sábado, 26 de fevereiro de 2011

Scooby-Doo em novo desenho

Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby Doo estão de volta para solucionar novos mistérios em Scooby-Doo! Mistério S/A (Scooby-Doo! Mystery Incorporated), a 11ª versão da série animada para a TV. No novo desenho, os produtores tomaram cuidado em manter todo o clima da série original de 1969 (Scooby-Doo, Onde Está Você?), já que a nova produção faz parte das comemorações de 40 anos do personagem.

A turma vive em uma pequena cidade chamada Crystal Cove, apelidada de “O Local Mais Mal-Assombrado da Terra”. Juntos eles vão tentar decifrar a longa história de estranhos desaparecimentos e visões de monstros e fantasmas que rondam o local.

Diz a lenda que o desenho criado por Iwao Takamoto, em 1969, e produzido por Hanna-Harbera foi inspirado em trecho da canção de Strangers in the Night, de Frank Sinatra, no qual ele canta "dooby dooby doo". Na história, um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives - Fred, Velma, Daphne e Salsicha - e um cão Dinamrquês falante chamado Scooby-Doo viajam em um furgão psicodélico, o Máquina Mistério, investigando casos misteriosos.

A trupe visita lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas ameaçados por fantasmas, monstors, múmias e terríveis vilões. Os detetives juvenis seguem pistas, fogem dos vilões e, muitas vezes, vêem-se perdidos em labirintos, passagens secretas e porões escuros. E, cada vez que os detetives conseguem desmacarar um vilão, este sempre diz: "Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos intrometidos e esse cachorro idiota." A frase virou um bordão em quase todos os capítulos do desenho.

O seriado estrelado pelo personagem canino passou por várias fases. Na primeira, o grupo investigava sozinho casos que envolviam mistério. No final da década de 1970, cada episódio contava com a participação de algum astro (versões caricatas de atores e atrizes famosos) e outros personagens da Hanna-Barbera. O casal Sonny e Cher, Os Globetrotters, Don Knotts, a Família Addams, Batman e Robin, o Gordo e o Magro, Dick Van Dyke, Jeannie e Babu e até os Três Patetas foram alguns dos homenageados.

Em 1979, Scooby ganhou um sobrinho chamado Scooby-Loo e, em 1988, o estúdio lançou uma série que mostrava a infância do cachorro e sua turma. Scooby-Doo tornou-se um grande sucesso em todo mundo, inaugurando o gênero "terrir" em desenhos animados e influenciou outras produções de caçadores de fantasmas juvenis, como As Panterinhas, O Fantasminha Legal, Goober e os Caçadores de Fantasmas, Shmoo A Foca Fofa, Bicudo - O Lobisomen e Clue Club. Divirta-se e recorde a música tema do desenho abaixo!

Scooby-Doo! Mistério S/A estreia domingo, dia 16 de março, às 17h, no Cartoon Netwok.

Nenhum comentário: