quarta-feira, 17 de novembro de 2010

HQ de gato francês ganha animação

A aclamada série em quadrinho francesa O Gato do Rabino vai ganhar uma adaptação para o cinema. Joann Sfar, o autor da HQ, dirige o longa, em produção desde 2007. Le Chat du Rabbin (ou The Rabbi's Cat em inglês) é o primeiro projeto da Autochenille Production, estúdio formado por Sfar (que já está com outro projeto em andamento, Gainsbourg - Vida Heroica, que estreia no Brasil em agosto de 2011), Clément Oubrerie (outro autor de quadrinhos francês) e pelo animador Antoine Delesvaux, codiretor do filme.

A trama, ambientada em Argélia entre 1920 e 1930, é uma fábula protagonizada por um felino, que discute o judaísmo com humor mordaz e inteligente. Ele pertence a um rabino que já tem problemas suficientes com sua filha adolescente e ainda tem de encarar o bichano falante que desenvolveu o dom da fala ao engolir um papagaio. O gato quer se converter ao judaísmo e realizar seu o seu bar mitzvah (cerimônia de passagem à vida adulta, que os garotos judeus têm aos 13 anos.). Para tentar resolver assunto tão delicado, o rabino é obrigado a consultar outro rabino, que por sua vez...

A situação complica quando chega um pacote da Rússia. Não demora e o rabino parte em uma aventura pela África - acompanhado de um bilionário russo, um xeque árabe e o tal gato falante - para tentar descobrir uma mítica cidade escondida.

Só em seu país de origem, a HQ já vendeu mais de 200 mil exemplares, recebeu o Prêmio do Júri do prestigioso Festival Internacional de HQ de Angoulême e o Prêmio Eisner, em 2006, o "Oscar" dos quadrinhos americanos. No Brasil, teve volumes publicados no Brasil pela editora Jorge Zahar.

Joann Sfar é um talentoso artista da nova geração do quadrinho contemporâneo francês. Nascido em Nice, onde fez mestrado em filosofia e cursos de pintura, escreveu e colaborou em mais de uma centena de livros para adultos e crianças. Vencedor do prêmio Goscinny, é autor de mais de 30 álbuns de quadrinhos, incluindo a série Grande Vampiro, que também está sendo adaptada para o cinema, e Pequeno Vampiro, publicada no Brasil pela Jorge Zahar.

O Gato do Rabino ainda não tem uma data de estreia definida.

Nenhum comentário: