segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

In memoriam: Palle Huld

E mais um astro das telas se vai. Depois do comediante Leslie Nielsen (de Corra que a Polícia Vem Aí), do grande cineasta italiano Mario Monicelli (de O Incrível Exército de Brancaleone) e do competente diretor Irvin Kershner (de Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca), morreu no último dia 26 de novembro o ator Palle Huld. O dinamarquês foi membro da companhia de teatro real da Dinamarca e apareceu em 40 filmes do país, entre 1933 e 2000. Sua fama, entretanto, vem bem antes da sua carreira de ator. Em 1928, ele ganhou uma competição organizada por um jornal para escolher um adolescente para ser repórter e viajar pelo mundo. Com 15 anos, Huld viajou por 44 dias pelos EUA, Japão, Sibéria e Alemanha. A história o tornou famoso e ele foi recebido por 22 mil pessoas no seu retorno à Dinamarca.

Georges Prosper Remi (1907-1983), mais conhecido pelo nome Hergé, ouviu a história do adolescente e achou-a tão interessante a ponto de se inspirar nela e criar os primeiros quadrinhos de Tintim, em 1929 (pela foto dá para ver que personagem e inspiração são bem parecidos!). A história do repórter aventureiro e seu fiel companheiro Milu, um cachorro muito sabido, foi publicada no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado aos jovens. Não demorou para os personagens ganharem revista própria de grande tiragem (Le Journal de Tintin), versões animadas, teatrais e em breve uma adaptação para o cinema.

As Aventuras de Tintim (como é conhecida por aqui) é uma das HQs européias mais populares do século 20, sendo traduzidas para mais de 50 línguas e tendo mais de 200 milhões de cópias vendidas. Confira o trailer da animação abaixo.

Nenhum comentário: