segunda-feira, 16 de junho de 2008

Os Smurfs nos cinemas

Os Smurfs vão comemorar o 50º aniversário em outubro deste ano e irão ganhar de presente de aniversário um filme de verdade. O estúdio da Sony Corp. adquiriu os direitos dos personagens belgas da empresa Lafig Belgium S.A para adaptá-los para o cinema. A exemplo da versão de Alvin e os Esquilos, a produção dos simpáticos gnomos azuis irá misturar computação gráfica e atores reais.

Ou seja, os Smurfs serão criados com tecnologia CG1 e vão interagir com os humanos. O elenco e o diretor ainda não foram escolhidos, mas o estúdio está negociando com David Stem e David Weiss, a dupla por trás da trilogia Shrek e de Os Anjinhos - O Filme, para escreverem o roteiro.

Desenhados de maneira simples, os Smurfs - que têm a altura de "apenas três maçãs", pele azul, calças e chapéus brancos, estão entre os personagens belgas mais famosos do mundo. O universo do desenho é ambientado em uma vila de cogumelos coloridos e traz mais de 100 indivíduos, a maioria deles do sexo masculino, e com o mesmo nome Smurf. O que distingue um do outro é o "apelido", como Smurf Preguiçoso, Smurf Inteligente, Papai Smurf...

Criado em 1958 pelo cartunista belga Pierre Culliford, mais conhecido como Peyo, os Smurfs apareceram pela primeira vez em tirinhas chamadas Led Schtroumpfs, em francês. Eles são mais conhecidos nos países de língua inglesa e no Brasil pelo desenho animado da Hanna-Barbera, que foi ao ar nos anos 80 e ainda hoje é exibido em quase 30 países. O fenômeno Smurf também gerou um enorme império de merchandising, com produtos que vão de bonecos a jogos, brinquedos e vídeos.

Os direitos dos personagens foram garantidos em 2002, e o produtor do projeto, Jordan Kerner, tem desenvolvido os traços dos gnomos na Paramount Pictures, que agora tem a opção de co-financiar o projeto e distribuí-lo internacionalmente. Ainda não há data prevista para o início da produção nem para o lançamento do filme, mas um porta-voz da Columbia afirmou que "estamos comprometidos com o projeto e esperamos começá-lo o mais rápido possível". E nós também!

* Fonte: site G1

Nenhum comentário: