sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Superman vai à leilão

Um exemplar raro do primeiro quadrinhos em que Super-Homem aparece será leiloado na internet hoje. Considerado por especialistas em objetos colecionáveis o gibi mais valioso do mundo, Action Comics #1 - publicado em 1938 - custou US$ 0,10 na época e atualmente está avaliado em cerca de 126 mil dólares.

"É o Santo Graal dos gibis", disse o especialista em histórias em quadrinhos Stephen Fishler, criador da escala de graduação de dez pontos que hoje é usada para avaliar gibis. "Este é o gibi que deu início a tudo. Antes dele, não existiam super-heróis. Não havia homens voadores. Os gibis nem eram tão populares assim. Foi o evento único mais importante na história das histórias em quadrinhos", acrescentou.

O proprietário do exemplar não foi identificado. Sabe-se apenas que ele teria comprado a revista por US$ 0,35, em 1950, quando tinha 9 anos, e a guardou por 58 anos. "Muitas crianças compravam gibis nos anos 1950, mas quase todas acabavam jogando-os fora", disse Fishler. "Este sujeito compreendeu o valor que tinha e cuidou bem dele. Isso é algo que quase nunca acontece", conta Fishler.

Para os interessados em encarar os altos lances dos colecionadores do mundo todo, o leilão será realizado a partir do dia 27, sexta, no site www.comicconnect.com, e será concluído em 13 de março. Como curiosidade, entre os fãs famosos do Superman estão o comediante Jerry Seinfeld, o jogador de basquete Shaquille O'Neal e o ator Nicolas Cage, que deu a seu filho o nome Kal-el -o nome de batismo do Homem de Aço.

(shirley paradizo)

Nenhum comentário: