segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Literatura: Dicas diversas

A Bola da Vez (Projeto Eu Sou Cidadão) - o livro conta a história de Pantico, um menino que, com a ajuda de sua família e dos amigos do bairro, consegue transformar um terreno baldio em um grande campo de futebol e um espaço de lazer para toda a comunidade. Muito mais do que representar um exercício físico, ou uma prática saudável, a história de Pantico apresenta o esporte como uma ferramenta que, aliada à educação, transforma-se em uma excelente oportunidade de inclusão social. A solidariedade, o cooperativismo e a superação das dificuldades são alcançados por meio do esporte e da união de toda a comunidade. O livro de autoria dos cronista e escritor Raymundo Netto faz parte da coleção Eu Sou Cidadão, formada por títulos que abordam temáticas sobre crianças e adolescentes, realizado pela Associação das Primeiras Damas do Estado do Ceará (APDMCE) e Fundação Demócrito Rocha.

Vampiratas: O Capitão de Sangue (R$ 47,90, Galera Record) - aventuras perigosas não é mais algo desconhecido para os gêmeos Grace e Connor Tormenta neste terceiro livro da saga criada por Justin Somper. Desde o resgate após a tempestade que os deixou a mercê da força dos mares, um novo mundo os recebeu. Agora eles estão de volta em uma nova e assustadora aventura que mistura vampiros e piratas. Connor, ainda a bordo do Diablo, tenta se ajustar à vida de pirataria e se prepara para enfrentar um grande desafio: seu primeiro saque. Enquanto isso, Grace está disposta a tudo para ajudar Lorcan, seu amigo vampiro, a recuperar a visão e irá visitar um guru que pode curá-lo. Ao longo do caminho, ela acabará percebendo que seu destino está intrinsecamente ligado aos Vampiratas.

Num Reino Cor de Burro Quando Foge (R$ 24,60, Girafinha) - com texto de Maria Amália Camargo e ilustrãcões de Lonit Zilberman, o livro traz uma lição ambiental para os pequenos. Em um reino onde todos os súditos desperdiçam muita água, mas não se dão conta, a chuva um dia para de cair. Como é atribuição do rei semear nuvens para irrigar a terra e ele agora está doente, o lugar o começa a viver uma prolongada seca. Nem água para escovar os dentes há mais! O resultado logo é visto na paisagem: o que era verde se transforma em cor de burro quando foge. Nessa triste situação, a população acaba depositando suas esperanças na coragem de um bravo andarilho que parte em busca da cura do rei. Mas, enquanto ele não volta com a solução, o povo é obrigada a economizar no consumo da água. Com um texto leve e muito bom humor, a autora apostou em uma narrativa cheia de personagens atrapalhados e peculiares para tratar de um tema sério e ensinar os pequenos que se pode viver bem sem agredir a natureza.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: