quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Batalha de titãs

Um comentário de Stephen King à revista USA Weekend pode dar início a uma briga entre escritores. Durante a entrevista, que deve ser publicada na edição de 6 de março, King falou de duas escritoras de sucesso no gênero fantasia: J.K. Rowling e Stephenie Meyer. Segundo ele, a grande diferença entre as duas é que a autora de Harry Potter é uma ótima escritora, enquanto Meyer, autora da série Crepúsculo, "não consegue escrever nada".

King comentava que a sua grande influência na juventude não foi o mestre do terror H.P. Lovecraft, mas Richard Matheson, autor de Eu Sou a Lenda. Após 45 anos de carreira, ele diz que seu trabalho tem algum tipo de influência sobre novos escritores, o que para ele é uma coisa boa. Na sua opinião, Stephenie Meyer é comparável a Stanley Gardner, o criado de Perry Mason. Os dois seriam escritores ruins, mas de sucesso comercial.

Dirigido principalmente ao público feminino adolescente, Crepúsculo e suas sequências retratam um relacionamento "sem sexo", metaforizado na relação do vampiro que não morde a sua namorada humana. Para King, isso mostra que os leitores de Meyer não estão preparados para um romance adulto, e essa seria a chave do sucesso da série. Será que ele tem razão?

* fonte: site omelete

Nenhum comentário: