quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mais um festival animado

A 19ª edição do Cine Ceará, que começou na terça-feira, dia 28, em Fortaleza, faz uma homenagem à cultuada figura de Che Guevara, mostrando a força que o guerrilheiro ainda exerce sobre o imaginário do cinema contemporâneo. O evento, que vai dedicar a Che uma mostra de 13 filmes, foi aberto com a pré-estreia de Che - Guerrilha, a segunda parte da saga dirigida por Steven Soderbergh. Estrelado por Benicio Del Toro e com Rodrigo Santoro no elenco, o filme só deve entrar em cartaz nos cinemas do Brasil em 18 de setembro.

O festival ainda traz uma mostra bem bacana de animações, no Festival Ibero Americano de Cinema, que começa hoje, dia 29, além do Seminário Internacional de Cinema de Animação. Este evento tem a coordenação do Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusébio de Oliveira/UFC em parceria com o Mumia – Mostra Udrigudi Mundial de Animação de Belo Horizonte/MG.

Ao todo, serão exibidos 94 filmes e contará com inúmeros profissionais de animação do Brasil. Entre os animados a serem exibidos estão a série de curtas Juro que Vi (de Humberto Avelar, Brasil), o longa Garoto Cósmico (de Alê Abreu, Brasil), episódios da série animada televisiva Peixonauta (de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, da TV Pinguim), além de muitos filmetes e longas de animações do Chile e Cuba (que ganhou uma mostra especial à parte em comemoração dos 50 anos do Estúdios de Animação do Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos). Confira a programação completa no site do Cine Ceará.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: