quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

In memoriam: Blake Edwards [atualizado]

Blake Edwards, em uma foto tirada em 1999 (AP Foto)

E 2010 chega quase ao fim com mais uma perda insubstituível no mundo do cinema. Um dos maiores diretores de comédias de todos os tempos, Blake Edwards morreu na manhã desta quinta-feira, aos 88 anos, em sua casa. William Blake McEdwards nasceu em 26 de julho de 1922, em Tulsa, Oklahoma. Sua família se mudou para Hollywood três anos depois, e o garoto cresceu nos sets de filmagens. Edwards começou no cinema como roteirista até ser notado em clássicos como Bonequinha de Luxo (1961), com Audrey Audrey Hepburn, e Vício Maldito (1962), com Jack Lemmon.

Apesar desses trabalhos serem aclamados, Blake só ganhou notoriedade na época com a série cômica A Pantera Cor-de-Rosa. Foram cinco parcerias com o ator Peter Sellers, entre 1963 e 1978. A dupla trabalhou junta ainda em Um Convidado Bem Trapalhão, em 1968. Edwards também fez sucesso com as comédias A Corrida do Século (1965), Mulher Nota 10 (1979), S.O.B. (1981) e Vitor ou Vitória? (1982), este último estrelado por sua esposa Julie Andrews - os dois se casaram em 1968 e tiveram 5 filhos.

De uma certa forma, Blake foi o responsável pela criação do animado estrelado pelo felino rosa mais amado do planeta. Para os presentes na sala escura, os créditos iniciais eram um atrativo à parte. Todos esperavam pelo momento da abertura dos filmes de Blake para verem a pequena animação estrelada pela pantera de jeito aristocrático e aprontando das suas com o atrapalhado Inspetor Clouseau. Com o sucesso da vinheta, ela foi promovida a estrela. O episódio piloto, The Pink Phink, lançado em 1964, foi o primeiro desenho animado a ganhar um Oscar. Em 1969, ela ganhou seu próximo show na TV.

Quando não é o próprio Clouseau que está em cena aturando as maluquices nonsense da Pantera, é um sujeito muito parecido: um homenzinho narigudo, que faz vários pápeis, dependendo da história. Nos filmes, a pantera em questão é o maior diamante do mundo, que é roubado por um misterioso ladrão de jóias, fazendo com que o Inspetor viaje o mundo atrás do gatuno.

Em 2004, o diretor foi interpretado nas telonas por John Lithgow em A Vida e a Morte de Peter Sellers. Nesse mesmo ano, recebeu um Oscar honorário por sua obra, protagonizando um dos momentos mais memoráveis da história recente da Academia. Ao receber a estatueta pelas mãos do comediante Jim Carrey, Blake entra em cena com uma cadeira de rodas em alta velocidade. A cadeira perde o controle e ele sofre um acidente... Confira a cena aqui. Essa é minha pequena homenagem a um grande homem do cinema, eternizado por suas obras cinematográficas.

Nenhum comentário: