quinta-feira, 28 de maio de 2009

Seu filho vê: Peixonauta

A luta de um peixe e seus amigos para manter o meio ambiente em ordem se transformou em um grande sucesso entre as crianças. Peixonauta foi o programa mais visto por crianças de 4 a 11 anos na TV paga, em seu horário de exibição (das 19h30 às 20h), na semana em que estreou (20 a 24 de abril). A faceta tem uma explicação.

Dividida em 52 episódios de 11 minutos apresentados em 26 blocos, a série animada explora os temas cidadania, ecologia e sustentabilidade ambiental de maneira acessível, divertida e interativa, que permite à criança refletir sobre a importância do ambiente para o futuro do planeta. Ou seja, é repleta de boas intenções. Além disso, e o mais importante, fala a língua da garotada.

Peixonauta é uma animação 100% nacional, realizada em uma parceria entre a excelente TV PinGuim e o Discovery Kids. Até a trilha sonora leva a assinatura de um artista tupiniquim. As canções são de responsabilidade de Paulo Tatit, do Palavra Cantada, e trabalha elementos e instrumentos tipicamente brasileiros. "Nós tivemos a preocupação de desenvolver um produto essencialmente brasileiro sem que fosse marcado por isso", afirmou Kiko Mistrorigo, idealizador da série ao lado de Célia Catunda.

Como não bastasse, o desenho tem um roteiro para lá de interessante e muito bem escrito e desenvolvido. Na trama, o peixe que dá nome ao título do animado trabalha como agente da O.S.T.R.A. (Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental) e tem como missão buscar soluções para proteger o meio ambiente. Nessa busca, ele conta com a ajuda da menina Marina e do macaco Zico. Mas nem tudo acontece embaixo d'água. Para desvendar os mistérios e encontrar soluções para proteger o meio ambiente, ele usa um escafandro cheio d’água (o Bublex), que permite ao peixinho viver entre o “mundo molhado” e o “mundo seco”.

Ele e seus amigos recebem dicas de como solucionar cada problema por meio da POP, uma bola mágica que traz dentro de si pistas para que os personagens resolvam os mistérios. A bola só se abre quando todos repetem uma sequência de movimentos de percussão corporal que muda a cada episódio. Nessa hora, eles pedem a a ajuda de seus amiguinhos do outro lado tela, levando as crianças a interagir com o desenho.

Temas complexos como diversidade da fauna, reciclagem, compostagem, contaminação da água e metamorfose são apresentados às crianças em idade pré-escolar por meio de uma linguagem dinâmica e lúdica, sem nunca deixar de lado a fantasia.

Essa popular turminha, em breve, também poderá ser vista nas salas de cinema. Peixonauta já tem previsto um longa-metragem a ser lançado em 2010. Enquanto isso não acontece, vale curtir essa primorosa produção na TV.

Exibição: segunda a sexta-feira, 11h30 e 19h30, Discovery Kids

Indicação: todas as idades

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: