segunda-feira, 27 de julho de 2009

Fantasmas à solta

A Disney divulgou por esses dias o primeiro pôster nacional de Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol), que segue a arte do americano. Baseado no clássico conto de Charles Dickens, o filme tem direção de Robert Zemeckis e foi realizado na tecnologia de captura de movimentos - a mesma que o diretor usou em O Expresso Polar e A Lenda de Beowulf.

“Eu acho que nós chegamos muito perto da perfeição. E foi feito com arte. Nós aprendemos como pintar os olhos… como mover a retina de maneira realista. Então acho que deu certo”, disse o diretor durante apresentação do filme na Comic-Con 2009 de San Diego, a convenção de fãs de quadrinhos que aconteceu na semana passada e que também serve de palco para os cineastas, estúdios de cinema e produtores apresentarem seus novos trabalhos.

Na história, o velho e rabugento Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) começa as férias natalinas como de costume: mesquinho e de mau-humor, berrando com seu fiel assistente (Gary Oldman, de Batman - O Cavaleiro das Trevas) e com seu alegre sobrinho (Colin Firth, de Mamma Mia!). Quando os fantasmas dos Natais Passado, Presente e Futuro, o levam a uma surpreendente jornada e lhes mostram que ele está desperdiçando sua vida, Scrooge reluta em encarar os fatos. Mas ainda há tempo para mudar. Para isso, ele deve abrir seu coração e desfazer anos de maldades antes que seja tarde demais.

Além de interpretar o protagonista, o comediante Jim Carrey encarna outros papéis coadjuvantes como os fantasmas do Natal Presente, Passado e Futuro. “Entre todos os atores que estão em atividade, ele é perfeito para o motion capture”, afirmou Zemeckis no evento. “Ele é capaz de tirar um personagem do fundo do seu ser e ainda trabalhar usando todo o seu corpo, em qualquer atuação”.

Gary Oldman também encarna outros personagens na história, sendo visto como Jacob Marley (falecido sócio do avarento Ebenezer Scrooge), Bob Cratchit (o secretário do protagonista) e Tim (um garoto com problema nas pernas e um dos quatro filhos de Cratchit). No elenco estão ainda Bob Hoskins (de Hollywoodland - Os Bastidores da Fama), Cary Elwes (de Edison - Poder e Corrupção) e Robin Virginia Gayle Wright (de Intrigas de Estado).

Vale lembrar que essa história já foi diversas vezes contada em filmes, desenhos e até em novelas. A própria Disney já adaptou a obra em 1983, em um curta-metragem de animação protagonizado por Mickey e seus amigos. Mas Zemickis acredita que as adaptações anteriores não foram capazes de transmitir o livro do jeito que esta nova tecnologia pode fazer. “Hoje nós finalmente temos as ferramentas necessárias para mostrar tudo aquilo que Dickens escreveu."

Os Fantasmas de Scrooge está agendado para chegar nos cinemas de todo o Brasil no dia 06 de novembro de 2009, com cópias em Disney Digital 3D.

(shirley paradizo)

Um comentário:

Ana, Anjogatos disse...

Adoro esse conto de Dickens, vou esperar pra ver nessa versão. Beijos