Com a ajuda de um projetor de filmes moderno, Fantasmagorie trouxe às telas o gênero animado. Alguns anos mais tarde, em 1912, Courtet mudou-se para Fort Lee, nos Estados Unidos, onde trabalhou no estúdio francês Éclair e espalhou sua técnica. Para criar o curta, cada frame foi desenhado em um pedaço de papel, em um total de 700 desenhos, e depois fotografados. A animação foi gerada a partir do negativo do filme, conseguindo o efeito final.
O nome Fantasmagorie é uma referência a uma técnica francesa do final do século 18 chamada “fantasmagoria”, um show de projeções de “fantasmas” que existia antes da criação do cinema, algo parecido com o efeito de um caleidoscópio projetado.
Para homenagear criador e criatura, o acadêmico Rastko Ciric, da Universidade de Artes de Belgrado, criou um remake do desenho, batizado Fantasmagorie 2008. Aproximando-se do espírito da animação original, o 3D empregado na animação de Ciric traz formas em aramado verde. Já a história segue passo a passo a "trama" original, com algumas invenções novas e modernizações. Confira abaixo o vídeo original e mais informações no site de Ciric (em inglês).
(shirley paradizo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário