segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dicas animadas: de 23/11 a 29/11

Kirikou - Os Animais Selvagens (dia 23, terça, 11h50, Telecine Fun) - A terrível feiticeira Karabá continua querendo destruir a aldeia do pequeno africano, lançando sobre ela as mais diferentes pragas, feitiços e maldições. Mas, munido de alto astral, inteligência e uma saudável molecagem, Kirikou tira tudo de letra. Michel Ocelot, diretor do filme original, está novamente à frente dessa primorosa produção, mas dessa vez contando com uma diretora assistente, Bénédicte Galup. A produção consumiu um ano e meio, dos storyboards aos desenhos propriamente ditos, que foram realizados em três países: França, Vietnã e Letônia. Leia mais aqui e aqui também).

Madagascar (dia 23, terça, 23h40, Telecine Fun) - O leão Alex é a grande atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótomo Gloria acabam em uma enrascada quando Marty decide fugir para explorar o mundo. Em sua busca, todos acabam capturados e embarcados em um navio rumo à África... Porém, um grupo de pinguins malucos assume o controle do navio e todos param na ilha de Madagascar, onde vivem muitas aventuras. Escrito e dirigido por por Eric Darnell (de FormiguinhaZ) e Tom McGrath (de The Ren & Stimpy Show) supera os filmes animados da DreamWorks no quesito animação computadorizada. Isso pode ser visto principalmente nas sequências realistas de Nova York. Que me desculpe Woody Allen, mas Manhattan nunca pareceu tão convidativa.

O Bicho Vai Pegar (dia 23, terça, 10h35, Max) - Boog é a atração dos shows ecológicos de sua cidade, sendo que à noite desfruta das acomodações da garagem de Beth, uma guarda florestal que o criou desde que era filhote. Sua vida vira de cabeça para baixo quando conhece o cervo, Elliot, que o leva em uma aventura pela floresta. Dirigido por Roger Allers (de O Rei Leão) e a ex-artista da Pixar Jill Culton Visualmente o filme se caracteriza por uma simplicidade retro-estilizada simpática, graças aos desenhos dos personagens e aos panos de fundo de montanhas.

Up: Altas Aventuras (dia 23, terça, 20h, HBO Family) - Um rabugento senhor aposentado está prestes a ser mandado a um asilo. Decide, então, fugir amarrando centenas de balões no telhado. Sua casa sai voando em direção às montanhas da América do Sul, destino que sempre sonhou conhecer com sua mulher, já falecida. Só não contava que um menino teimoso, aprendiz de escoteiro, estivesse na entrada da casa e seguisse viagem com ele. O filme do diretor Pete Docter levou o Oscar de melhor animação neste ano, colocando a Pixar como a líder na indústria cinematográfica no número de estatuetas douradas - com cinco. Leia mais aqui.

O Corajoso Ratinho Desperaux (dia 23, terça, 20h10, Telecine Pipoca) - Baseado no premiado livro infantil de Kate DiCamillo, o desenho une uma série de historinhas que acabam se cruzando até o clímax, quando todas se encontram. Tudo começa quando a ratazana Roscuro chega ao perfeito Reino de Dór - um lugar governado por um rei justo e onde todos amam tomar sopa. A partir daí, uma sucessão de azares envolvendo o roedor Desperaux acaba por deixar o rei amargurado, levando-o a proibir sopa e ratos no seu reino. Em tom de conto de fadas, com direito até a um começo por "Era uma vez...", é rico me detalhes e não tem medo de mostrar closes, como as faces dos roedores e seus bigodes ou mesmo as cenas de produção de sopa. O filme leva a assinatura de Sam Fell (de Por Água Abaixo) e Rob Stevenhagen (animador veterano que estreia na direção).

Ewoks - A Batalha de Endor (dia 24, quarta, 15h, TCM) - Um exército de Marauders, liderados pelo Rei Terak e a bruxa Charal, ataca a vida dos Ewoks. Cindel e Wicket escapam floresta a dentro e lá encontram Teek e Noa. Eles precisam ficar amigos de Noa para aliarem-se na tentativa de derrotar os Marauders.

Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais (dia 24, quarta, 11h40, Telecine Fun) - O concurso anual de legumes gigantes está próximo e movimenta o bairro onde mora o inventor Wallace e seu inseparável cão Gromit. Tudo corre bem até que uma estranha fera vegetariana devasta as plantações. A dupla terá que capturá-la para salvar o concurso e sua reputação. Com produção de Nick Park (de A Fuga das Galinhas), o desenho utiliza a técnica de filmar bonecos quadro a quadro, com cenários caprichados e um impressionante trabalho de iluminação, que dá autenticidade à Inglaterra rural de meados do século passado. As boas piadas e os personagens simpáticos garantem o interesse do longa, que agrada a adultos e crianças com a mesma facilidade.

Planeta 51 (dia 24, quarta, 11h35, Telecine Premium) - Esta animação em 3D produzida na Espanha inverte os papéis e fala de uma invasão alienígena, colocando um humano como o invasor de um planeta distante. No caso, o astronauta Capitão Charles ‘Chuck’ Baker aterrissa sua nave em um quintal bem no meio de um churrasco em família. Ao ver as criaturas verdes encarando-o com ar perplexo, ele entra em pânico e foge, encontrando refúgio no planetário onde Lem trabalha. Quando Lem e Chuck se encontram, eles superam gradativamente seu medo mútuo e dão início a uma amizade. Lem concorda em esconder Chuck do paranóico Exército do Planeta 51, que está determinado a capturar o "alienígena", alegando que ele quer destruí-los. Leia mais aqui.

As Aventuras de Bailey (dia 25, quinta, 12h55, Telecine Premium) - Bailey é uma cachorrinha filhote que está de mudança. Durante a viagem, ela se perde de seus donos em uma das paradas e parte em uma jornada para achar sua família. No caminho, Bailey chega a um rancho de animais exóticos onde faz novos amigos, além de aprender lições sobre família e amizade.

The Sky Crawlers: Eternamente (dia 25, quinta, 15h35, HBO Plus) - O treinamento de vôo intensivo é a única memória da infância do destemido piloto adolescente Yuichi, em cuja vida as batalhas aéreas convivem com a luta para descobrir mais sobre seu passado esquecido. Quando Suito, sua linda comandante, reluta em discutir o destino do piloto que Yuichi está substituindo - ou as condições estranhamente perfeitas do avião que era de tal piloto - a curiosidade de Yuichi aumenta ainda mais. Leia mais aqui.

A Ilha da Imaginação (dia 26, sexta, 12h, Telecine Pipoca) - Nessa fantástica fábula inspirada em livro homônimo de Wendy Orr, Nim Rusoe é uma garota que vive com seu pai, Jack, em uma ilha isolada. Ela vive feliz ao lado de seus amigos animais e soltando a imaginação a partir de uma série de livros do aventureiro Alex Rover. Quando seu pai sai em uma expidição em alto mar, Nim acaba sozinha na ilha e se envolve em muitos perigos. Ao saber de sua situação a escritora de seus livros favoritos, uma mulher cheia de maina e com síndrome do pânico, decide enfrentar a fobia para ir ao encontro da menina. Leia mais aqui.

Meu Monstro de Estimação (dia 27, sábado, 21h, Animal Planet) - Uma fábula extremamente sensível que acompanha Angus MacMorrow, um solitário garoto escocês que sonha com o retorno de seu pai para casa. Um dia ele encontra na praia um objeto misterioso, o qual leva para casa. Logo ele descobre que se trata de um ovo do lendário monstro do lago Ness. Ao nascer, Angus lhe dá o nome de Crusoé, tentando de todas as formas escondê-lo. O filme é inspiradao em livro homônimo de Dick King-Smith, que, por sua vez, se baseou na famosa lenda escocesa, com mais de 1.500 anos. Os efeitos especiais para criar o personagem de Crusoé foram feitos pela mesma empresa de As Crônicas de Nárnia. Leia mais aqui.

Kung Fu Panda (dia 27, sábado, 22h, Fox) - Cheio de energia, enorme e um pouco desajeitado, Po trabalha na casa de macarrão de sua família, enquanto sonha em ser um mestre do Kung Fu. Seus sonhos viram realidade quando ele é inesperadamente escolhido para se unir ao mundo que tanto desejou. Sob os ensinamentos do mestre Shifu e ao lado dos lendários lutadores Tigresa, Garça, Louva-Deus, Víbora e Macaco, ele aprende os segredos das artes marciais para se tornar um grande guerreiro. Mas ele não contava que o vingativo e traiçoeiro leopardo Tai Lung fosse cruzar o seu caminho. Nesse filme dos diretore Mark Osborne e John Stevenson, os personagens são tão carismáticos e as imagens tão sedutoras que é fácil esquecer a simplicidade da sua história. Além disso, seu maior diferencial de outras animações é o senso de humor e diversão aguçados. Leia mais aqui.

A Era do Gelo 2 (dia 27, sábado, 20h10, Megapix) - O diretor brasileiro Carlos Saldanha é quem comanda o filme de animação que desbancou até mesmo as produções infantis da Disney. Dessa vez, os "herois" de A Era do Gelo enfrentam uma grande ameaça natural. A era glacial está chegando ao fim e, com isso, surge em todo lugar gêiseres e verdadeiros parques aquáticos. O mamute Manfred, o tigre Diego e o bicho-preguiça Sid logo descobrem que toneladas de gelo estão prestes a derreter, o que inundaria o vale em que vivem. Com isso, o trio de amigos precisa correr para avisar a todos do perigo e ainda encontrar um local em que não corram riscos. O roteiro demorou quase um ano para ser finalizado e o filme utiliza alta tecnologia, o que aumentou ainda mais o trabalho dos envolvidos. Leia entrevista com diretor do animado aqui).

Avatar (dia 27, sábado, 22h, Telecine Premium) - A superpordução em 3D de James Cameron mostra Jake Sully, um veterano de guerra que ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que tem uma forte ligação com sua terra. Os humanos desejam explorar a lua para encontrar metais valiosos e criam os tais avatares, já que o ar de Pandora é nocivo apra eles. Jake, porém, se simpatiza com os seres azuis e sua causa, decindo ajudá-los contra a invasão dos humanos. Leia mais aqui.

Superman e Batman: Inimigos Públicos (dia 27, sábado, 12h15, HBO Family) - Uma saída desesperada para um país com problemas: Lex Luthor para presidente e ainda por cima com a Liga da Justiça à serviço do governo. Somente Batman e Superman se colocam contra o novo regime e essa falta de lealdade é exatamente o que Luthor desejava provar. Usando isso contra a dupla de heróis, Luthor instiga um escândalo contra o Superman e finalmente saboreia o doce gosto da vitória em seu plano de vingança contra o Homem de Aço. Com produção executiva assinada por Bruce Timm, esse longa de animação da DC Universe revela os desenhos de Jeph Loeb e Ed McGuinness na popular graphic novel homônima e traz uma trama política e batalhas de tirar o fôlego envolvendo dois dos maiores heróis de todos os tempos contra um esquadrão de superseres. Todos acreditando estar do lado certo da lei.

Nenhum comentário: