quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estreia: Phineas e Ferb Através da 2ª Dimensão em um Fabuloso 2D

Os meio-irmãos Phineas e Ferb estão pulando de alegria. E, se você curte as aventuras dessa dupla de invetores malucas, também via fazer o mesmo! Pudera. Eles agora vão aprontar das suas em seu primeiro longa-metragem. Estreia no Disney Channel, dia 21 de agosto, às 20h, Phineas e Ferb Através da 2ª Dimensão em um Fabuloso 2D.

Se, em episódios curtinhos, eles já conseguiram viajar à Lua, fazer uma bolha de sabão gigante e até construir uma montanha-russa no quintal de casa, agora terão tempo de sobra para o plano mais mirabolante de todos.

A história começa numa tarde de verão em Danville. Enquanto comemoram o aniversário de chegada do seu adorado mascote Perry, os irmãos Phineas e Ferb são arremessados até a Doofenshmirtz Malvados e Associados, onde encontram uma máquina capaz de abrir portais para outras dimensões. É assim que a dupla viaja para uma Danville paralela, uma dimensão agitadamente familiar e muito parecida com seu lar na área dos Três Estados.

Lá, acabam se encontrando cara a cara com suas personalidades alternativas, enquanto seu leal mascote, Perry, revela um importante segredo. Na dimensão paralela, eles ainda encontram uma outra versão do sinistro Dr. Doofenshmirtz 2, que conseguiu dominar este obscuro universo, proibindo tudo que for relacionado ao verão.

Phineas e Ferb, então, unem forças com a Isabella 2 e o grupo clandestino chamado A Resistência, liderado por Candace 2. Juntos, poderão abrir uma janela para levá-los de volta para casa. Infelizmente, o Dr. Doofenshmirtz 2 e seu esquadrão de robôs perseguem os cinco em sua viajem de regresso para casa e, agora, ameaçam dominar a Danville original.

O roteiro do filme foi escrito pelos criadores e produtores-executivos da série televisiva, Dan Povenmire, Jeff “Swampy” Marsh e Jon Colton Barry, ganhadores do prêmio Emmy. Povenmire e Robert Hughes assume a direção do filme.

Confira abaixo um trailer do filme e uma entrevista com os criadores do desenho original.


Por que o segredo de Perry tinha de ser revelado em Phineas e Ferb Através da 2ª Dimensão em um Fabuloso 2D?

Jeff “Swampy” Marsh:
Tínhamos a sensação de que devíamos contar uma grande história e que esta era a maior história para Phineas e Ferb.

Dan Povenmire:
Sim, íamos realizar um filme, queríamos contar com uma trama que realmente fosse importante e causasse impacto em nossos personagens.

Foi difícil criar uma história bem mais longa, para um filme? Normalmente os episódios da série são curtos.

Jeff “Swampy” Marsh:
Bom, realmente sim. Tínhamos um grupo de pessoas destinadas a criar histórias pequenas. Precisamos coordenar um monte de artistas, porque fizemos este filme da mesma maneira que fazemos a série: sem um roteiro completo, mais com uma ideia ou um resumo. Um resumo bem detalhado, mas não passava de um resumo. E devemos ter um grupo de diferentes equipes trabalhando e fazendo a sua parte. Mas, no final, juntar todas essas equipes foi um processo difícil, especialmente pensando no fato de que realizamos esse filme em um ano e meio. Geralmente, os longas levam de quatro a cinco anos para serem realizados.

Na série, cada episódio enfoca o tema central de aprender e experimentar. Essas duas questões estão ligadas ao aspecto criativo da animação?
Dan Povenmire:
Sim, realmente queríamos enfatizar a criatividade e a inesgotável energia de uma criança de 9 anos de idade. Quando você é criança imagina que pode fazer todas essas coisas, por isso a gente se perguntava: O que aconteceria se você fosse criança e pudesse fazer qualquer coisa? Se a realidade não criasse obstáculos, se você pudesse realmente fazer qualquer coisa a nível físico. O que ocorreria se fosse possível concretizar qualquer ideia que surgisse da sua imaginação? O que fariam as crianças de 9 anos no seu dia a dia se tentassem torná-lo espetacular?

Jeff “Swampy” Marsh:
Tentamos enfatizar tudo isso. Não queremos fazer coisas que sejam, tradicionalmente, geniais. É lindo ver que esses personagens têm interesse em algo especial e que não julgam nada.

Dan Povenmire:
Por exemplo, fizemos com que planejassem um casamento. Ou que ajudassem a Candace a planejá-lo, algo que geralmente dois meninos não fariam. Mas acabou sendo um episódio realmente legal e engraçado. Também fizemos com que criassem um spa para Candace e Stacy. Porque tudo aquilo no que as pessoas demonstram interesse, se pensarem que é divertido, irão querer fazê-lo.

Jeff “Swampy” Marsh:
Nos rendemos completamente a essa ideia.

Dan Povenmire:
E os personagens também se rendem aos seus sentimentos.

Do que vocês mais gostavam de fazer quando eram crianças? Como curtiam o verão?

Dan Povenmire:
Eu cresci em Mobile, Alabama, e atrás da nossa casa tinha uma floresta enorme. Do outro lado também tinha uma floresta e um enorme buraco no chão, de barro vermelho, do tamanho de um centro comercial e de uns 6 metros de profundidade. Era como ter um pequeno 'Grand Canyon', onde todas as crianças do pedaço brincavam, andávamos de bicicleta e curtíamos nossas aventuras. Também construíamos casas nas árvores e fortalezas. Gostávamos de saltar com as bicicletas e fazer piruetas porque naquela época Evel Knievel (um popular motociclista e acrobata) era bastante famoso. Brincávamos ao ar livre todos os dias. Íamos para casa almoçar e saíamos novamente. Era uma área tão segura a ponto dos nossos pais permitirem que adentrássemos na floresta. Realmente víamos coisas incríveis por lá.

Jeff “Swampy” Marsh:
Meus pais me apoiavam em todas as loucuras que desejava fazer, por exemplo, grandes musicais. Lembro que morávamos em um apartamento e eu tinha convencido todas as crianças do prédio a fazer uma apresentação de Jesus Cristo Superstar. Fazíamos filmes e, como eu sempre tinha acesso às ferramentas da garagem, também criávamos pequenos carros de corrida e modificávamos nossas bicicletas. Eu me divertia bastante fazendo tudo isso e tinha total apoio da minha família. Lembro que uma vez falei para minha mãe: "Quando crescer quero ser um super-herói". E ela me respondeu: "Posso fazer seu traje? Vai precisar de uma capa? No que posso te ajudar?" Esse tipo de apoio é incrível.

Qual é a maior diferença entre produzir uma série e criar uma história em quadrinhos?

Dan Povenmire:
Se comparar com uma história em quadrinhos, a série é um trabalho mais intenso. Ao trabalhar numa história em quadrinhos, uma pessoa só pode desenhar, escrever e colorir tudo. Em um projeto de animação, como uma série, é um processo árduo que envolve centenas de pessoas, todas trabalhando em equipe. É um trabalho mais cooperativo.

De que tipo de quadrinhos e filmes vocês gostam? Acham que eles influenciaram no filme?

Jeff “Swampy” Marsh:
Ah, com certeza somos frutos de Guerra nas Estrelas. E do humor, comédias e aventuras de ação com as quais crescemos. Quando começamos, Dan e eu tínhamos influências dos desenhos animados do Pernalonga e de Alceu e Dentinho. E da saga de Guerra nas Estrelas. Em termos de comédia, Woody Allen, além de algumas cenas de comédias musicais que nós dois adoramos.

Dan Povenmire:
Eu mencionaria também: Monty Python, Guerra nas Estrelas, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, Tubarão.



* entrevista cedida pela assessoria do Disney Channel.

Nenhum comentário: