Separados por temáticas específicas, os programas reúnem filmes com os mais variados ritmos, cores e formas, levando para a televisão todas as técnicas de animação já produzidas. Antes de cada obra, o diretor do curta se apresenta ao público, destacando as curiosidades técnicas da produção.
O curta de abertura, no dia 14, é Poder Feminino (2008), que aborda a paixão que irrompe das tarefas e das interações cotidianas, revelando a força escondida na delicadeza das mulheres. Na animação em 3D Yansan (2007), de Carlos Eduardo Nogueira, Yansan e Xangô vieram juntos ao mundo, um pertence ao outro e morrerão no mesmo dia (imagem acima).
Na seqüência, o animado batizado pelos diretores Adriana Meirelles e Gianni Puzzo de Desventuras de um Dia ou a Vida Não É um Comercial de Margarina (2005) narra o atribulado cotidiano de Luíza, repórter que enfrenta o dia-a-dia estressante da cidade de São Paulo. Com direito a toda sorte de confusões, a jornada traz à tona os papéis assumidos pela mulher na sociedade. O filme mistura lápis sobre o papel, recortes, bonecos, rotoscopia e 3D.
Na terça seguinte, dia 21, entra em cena Delírio Infantil (2008), que mostra o talento especial das crianças na criação de mundos que os adultos não conseguem acessar é o tema do programa, composto apenas pelo curta Alex (2002). Resultado de uma criação coletiva durante o processo de trabalho, traz à tela a rotina do garoto Alex, com todas as suas brincadeiras, sonhos e devaneios. Na produção, a equipe utilizou as técnicas de lápis sobre o papel, bonecos, acetato e desenho manual.
Já a noite do dia 28 abre com Discutindo a Relação (2008), no qual, como o título sugere, todo tipo de relação é possível nos filmes de animação! O programa traz dois curtas-metragens que misturam as técnicas de bonecos e massinha. Em Sushi Man (2003), fechadas num apartamento, três pessoas tentam resolver seu triângulo amoroso, munidos de lógica, racionalidade, sushi e muito saquê.
Em seguida, Velha História (2004), de Cláudia Jouvin, narra o dia de um pescador que, à beira de um rio, fisga um peixe. A partir de um gesto de afeto, homem e animal desenvolvem uma linda amizade, admirada por todos no vilarejo. O único problema é a culpa por ter tirado o pequeno peixe do seio de sua família.
Estréia: dia 14, terça, meia-noite, Canal Brasil
(shirley paradizo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário