segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Destaques da semana (de 13.10 a 19.10)

(legenda: as aventuras de piggley winks)

A Viagem de Chihiro (dia 13, terça, 15h45, TV Cultura, estreia) - perdidos em uma viagem de mudança, Chihiro e seus pais acabam descobrindo uma misteriosa passagem que os leva até um mundo mágico. É lá que a jovem Chihiro enfrenta uma jornada heróica para salvar seus pais, que foram transformados em porcos. Dirigido por Hayao Miyazaki, o longa venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação (leia mais aqui).

Army Wives (dia 13, terça, people+arts, estreia) - canal exibe fim da temporada da série que acompanha um grupo de mulheres cujos maridos são militares e vivem sempre longe de casa. Dessa forma, elas precisam resolver sozinhas questões do cotidiano, da família e muitos outros problemas.

Specials: Hidden Lives of Miss USA (dia 14, quarta, 16h, E!, estreia) - a guerra travada em um dos maiores concursos de beleza do planeta é tema deste documentário que mostra os preparativos das participantes: de implantes de silicone a uma série de intervenções cirúrgicas a que algumas se submetem. O canal também registra os efeitos do estresse físico e emocional nessas bonitas mulheres, assim como suas expectativas e frustrações.

Os Xeretas (dia 14, quarta, 16h30, TV Cultura, estreia) - o longa do diretor Michael Ruman, conta a história de três amigos Duda que encontram uma menina vagando pela cidade e descobrem que ela é uma viajante do tempo. A partir, eles vivem muitas aventuras e perigos (leia mais aqui
).

Uma Tribo Na Cidade Grande (dia 14, quarta, 20h, NatGeo, estreia) - a série de programas mostra o que acontece quando, ao invés de cientistas viajarem até as tribos do sul do Pacífico, os nativos de lá viajam para ver como vivem os europeus e estadunidenses. Os visitantes são dois grupos de nativos da ilha de Tanna que são levados até a Inglaterra e os Estados Unidos, onde testemunham rodeios, batalhas com bolas de neve, shows de travestis e um encontro com o príncipe Philip.

História da Filarmônica de Berlim (dia 14, quarta, 21h, Eurochannel, estreia) - o documentário relembra o caminho de uma das maiores e melhores orquestras do mundo, para muitos indiscutivelmente a melhor. Fundada em Berlim em 1822 e sobrevivendo a duas Guerras Mundiais, a Orquestra exibe em sua carreira nomes como Herbert Von Karajan, Claudio Abbado, Roger Norrington, Simon Rattle e Bernard Haitink. O programa inclui relatos deles e de outros artistas, imagens raras de arquivo e trechos de apresentações.

Redescobrindo a Segunda Guerra: O Apocalipse 1944 (dia 14, quarta, 21h, NatGeo) - a guerra entra em seu capítulo final com os alemães protegidos atrás da Gustav Line, em Monte Cassino. Em 20 de julho, Hitler escapa de um atentado e o Exército Vermelho continua avançando. Na luta contra os japoneses, os Estados Unidos lançam a bomba atômica. Além deste episódio, o canal mostra no dia 18 os melhores episódios da série a partir das 21h.

Conversando com os Mortos (dia 14, quarta, 22h, Telecine Premium) - menos de um ano após a morte da irmã, Megan e seus colegas de faculdade fazem uma última viagem a casa de seus pais em Louisiana. Quando um jovem local lhes conta sobre o feitiço do soltício de verão - a época mais fácil para que os mortos se comuniquem com os vivos -, o grupo tenta ressuscitar o espírito da irmã de Megan.

Especial Miss Spider (dia 15, quinta, 16h, TV Cultura) - a série de desenho em computação gráfica mostra as histórias e o dia-a-dia de uma família de aranhas muito aventureiras (leia mais aqui
).

As Esquecidas (dia 15, quinta, 21h, Eurochannel) - canal exibe o episódio final da série francesa que segue os passos de de um agente de uma unidade de homícidio da polícia obcecado em encontrar seis jovens desaparecidas ao longo de 15 anos. Ele acredita que elas foram assassinadas por serial killer.

Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (dia 15, quinta, 22h, AXN) - Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

Como Nasceu Nosso Planeta: Krakatoa (dia 15, quinta, 23h, The History Channel, inédito) - o programa explora desde o nascimento desse vulcão há mais de 2 milhões de anos até a explosão de 1883 que significou seu próprio fim e desencadeou um tsunami que acabou com mais de 36 mil pessoas. Mas novas evidências sugerem que essa explosão espetacular pode não ter sido a mais devastadora. Além do mais, vamos dar uma olhada no novo vulcão que está surgindo no mesmo local: o Anak Krakatau (Filho de Krakatoa). Será que estamos à beira de uma nova erupção?

Uma História de Amor (dia 15, quinta, 23h, HBO Plus) - um anti-social e emocionalmente complexo autor de livros infantis de sucesso é forçado a trabalhar com uma bela ilustradora, depois que seu melhor amigo e colaborador criativo morre. Enquanto luta para deixar os fantasmas de amor e vida irem embora, ele descobre que talvez seja necessário um pouco de dedicação.

O Martelo de Vulcano (dia 16, sexta, 16h15, TV Cultura, estreia) - dirigido por Eliana Fonseca, o filme é sobre cinco amigos que, após sobreviverem a um naufrágio, são levados a uma ilha desconhecida habitada por diversas criaturas fantásticas (leia mais aqui
).

Animania (dia 16, sexta, 19h30, TV Cultura, inédito) - a animação dá samba e Zeca 2D descobre isso recebendo o animador Sérgio Glenes para falar da arte de seu filme O Despejo...ou Memórias de Gabiru. No quadro Córtex, será exibido o filme Castelo de Vento, onde a animadora Tânia Anaya conta uma história de amor ao som de um belo samba. E ainda nesta edição, Zeca fala via web com o animador Céu D’ellia, que ensina como animar um samba no pé (leia mais aqui
).

Gasparzinho (dia 16, sexta, 20h, Cartoon Network) - prestes a se livrar da mansão milenar da família, um milionário descobre que um tesouro se esconde entre aquelas paredes - mas os fantasmas do local estão dispostos a mantê-lo bem afastado dali. Entra em cena um especialista em seres fantasmagóricos e sua filha - que acaba se tornando amiga de um certo fantasminha camarada.

Evita (dia 16, sexta, 21h, The History Channel, estreia) - este especial conta a história de Eva Duarte Perón, defensora dos direitos femininos e militante da justiça social, através de fragmentos de sua autobiografia narrados por Nacha Guevara. Ao mesmo tempo, reflete sobre a atualidade de sua figura como ícone de um fenômeno cada vez mais relevante: a relação entre a mulher e o poder.

Louis Theroux: Killadelphia (dia 16, sexta, 21h, GNT, estreia) - o jornalista Louis Theroux se une ao departamento de polícia da Filadélfia para acompanhar a patrulha realizada nos guetos da cidade, onde 30% da população vive abaixo da linha da pobreza, em ruas controladas por gangues, com tiroteios diários e assassinatos toda a semana. Como um repórter de guerra situado no front, Theroux mostra as histórias da Filadélfia dos dois lados: a dura rotina diária dos policiais, bem como a vida dos traficantes nas ruas dos guetos.

Perseguição 2: O Resgate (dia 16, sexta, 22h, Telecine Premium) - quando quatro amigos partem numa viagem até Vegas, eles não imaginavam que sua visita a uma casa deserta os levaria aos limites do puro medo. Após o carro quebrar numa região deserta, eles precisam encontrar um jeito de voltar à civilização. Mas a solução para o problema esbarra em um caminhoneiro vingativo e assassino, com um apetite insaciável por mutilação impiedosa e sádica.

Psych (dia 16, sexta, 23h, Universal Channel, estreia) - chega ao canal a nova temporada da série, com novo dia e horário de exibição. No primeiro episódio, que traz a participação especial de Cary Elwes, Shawn e Gus interrompem as férias no Canadá após reconhecerem um ladrão de obras de arte que o detetive Lassiter vinha tentando prender há anos. Então, mesmo em férias em uma estação de esqui, eles procuram as autoridades locais junto com o próprio Lassiter e Juliet, mas nem tudo sai conforme o planejado.

Godzilla (dia 16, sexta, 23h, People+Arts, estreia) - um gigantesco monstro ataca a cidade de Nova York, fazendo com que cientistas, militares, uma repórter e um cinegrafista lutem para encontrar o ninho do monstro antes que suas crias nasçam e destruam por completo a cidade. Refilmagem americana do clássico japonês de 1954 que conta com Matthew Broderick e Jean Reno no elenco.

Pinóquio (dia 17, sábado, 8h30 e 12h, Disney Channel) - um dos clássicos da animação, a ponto de muita gente esquecer que Walt Disney não foi o autor da história do boneco de madeira que queria ser humano.

Especial Jakers (dia 17, sábado, 11h45, TV Cultura) - neste especial serão apresentados diversos episódios do desenho As Aventuras de Piggley Winks, protagonizado por um porco vovô que conta as mais diversas histórias para o seu neto (leia mais aqui).

Teatro Rá Tim Bum (dia 17, sábado, 13h15, TV Cultura, inédito) - a peça Zero leva as crianças para um mundo estranho manipulado por manivelas e botões (leia mais aqui).

Prêmio Contigo! de Cinema, TV e Teatro (dia 17, sábado, 19h, MGM) - a 4ª edição do evento aconteceu no Teatro Tom Jobim e incluiu uma nova categoria, o prêmio MGM, My Favorite de Cinema, que vai homenagear um profissional que colaborou para a divulgação da cultura e do cinema brasileiro no mundo.

A Viagem de Jamie para os EUA (dia 17, sábado, 19h, GNT, inédito) - o chef Jamie Oliver embarca em mais uma aventura gastronômica. Dessa vez, ele cruza os Estados Unidos para mergulhar na sociedade americana e desvendar histórias pessoais, experimentar a verdadeira comida americana e encontrar os chefs mais interessantes e desconhecidos do país. Essa jornada épica leva Jamie ao coração da América: povo, cultura, música e o mais importante, comida.

O Espanta Tubarões (dia 17, sábado, 20h, Fox) - Oscar é um peixe que trabalha num lava-jato para baleias e tem uma vida pacata e comum. Seu grande sonho é viver no topo do recife, em um apartamento luxuoso, além de fama e reconhecimento. Sua vida muda completamente quando ele é atacado por um tubarão e, acidentalmente, uma âncora cai em cima do predador, matando-o. A partir daí, Oscar vira herói em sua cidade até que um tubarão vegetariano bate em sua porta e transforma seu cotidiano em um inferno.

Trovão Tropical (dia 17, sábado, 22h, Telecine Premium) - cinco atores num set de filmagem enfrentam situações que eles jamais experimentaram antes. Enquanto rodam um filme sobre guerra de grande orçamento, são obrigados a se tornar de fato os soldados que interpretam na história ao serem deixados no meio de uma floresta. No elenco, Downey Jr. e Ben Stiller.

A Morte Convida para Dançar (dia 17, sábado, 21h, HBO) - a festa de formatura de Donna deveria ser a melhor noite de sua vida. Depois de sobreviver a uma tragédia terrível, ela finalmente seguiu em frente e está aproveitando seu último ano na escola. Tudo vira do avesso quando um assassino começa a fazer suas vítimas. Agora, ela e os amigos têm de encontrar uma forma de escapar de seus ataques.

Mês da Luta Contra o Câncer (dia 18, domingo, 22h, Discovery Home & Health) - o canal continua exibindo documentários que mostram a luta de pacientes em vários países contra o câncer em suas diversas formas. Esta semana é a vez de Câncer de Ovário, documentário que mostra as histórias de pacientes da Argentina, México e Colômbia. A doença leva 50% dos pacientes ao tratamento com cirurgia agressiva e quimioterapia, com retorno da doença entre 70 e 90% dos casos.

Alexandra, a Princesa do Rock (dia 19, segunda, 19h, Nickelodeon, estreia) - a série conta a história de Alexandra Wilson, uma adolescente fanática por rock que descobre ser princesa de um reino mágico chamado Manjipoor, ao mesmo tempo em que tenta conquistar Marcos, o guitarrista da sua banda.

Após as Primeiras 48 Horas (dia 19, segunda, 23h, A&E, estreia) - depois o sucesso de As Primeiras 48 Horas, o canal exibe sua emocionante série derivada. Nesta sequência, os casos policiais não se encerram com a prisão dos autores dos crimes, que os culpados nem sempre são os verdadeiros responsáveis, e que os inocentes às vezes têm muito a esconder.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: