustro doméstico e da insegurança romântica.

Quando estiveram em São Paulo, em uma coletiva de imprensa dominada por suspiros, Kristen Stewart e Taylor Lautner deram indícios disso. Embora afirmasse que não havia lido o livro antes de receber o roteiro, a atriz disse entender as razões pelas quais milhares de fãs da série se identificavam com a personagem - muito embora, ela não.

Como no livro, Bella ainda há de sofrer muito nas mãos de vampiros, lobisomens e de suas próprias dúvidas juvenis. Jacob, como o segundo na ordem dos acontecimentos, também. E Edward, que lançou o ator Robert Pattinson ao posto de galã, terá de enfrentar a ira de seus inimigos e semelhantes. Tudo isso numa saga que ainda está longe de acabar.

Em cartaz: dia 20, sexta, nos cinemas nacionais

Classificação: 12 anos

* texto do amigo rodrigo zavala, publicado originalmente no site cineweb

Da minha coleção...



Com roteiro e direção de Lucas Martell, Pigeon: Impossible é uma divertida animação 3D sobre um pombo que, acidentalmente, acaba preso dentro da pasta de um agente do governo. Mas a ave logo percebe o que está acontecendo e começa a chamar a atenção de todos na cidade, provando uma enorme catástrofe. O curta demorou quase 5 anos para ficar pronto e é o primeiro trabalho do animador.

(shirley paradizo)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mickey vai às ruas

Para quem mora na Cidade Maravilhosa e é fã dos personagens da Disney, aqui vai uma boa notícia. No dia 29, domingo, a empresa promove, com patrocínio da Nestlé, o primeiro de uma série de desfiles a serem realizados no Brasil. A Parada Momentos Mágicos será um grande desfile com sete carros alegóricos, oito veículos e quatro mini-carros, que percorrerão cerca de 4 quilômetros de extensão da Avenida Atlântica, em Copacabana, com acesso livre ao público, a partir das 9h.

Mais de 400 artistas, entre bailarinos e atores, escolhidos localmente, passarão pela orla. Com direção artística supervisionada pela Disney, o espetáculo vai contar com temas: Mickey Mouse e os seus amigos, Fadas, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia, Ursinho Pooh, Toy Story e Princesas. Também vão marcar presença O Rei Leão, Zé Carioca, High School Musical (com a presença dos atores da versão brasileira que estreia em 2010, chamado High School Musical - O Desafio, e dos apresentadores do Zapping Zone - Bruno, Dani e Thais), Lilo & Stitch, Vilões da Disney, O Barco do Peter Pan, Playhouse Disney com Manny Mãos à Obra (e os apresentadores do canal Vini e Estela) e Mogli - O Menino Lobo.

Outras duas paradas, do mesmo patrocinador, já estão confirmadas e prometem levar todo o encantamento dos personagens clássicos e contemporâneos e dos talentos Disney para as cidades de Vila Velha, no Espírito Santo (06 de dezembro/2009), para São Paulo (20 de dezembro/2009).

(shirley paradizo)

O roubo do século

Foi divulgado novo trailer da na animação Meu Malvado Favorito (Despicable Me). O vídeo de dois minutos apresenta melhor Gru, o vilão nº 1 do mundo. Realizado em 3D, o animado segue Gru (voz de Steve Carell, de O Virgem de 40 Anos e Agente 86), um ladrão que planeja realizar o maior roubo da história humanidade: a Lua. O que, para ele, pode ser difícil, mas não impossível. Afinal, ele já está acostumado com furtos mirabolantes, como surrupiar os pontos turísticos, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel e até a Muralha da China. Encorajado pela malvada mulher, ele encontra um único obstáculo no seu caminho: um trio de órfãs que estão sob seus cuidados.

Além de Carell, o animado conta as vozes de Jason Segel, Kristen Wiig, Will Arnett, Russell Brand, Jemaine Clement, Jack McBrayer e Julie Andrews. Meu Malvado Favorito está previsto para estrear nas salas brasileiras em 30 de julho de 2010. Confira o trailer abaixo.


(shirley paradizo)

Clássicos: Esquilo sem Grilo

Na década de 1960, parodiar o gênero de espionagens - principalmente os filmes protagonizados por James Bond - estava em alta. Foi, então, que a Hanna-Barbara aproveita o nicho e lança na telinha as aventuras de um roedor atrapalhado como agente secreto. Esquilo Sem Grilo estreou na NBC americana em 2 de outubro de 1965 e trazia como personagens principais o Esquilo Secreto. Sob o codinome 000, ele tem como companheiroa topeira Moroco Moleza, que usa um chapéu Fez (se parecendo muito com Peter Lorre), e recebe ordens de Duplo-Q. Juntos, a dupla combate os mais diversos vilões, como malvado Yellow Pinky, com a ajuda de uma série de engenhocas de dar inveja até mesmo a 007.

Embaixo de seu casado, ele guarda um bastão metralhadora, uma coleção de pistolas e outros artefatos de espionagem. Seu chapéu também é super-equipado e ele anida possui um relógio especial com mil e uma utilidades, que se transforma em isqueiro, jato d´água, serra elétrica e até um comunicador, com o qual entra em contato com seu chefe.

A série animada foi apresentada originalmente nos Estados Unidos entre 1965 a 1966, como parte do programa Formiga Atômica. Nos anos 1990, o agente retornou à TV em novos como parte de Dois Cachorros Bobos (2 Stupid Dogs, em inglês), com a atualização do título para Super-Secret Secret Squirrel e um novo elenco. Todos os personagens que habitam o mundo do Esquilo Secreto passaram a ser animais e Duplo-Q (agora chamado simplesmente o 'chefe') entrou em cena na pele de uma búfalo, em vez de um homem. Já o arqui-inimigo Yellow Pinky foi substituído por um leão-marinho conhecido como Goldflipper.

O novo desenho também introduziu Penny, uma esquilo femêa assistente do chefe. Moroco Moleza tem um irmão gêmeo maligno chamado Scirocco Mole. A arte do desenho permaneceu relativamente intacta, mas com um design mais moderno do que o versão anterior.

(shirley paradizo)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

De olho nas pistas!

Foi dada a largada. O Disney XD lança hoje, dia 17, o concurso De Olho nas Pistas de Kid Vs. Kat. Para participar, basta acessar o site do canal, cadastrar-se e responder, com muia criatividade, à pergunta: "Você acha que as mascotes precisam de seus donos? Por quê?". Os cinco autores das respostas mais criativas ganham um MP4 player. O concurso é válido para todo o Brasil e estará vigente até o dia 30 de novembro.

Kid vs. Kat (exibido às quartas, 20h30) é uma divertida animação sobre a batalha contínua entre um gato malvado e um garoto de 10 anos que, inexplicavelmente, não conseguem se acertar. O pior de tudo é que o bichano pertence à irmã mais velha do menino, que não acredita em nada que o menino diz.

(shirley paradizo)

No país das maravilhas

A Disney divulgou por esses dias novo pôster do longa-metragem Alice no País das Maravilhas. No cartaz pode-se ver as duas rainhas, a vermelha e a branca, além dos gêmeos e o gato risonho. A nova versão do diretor Tim Burton (de A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva-Cadáver) para o clássico conto de Lewis Carroll é, na verdade, uma "sequência" e não uma refilmagem da história original. Alice agora tem 17 anos e é convidada para uma festa da alta sociedade vitoriana, onde descobre que está prestes a ser pedida em casamento na frente de centenas de membros da aristocracia.

Contrariada com a situação, ela foge. Durante a escapada, encontra o Coelho Branco e decide segui-lo até à sua toca, caindo no País das Maravilhas, um local que ela visitou há dez anos mas não se lembrava. Lá ela conhece personagens como os irmãos gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre Maluca e o Chapeleiro Louco e participa de um jogo de cricket com a Rainha de Copas. O universo mágico é governado pela Rainha Vermelha. Para voltar a seu mundo, Alice terá de superar muitos obstáculos.

No elenco estão Johnny Depp (Chapeleiro Maluco), Helena Bonham Carter (Rainha de Copas), Anne Hathaway (Rainha Branca) e Mia Wasikowska (Alice).

Alice no País das Maravilhas tem estreia prevista para 16 de abril de 2010 nas salas de cinemas brasileiras.

(shirley paradizo)

Destaques da semana (de 17.11 a 23.11)

Exploração Maia (dia 17, terça, 22h, The History Channel) - o último episódio da série mostra o comércio, a navegação e a expedição chega ao fim em Cobá, onde está o totem do calendário maia datada de 3114 a.C. e que termina em 21 de dezembro de 2012, e está fazendo sucesso como a nova moda para o fim dos tempos.

A Ciência de Uma Pandemia – Vírus H1N1 (dia 20, sexta, 20h, NatGeo) - o especial lembra a epidemia de Gripe Espanhola, que matou cerca de 100 milhões de pessoas em 1918 e a criação de uma vacina para a gripe suína há 33 anos, antes de seguir para as decisões quanto à criação de uma nova vacina para a pandemia atual.

Ghost Whisperer (dia 20, sexta, 21h, Sony, estreia) - a quinta temporada começa com um episódio dirigido por sua protagonista Jennifer Love Hewitt. Nele, Melinda passa por um parto difícil e é avisada de que em todos os aniversários de seu filho, Aiden, acontecerá algo ruim. Mais tarde, fica-se sabendo que durante o parto de Melinda, uma mulher chamada Amber morreu durante o nascimento de seu filho. Amber passa a assombrar Melinda, afirmando que Aiden é seu filho. Porém, seu verdadeiro bebê foi adotado pelo pai biológico após sua morte. A nova temporada trará um salto no tempo de cinco anos, e o filho de Melinda será um personagem central em muitas histórias. A criança herda da mãe seus dons mediúnicos e tudo indica que suas habilidades são ainda mais poderosas.


Zapata (dia 20, sexta, 21h, The History Channel, estreia) em 10 de abril de 1919 é traiçoeiramente assassinado Emiliano Zapata, figura principal da Revolução Mexicana. Desde então, o homem que exigiu incansavelmente que as terras fossem devolvidas aos camponeses se torna um mito, e ainda hoje sua figura é associada à luta pela liberdade e os direitos da população agrária. O documentário Zapata recupera, através do acompanhamento dos familiares e herdeiros do herói, o homem, o mito e o seu rastro ainda vigente.

Medium (dia 20, sexta, 22h, Sony, estreia) - Allison Dubois (Patricia Arquette) já não consegue ter uma noite de sono tranquila há várias temporadas. Afinal, entender sua intuição natural e sua capacidade de comunicar-se com os mortos não é algo fácil de se assimilar. Além disso, é esposa e mãe de 3 filhas, o que torna a questão bastante complicada. Nesta nova temporada, os problemas pessoais no lar parecem aumentar, seu marido está cansado do constante assédio dos sonhos premonitórios de Allison, enquanto seu chefe, o promotor público Devalos, precisa mais do que nunca dos poderes extra-sensoriais desta dona de casa para resolver os crimes da região. Tudo parece indicar que, para Allison, ter "doces sonhos" é um sonho impossível de alcançar.

Corrida Mortal (dia 20, sexta, 22h, Telecine Premium, estreia) - Jason Statham continua com seu amor pelos carros interpretando um prisioneiro de Terminal Island, onde a diretora promove corridas. O filme é inspirado no videogame Death Race. Se você procura profundidade, o lugar não é este.

Homem de Ferro (dia 21, 16h, Disney XD, estreia) - nesta série, Tony é um adolescente herdeiro de uma companhia de bilhões de dólares, que leva uma vida de luxos, com liberdade para buscar emoções, resolver mistérios e criar fantásticas invenções. Com a morte do pai, no entanto, ele precisa lutar contra a corrupção.

Viagem Ao Centro da Terra – O Filme (dia 21, sábado, 21h05, HBO, estreia) - versão do livro de Júlio Verne com Brendan Fraser (de A Múmia) no papel de um cientista que fica preso com o sobrinho e a guia numa caverna durante uma expedição na Islândia.

Leões e Cordeiros (dia 21, sábado, 22h, Telecine Action, estreia) - Arian e Ernest resolvem se alistar no Exército e entrar na linha de fogo no Afeganistão. Enquanto isso, em Washington, o senador Jasper está prestes a contar uma história à jornalista Janine que pode determinar os destinos de Arian e Ernest.

The Cleaner (dia 21, sábado, 23h, A&E, estreia) - chega à tela a segunda temporada de da série na qual Benjamin Bratt interpreta William Banks, um homem que luta para superar seus vícios e ajudar outras pessoas mergulhadas no abismo do álcool, das drogas, das apostas e do sexo desenfreado. Para consegui-lo, terá que enfrentá-los com suas próprias fragilidades.

American Music Awards (dia 22, domingo, 23h, TNT, inédito) - o canal exibe a cerimônia de entrega do prêmio, em que os vencedores são escolhidos pelo público numa votação conduzida pela Internet. Além da entrega de troféus, que pode render momentos marcantes como o recente caso que envolveu a cantora Taylor Swift, o show também inclui apresentações de artistas convidados.

A Caçada (dia 22, domingo, 12h10, Telecine Premium) - um grupo de jornalisatas vai à Bósnia para procurar o maior criminoso do país. Os problemas começam quando eles são confundidos com um grupo da CIA e se transformam em alvo. Baseado em uma história real.

Bored to Death (dia 22, domingo, 22h, HBO, estreia) - um escritor não consegue começar seu segundo romance e, ao invés de enfrentar os problemas, começa a fantasiar sobre ser um detetive e resolver casos fora do comum. O papel principal está com Jason Schwartzman, que interpreta o escritor Jonathan. Ted Danson (de Damages, Curb Your Enthusiasm – Segura a Onda) é George Christopher, editor de uma revista de luxo e chefe de Jonathan, e Zach Galifianakis (de Se Beber, Não Case) é Ray Hueston, quadrinista e confidente de Jonathan. A série é composta por oito capítulos de meia hora e estreou nos Estados Unidos no dia 20 de setembro deste ano.


Volta ao Mundo em 7 Dias (dia 23, segunda, 8h e 19, Discovery Kids) - especial de uma semana de duração traz os episódios favoritos do público que envolvem viagens feitas pelos personagens das séries: Backyardigans, Hi-5 e Wow! Wow! Wubbzy!, entre outros.O bloco termina com dois episódios especiais. No primeiro, Barney, Comemorando ao Redor do Mundo, o dinossauro e seus amigos visitarão o Brasil, Quênia, Japão, a Índia e a Irlanda, e terão a oportunidade de aprender sobre os costumes e culturas desses países. Já no segundo, George o Curioso – Sigam Aquele Macaco, o macaquinho começa sua jornada por Nova York e, depois de atravessar todo o território norte-americano, decide integrar um elefante à sua família na Califórnia.

Bob Esponja (dia 23, segunda, 17h30, Nickelodeon, estreia) - o canal continua celebrando o aniversário de 10 anos da calça quadrada com histórias inéditas. Em Bob Esponja Descobrindo Atlântida, Bobe e Patrick encontram a segunda parte de um antigo amuleto, fazendo com que a turma viaja para a antiga cidade de Atlântida, onde uma grande aventura começa. Lá, eles precisam encontrar o Lord Royal Highness. Enquanto Sr. Sirigueijo enche os bolsos de ouro e Plankton tenta dominar o pedaço, Bob Esponja e Patrick descobrem o tesouro de Atlântida.

Tempestade Negra (dia 23, segunda, 21h, The History Channel, inédito) - durante a Grande Depressão dos anos 30, a região central dos Estados Unidos foi atacada por um fenômeno conhecido como “Tempestade Negra”. Os cientistas estudaram esses eventos estranhos, parecidos com uma tempestade de areia, e descobriram que foram causados pelo homem. Descubra como esse peculiar fenômeno meteorológico afetou a saúde de suas vítimas, e como criou eletricidade estática suficiente para fornecer energia a uma cidade.


(shirley paradizo)

sábado, 14 de novembro de 2009

Um viking em apuros

A DreamWorks divulgou o pôster nacional de seu próximo animado, Como Treinar seu Dragão (How to Train Your Dragon). Baseado em livro infantil homônimo de Cressida Cowell, a animação se passa em um mundo mítico habitado por vikings fortões e perigosos dragões. E na ilha de Berk, onde enfrentar essas criaturas é um modo de vida, um adolescente está prestes a ser iniciado nessa prática e essa é a sua única chance de provar seu valor para o pai e toda a tribo. Mas tudo muda quando o garoto faz amizade com um dragão ferido.

A animação tem direção de Dean DeBlois e Chris Sanders, a mesma dupla responsável por Lilo & Stitch, da Disney. No elenco original estão Jay Baruchel, Gerard Butler, America Ferrara, Jonah Hill, Christopher Mintz-Plasse, Craig Ferguson, Kristen Wiig e T.J. Miller.

Como Treinar seu Dragão tem estreia mundial marcada para 26 de março de 2010. Confira o trailer do animado abaixo.



(shirley paradizo)

Cinema: 2012

Sim, Roland Emmerich destruiu o mundo novamente. Não satisfeito em acabar com o nosso planeta em Independence Day, o cineasta alemão volta agora às suas hecatombes no espetacular e espetaculoso 2012, o filme que mostra as mais sensacionais cenas de destruição que um computador pode realizar. Até hoje, é claro. Desta vez, porém, a ameaça não vem de fora, dos alienígenas, mas de uma raríssima conjugação de astros que, aliada a fortes explosões solares e a um, sei lá... quem se importa? O O mundo vai explodir de dentro pra fora, e é isso que vale.

Queremos ver carros voando, cidades sendo submersas, viadutos se retorcendo, fortes explosões e destruição em escala jamais imaginada. E, neste quesito, o filme cumpre o que promete: Emmerich cria fugas e destruições apocalípticas que transformam a tela de cinema no maior monitor de videogame jamais visto. Com direito a um ritmo alucinante, algumas boas sacadas de bom humor e até - pasmem - a algumas críticas sócio-político-econômicas contra a ganância dos poderosos. Nada que supere a profundidade de um pires, é claro, e afinal esta nem é a proposta do filme. Mas fica o registro, para que ninguém acuse o cineasta de alienado.

A estrutura de roteiro é igual aos velhos filmes-catástrofe dos anos 70, tipo Inferno na Torre e Terremoto, por exemplo: aos poucos vão se apresentando os núcleos principais de personagens que se encontrarão na tragédia. Há o poderoso a ser castigado, o heroi da área técnica, a família criada para a rápida identificação com a maior parte do público, brigas e desavenças que assumem proporções minimesimais diante da enormidade da destruição, gente divertida, gente pentelha, enfim, tudo está lá.

Como já havia feito em Independence Day, Emmerich não pretende evitar os clichês, mas espetacularizá-los à máxima potência. Afinal, trata-se de um filme que fala de inundação mundial, arca da salvação, e no qual o filho do heroi se chama Noah (Noé). O detalhe é que, nesta Era Obama, há uma maior profusão de atores/herois negros. O presidente dos EUA, por exemplo, é Danny Glover (um Obama envelhecido?).

Quando a ação finalmente começa, entram em cena a tecnologia de última geração, os softwares hollywoodianos capazes de tudo, os US$ 260 milhões investidos na produção. E se deixarmos nosso senso de lógica na posíção “mínimo”, seremos levados a uma inacreditável viagem na qual acreditaremos que é possível a crosta terrestre mudar de posição sem que isso afete um gigantesco empreendimento subterrâneo capitaneado pelas principais nações do mundo.

Seremos induzidos a acreditar que continentes possam se unir para ajudar a empreitada dos nossos herois capitaneados por John Cusack. Afinal, não é este o tipo de fantasia que esperamos do cinema? Não é esta a brincadeira? Pedir conteúdo seria exagero. E provavelmente ninguém reclamará de falta de emoção, após 3 horas de muita destruição e muita correria.

Ah, um detalhe final especial para o público brasileiro: a famosa cena do Cristo Redentor sendo destruído, que vemos nos trailers, está ainda menor no filme. Tem uns 3 segundos, se tanto. Pelo jeito, as Olimpíadas continuam confirmadas para 2016.

Em cartaz: dia 13, sexta, nos cinemas nacionais

(celso sabadin*)

* o multimídia e querido amigo celso sabadin é autor do livro autor do livro vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do cinema mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o planeta tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV gazeta e da rádio bandeirantes.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Oscar 2010: A disputa começa

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou dia 11, quarta, a lista das animações qualificadas para disputar uma vaga entre os indicados ao Oscar 2010. A surpresa ficou por conta do número recorde de filmes selecionados, totalizando 20 produções. Com isso, a Academia poderá apresentar cinco indicados à categoria melhor longa-metragem de animação, já que o mínimo de 16 candidatos foi atingido.

Na maioria dos anos, a categoria teve apenas três indicados, pois menos de 16 produções foram qualificadas. A última vez em que cinco filmes disputaram o prêmio de melhor animação foi em 2002, quando 17 longas foram qualificados.

Os cinco indicados ao Oscar 2010 serão divulgados no dia 2 de fevereiro. Confira a lista a abaixo.


Alvin e os Esquilos 2

Astro Boy


Em Defesa da Terra



O Fantástico Sr. Raposo


The Missing Lynx


Mary & Max

Planeta 51

Ponyo

A Princesa e o Sapo


The Secret of Kells

Tinker Bell e o Tesouro Perdido

A Town Called Panic


(shirley paradizo)

Da minha coleção...

Assinado por Camila Carrossine e realizado em 3D, Maria Flor (2008) é um curta interassante, singelo e muito bem feito. Tanto que, por sua estética impecável, participou de diversos festivais nacionais e internacionais. O filmete conta uma pequena história sobre uma menina que vive aventuras em laranja, vermelho e azul. Vale o clique e uma vista no blog da criadora, o Karaminholas, que traz muitos trabalhos de Camila, como belíssimas fotos, pinturas, desenhos...

(shirley paradizo)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Animação em pauta: A era do 3D

É lei em Burbank: Disney Animation vai focar sua produção em filmes em 3D de agora em diante. Quem manda o recado é John Lasseter, comandante supremo do estúdio. A Princesa e o Sapo, maior aposta do estúdio neste ano, é exceção e chega aos cinemas em 2D. Mas é um caso especial, pois é o nascimento de uma nova princesa, Tiana. Ela é negra, canta magistralmente bem e incorpora o mito do “beijo no sapo”. Enquanto a animação tradicional fica reservada à realeza, os novatos serão tridimensionais, porém, há muito mais por trás dessa tática.

Os filmes mais clássicos também vão ser transpostos para 3D. A Bela e a Fera é um dos lançamentos mais aguardados, mas a briga é boa com Toy Story I e 2 – a conversão desses dois faz parte da campanha de popularização da série antes da estréia de Toy Story 3, no ano que vem. O SOS Hollywood conferiu uma sessão dupla, dentro do multiplex que incorpora o Teatro Chinês. Casa cheia e primor visual.

A idéia das sessões duplas é pouco usada mesmo em cinemas norte-americanos, mas há coisas que só a Disney pode fazer por você. Curiosamente, o evento foi remanejado do tradicional El Captain [um dos melhores cinemas da cidade, aliás] para o Mann’s, do outro lado da Hollywood Blvd por conta de um gigantesco evento promovido pelo jogador de basquete LeBrown James.

Sozinho, ele conseguiu ocupar o mesmo espaço físico que o Oscar. Com lotação aproximada de 2.500 lugares, a maior sala do multiplex estava praticamente lotada. Muitas crianças, mas elas não eram a maioria numa platéia repleta de adolescentes, adultos e idosos. É a magia da Disney, fascina todas as idades até mesmo com uma reexibição.

Converter filmes animados, especialmente os feitos por computador, é simples. Basta criar a camada extra de cor fundamental para o 3D, refazer o acabamento do arquivo e pronto. É só distribuir. Afinal de contas, tudo está bem guardado nos arquivos do estúdio. O processo é diferente com animações tradicionais, pois é necessária digitalização, tratamento e adaptação da imagem antes de se inserir os elementos 3D.

Em A Bela e a Fera, por exemplo, o maior desafio da direção foi escolher quais itens – sejam eles personagens, peças da mobília ou cenários da casa – seriam “tridimesionalizados”. O 3D é uma ferramenta deslumbrante, mas seu excesso pode causar estranhamento. A natureza de Toy Story propõe um modo diferente de olhar seus personagens e cenários. É praticamente um 3D simulado.

Converter os filmes para o novo formato reforça o óbvio e acrescenta mais charme, mas perde cor. Os óculos 3D possibilitam a união dos três espectros visuais, mas tira o brilho, que não é compensado satisfatoriamente. E, seu maior problema, a compatibilidade com crianças mais novas, pois os óculos são grandes – com medida única e universal – e além de não se encaixarem com facilidade, bloqueiam parcialmente a visão. Resultado, especialmente por serem dois filmes em sequência: os pequenos encaravam a projeção no peito e na raça, vendo tudo embaçado ou triplicado. Se divertiam do mesmo jeito, claro.

Crianças são mais público no home entertainment, pois são elas que assistem filmes à exaustão em casa e motivam a maioria das compras (a Disney tem um sistema chamado Disney Movie Club, que oferece seus títulos a preços mais baratos, incentiva fidelização e alimenta essas mentes jovens e alucinadas pelos personagens do campanhia). E a solução para elas está quase disponível e, adivinhem, foi a Disney que inventou.

Em 2010, o sistema home 3D da Disney será lançado para replicar – em alguns casos melhorar – o efeito tridimensional em qualquer televisor moderno. Os óculos continuarão necessários [serão vendidos num kit inicial, com o primeiro disco 3D, e também poderão ser comprados separadamente], mas em versão mais confortável, adequados para crianças e leves. A divulgação do produto começou na D23, com uma sala especial exibindo trailers e trechos de filmes em 3D. Já testei e recomendo.

* texto do querido amigo - e agora americano! - fábio barreto, do sos hollywood, originalmente publicado no informativo colunas&notas, no qual ele agora escreve uma coluna semanal, às segundas-feiras, substituindo rubens ewald filho, que foi para o r7, da record.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Animação nacional

Depois de um ano de desenvolvimento, sai do papel e começa a ser rodada a primeira animação brasileira em 3D digital. Brasil Animado, que vai mesclar desenho e live-action, contrará a história de dois produtores que saem pelo Brasil em busca de um Jequitibá. Porém, não pode ser qualquer uma, mas cor-de-rosa. Dessa forma, os protagonistas da trama acabam apresentando várias cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu e Brasília.

O longa tem na direção Mariana Caltabiano e supervisão de Marcelo Siqueira. As filmagens devem se estender até o início de dezembro e a estreia deve acontecer no primeiro semestre de 2010.

(shirley paradizo)

Promoção: Vencedores

A promoção Backyardigans, realizada em parceria com a Log On, está encerrada. O Mundo Animado agradece a todos que participaram e responderam à pergunta, de forma mais que criativa: "Qual é a aventura que você gostaria de viver ao lado dos Backyardigans?". Os dois vencedores, na verdade duas, seguem abaixo. Parabéns e aguarde seu prêmio.

- Aline Muxfeldt Silva Belli

- Julia Deleu

(shirley paradizo)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Destaques da semana (de 10.11 a 16.11)

(legenda: lazytown extra)

Guardiões de Animais (dia 10, segunda, 20h, NatGeo, estreia) - oito homens unidos pela paixão por animais fundaram em Nova York uma organização de resgate chamada "Guardiões de Animais". Alguns deles têm um passado de violência e embates com a lei, mas todos possuem a mesma missão: salvar animais que são maltratados pelas pessoas.

Mundo Cultura Discovery: Travessia pelo Vale dos Reis (dia 10, terça, 20h, TV Cultura, inédito) - documentário apresentado pelo diretor Alex Lay leva o público até uma das preciosidades conhecidas pela humanidade: os faraós do Egito. Baseado no projeto do egiptólogo Kent Week, o programa, por meio de computação gráfica e reconstituições, embaraca em uma jornada de 3 mil anos de história deste misterioso vale.

90210 (dia 10, terça, 21h, Sony, estreia) - neste recomeço, após ter atropelado um desconhecido e fugido, Annie está fora de controle, enquanto Silver vive na corda bamba após um surto emocional. Adrianna deu seu bebê para adoção após uma recaída na dependência. Novos triângulos amorosos vão se formar só para serem desfeitos ao longo dos episódios.

Drop Dead Diva (dia 16, segunda, 22h, Sony, estreia) - neste mais novo sucesso de Josh Berman, produtor executivo e roteirista de CSI e Bones, as investigações e os dramas policiais dão lugar a uma comédia que acompanha a advogada Jane Bingum (Brooke Elliott). Fora do peso e insegura, ela tem sua vida mudada quando o espírito da modelo Deb (Brooke D’Orsay), uma loira fútil e burra, acaba reencarnando em seu corpo.

Bem-Vindo a São Paulo (dia 10, terça, 22h, Canal Brasil, estreia) - filme em episódios reúne cineastas estrangeiros e nacionais que apresentam, cada um à sua maneira, uma faceta de São Paulo.

Melrose Place (dia 10, terça, 22h, Sony, estreia) - no episódio de estreia da segunda temporada, a certinha Annie Wilson (Shenae Grimes) é atormentada pela culpa de ter atropelado um homem e fugido quando dirigia bêbada, enquanto a garota popular Naomi Clark (AnnaLynne McCord), começa a namorar um homem mais velho e casado.

Abre as Asas sobre Nós (dia 10, terça, 0h, Canal Brasil, estreia) - a conturbada relação entre política e produção audiovisual nacional entra em pauta nesta série dirigida e apresentada por Simone Zuccolotto – que também comanda o Cinejornal, na mesma emissora. O programa discute os diversos e complexos problemas que afetam a produção cinematográfica do país. Em seis episódios, a jornalista entrevista personalidades marcantes na história do cinema nacional, que analisam a situação do mercado brasileiro dos últimos 50 anos.

Quatro Amigas e um Jeans Viajantes 2 (dia 11, quarta, 23h30, HBO) - sequência da história que envolve quatro amigas que fazem um pacto de permanecerem unidas durante o verão, mesmo que à distância, o filme é baseado no romance de Ann Brashares.

Desperate Housewives (dia 11, quarta, Sony, 22h) - as emoções começam logo no primeiro episódio da sexta temporada, com Susan se preparando para sua terceira cerimônia de casamento, enquanto enfrenta a fúria de Katherine.

A Saga dos Padrinhos Mágicos 3 (dia 12, quinta, 17h30, Nickelodeon, estreia) - Timmy acorda em seu quarto e é como se a grande batalha não tivesse acontecido. Mas algo está fora do normal – seus pais e amigos estão agindo de uma maneira muito estranha. Agora o garoto terá que enfrentar um robô que quer destruir o mundo real - uma alusão à trilogia O Exterminador do Futuro (leia mais aqui
).

Pocahontas (dia 12, quinta, 20h, Disney) - durante o período de colonização dos Estados Unidos, um navio inglês aporta na América. O capitão Smith apaixona-se pela índia Pocahontas, uma situação delicada tanto para os britânicos (que consideram Smith um traidor) quanto para os índios (que não aceitam a união). Smith é condenado à morte pelo pai da índia, mas esta tenta salvar seu amado.

Negócios em Família (dia 12, quintas, 21h, Boomerang, estreia) - os pais dos três irmãos Eli (16 anos), Avalon (15) e Ronnie (11) vivem uma rotina corporativa alucinante, bem longe do lar, deixando a garotada aprontar tudo que bem entende. Até o pai ser demitido e decidir abrir sua própria empresa, trabalhando em casa.

Onde Está Meu Príncipe Encantado? (dia 12, quinta, 21h, GNT, estreia) - documentário mostra a busca das mulheres por seu homem perfeito e descobrem que há muito por trás desta imagem idealizada. A história é contada pelo ponto de vista da própria diretora, Erin Brown. Viciada em comédias românticas e livros voltados para o sexo feminino, ela própria descobriu o quanto esperava dos homens: "Nos filmes, o príncipe encantado sempre chega no aeroporto e diz'eu te amo' no último minuto. Mas na vida real, somos sortudas se eles ao menos aparecem por lá".

Jean de La Fontaine (dia 12, quinta, 22h, Eurochannel, estreia) - no século 17, o jovem rei Louis XIV domina o chateu de Vaux-le-Vicomte, mantendo todos na rédea curta. Com o novo governo, todos os artistas se tornam fiéis a Louis XIV, exceto o escritor Jean de La Fontaine, que mantém sua lealdade a Fouquet. Cada vez mais adorado pelo povo, Fontaine é consagrado como o escritor mais popular de sua época, mesmo com a objeção do rei e sob a vista grossa de Colbert. Fontaine (1621-1695) foi um dos maiores escritores que a Humanidade já conheceu. Cheias de belas imagens poéticas, suas obras emprestaram um humor mais refinado a populares fábulas infantis. Geralmente, suas histórias são protagonizadas por animais se comportando como seres humanos, representando os costumes e vícios da sociedade. Entre elas, A Cigarra e a Formiga, O Corvo e a Raposa e O Lobo e o Cordeiro.

Como Nasceu Nosso Planeta: Os Grandes Lagos (dia 12, quinta, 23h, The History Channel, inédito) - os Grandes Lagos da América do Norte são as maiores extensões de água doce do mundo. Buscando pistas sobre sua formação, os geólogos submergem em uma mina de sal subterrânea, investigam um recife de corais fossilizado e mergulham no fundo do Lago Superior. Logo descobrirão o passado desses lagos como um mar tropical, cuja evolução continua até os dias de hoje.

Animania (dia 13, sexta, 19h30, TV Cultura, inédito) - depois de desenhar um trem de ferro, Zeca percebe que ele já anda na animação há tempos, como no filme Trem de Ferro, da produtora TV Pingüim. Via web, ele bate um papo com Maurício Sabbis, organizador do festival Locomotiva, que acontece anualmente em Garibaldi (RS) e movimenta toda a cidade. Ainda nesta edição, o público confere o filme coletivo Animajazz - ganhador do prêmio de melhor técnica de animação do festival Locomotiva. O animador Diego Stoliar fala de como conceber uma locomotiva original e exibe seu filme One, produzido no Canadá. No quadro Córtex, Marcos Magalhães fala do embate entre um boi e uma locomotiva a vapor no filme Tem Boi no Trilho (leia mais aqui
).

Colegiais em Apuros (dia 13, sexta, 22h, Telecine Premium, estreia) - quatro amigos decidem visitar o campus da universidade local, onde pretendem estudar. Lá eles conhecem Teague, o bagunceiro do campus, que decide recrutá-los como "promessas". A partir de então o trio é sujeito a todo tipo de humilhações, como forma de garantir sua entrada ao mundo das festas universitárias.

Psych
(dia 13, sexta, 23h, Universal, inédito) - neste episódio da quarta temporada, após o jogo de baseball, o pessoal do departamento de polícia decide ir a um bar para celebrar o aniversário de McNab (Sage Brocklebank). Mas, enquanto o garçom traz o bolo de aniversário, Shawn (James Roday) vê um homem usando um capuz perto da caixa registradora. Assim que ele alerta Lassiter (Timothy Omundson), ele saca sua arma e o tiroteio começa. Quando termina, o homem consegue escapar. Os policiais desconfiam que foi uma tentativa de roubo, mas Shawn defende que ele pretendia matar especificamente algum deles. Shawn acredita que o homem tentará novamente, mas se eles conseguirem identificar quem é o alvo será mais fácil de descobrir a identidade do criminoso.

Peça Piloto (dia 13, sexta, 23h30, GNT, estreia) - a atração acompanha o processo de criação de oito marcas brasileiras em ascensão e revela o preview de suas coleções para a temporada de Inverno 2010. A rotina dos personagens será mostrada, assim como a metodologia de trabalho de cada um deles. Cada episódio - destinado a um criador - mostra o fluxo de produção de uma coleção, desde a etapa de escolha de referências, ao desenho das roupas e à escolha dos tecidos. As marcas escolhidas para a primeira temporada são, em ordem de exibição: Amapô, Fernanda Yamamoto, Simone Nunes, Maria Garcia, Wilson Ranieri, Têca, Gêmeas e Homem de Barro.

African Voices (dia 14, sábado, 9h30 e 16h30, CNN, inédito) - o programa apresenta o perfil do zimbabuano James Makawa. Co-fundador do Africa Channel, uma rede premiada que transmite programas a milhões de pessoas nos EUA, Reino Unido e Caribe, a intenção de Makawa é utilizar o poder da televisão para mudar os estereótipos da África ao exibir diferentes imagens do continente, e, portanto, divulgar as vozes africanas ao redor do mundo. Existem planos para se transmitir o Africa Channel no próprio continente. Deixando as operações diárias do canal no início do ano, Makawa vem, desde então, procurando outros empreendimentos na área para promover a África.

Unidade Especial 9 (dia 14, sábado, a partir das 11h, A&E) - canal exibe sete episódios seguidos da série que acompanha um grupo de uma unidade de força especial que treina para aperfeiçoar a mais poderosa arma contra o crime organizado. Sua equipe é formada por soldados de elite cujo código é a honra. Cada nova missão exige toda sua coragem, além de trabalho em grupo e disciplina. Nesta Unidade não há lutadores individuais; eles estão dispostos a fazer tudo para salvar vidas.

Pela Estrada Afora (dia 14, sábado, 11h30, TV Cultura, inédito) - na nova história escrita por Lobato, Cris e Júlia se encontram na calçada com a Cinderela, que corria do príncipe durante as 12 badaladas da meia-noite. Elas estão fazendo um trabalho para a escola e pedem para Cinderela ajudá-las a identificarem todas as agressões ao meio ambiente causadas pelos carros. Enquanto isso, precisam despistar a madrasta que veio atrás da Cinderela (leia mais aqui
).

LazyTown Extra (dia 14, sábados e domingos, 12h30, Discovery Kids, estreia) - chega ao canal a primeira temporada desta versão original da série de sucesso LazyTown, gravada em São Paulo e em outras cidades da América Latina, como Buenos Aires, Bariloche e Bogotá.

Cultura Mundo (dia 14, sábado, 18h, TV Cultura, inédito) - produzido pela BBC, o documentário A Lua mostra uma das mais recorrentes obsessões do conhecimento humano. Desde tempos imemoriais, a Lua preocupa e intriga o habitante do planeta Terra. Em 20 de julho de 1969, a Apollo 11 tornava realidade, para a visão espantada do mundo inteiro, o sonho almejado por gerações e gerações: o homem chegava à Lua. Nos três anos seguintes, cinco outras missões chegaram à Lua com viajantes espaciais. Houve o tédio da mesmice. E o que fora uma sensação espetacular virou rotina. A NASA cancelou o programa Apollo e as viagens tripuladas não mais se realizaram. Os estudos, a partir daí, se concentraram em missões não tripuladas. E foram notáveis os novos conhecimentos obtidos. Como também são notáveis os planos para o futuro, capitaneados pelo plano da NASA para 2018.

FormiguinhaZ (dia 14, sábado, 20h25, Megapix) - a formiguinha Z é apenas um operário que sonha roubar o coração da princesa Bala. Para isso, convence seu amigo soldado a trocar de lugar com ele, o que faz com que tenha que enfrentar o impiedoso General Mandíbula, que planeja uma grande ofensiva contra o formigueiro.

Funcionário do Mês (dia 14, sábado, 21h, HBO, estreia) - dois funcionários atrapalhados de uma loja de departamentos disputam a atenção da colega mais bonita do lugar. A honraria de funcionário do mês garantiria a um deles a posição de namorado oficial.

Domingo de Vampiros (dia 15, domingo, 21h, 22h e 23h, The History Channel, estreia) - desde que Bram Stoker escreveu o romance Drácula, a humanidade ficou obcecada pelos vampiros. Saiba como Vlad, o Empalador inspirou essa mitologia em Mundos Perdidos: O Verdadeiro Drácula. Depois, na estreia de Segredos de Vampiros, confira como se impôs através da história essa cultura dos “vampiros” até chegar ao submundo de sangue que se mantém até hoje. Finalmente, conheça o legado do sanguinário Vlad e a cidade que construiu em Cidades Ocultas: Os Subterrâneos de Drácula.

Madonna: Confessions Tour (dia 15, domingo, 22h, A&E, estreia) - o majestoso Wembley Arena de Londres abriu suas portas à grande diva de nossa época, a cantora mais polêmica do pop, que demonstra com seus sucessos porque tem se mantido durante três décadas na crista da onda e já vendeu mais de 8 milhões de cópias de seu CD Confessions on the Dance Floor, que dá título a esta incrível apresentação.

Crepúsculo (dia 14, sábado, 22h, Telecine Premium, estreia) - baseado na série literária homônima criada por Stephenie Meyer, que já venderam mais de 5 milhões de cópias no mundo, acompanha Isabela Swan, que vai morar com seu pai em uma nova cidade, depois que sua mãe decide casar-se novamente. No colégio, ela fica fascinada por Edward Cullen, um garoto que esconde um segredo obscuro, conhecido apenas por sua família. Eles se apaixonam, mas Edward sabe que quanto mais avançam no relacionamento, mas ele está colocando Bella e aqueles à sua volta em perigo. Quando ela descobre que Edward é, na verdade, um vampiro, ela age contra todas as expectativas e não tem medo da sede de sangue de seu grande amor, mesmo sabendo que ele pode matá-la a qualquer momento (leia mais aqui
).

Grammy Latino (dia 15, domingo, a partir da 0h05, TNT) - canal exibe a comemoração de uma década dos melhores da música latina. Nesta edição, que comemora os 10 anos da premiação, o local escolhido para a cerimônia foi o palco do pavilhão de eventos do Mandala Bay Resort, um dos espaços mais luxuosos da luminosa cidade de Las Vegas.

(shirley paradizo)