sábado, 22 de janeiro de 2011

Estreia: Zé Colmeia - O Filme

A Warner foi buscar no desenho animado Zé Colmeia, produzido pela Hanna Barbera a partir de 1961, inspiração para o seu mais recente longa metragem infantil: Zé Colmeia - O Filme. E, apesar do personagem ter maior reconhecimento junto ao público que hoje é adulto (exatamente os que curtiam os antigos desenhos da TV), este novo longa, em cartas nos cinemas nacionais, claramente se destina aos pequenos.

Bastante ingênua, a história mostra o urso guloso Zé Colmeia e seu fiel escudeiro Catatau tentando ajudar o Guarda Smith (Tom Cavanagh) a salvar o Parque Jellystone de um prefeito ganancioso que quer transformar o belo lugar num empreendimento comercial. Nada que já não tenha sido mostrado inúmeras vezes antes na Sessão da Tarde. O diferencial fica por conta de Zé e Catatau, convincentemente gerados por computador, e com uma boa interação com as imagens gravadas de forma convencional. Tanto que a cena que mais compromete nesse sentido não tem a ver com a junção do live-action com a animação: trata-se do momento em que todos despencam da cachoeira, onde tudo ficou muito artificial.

Porém, a química funciona e os personagens têm ritmo e humor suficientes para agradar a garotada. O mesmo já não se pode dizer do público adulto que acompanhará as crianças. Estes ficarão por 80 minutos reféns de uma historinha rasa demais para segurar a atenção. A boa notícia para os antigos fãs é que todos os principais elementos do velho desenho estão no filme: o parque, o guarda, as trapalhadas e, claro, a incessante luta pelas cestas de piquenique. Foi muito positivo os roteiristas terem mantido o personagem título como de fato ele sempre foi, ou seja, um ladrão guloso e egoísta.

Nestes tempos insuportavelmente “politicamente corretos”, cheguei a temer que alguém tivesse a infeliz ideia de “reabilitar” Zé Colmeia, tornando-o um herói ou coisa parecida, com medo que ele transmitisse “mensagens erradas” para as crianças. Afinal, até a obra de Monteiro Lobato passou recentemente por uma patrulha dessas. Felizmente isso não aconteceu no filme. A dica é: deixem seus filhos verem o filme, mas não vá. Peça para o seu cunhado pentelho levar as crianças para você.


celso sabadin*

* O multimídia - e querido amigo - Celso Sabadin é autor do livro autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo e jornalista especializado em crítica cinematográfica desde 1980. Atualmente, dirige o Planeta Tela (um espaço cultural que promove cursos, palestras e mostras de cinema) e é crítico de cinema da TV Gazeta e da rádio Bandeirantes.

Nenhum comentário: