segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Destaques da semana (de 08.12 a 14.12)

Almanaque Educação (dia 08, terça, 19h30, TV Cultura, inédito) - o programa mostra que dança não é coisa apenas para mulher. Mano fica inconformado quando descobre que Cadu quer entrar para um grupo de maracatu e aprende que qualquer pessoa pode se expressar por meio da dança. A atração ainda apresenta explicações sobre diversos tipos de danças tipicamente brasileiras, tais como Maracatu, Quarup e Nas Coxas.

Prison Break - O Filme (dia 09, quarta, 22h, FX, estreia) - Michael e Sara se casam em uma cerimônia simples na praia, mas a comemoração termina subitamente quando ela é presa pelo assassinato de Christina Scofield. Sara é enviada para uma prisão de mulheres após ser condenada a 25 anos de detenção. Ali, ela se vê obrigada a formar uma aliança com uma antiga inimiga para poder sobreviver às ameaças do cárcere. – não apenas por ela, mas pelo bebê que está esperando. Michael novamente precisa colocar à prova todo o seu talento para criar e pôr em prática o plano de fuga perfeito para salvar Sara e seu bebê.

Mundo Cultura Discovery - Território do Crocodilo (dia 10, quinta, 20h, TV Cultura, inédito) - o programa retrata a vida dos crocodilos de água salgada no Território do Norte da Austrália. Essa espécie é a maior existente entre os répteis e pode atingir tamanhos inimagináveis. O poder esmagador da mandíbula desse crocodilo é impressionante - um adulto pode comprimir o crânio de um javali selvagem apenas flexionando seus músculos da mandíbula. O episódio irá observar todos os seus hábitos e a sua linguagem corporal de amor e agressão.

Letra Livre (dia 10, quinta, 23h05, TV Cultura, inédito) - o programa apresentado por Manoel da Costa Pinto conta com a presença de dois autores que não apenas fazem história no jornalismo cultural, mas que se tornaram dois nomes de destaque em nossa literatura contemporânea: o romancista e contista Mario Sabino e o também romancista Edney Silvestre.

Especial Chowder (dia 11, sexta, 17h, Cartoon Network) - é Natal na Cidade Marzipã e seus habitantes festejam a data pela primeira vez. Incrivelmente, desta vez a preocupação do pequeno ajudante de cozinha Chowder não é com a refeição que vai sair da cozinha, mas com o seu presente. Será que ele vai receber o que tanto pediu? Enquanto isso, o chef Mung prepara uma casa muito especial, feita de um material que vai mexer com o estômago de todo mundo (leia mais
aqui).

Animania: Quem Não Chora Não Anima (dia 11, sexta, 19h30, TV Cultura, inédito) - Zeca 2D percebe que o choro, popularmente chamado de chorinho, conduz a animação brasileira. Desde o clássico dançado por bichos da mata em Sinfonia Amazônica (o primeiro longa de animação do Brasil), de Anélio Latini, até o choro que embalou Fred Astaire numa experiência do animador paulista Fábio Yamaji. O estilo musical já foi dançado pelas pernas tortas mais sagradas do Brasil: as do jogador Garrincha, numa bela mistura de futebol e chorinho, no filme Primeiro João, de André Castelão. Para completar a roda de choro, o animador Willian Côgo aparece para falar da criação da caricatura de Pixinguinha e exibir seu filme Alma Carioca, Um choro de menino. Para finalizar, Zeca 2D e Seth vão comemorar a união da animação numa roda de bambas ao som do cavaquinho (leia mais aqui).

Victoria´s Secret Fashion Show (dia 11, sexta, 22h, TNT) - o canal exibe o tradicional desfile das mais belas top models do planeta, trajando as novas e provocantes criações da marca.

Pela Estrada Afora (dia 12, sábado, 11h30, TV Cultura, inédito) - na nova história escrita por Monteiro Lobato, Cris, Júlia, Rafa e Pedro fantasiam-se para participar de uma festa na escola. Cris encontra o anão Soneca – catapultado através do portal mágico – dormindo no ponto de ônibus. Ao entrarem no transporte coletivo, encontram Júlia e Rafa. Pedro vai de carro com a sua mãe, mas, com congestionamento, descobrem que ir de Metrô é mais rápido.

Especial de Hanukah dos Rugrats (dia 12, sábado, 12h, Nickelodeon) - a turminha de bebês da série de animação Os Anjinhos comemora o fim de ano na Nickelodeon. No especial, Tommy e seus amigos começam a acreditar que o objetivo da festa judaica Chanukah é a rivalidade, depois de ver seus avós brigando por um papel em uma peça de teatro. Enquanto isso, o pai de Tommy, Stu, inventa um menorah mecânico (o candelabro com oito velas).

O Sonho de Cassandra (dia 12, sábado, 21h05, HBO, estreia) - os irmãos Ian e Terry sonham em encontrar um caminho para melhorar suas pobres vidas. Mas quando seu tio americano milionário chegar a Londres com uma perigosa proposta, ambos acabarão envolvidos em uma situação sinistra. Uma comédia escrita e dirigida por Woody Allen e estrelada por Colin Farrell, Ewan McGregor, Tom Wilkinson, Hayley Atwell e Sally Hawkins.

Inferno em Cromagnon (dia 12, sábado, 22h, Discovery Channel, estreia) - documentário relembra uma tragédia que chocou o mundo: o incêndio que causou a morte de 194 pessoas na discoteca “República Cromañón”. Com uma hora de duração, o programa conta com relatos de seis dos sobreviventes, além de entrevistas com familiares das vítimas, membros das equipes de resgate e peritos forenses, para reconstituir o que aconteceu na noite de 30 de dezembro de 2004 na conhecida casa de shows em Buenos Aires.

Marley & Eu (dia 12, sábado, 22h, Telecine Premimum, estreia) - adaptação do livro homônimo de John Grogan, colunista do Philadelphia Inquirer, que reúne as memórias de seu labrador Marley e relata o misto de caos e carisma que o cão trouxe à sua casa.

Especial! Monty Python: Almost The Truth (dias 13, 20 e 27, domingos, 13h, I-Sat, estreia) - o canalcomemora o fim de mais um ano com um programa especial dedicado ao famoso grupo de cômicos britânicos, que relembraram toda a sua carreira em seis episódios de 60 minutos cada um. Eric Idle, Michael Palin, John Cleese, Terry Gilliam e Terry Jones destacarão as histórias mais divertidas que viveram com o sexto integrante do grupo, Graham Chapman, que faleceu em 1989. Para essa odisseia, eles contarão com a ajuda de fãs famosos, como Jimmy Fallon, Dan Aykroyd e Seth Green, que farão homenagens a estes artistas que foram a maior inspiração para muitas das séries britânicas de comédia dos últimos anos.

O Vento dos Salgueiros (dia 13, domingo, 19h, HBO Family) - nesta divertida fábula em que objetos são animados, bichos e astros como o Sol falam, o bonachão e simpático sr. Sapo vive vendendo suas terras para comprar os carros último tipo de que tanto gosta. Por causa disso, um belo dia Topeira é pego de surpresa quando pesados tratores destróem sua casa. Desesperado, ele sai em busca de ajuda e descobre que por trás de tudo estão as pouco confiáveis doninhas, que pretendem transformar a Mansão Sapo numa fábrica de comida para cachorro. Mas as peripécias de Sapo ao volante acabam levando-o para prisão por direção perigosa. Agora Topeira e seus amigos Rato e Texugo têm de dar um jeito de livrar o sr. Sapo para que ele possa recuperar sua propriedade. Aventura escrita e dirigida por Terry Jones (do grupo Monty Python, que também faz uma participação no filme), a produção foi baseado no clássico da literatura infantil de 1908, escrito por Kenneth Grahame.

Esepecial Noite dos Monstros (dia 13, domingo, a partir das 22h, NatGeo, estreia) - o canal apresenta dois animais aterrorizantes. No Em Busca da Arraia Gigante (22h), acompanhe o Dr. Zeb Hogan, explorador da National Geographic e biólogo marinho, em sua busca para encontrar o que poderia ser o maior e mais mortal peixe de água doce do mundo: a arraia gigante de água doce. Já no Em Busca do Hucho Taimen (23h), o biólogo marinho Zeb Hogan continua sua procura para encontrar e proteger o maior peixe de água doce do mundo nos gélidos rios da Mongólia. Ele seguirá de avião, caminhão e à cavalo para encontrar uma truta conhecida como Hucho taimen.

Os Pinguins de Madagascar (dia 14, segunda a sexta, 18h, Nickelodeon, estreia) - o canal exibe novas aventuras da turma de pinguins mais bagunceira de Nova York. Capitão, Kowalski, Rico e Recruta saíram da franquia de filmes Madagascar direto para a telinha do canal em uma série de animação que acompanha as trapalhadas desse “esquadrão de elite” enquanto tentam proteger o zoológico do Central Park.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: