segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Estreia: Portuguesitos

As descobertas de um time de futebol formado por jogadores de diferentes países entra em campo hoje na TV Rá Tim Bum. A série animada Portuguesitos Esporte Clube mostra um grupo adolescentes que, dentro e fora do campo, conhecem novos hábitos e aprendem sobre a história e a diversidade dos povos. Eles vieram de países que falam a língua portuguesa, como Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau e Goa.

A animação revela características específicas de cada desses lugares, como trajes típicos, alimentação e músicas tradicionais. Os jovens esportistas, sempre sob o comando do técnico Cabral, também sempre têm à mão fotos da família e dos colegas, descrevem os pontos turísticos de cada região e falam da arte e dos animais de seu país de origem. “A ideia foi que todos os personagens falassem o português do Brasil, mas preservando vícios de linguagem do seu país”, disse Mauro Garcia à revista Crescer, diretor de programação da TV Rá-Tim-Bum.

Ele contou ainda que o futebol foi apenas um pretexto para apresentar povos que também falam português às crianças brasileiras – e tudo com muito cuidado, sem deixar que os personagens se tornassem caricatos. “O maior desafio em produzir Portuguesitos não foi a animação em si, mas preservar os aspectos culturais de cada região e apresentar tudo de uma maneira divertida para as crianças”, afirma. O resultado foi uma série de animação para crianças de todas as idades (mas com foco na faixa etária a partir de 7 anos), bem-humorada e informativa.

Exibição: a partir do dia 01, sábados e domingos, 11h30, 15h25, 19h20 e 5h30, TV Rá Tim Bum

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: