segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pequeno príncipe em nova versão?

Um piloto precisa fazer um pouso forçado no meio do deserto do Saara. Enquanto tenta resolver o problema, ele adormece e é acordado subitamente por um menino de cabelos dourados que, sem a menor cerimônia, lhe pede para desenhar um carneiro. A partir dai, relato das fantasia e dos sonhos de uma criança como todas as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade. Assim é O Pequeno Príncipe. Agora esse clássico da literatura mundial escrito por Antoine de Saint-Exupéry e publicado originalmente em 1943 vai ganhar nova versão. Bem na verdade parece que serão mais de uma. Alguns sites deram a notícia de uma nova série animada digital feita para a TV com estreia prevista nas telinhas francesas e em outros 80 países no final de dezembro. O desenho foi batizado de Le Petit Prince - La Planète du Temps.

Nele, de acordo com a agência de notícias EFE, o menino do planeta B-612 enfrentará monstros imaginários. Foi feita ainda uma verdadeira revolução no personagem, desde sua aparência, que ficou mais próxima da adolescência que da infância, até seu companheiro: no desenho, a raposa será seu alter ego cômico. Olivier d'Agay, sobrinho do escritor e presidente da empresa que administra seu legado, argumenta que a mudança é necessária para colocar o desenho mais próximo dos tempos atuais. Caso contrário, ele ficará apagado diante dos novos heróis da literatura e condenado a ser uma obra mais conhecida pelos adultos do que pelas crianças. "Queríamos que O Pequeno Príncipe tivesse olhos grandes, como os personagens do mangá e - por que não? - vê-lo lutar ou fazer kung fu", conta.

Também li outra notícia dizendo sobre um novo filme para o cinema em formato 3D e dirigido por Mark Osborne (de Kung Fu Panda), com previsão de estreia em 2014. O site americano especializado em cinema IMDB já deu um espaço para essa nova animação, mas sem sinopse nem qualquer outra informação. Desculpem, mas não sei dizer com certeza se são duas produções distintas ou se as informações acabaram truncadas no meio do caminho - prometo resolver esse enigma em breve, pois nesse exato momento confesso que fui vencida pela e já não consigo mais pensar com clareza!


Seja como for, essa cultuada história já ganhou diversas versões para os cinemas, sendo a mais significativa delas a de 1974, dirigida por por Stanley Donen e estrelada por Richard Kiley, Steven Warner e Gene Wilder. O filme recebeu indicações ao Oscar nas categorias melhor canção (Little Prince) e trilha sonora. Confira abaixo um video da série animada (e não do filme!).

Um comentário:

Penélope disse...

Dentre todas as filmagens de Saint Exupèry não como dizer ou escolher a melhor.
Tudo o que nos remete ao Pequenino é belo.
Adorei suas páginas...