quarta-feira, 30 de março de 2011

Estreia: Star Wars - A Guerra dos Clones

Finalmente os fãs da saga Guerra nas Estrelas poderão acompanhar episódios inéditos da série animada inspirada no filme criado por George Lucas. A partir do dia 3 de abril, aos domingos, 22h, o Cartoon Network começa a exibir a terceira temporada de Star Wars: A Guerra dos Clones, lançada nos Estados Unidos em setembro do ano passado.

No capítulo de abertura, será mostrado como é o treinamento dos clones. Novos personagens também serão apresentados, como Shaak Ti (que deu as caras nos filmes
O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith) e Savage Oppress, um sith da raça dos Zabrak.

Pela primeira, o treinamento Sith vai ser explorado – e, com ele, verdades sobre a própria essência do lado negro! Savge Oppress
, um guerreiro forjado por uma magia negra tão mística e poderosa como a Força, vai trazer à tona informações surpreendentes sobre o frágil equilíbrio de poder da galáxia, incluindo os segredos sobre um dos mais infames vilões: Darth Maul. Os mistérios de Maul, desde sua origem até o seu destino, vão ser finalmente revelados.

Estante: Dinotrem - Animais de Todas as Épocas

Após grande sucesso de Dinossauros em Festa e Clube dos Dinossauros, chega às lojas Dinotrem - Animais de Todas as Épocas (Log On Multimídia). O DVD traz oito novos episódios dessa turminha de dinos da pesada e uma surpresa para a garatoda: um divertido copo retrátil. Agora, além de dinossauros, lagartos voadores e até uma pequena rã de voz poderosa participam das aventuras. Assim, Bruno e seus irmãos embarcam no Dinotrem para viajar no tempo e conhecer a diversidade dos animais das épocas passadas.

Exibido no Discovery Kids,
Dinotrem começa quando o jovem Tiranossauro Rex Bruno é adotado pelo Sr. e Sra. Pteranodonte e conduzido a seu ninho para conhecer seus novos irmãos: Tina, Linda e Don. Bruno e sua nova família têm um apetite insaciável por aprender tudo sobre os diferentes tipos de dinossauros. Para isso, eles sobem no incrível Dinotrem, um trem que lhes permite viajar e explorar o mundo dessas magníficas criaturas.

O desenho, voltado para crianças em idade pré-escolar, usa a fascinação dos pequenos por esses grandes animais para estimulá-los a aprender tudo sobre o mundo da ciência, da história natural e da paleontologia. Ele inclui ainda breves segmentos ao vivo, apresentados pelo conhecido paleontólogo Dr. Scott Sampson.

terça-feira, 29 de março de 2011

Estreia: Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar

Se você não conseguiu conferir nos cinemas, vale conferir a animação Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar, que estreia no canal Max, dia 18 de abril, às 22hs (com reprises dias 21/04, às 18h30; 24/04, às 20h10; e 29/04, às 16h45). Assinado pelo grande diretor japonês Hayao Miyazaki (de A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado), o desenho foi o ganhador do prêmio de melhor animação em 2009 pela Japan Academy Prize Association, considerado o Oscar japonês.

Na história, Sosuke é um garoto de 5 anos que mora próximo ao mar. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, uma peixinho dourado, presa em um pote de geleia.
Ele ajuda a se soltar. Em retribuição, ela lhe dá uma lambida em um pequeno corte em seu dedo, que acaba cicatrizando rapidamente.

Os dois se tornam amigos e ela ganh
a a habilidade de se transformar em uma menina. O que ela e seu amigo não sabem, porém, é que, transformando-se em humana, ela deu início a um desastre ecológico, liberando um verdadeiro tsunami que inundará a vila onde moram Sosuke, sua mãe e outras pessoas. Leia mais aqui.

Um coelho em perigo

Já está em andamento a produção de uma das novas animações da DreamWorks. Inspirada no livro infantil de Hiawyn Oramm, My Unwilling Witch (The Rumblewick Letters), publicado no Brasil pela editora sob o título As Cartas de Ronroroso, Rumblewick vai mostrar um coelho de mágico que recebe o convite para aprender mágica de verdade com duas bruxas. As coisas começam a dar errado quando ele descobre ser, na verdade, um peão em um jogo entre as bruxas rivais.

A animação será uma colaboração do diretor Tim Johnson (de
Os Sem Floresta) e do roteirista Jim Herzfeld (de Entrando numa Fria), enquanto Chris Kuser e Gregg Taylor, executivos de desenvolvimento da DreamWorks, ficam responsáveis pela produção.

Rumblewick
ainda não tem previsão de estreia nos cinemas.

Estreia: Carrapatos e Catapultas

Depois de Tromba Trem, chega à telinha mais uma série de animação nacional. Carrapatos e Catapultas é uma co-produção entre a TV Brasil (Empresa Brasil de Comunicação), a TV Cultura (Fundação Padre Anchieta) e a Zoom Elefante. Criado e dirigido por Almir Correia, o desenho possui 13 episódios com 11 minutos de duração cada.

Com um estilo nonsense à altura de Bob Esponja e Chowder, o desenho se passa em outra galáxia em um lugar chamado Planeta Vaca. Lá, os carrapatos bicos-de-pato e os carrapatos megafones gostam de sugar comida, sucos e objetos com canudinhos, de ficar se catapultando por aí e de se auto-explodir depois de ficarem muito gordos. Ao contrário dos demais habitantes, os grandes amigos Bum e Bod não engordam. Eles trabalham como estagiários e têm o chefe Bonaparte para azucriná-los.


Nesse mundo não há automóveis nem muitos objetos comuns no mundo humano. Inexplicavelmente tais objetos começarão a surgir do nada, desencadeando situações inesperadas. Bod encontrará uma caixa de luz que mostrará a programação da Terra e trará seres de outros universos. Bum achará um telefone, passando a receber ligações de sua mãe que já explodiu e mora agora no Mundo dos Carrapatos Fantasmas.

Carrapatos e Catapultas será exibido na TV Brasil, a partir de 17 de abril, aos domingos, às 12h30; e na TV Cultura, a partir de 23 de abril, aos sábados, às 11h30. Confira o vídeo abaixo e mais informações aqui.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Kiriku no Cineclubinho

No próximo sábado, dia 02 de abril, o Cineclubinho (ou Kinder Kino, como é chamado em alemão) do Baukurs Cultural apresenta o longa-metragem de animação Kiriku e a Feiticeira (do francês Michel Ocelot), a partir das 16h. Após o filme, a arteterapeuta Mônica Valéria Iaromila fará atividades lúdicas com as crianças e os pais. A intenção é envolver ainda mais os pequenos na sétima arte.

A história do filme gira em torno de uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira. Kiriku, então, enfrenta seu poder e combate o mal. O menino aprende em sua luta que só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência, são capazes de vencer as dores e as diferenças.

Serviço

Onde: Cineclube Baukurs (Rua Goethe, 15, Botafogo, Rio de Janeiro – www.baukurscultural.com.br)
Quando: dia 02 de abril, sábado, 16 horas

Entrada franca, sujeito a reserva de lugar pelo telefone (21) 2530-4847


* fonte: arte view, site de entretenimento do amigo leo francisco

domingo, 27 de março de 2011

Estreia: Pokémon Diamante e Pérola - Vencedores da Liga Sinnoh

A espera finalmente acabou. Em abril, o Cartoon Network exibe a 13a. temporada de Pokémon, batizada de Pokémon Diamante e Pérola: Vencedores da Liga Sinnoh. Nela, Ash e Dawn chegam às competições finais (Liga Sinnoh e o Grande Festival) em busca de seus respectivos objetivos. A nova temporada é a mais curta da série (33 episódios) e encerra a saga Diamante e Pérola. O anime começa a ser exibido a partir de 2 de abril, sábado, às 12h300, com reprise aos domingos no mesmo horário.

Estreias: Bloco Não Perturbe

Sem nada para fazer hoje? Então, que tal assistir às estreias de novos espisódios de Uma Família da Pesada, The Cleveland Show e American Dad, no Não Perturbe - a partir das 22h, no canal FX?

Uma Família da Pesada (9a. temporada, 22h) - O animado mostra o cotidiano de Peter Griffin e sua família. Lois, a esposa de Peter, vive à beira de um ataque de nervos. Meg, a filha de 16 anos, sempre é culpada por tudo que sai errado na família; Chris, o filho de 13 anos, não é o melhor exemplo de inteligência na adolescência; e Stewie, um bebê super inteligente e cheio de planos diabólicos. Completanto a agitada casa dos Griffin está Brian, um cachorro que adora martini e loiras burras. A série criada por Seth MacFarlane e produzida pela 20th Century Fox estreou na TV norte-americana em 1999.

The Cleveland Show (2a. temporada, 23h) - É uma série criada por Seth MacFarlane e spin-off de Uma Família da Pesada. A animação lançado nos EUA em 2009 é uma produção da Persons Unknown Productions em associação com Happy Jack Productions, Fuzzy Door Productions e 20th Century Fox Television. Na série, Cleveland começa uma nova vida depois de se ter divorciado de Loretta. Ele muda para a sua cidade Natal com o seu filho, Cleveland Jr., e aí reencontra o seu primeiro amor, Donna, com quem se casa e forma uma nova família com mais dois filhos: Rallo, que é fanático por mulheres; e Roberta, a adolescente rebelde.

American Dad (6a. temporada, 23h30) - Nesta temporada haverá a exibição do episódio especial de número 100. A série, também criação de Seth MacFarlane, é uma co-produção da Fox Television com os estúdios Fuzzy Door Productions e Underdog Productions. No ar desde 2005, é centrada em Stan Smith, um agente da CIA. Stan está constantemente em estado de alerta contra atividades terroristas e irá ao extremo para proteger seu país e manter a segurança de sua casa. Recentemente a Fox e MacFarlane renovaram contrato para a produção de mais uma temporada do desenho animado.

Estreia: Bubble Guppies

Em abril, chega à telinha uma nova animação que vai agitar as manhãs das crianças em idade pré-escolar. Bubble Guppies foi criada por Jonny Belt e Robert Scull que também assinam como produtores executivos da série. A co-produção executiva está a cargo de Janice Burgess, da equipe ganhadora do Emmy por Backyardigans e O Pequeno Reino de Ben e Holly.

A série é uma comédia musical em 3D que se passa debaixo d’água, apresentando um grupo de amigos com caudas coloridas, como peixes. Juntos, eles vivem muitas aventuras e confusões, sempre em busca de coisas para melhorar o mundo onde vivem.

O animado, que estreia dia 02 de abril e exibida aos sábados e domingos, às 7h30, no canal Nickelodeon, mistura assuntos presentes na vida das crianças como escola, reciclagem, música e amizade. Cada episódio tem 30 minutos de narrativa dinâmica e de fácil compreensão, tratando um tema específico.

Em cada um deles, os personagens desenvolvem um processo criativo, e acabam descobrindo questões que os interessam, despertando uma curiosidade sem limites. Então, para encontrar as repostas, eles exploram esses temas a partir de diferentes ângulos e deduções. Um dos principais objetivos do desenho é impulsionar a paixão pelo “aprender”, além de inspirá-los na procura de um pensamento independente que surge no cotidiano da infância.


A trilha sonora é cativante e educativa, na medida em que incentiva crianças a lerem e aprenderem assuntos relacionados ao jardim de infância.
Já os passos de dança foram coreografados por Beth Bogush - que foi diretora da academia Alvin Ailey Dance School, de Nova York. Antes de serem aplicados nos personagens, a coreografia foi ensaiada por bailarinas reais cujos movimentos foram recriados na animação.

Personagens principais


Gil
- É um dos principais do Bubble Guppies, junto com Molly. Ele é engraçado e não para um minuto!


Molly
– Muito meiga, ela é muito querida por seus amigos, além de ser inteligente e fiel. É uma líder nata!


Deema – É a mais animada da turma. Sempre quer chamar a atenção para si, mesmo que isso signifique ser um pouco boba.


Nonny
– É o mais centrado da turma, sempre tem uma opinião para expressar.


Oona
– Gentil e educada, ela está sempre disposta a ajudar seus amigos, os animais ou uma plantinha.


Goby
– Gosta de contar histórias, de inventar passeios e de criar peças de teatro para seus amigos.

terça-feira, 22 de março de 2011

Lançamento adiado!

Uma notícia nada boa para quem é fã da heroína da Lua Serena e suas inseparáveis amigas. Inicialmente programado para chegar às lojas em meados de abril, o lançamento do primeiro volume do DVD de Sailor Moon S foi adiado para maio. O atraso acontecerá porque a CD & DVD Factory, empresa que promoverá o lançamento da série no Brasil, está negociando com a Toei Animation uma possível redublagem dos episódios, e a empresa japonesa está demorando um pouco mais que o normal em dar uma resposta.

O anime Sailor Moon é baseado no mangá de Naoko Takeuchi. A estreia na TV japonesa aconteceu em 1992. Ao todo, a animação possui 200 episódios divididos em cinco fases: Sailor Moon, Sailor Moon R, Sailor Moon S, Sailor Moon Super S e Sailor Stars. Além do lançamento em DVD, a série será relançada ainda este ano na TV aberta. O mangá da franquia, um dos mais aguardados pelos leitores brasileiros, também deverá chegar por aqui em breve.

* fonte: publicado originalmente no site parceiro infoanimation

Lola & Virginia em live-action

O desenho animado espanhol Lola & Virginia - exibido no Brasil pelo Nickelodeon - vai ganhar uma nova série para a televisão. Dessa vez, com atores de verdade. A produção está sendo realizada pela Imira Entertainment em parceria com a Brave Films, e deverá ser lançada na Europa no segundo semestre deste ano.

Os 26 episódios do seriado serão exibidos pela Nickelodeon inicialmente na Espanha, em Portugal e na Itália. A nova atração, estrelada por Anna Gumpel (Virginia) e Laura Adriani (Lola), está sendo gravada na Itália com direção de Alessandro Celli, que que também co-escreveu o roteiro.


Criada por Myriam Ballesteros, o animado Lola & Virginia estreou em 2006. A história mostra o cotidiano de Lola e Virginia, duas colegas de escola com personalidades bem distintas, mas que não medem esforços quando se trata de puxar o tapete uma da outra. Lola mora na periferia, cuida dos irmãos pequenos e tem um bando de amigos loucos. Por outro lado, Virginia é rica e desfruta de tudo o que existe de melhor. O mais importante é que nenhuma cruze o caminho da outra, porque senão a confusão está armada.

* fonte: publicada originalmente no site parceiro infoanimation

sábado, 19 de março de 2011

Carros 2 recebe novo trailer

A Disney divulgou mais um trailer de Carros 2 (Cars 2: World Grand Prix), que veio recheado de cenas inéditas. Na trama, o carrinho de corrida vermelho e seu amigo Mate viajam para a Ásia e Europa a fim de disputar a Corrida dos Campeões, que reúne os melhores de diversas modalidades, como a Fórmula 1 e o Campeonato Mundial de Rally.

A famosa corrida vai determinar quem será o carro mais veloz do planeta. E eles de
vem percorrer pistas de todo o mundo nessa disputa. Em Tóquio, a competição acontece no Monte Fuji, enquanto na Alemanha, o palco da disputa será a Floresta Negra. Até mesmo o circuito de Monte Carlo, em Mônaco, na Itália, terá uma “cópia” no filme.
Mas a estrada para o título é cheia de buracos, desvios e surpresas hilárias e Mate acaba se envolvendo em uma outra aventura emocionante: espionagem internacional.

Nesta continuação, novos personagens serão introduzidos na trama, como um Aston Martin inspirado no veículo oficial de James Bond. Para o delírio dos brasileiros, uma personagem com as cores da nossa bandeira também terá um lugar nessa competição: Carla Veloso, o carro de número 8.


Dirigido por Brad Lewis (produtor de Ratattoulie), o animado traz de volta todo o elenco do original, com Owen Wilson emprestando sua voz a Relâmpago McQueen e Larry the Cable Guy, a Mate. A dupla recebe os reforços de Michael Caine (como o Aston Martin espião Finn McMissille), Emily Mortimer (como a espiã novata Holley Shiftwell), Joe Mantegna & Peter Jacobson (como Grem e Acer), Thomas Kretschmann (como Professor z) e Jason Isaacs (como o jato Siddeley). Ainda não foi divulgado quem irá dublar a tupiniquim Carla.


Carros 2
tem previsão de estreia em 24 de junho, em 2D, 3D e IMAX 3D. Confira o trailer abaixo.

Cinema: Animais Unidos Jamais Serão Vencidos

Pegando carona na coqueluche da tecnologia 3D, a animação alemã Animais Unidos Jamais Serão Vencidos chega aos cinemas para culpar a humanindade (e quem mais?) pelo aquecimento global. Tudo começa quando um grupo de animais decide abandonar a local onde vivem, na savana afrincana, por causa da seca. Liderados pelo atrapalhado Billy, eles saem em busca de uma nova fonte de água. Ao chegarem ao novo lar, descobrem que a escassez do precioso líquido está acontecendo por mãos humanas.

O dono de um hotel de luxo construiu
uma enorme barragem para coletar água para suas estâncias de luxo e os animais continuarão sem água no lugar que prometia ser o paraíso. Nesse lugar se reúnem políticos de todo o mundo numa conferência para, ironicamente, salvar o meio ambiente. Irritados, os animais resolvem realizar uma conferência pararlela para discutir e assunto. Assim, os bichos decidem mudar a situação.

O filme assinado por Reinhard Klooss e Holger Tappe (de Tô de Férias) deve agradar aos mais pequenos com seus personagens para lá de fofinhos. Mas talvez não prenda a atenção dos adultos e das crianças maiores, que já viram bichos e histórias bem parecidas em outros carnavais, como em Madagascar e Os Sem-Florestas.

quinta-feira, 17 de março de 2011

À moda antiga

Por esses dias, a Disney divulgou novas imagens de The Ballad of Nessie, um curta-metragem de animação feito à moda antiga. Ou seja, todo desenhado à mão. Dirigido por Stevie Wermers-Skelton e Kevin Deters, o filme se passa nos encantadores planaltos azuis da Escócia e desconstrói a fábula do Monstro do Lago Ness, fazendo o personagem comumente assustador se transformar em alguém amigável.

Na história, o simpático
monstro do Lago Ness, Nessie, e seu melhor amigo McQuack, um pato de borracha, vivem sossegados em um pântano. Porém, sua tranquilidade chega ao fim quando um ganancioso empreendedor de terras chamado MacFroogle decide construir um império de mini-golfe em cima da casa de Nessie.

The Ballad of Nessie, que já foi exibida no festival de animação de Bruxelas, tem sua estreia prevista nos cinemas americanos em 15 de julho, durante as exibições de O Ursinho Pooh.

Oficina de animação para crianças

A garatoda que é fã de cinema de animação não pode perder essa. Já está acontecento no Itaú Cultural, em São Paulo, oficinas que vao ensinar a criar e fazer vídeos de animação. Chamadas de Click Play, as oficinas são ideais para quem tem de 6 a 12 anos. Elas estão programadas até o dia 28 de maio, aos sábados, das 14h30 às 17h30. Quem se interessar deve se inscrever pelo telefone (11) 2168-1876. O evento faz parte da exposição Sob o Peso dos Meus Amores, que está em cartaz no espaço. Ela reúne obras do pintor, desenhista e escultor brasileiro Leonilson.

Serviço: Click Play - Oficina de animação para crianças

Quando: 19 de março a 28 de maio, sábados, das 14h30 às 17h30

Onde: Itaú Cultural - av. Paulista, 149, tel. (11) 2168-1776/1777

Quanto: grátis - só é preciso se inscrever pelo telefone (11) 2168-1876


* fonte: folhinha online

quarta-feira, 16 de março de 2011

Donatello e cia. em nova animação

A Nickelodeon já começou a produzir uma nova séria animada da franquia As Tartarugas Ninja. Além de uma imagem, o canal divulgou o primeiro trailer da animação protagonizada por Leonardo, Miguel, Miguelângelo, Donatello e Rafael. Em entrevista ao Wall Street Journal, Ciro Nieli, produtor executivo da série, afirmou que agora as tartarugas terão mais “atributos individuais” do que tinham antes. As habilidades do grupo nas artes marciais também terão um destaque maior.

Pegando carona no projeto, a Paramount pretende lançar um novo longa-metragem das tartarugas em live-action.
O filme está marcado para chegar aos cinemas na mesma época que o desenho televisivo, mas ainda continua só no papel. As Tartarugas Ninja apareceram pela primeira vez nos quadrinhos criados por Kevin Eastman e Peter Laird, em 1984.

A história do grupo de quatro tarturugas mutantes e ninjas cresceu em popularidade após estrelarem um desenho animado que estreou em 1987 e durou nove anos, até 1996. As aventuras do quarteto contra o mal rendeu ainda uma série com atores reais chamada Ninja Turtles: The Next Mutation (Tartarugas Ninja: a Próxima Mutação), longa-metragens para o cinema, videogames e uma nova animação, que começou a ser exibida em 2003.


A série terá incialmente 26 episódios de 30 minutos cada, que serão exibidos a partir do final de 2012 no Nickelodeon americano. Confira o teaser abaixo.


Sítio do Picapau Amarelo animado

Emília, Narizinho, Dona Benta, Pedrinho e todos os personagens criados por Monteiro Lobato que habitam o Sítio do Picapau Amarelo agora vão ressurgir em uma versão animada. Fruto de uma parceria entre a Rede Globo e a produtora Mixer, a primeira temporada do desenho, que terá 26 episódios, já está em produção.

Ocupando um lugar de destaque na literatura infantil nacional, a saga do Sítio do Picapau Amarelo começou em 1921, quando Lobato publicou
Narizinho Arrebitado. Outros viriam, como O Saci (1921), Fábulas de Narizinho (1921), O Marquês de Rabicó (1922), O Noivado de Narizinho (1927), Reinações de Narizinho (1931), As Caçadas de Pedrinho (1933), Emília no País da Gramática (1934), Geografia de Dona Benta (1935), Histórias de Tia Anastácia (1937), entre outros. Era por meio dessas encantadoras fábulas que o autor educava e incentivava nas crianças o gosto pela leitura.

A primeira adaptação do Sítio para a televisão foi em 1952. Na época, a TV Tupi exibia o programa ao vivo, direto do Teatro Escola de São Paulo. A atração ficou no ar por 10 anos e foi um grande sucesso da emissora. Porém, a versão mais conhecida do Sítio para as telinhas e exportada para mundo todo foi a produzida pela Rede Globo entre 7 de março de 1977 e 31 de janeiro de 1986. Com bonecos criados por Rui de Oliveira e Marie Louise Neri, o programa teve trilha sonora dirigida Dori Caymmi e música tema composta por Gilberto Gil.

Em julho de 2000, a Globo regastou os personagens de Monteiro Lobato em nova adaptação e começou a exibir o show de 12 de outubro de 2001 até 2007.
O Sítio do Picapau Amarelo é um mundo fantástico habitado por diversos personagens que protagonizam aventuras inesquecíveis. Lá moram Dona Benta, Nariznho, Pedrinho, Tia Anastácia, a boneca de pano Emília, Visconde de Sabugosa, Saci Pererê, Cuca, Rabicó, entre outros.

A previsão de estreia do animado está marcado para 2012.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Oscar brasileiro

Sim. O Brasil também tem seu próprio festival de cinema. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é organizado pela Academia Brasileira de Cinema, localizada no Rio de Janeiro. As categorias principais são: Melhor Filme de Ficção; Melhor Documentário; Melhor Filme Estrangeiro; Melhor Filme Infantil; Melhor Animação; Melhor Curta-Ficção; Melhor Curta-Animação; Melhor Curta-Documentário.

Além dessas categorias, o evento homenageará o “casal Barretão” (Lucy Brandão e Luis Carlos Barreto), que produziram juntos no período do Cinema Novo. Outra categoria é o Prêmio Especial de Preservação que este ano irá para a CINEOP – Mostra de Cinema de Outro Preto.

Apesar de estar em sua 10a. edição, os curta-animados só foram incluídos no prêmio em 2003, com A Lasanha Assassina saindo como o vencedor da festa. Entre os finalistas de 2011 estão Tempestade (de Cesar Cabral - foto acima), War (de Christian Caselli), Bonequinha do Papai (de Luciana Eguti e Paulo Muppet) e Eu Queria Ser um Monstro (de Marão). Confira a lista dos indicados no site oficial do evento, que traz links dos vídeos dos filmetes animados que vão concorrer este ano.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece em 05 de abril, às 21h, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Uma união de talentos

Não é animação, mas vale a pena registrar aqui no MUNDO ANIMADO. Um dos filmes mais aguardados para a temporada 2011 de blockbusters, Super 8 promete agitar a garotada nos cinemas. O filme de ficção une uma dupla de talentos de Hollywood: tem produção de Steven Spielberg (de E.T. - O Extraterrestre e Indiana Jones) e J.J. Abrams (das séries Lost e Fringe e do filme Star Trek). Por enquanto, pouco se sabe sobre a trama do longa-metragem, que tem sido guardada a sete chaves pelos cineastas.

Recentemente, porém, foi divulgado um trailer da produção e a prévia evoca os clássicos “spielbergianos” da década de 1980, fazendo homenagens a filmes como E.T. e Contatos Imediadiatos do Terceiro Grau e mantendo um clima de mistério e aventura típico das obras de Spielberg.

A história se passa em 1979 e acompanha um grupo de seis jovens que filmam com uma câmera Super-8 algo inacreditável. Tudo acontece em uma fatídica noite durante um acidente com um trem e caminhote, que causa o descarrilhamento da locomotica e... alguma coisa emerge dos escombros, algo decididamente desumano.

O elenco da produção conta com nomes como Kyle Chandler (da série Friday Night Lights), Elle Fanning (de Em um Lugar Qualquer), Ron Eldard (de A Cor de um Crime), Noah Emmerich (de O Show de Truman), Gabriel Basso (da série The Big C), Ryan Lee (de A Pedra Mágica), Zach Mills (de A Troca), A.J. Michalka (de Um Olhar do Paraíso) e os estreantes Joel Courtney e Riley Griffiths.

Super 8 tem estreia prevista para 10 de junho nos Estados Unidos e 9 de setembro no Brasil. Confira o trailer abaixo.

sábado, 12 de março de 2011

Os Smurfs ganham novo trailer

Já está disponível o novo trailer do longa-metragem Os Smurfs, que mostra cenas do vilão Gargamel, interpretado por Hank Azaria (o dublador original do Moe no seriado Os Simpsons). Dirigido por Raja Gosnell (de Perdido pra Cachorro) e com roteiro de David Stem e David Weiss (dupla de Shrek 2 e 3), o filme começa com Gargamel (Hank Azaria) finalmente encontrando a vila dos Smurfs.

O malvado quer capturar os Smurfs para tê-los como amuletos. Assustados e liderados pelo Smurf Desastrado, os pequeninos entram em uma gruta proibida. Como é lua cheia, eles são transportados por um portal para o Central Park, em Nova York... Lá, Desastrado, Ranzinza, Smurfette, Gênio, Papai Smurf e Valente encontram refúgio com o casal vivido por Neil Patrick Harris e Jayma Mays.


Os Smurfs - O Filme foi inspirado em personagens criados por em 1958 pelo francês Pierre Culliford, conhecido como Peyo. Os seres azuis encantaram adultos e crianças na década de 1980 com série animada produzida por Hanna-Barbera. A versão cinematográfica tem previsão de estreia, em 3D e 2D, em 3 de agosto de 2011. Confira o vídeo abaixo e divirta-se... Lala lalala la lalalala...


Manda-Chuva nas telonas?

Será mesmo? Foi divulgado um pôster de um filme em 3D de Manda-Chuva, um dos clássicos produzidos pela Hanna-Barbera na década de 1960. A animação é uma co-produção entre o Illusion Studios e Anima Estudios, este útlimo conhecido pela produção do animado do Chaves.

Manda-Chuva (Top Cat, no original) é uma série animada produzida pela Hanna-Barbera entre 1961 e 1962, com 30 episódios. O desenho conta a história de um gato de rua que mora em um beco de Manhattan, na cidade de Nova York. Os temas dos episódios são inspirados nas trapalhadas em que o felino se envolve com sua gangue de gatos (Bacana, Espeto, Gênio, Xuxu e Batatinha) e nas tentativas do Guarda Belo para impedir as peripécias do bichano malandro.

Série animada terá versão para os cinemas

O desenho animado Escola pra Cachorro vai ganhar um filme com estreia prevista para dezembro de 2012. Produzida pelo estúdio brasileiro Mixer, a série recentemente foi renovada para mais uma temporada de 26 episódios. Escola pra Cachorro é uma co-produção com a empresa canadense Cité-Amerique e a americana Viacom. O desenho exibido no Brasil pela Nickelodeon e TV Cultura é voltado para crianças de 03 a 07 anos e conta a história dos amigos Lucas, Lili, Koda, Suki e Pedro em uma escola só para cães.

A produção também está sendo exportada para outros países com o nome Doggy Day School - os primeiros 26 episódios da série já foram comercializados para emissoras de TV da Noruega, Suécia e do Oriente Médio. Além disso, vários produtos já foram licenciados, inclusive o DVD da primeira temporada, que será lançado pela Paramount Home Video. Leia mais sobre a animação aqui.

Carros ganha spin-off

A Pixar Animation Studios em parceria com o DisneyToon Studios co-produzirão a animação Planes, longa-metragem que será lançado diretamente em DVD e Blu-ray em maio de 2013. O desenho é baseado no universo da franquia Carros, da Pixar. A história mostra Dusty, um avião que mora em uma cidade pequena que sonha em participar de uma famosa corrida aérea. Porém, o aviãozinho tem um problema: medo de altura. Com a ajuda de seus amigos, Dusty enfrenta todos os seus medos e vai encarar o maior desafio de sua vida.

Carros já possui outro spin-off (filme derivado), Cars Toon: Mater's Tall Tales, série de curtas lançados no Disney Channel. O desenho traz os clássicos personagens em aventuras de 5 minutos. Vale lembrar que a animação Carros 2 estreia nos cinemas no dia 24 de junho.

Pinóquio em nova versão

O cineasta Guillermo del Toro (do fantástico O Labirinto do Fauno) está trabalhando em uma nova versão para o cinema de Pinóquio. O projeto, que usará técnicas de animação em stop-motion, está sendo desenvolvido em cima de ilustrações publicadas, em 2002, por Gris Grimly. E Del Toro já avisou que o filme inspirado no conto do italiano Carlo Collodi será um pouco mais sombrio do que o desenho clássico da Disney.

A história, de acordo com Del Toro (que assina a produção e o argumento do longa), quase não sofrerá mudanças. Nela, o boneco Pinóquio embarca em uma série de aventuras extraordinárias e emocionantes, provando ser tão indestrutível quanto o seu amor por seu pai. "Tem de haver escuridão em qualquer conto de fadas ou narrativa infantil, algo que os Irmãos Grimm, Hans Christian Anderson e Walt Disney entendiam. O que estamos tentando fazer é apresentar um Pinóquio que seja mais fiel ao que Collodi escreveu. Que seja mais surreal e um pouco mais sombrio do que o que já vimos antes", disse em entrevista ao site Deadline.com.

O roteiro é de seu parceiro Matthew Robbins, e a direção ficará com Mark Gustafson e o próprio Gris Grimly. A animação do filme será produzida pelo mesmo estúdio responsável por O Fantástico Sr. Raposo, de Wes Anderson. O roqueiro australiano Nick Cave foi chamado para fazer a consultoria musical do projeto. A nova versão ainda não tem previsão de estreia nos cinemas.

Chapeuzinho ganha cartezes

Recentemente, o filme Deu a Louca na Chapeuzinho 2 (Hoodwinked 2: Hood Vs Evil) ganhou dois pôsteres. Agora adolescente, Chapeuzinho Vermelho leva uma vida tranquila ao lado das misteriosas Irmãs de Capuz. Até que, um dia, é convocada pela agência Felizes para Sempre com o objetivo de descobrir o que aconteceu com João e Maria, que estão desaparecidos. Ao seu lado na aventura, está o Lobo Mau.

A direção do animado está nas mãos de Miek Disa (que trabalhou como animador em produções como Looney Tunes - De Volta à Ação e Pooh e o Efalante). A atriz Hayden Panettiere (da série Heroes) vai emprestar sua voz à personagem Chapeuzinho Vermelho, que foi dublada por Anne Hathaway (de O Diabo Veste Prada) no primeiro filme. Glenn Close continua dublando a Vovó e Patrick Warburton, o Lobo.

A versão original de Deu a Louca na Chapeuzinho foi muito bem recebida pelo público e pela crítica ao reinventar a clássica história dos irmãos Grimm, apresentando uma trama policial sob a perspectiva de vários personagens – e, acredite, o longa traz sequências memoráveis e divertidíssimas.

Chapeuzinho Vermelho 2 está previsto para chegar aos cinemas americanos em 29 de abril. No Brasil, infelizmente, a data ainda não foi definida. Confira os cartazes abaixo.

quarta-feira, 9 de março de 2011

DreamWorks divulga calendário de animações

E a DreamWorks Animation está mesmo investidando pesado. Além de Kung Fu Panda 2 e O Gato de Botas, o estúdio anunciou o calendário de lançamentos nos cinemas americanos até junho de 2014 - com chances de novas animações serem acrescentadas! Na lista, não constam alguns projetos recentes, como Rumblewick, Lidsville e Flawed Dogs. Confira a abaixo.

Kung Fu Panda 2 (26 de maio de 2011 - no Brasil, 10 de junho) - s
equência do filme de 2008, conta com a direção de Jennifer Yuh Nelson. Po e os Cinco Furiosos - Tigresa, Garça, Louva-Deus, Víbora e Macaco - combaterão um poderoso vilão na China. Na aventura, os amigos também descobrem os segredos das origens de Po.

O Gato de Botas (4 de novembro de 2011 - no Brasil, 9 de novembro) - o longa dirigido por Chris Miller (de Shrek Terceiro) e roteiro de Tom Wheeler, mostra o Gato de Botas antes dos acontecimentos em Shrek. O felino tem um plano para roubar a gansa dos ovos de ouro e conta a ajuda de Kitty e Dumpty para conseguir tal feito.

Madagascar 3
(dia 8 de junho de 2012 - no Brasil, 15 de junho) - Com direção de Eric Darnell e produção de Mireille Soria e Mark Swift, o filme traz roteiro de Noah Baumbach (de O Fantástico Sr. Raposo). Na história, Alex, Marty, Gloria e Melman vão para a Europa.

Rise of the Guardians
(dia 21 de novembro de 2012)- Baseado na série de livros de William Joyce, The Guardians of Childhood, terá direção de Peter Ramsey. A produção do longa será de Christina Steinberg e Nancy Bernstein e o roteiro de David Lindsay-Abaire. Guillermo del Toro será responsável pela produção executiva da animação.

The Croods
(dia 01 de março de 2013) - Com roteiro e direção da dupla Chris Sanders (de Lilo & Stitch) e Kirk DeMicco, o filme apresenta Grug (voz de Nicolas Cage), um homem das cavernas que, após um terremoto, é obrigado a partir com sua família em uma jornada em busca de um novo lar. Como curiosidade, há alguns anos, a Aardman Animation (de A Fuga das Galinhas) cogitou produzir o projeto, que seria chamado de Crood Awakenings.

Turbo
(07 de junho de 2013) - É sobre um caracol que sonha em ser o mais rápido caracol de jardim do mundo. Tem direção de David Soren e roteiro - ainda em desenvolvimento - de Darren Lemke (de Shrek para Sempre).

Me and My Shadow (8 de novembro de 2013) - Mesclando animação em computação gráfica com animação tradicional, conta com direção de Mark Dindal (de O Galinho Chicken Little e A Nova Onda do Imperador). O roteiro está sendo escrito por Tom Astle e Matt Ember e conta a história de Shadow Stan, uma sombra frustrada que anseia por uma vida dinâmica. O problema é que Stan não consegue se separar de Stanley Grubb.

Mr. Peadoby & Sherman (21 de março de 2014) - Robert Downey Jr. (de Homem de Ferro) vai emprestar sua voz ao cão falante Sr. Peabody. O filme é uma adaptação do desenho animado homônimo, produzido em 1959 por Jay Ward. A série fazia parte do mesmo show em que era exibido episódios de As Aventuras de Alceu e Dentinho. Mr. Peabody & Sherman será dirigido por Rob Minkoff (de O Rei Leão e O Pequeno Stuart Little), e possui roteiro de Jeffrey Ventimilia e Joshua Sternin (de Zé Colmeia - O Filme).


Como Treinar o Seu Dragão 2 (20 de junho de 2014) - A sequência vai trazer de volta o elenco Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill, Christopher Mintz-Plasse, TJ Miller e Kristen Wiig.

* fonte: infoanimation

Literatura: Apolinário, o Homem-Dicionário

A espera acabou! Finalmente chega às livrarias o aguardado novo trabalho de Fábio Yabu, criador da série literária e televisiva Princesas do Mar. Apolinário, o Homem-Dicionário (Panda Books) é o décimo-segundo livro do autor e conta com ilustrações de Daniel Bueno, vencedor do Prêmio Jabuti. Bueno conseguiu materializar de forma brilhante conceitos subjetivos do texto, usando letras e livros para representar os personagens e suas emoções. Foi dele a ideia de fazer os personagens com corpo de livro.

Apolinário, o Homem-Dicionário apresenta um personagem bem conhecido: um professor de português apaixonado pela língua portuguesa. Tão apaixonado que não tolera nem mesmo os pequenos erros de grafia, de significado, de concordância e de pontuação, que são reproduzidos nos versos da história e que levam o professor à loucura e o leitor a muita diversão. O personagem chega até a terminar um namoro por causa de um "a" mal craseado.

O prefácio dessa pequena obra-prima é assinado por Mauricio de Sousa, que dá seu aval final para Yabu como um dos principais autores infantis da atualidade.

Hora do planeta

Dia 26 de março terá um sabor especial. Especial porque você poderá ter uma oportunidade efetiva de participar de um movimento pela preservação do meio ambiente de uma forma simples e sem sair de casa. Como? Basta apagar as luzes por 60 minutos e participar da Hora do Planeta. Nesse dia, diversas governos, empresas e a população de diversas cidades do mundo vão apagar as luzes de suas casas, monumentos famosos e de estabelecimentos por 1 hora para mostrar que apóiam a luta contra o aquecimento global e outras ameaças ao nosso planeta.

A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade de Sidney, criado pelo WWF-Austrália como um movimento local para incentivar a população a ter uma atitude concreta diante das mudanças climáticas. Em 2008, o movimento cresceu, registrando a participação de 35 países, 400 cidades e mobilizando 50 milhões de pessoas que apagaram as luzes durante uma hora. Somente um ano depois, em 2009, é que o evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de mais 100 milhões de pessoas - são mais de 1.800 cidades em 81 países, inclusive o Brasil.

Desde então, grandes marcos mundiais, como a ponte Golden Gate (EUA), o Coliseu (Itália), o painel publicitário da Coca-Cola emna Times Square (EUA), a Torre Eiffel (França) o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), a Fontana de Trevi (Itália), a Cidade Proibida (China),
o Palácio de Buckingham (Inglaterra), o Viaduto do Chá (São Paulo), o Obelisco (São Paulo) e outros ficam às escuras como uma espécie de protesto por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa.

Qualquer pessoa, cidade ou empresa pode aderir à Hora do Planeta. Basta se cadastrar no site da WWF-Brasil e apagar as luzes das 20h30 às 21h30, no dia 26 de março. Uma horinha em prol de um desenvolvimento justo e sustentável. Um ato para lembrar a todos como pequenas atitudes podem mudar o planeta, pequenas atitudes que podemos adotar no nosso dia a dia, como como andar mais a pé e de bicicleta, reciclar o lixo, economizar água e energia, usar menos sacolas plásticas e mais produtos biodegradáveis, não jogar lixo na rua, manter o carro sempre regulado etc. etc.

O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante 60 minutos.

Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Confira abaixo o video oficial e acesse o site do Hora do Planeta para participar.

terça-feira, 8 de março de 2011

O Gato de Botas já tem trailer!

A DreamWorks Animation divulgou o primeiro trailer oficial da nova animação O Gato de Botas (Puss in Boots), que traz o felino amigo de Shrek em um filme solo. O spin-off (filme derivado) dirigido por Chris Miller (de Shrek Terceiro) e roteiro de Tom Wheeler (criador do seriado The Cape) toda a história do bichano laranja antes dos eventos mostrados em Shrek.

O
Gato de Botas tem um plano para roubar a gansa dos ovos de ouro. Para conseguir isso, ele contará com a ajuda de Kitty (Salma Hayek, de Gente Grande) e Humpty Dumpty (Zach Galifianakis), de Se Beber, Não Case). O ator Antonio Banderas volta a emprestar sua voz ao simpático e carismático Gato de Botas.

O Gato de Botas tem estreia prevista nos Estados Unidos em 4 de novembro. No Brasil, o lançamento deve acontecer em 9 de dezembro. Confira o trailer abaixo (ele não é muito fofo?).

Estreia: Dino Dan

Um menino de 10 anos que vê dinossauros em cada esquina é o mote da nova série em live-action do Discovery Kids. Dino Dan - exibido a partir do dia 14, de segunda a sexta, às 16h, e aos sábados e domingos, às 16h30.

Dan Henderson vive com a mãe o irmão mais novo, Trek. Além de cuidar de seu cãozinho de estimação, Doug, e de brincar com seus amigos, ele passa boa parte do tempo com os dinos – ele come, dorme e respira pensando em compsognathus, espinossauros e tiranoussaros Rex. Não é à toa que seu apelido é Dino Dan. O garoto se considera um especialista nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo e decidiu que vai ser paleontólogo quando crescer.

Os dinos escondem mil mistério, mas só Dan consegue vê-los. Por isso, ele precisa convencer seus amigos e colegas de classe a encararem essas aventuras jurássicas – até mesmo os professores da escola, em algum momento, serão envolvidos nas excursões de Dino Dan ao território dos dinossauros.

A tecnologia em animação dá vida aos dinossauros que são integrados à ação da série de maneira fantástica e verossímil. Cada episódio de meia hora, aborda situações à quais as crianças estão familiarizadas, como ter que compartilhar os brinquedos com o irmão menor, ir ao dentista ou aprender como ganhar no jogo de esconde-esconde. Mas, em Dino Dan, a solução e superação desses problemas corriqueiros somam-se à presença constante dos dinossauros na vida do menino.

Dan frequentemente formula questões para entender o comportamento dos dinos e aprender o que eles podem ensinar. Seus métodos exigem que ele teste suas teorias com os próprios bichos e que trabalhe com seu instinto animal para que eles o ajudem a resolver os problemas. Assim, as crianças não somente irão conhecer uma grande variedade de animais pré-históricos, mas também desenvolverão a habilidade de pesquisar e entender melhor a natureza.

Estreia: Os Simpsons

Além de Futurama, outra estreia esperada no canal Fox é a 22a. temporada de Os Simpsons, que acontece no dia 20 de março, domingo, às 20h. Entre os 11 episódios inéditos, você vai poder se divertir com uma paródia do filme Avatar, de James Cameron. No episódio The Fool Monty, os Simpsons mudam sua cor de amarelo para azul e Springfield vira Pandora. E a Homer e cia. precisam enfrentar os perigos de Pandora para voltar à Homerland. Ou seja, ir a um lugar com um sofá voador que se parece com a sala dos Simpsons.

Além disso, a série também vai trazer uma nova abertura, criada pelo artista britânico Bansky e que causou muita polêmica em sua exibição nos Estados Unidos por satirizar a própria produtora do desenho. Ela começa com a cidade de Springfield marcada por pichações, com a assinatura de Bansky, seguida mais à frente pelo habitual final com a família Simpson sentada na sala. Na terra do Tio Sam, a abertura foi exibida no episódio MoneyBart.

A 23º temporada da série já foi confirmada pela Fox. Contendo quase 500 episódios, Os Simpsons é marcado por sua ousadia e humor, satirizando o cotidiano da família típica americana. Confira os abaixos e leia mais sobre Os Simpsons aqui.



Estreia: Futurama

Uma boa notícia para os fãs de Futurama. A Fox divulgou que irá exibir a partir de 11 de março, às 20h30, episódios inéditos da série animada futurista, lançada nos Estados Unidos no ano passado pelo Comedy Central. A sexta temporada, com 13 capítulos, que acompanha as aventuras de Fry e do robô Bender marcou o retorno do seriado, que havia sido cancelado em 2003.

Criada por M
att Groening (o mesmo autor de Os Simpsons),
Futurama traz uma trama centrada em Fry, um entregador de pizzas que, acidentalmente, foi congelado no final do século 20 e acorda no ano 3000, em uma nova cidade de Nova York. Construída em cima da antiga - devastada em uma das várias invasões alienígenas sofridas pela cidade no terceiro milênio -, ela é habitada por uma fauna de personagens bem esquisitos. Entre eles um robô alcoólatra, Bender, envolvido em todas atividades ilegais que se possa imaginar, e uma bela ciclope expert em artes marciais.

Aclamada pelo público e pela crítica, a série brinca com diversos tabus contemporâneos, como o canibalismo, o suicídio e a escravidão. O animado estreou em episódios de meia hora na Fox americana, no dia 28 de março de 1999, e teve quatro temporadas. O sucesso das suas reprises na TV e as vendas dos DVDs fizeram com que, em 2008, fossem lançados quatro filmes direto para o DVD da série (entre eles, O Grande Golpe de Bender e A Besta de um Bilhão de Traseiros), mais tarde exibidos no Comedy Central.

Os bons resultados obtidos pelos filmes fizeram com que o Comedy Central encomendasse os novos episódios. Recentemente, foi anunciado que o desenho ganhará mais uma temporada (eba!).

sábado, 5 de março de 2011

Uma menina superpoderosa

E mais uma estreia bacana e imperdível chegou ao Tooncast. Todos os sábados e domingos, às 17h30, o canal exibe a animação Betty Atômica (lembra dessa?). Produzida pelas empresas canadenses Breakthrough Films e Television Atomic Cartoons em parceria com a francesa Tele Images Kids, a série animada tem como personagem central uma garotinha ruiva chamada Betty Barrett. Ela é como qualquer outra menina que vive nos subúrbios – exceto por sua identidade secreta como Guardiã da Galáxia e Defensora do Cosmos.

Diferente de qualquer garota de sua idade na Terra, Betty não mergulha em catálogos de moda nem em revistas sobre garotos. A garota prefere ler uma enciclopédia do início ao fim.
Ela não se importa que seus colegas de classe brinquem sobre seus hábitos de garota estudiosa ou comentem seus desaparecimentos misteriosos durante as aulas. Suas inacreditáveis aventuras no espaço para combater o mal fazem todo o restante valer a pena.

Betty foi recrutada por uma organização pacificadora intergaláctica, tornando-se uma super-heroína que conta com a ajuda do alienígena Faísca e do robô X-5 para combater o malvado Máximo Q.I e vários outros inimigos.


Criado por Trevor Bentley, Mauro Casalese, Rob Davies e Olaf Miller, o desenhou passou a ser apresentado na TV americana a partir de 2004. Até hoje, teve 3 temporadas, com um total de 156 episódios divididos em 78 segmentos de 30 minutos cada, mais um especial de 60 minutos. Saiba mais sobre a série no site oficial de Betty Atômica (em inglês).

Penelope continua em apuros!

Você que é fã de desenhos antigos, não pode perder as exibições de Penelope Charmosa, todos os sábados e domingos, às 17h, no Tooncast. O desenho estreou hoje no canal! A bela, rica e inocente Penelope cai nas garras do vilão Tião Gavião (alcunha do sempre amável Silvestre Soluço) que está determinado a roubar sua fortuna, com a ajuda dos atrapalhados capangas conhecidos como Irmãos Bacalhau.

Felizmente, a moça está sob os cuidados especiais da Quadrilha de Morte, sete gângsteres, amáveis e fiéis anões (Domdom, Clayde, Chorão, Zippi, Pestana, Yak Yak)
que sempre estão dispostos a resgatar a heroína quando ela está em perigo.

Os Apuros de Penelope Charmosa foi
produzido por Hanna-Barbera e estreou na rede de TV americana CBS em 13 de setembro de 1969. O desenho teve sua origem no Corrida Maluca, no qual Penelope Pitstop participava de uma corrida com outros concorrentes e quase sempre algo dava muito errado com ela, colocando-a em grandes apuros. Enquanto mil confusões aconteciam, Penelope passava batom, retocava o pó-de-arroz, arrumava os cabelos e cuidava da sua aparência.

O seriado teve apenas uma temporada, com 17 espisódios de 30 minutos cada. Apesar da curta vida, foi um dos desenhos animados mais famosos da Hanna-Barbera na época, sendo cultuado até hoje. Eu adoro essa animação e tenho, inlcusive, uma miniatura do carango cor-de-rosa que Penelope usava nas corridas, com direito até ao guarda-chuva de lacinho!

Cinema: Rango

As crianças vão gostar. Os adultos vão gostar muito. E os adultos fanáticos por filmes de faroeste vão se deliciar. Com direção de Gore Verbinski (o mesmo da cinessérie Piratas do Caribe) Rango é uma animação que agrada aos mais variados públicos. Mesmo que o ponto de partida não seja lá muito original, revisitando o velho tema do “herói por acaso”, aquele que troca seu confortável ambiente natural por uma terra estranha e acaba sendo confundido com um líder. Aquele que, sem saber que era impossível, foi lá e fez. Você já viu isso muitas vezes no cinema (Madagascar, Caminho para El Dorado, etc. etc. etc.), mas vai rir novamente em Rango.

Rango (dublado por Johnny Depp nas cópias originais) é um camaleão urbano, que vive em um aquário e sonha ser ator. Até que um acidente o atira repentinamente em uma cidadezinha no meio do nada, assolada por uma terrível seca. Um verdadeiro vilarejo estilo velho oeste onde Rango encontrará todas as condições necessárias para demonstrar seu talento de ator frustrado.
Como o próprio título do filme já sinaliza, Rango (mistura de Ringo + Django) é uma grande paródia aos westerns. Uma sátira que homenageia grandes clássicos do gênero. De Era uma Vez no Oeste a Matar ou Morrer. Das cavalgadas em Monument Valley, tão típicas da obra de John Ford, à fotografia esbranquiçada de Por um Punhado de Dólares.

Um desenho que consegue reunir no mesmo caldeirão não apenas incontáveis brincadeiras com os faroestes, como também juntar, em uma única cena, Star Wars com Apocalypse Now (os mais fanáticos vão notar as referências na estonteante sequência da perseguição de morcegos pelo desfiladeiro).
Isso sem falar na trilha sonora de Hans Zimmer – de importãncia fundamental na narrativa - um delicioso e vibrante pastiche de tudo o que de melhor já ouvimos no gênero, com direito a mariachis, várias citações a Ennio Morricone, e uma improvável Valquírias, de Richard Wagner, tocada no banjo!

Rango
é o primeiro desenho animado de longa-metragem a contar com a tecnologia da poderosa Industrial Light and Magic, empresa de efeitos especiais de George Lucas, que inclusive assina o filme como coprodutora. O resultado está na tela, que escancara um visual nunca menos que espetacular. É até uma injustiça dizer que o personagem Rango é somente “dublado” por Johnny Depp. Na verdade, a atuação de Depp vai muito além da dublagem, já que os movimentos do ator foram capturados e transferidos digitalmente para o lagarto.

E a IL&M tem muito a ver com o desenvolvimento deste sistema, que foi amplamente divulgado quando da criação do persoangem Smeagol, de O Senhor dos Anéis, mas que na realidade é bastante antigo. Um de seus pioneiros é o desenhista palestino Ralph Bakshi, que nos anos 70 e 80 revolucionou os desenhos animados dirigindo e produzindo preciosidades como American Pop, Hey, Good Lokking, Fritz, the Cat e – coincidência ou não – uma versão de O Senhor dos Anéis. Não por acaso, Mark Bakhsi, filho de Ralph, é um dos produtores e consultor de Rango.


Reminiscências históricas à parte, o fato é que Rango é uma das melhores e mais divertidas animações da temporada. Peça para seu filho te levar.

celso sabadin*

* O multimídia - e querido amigo - Celso Sabadin é autor do livro autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o Planeta Tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV Gazeta e da rádio Bandeirantes.